INPE LANÇA NOVA REDE PARA IDENTIFICAR E PREVER TEMPESTADES SEVERAS
O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) lança em parceria com Eletrobrás Furnas e outras instituições uma nova rede que trará informações da incidência de raios, pela primeira vez, de todo território nacional e poderá identificar e prever tempestades severas, responsáveis pelas catástrofes climáticas recentes. A nova rede, denominada BrasilDAT, irá detectar além das descargas nuvem-solo as descargas nuvem-nuvem. Esta nova informação permitirá a rede identificar tempestades severas associadas a vendavais, enchentes, granizo, grande incidência de raios e tornados, visto que as descargas nuvem-nuvem estão intimamente associadas a estes fenômenos.
A BrasilDAT será operada pelo ELAT e contará com 75 novos sensores já adquiridos pelo grupo, dos quais vinte já estão instalados no sudeste do Brasil (região que já está completamente coberta pela nova rede), incluindo um instalado no município do Rio de Janeiro. A rede também utilizará informações dos 33 sensores já existentes, o que a coloca como a segunda maior rede do mundo, perdendo apenas para a rede norte americana. Os dados da nova rede estão disponíveis em tempo no Portal ELAT: www.inpe.br/ELAT.
Está previsto que as regiões sul, centro-oeste e nordeste estejam completamente cobertas até julho de 2012 e que a região norte estará coberta até o final de 2012. "A nova rede coloca o país no grupo dos poucos países do mundo a possuírem informações altamente precisas da ocorrência de raios, sendo esta a maior rede da região tropical do planeta", afirma Osmar Pinto Junior, coordenador do ELAT.
“A nova rede coloca o país no grupo dos poucos países do mundo a possuírem informações altamente precisas da ocorrência de raios, sendo esta a maior rede da região tropical do planeta.”
Osmar Pinto Junior, coordenador do ELAT
O projeto está sendo anunciado na 14ª Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011), no Sheraton Rio no Rio de Janeiro. A ICAE 2011 será a maior conferência de raios da história mundial, com a participação de mais de 37 países.