Foto de Raios em São José dos Campos. Créditos: Osmar Pinto Júnior. Para conseguir a foto em 300 dpi para divulgação na mídia entre em contato com Fábio Mantezi : fabio.mantezi@inpe.br.
INPE Divulga Ranking de Raios Inédito
O Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), desenvolveu um novo levantamento que mostra a incidência de descargas atmosféricas em cada município. Os dados, referentes ao período de 2007-2008, foram elaborados para nove estados brasileiros das regiões sul, sudeste e centro-oeste. O estudo tem o intuito de orientar a sociedade sobre a incidência de raios, além de gerar informações estratégicas para o setor elétrico.
Um dos resultados do trabalho se refere à variação anual da incidência de raios no Brasil. O estudo aponta que em 2008 o número de raios dobrou, quando comparado com 2005. Foram 7,5 milhões em 2008, contra apenas 3,7 milhões em 2005.
De acordo com Osmar Pinto Júnior, Coordenador do ELAT, o aumento deve-se a fenômenos de larga escala tais como o La Niña, embora não se possa descartar que o mesmo também reflete as mudanças climáticas pelas quais o planeta vem passando.
“Essas variações ocorrem porque existe uma aleatoriedade na ocorrência das tempestades na escala de municípios.”
Osmar Pinto Júnior, Coordenador do ELAT
O levantamento também permite detectar os municípios que lideram a incidência de raios em cada estado e ainda os municípios líderes de toda a região considerada. Pela primeira vez, o estudo possibilitará a percepção do aumento ou da diminuição de raios em cada município. Para isto, os cientistas analisaram os dados desse novo levantamento (2007-2008) e compararam com os números relativos ao período de 2005-2006. Alguns municípios apresentaram um aumento superior a 300%, enquanto outros sofreram uma diminuição de cerca de 70%. “Essas variações ocorrem porque existe uma aleatoriedade na ocorrência das tempestades na escala de municípios”, comenta o pesquisador do Inpe.
Os dados de descargas atmosféricas foram obtidos pela BrasilDat (Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas), processados e corrigidos por um modelo de eficiência de detecção desenvolvido pelo grupo ELAT.
Municípios
O município de Guarapari, ES, apresentou o aumento percentual mais expressivo do levantamento. A incidência de raios neste local foi 335% maior em 2007-2008 do que em 2005-2006. Já Mundo Novo, GO, registrou o maior decréscimo do ranking, -71%.
O levantamento considerou municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Nas grandes cidades dos estados pesquisados as variações foram menos acentuadas, com aumentos em São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Goiânia; e diminuição em Curitiba e Rio de Janeiro.
Onde encontrar
O ranking está disponível no endereço www.inpe.br/ranking ou no Portal ELAT clicando no link Relâmpagos/Ranking de Municípios.