O Informativo ELAT foi criado em janeiro de 2003 com o objetivo de enviar bimestralmente, por e-mail, informações sobre as atividades do ELAT. A partir de 2005 o Informativo passou a ser mensal e a incluir informações sobre descargas atmosféricas, tempestades e eletricidade atmosférica no Brasil e no Mundo. Nesta página, é possível se cadastrar para receber o Informativo do ELAT, atualizar ou cancelar seu cadastro, enviar notícias, bem como acessar os Informativos ELAT anteriores.
Verão de 2013 registrou um aumento de raios na região Sudeste
No verão de 2013 foi registrado um aumento de 18% na incidência de raios no Sudeste, em comparação com a incidência registrada no mesmo período de 2012. O aumento está de acordo com a previsão divulgada pelo ELAT em dezembro de 2012. A cidade do Rio de Janeiro, contudo, apresentou um aumento muito mais acentuado, 429%, o maior entre as principais cidades do Sudeste. Na maior cidade da região, São Paulo, foi registrado um aumento de 27%. O Rio de Janeiro também registrou a tempestade com maior número de raios dos últimos 15 anos - época do início dos registros - com 2.149 raios. Esta tempestade reforça a tendência verificada de tempestades com mais raios no Rio de Janeiro nos últimos anos. Desde o início dos registros em 1999, as 5 tempestades com maior número de raios no Rio ocorreram nos últimos 5 anos. Situação similar tem ocorrido na cidade de São Paulo, onde 8 das 10 tempestades com maior número de raios ocorreram nos últimos 5 anos.
Coordenador do ELAT publica artigo sobre mudanças climáticas
O coordenador do ELAT, Dr. Osmar Pinto Junior, publicou este mês na prestigiosa revista americana Journal of Geophysical Research um extenso artigo sobre o impacto das mudanças climáticas e da urbanização sobre a ocorrência de tempestades no Brasil ao longo do século 20.
O Portal ELAT publica um novo editorial sobre os raios na Amazônia e o futuro do setor elétrico, destacando que o clima é o principal agente externo que afeta as redes de transmissão em todo o mundo.
Estudo mostra que o Cristo Redentor é atingido em média por cinco raios por ano
Estudo feito pelo ELAT, com dados de raios desde 1999, mostra que o Cristo Redentor no Rio de Janeiro é atingido em média por cinco raios por ano, enquanto que na sua vizinhança o número médio de raios por ano é igual a três.
Raios matam muitos gados em 2013
Somente em fevereiro de 2013 foi registrada pela imprensa a morte de 82 cabeças de gado, em cinco ocasiões e em diferentes locais do país.
G1 publica as melhores fotos enviadas pelos leitores com o tema 'Raios'
O site G1 publica hoje uma seleção com as 20 melhores fotos enviadas por leitores com o tema 'Raios'. As fotos foram enviadas para os 'MelhoresCliques' do mês de Março, por leitores de diversos locais do país.