O concurso "Momento Único", promovido pelo ELAT todos os anos, seleciona as melhores fotos de raios e tempestades do Brasil. Confira o resultado das edições anteriores.
Caçado pela tempestade, o meteorologista Guilherme não perdeu tempo quando a avistou se formando pelos céus de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Com uma estrutura belíssima em formato de parafuso, logo percebeu que se tratava de uma supercélula (nuvem de tempestade severa que apresenta rotação) e então teve o privilégio de eternizar esse momento.
Apaixonado pelos fenômenos, ele garante nunca parar de registrá-las.
Nome: Carlos A. de Campos
Categoria: Urbanização
Fotografia sempre foi uma das paixões do Carlos, que mesmo antes da era digital, já carregava consigo uma câmera. E foi no momento certo, da varanda da sua casa, em Santana, São Paulo, que ele conseguiu o belo registro.
Fascinado pelo poder e beleza dos raios, Carlos se orgulha em poder eternizar e compartilhar esses momentos únicos.
Nome: Gabriel Zaparolli
Categoria: Natureza
O caçador de tempestades, Gabriel, define a captura feita no Morro das Furnas, ponto turístico em Torres (RS), em uma palavra: Amizade. Foi na companhia de três amigos que o fotógrafo, depois de perceber a aproximação de uma tempestade, decidiu sair para persegui-la.
Depois de quase desistir de conseguir o clique, em uma parada brusca do vento e um silêncio quase absoluto, o raio aconteceu.
Nome: Arafat Mustafa
Categoria: Natureza
Com o intuito de fotografar o fim de tarde em sua cidade, o fotógrafo Arafat percebeu uma enorme tempestade ao sul e mesmo sem intenção acabou tendo a sorte de capturar o raio na praia do Hermenegildo em Santa Vitória do Palmar, extremo sul do Rio Grande do Sul.
Nome: Cristiano P. Gomes
Categoria: Natureza e Urbanização
De um lado chuva e raios e do outro o sol se pondo e o resultado não poderia ser melhor. O registro foi feito pelo Cristiano, diretamente do Parque Eólico Chato, em Santana do Livramento (RS), onde trabalha. Como hobby, ele tira fotos de tudo que chama atenção, e no trabalho tem o privilégio de poder ser surpreendido a cada dia com um espetáculo diferente.
Nome: Douglas de Paulo
Categoria: Natureza e Urbanização
Com um cenário invejável, Douglas, da sacada da sua casa conseguiu registrar o momento em que os raios riscam o céu sobre o Pão de Açúcar, um dos cartões-postais mais belos do Rio de Janeiro.