O espetáculo dos relâmpagos diante do Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara foi registrado por Douglas, da janela de seu próprio quarto. O jovem começou a fotografar aos 19 anos e teve a ideia de capturar tempestades inspirado por vídeos no Youtube.
Nome: Fernanda Trento
2º lugar
A caçadora de tempestades nomeou o clique feito em Santo Antônio da Platina, no Paraná, como “Árvore da Vida”. A fotógrafa pesquisa raios no Brasil e, para ter um resultado certeiro, consulta as condições climáticas antes de apontar as lentes para o céu. ⠀⠀⠀
Nome: Gabriel Zaparolli
3º lugar
Para conseguir fazer a foto vencedora, Gabriel levou cerca de cinco horas durante a madrugada. Um detalhe interessante na imagem é a aparição das nuvens “asperatus”, que se assemelham com a superfície de um mar agitado visto de baixo.
Nome: Nathália Martins
3º lugar
Nathália mostrou que quando o assunto é raio, um instante pode mudar tudo. A assistente de marketing pretendia fotografar o pôr do sol, do carro em movimento, e acabou tendo a sorte de registrar o momento exato em que um relâmpago riscou o céu.
2017
Melhor Foto
Janeiro
Nome: Klaus Pettinger
A Foto vencedora do Concurso ELAT de Janeiro de 2017 foi tirada pelo fotógrafo Klaus Pettinger em Guarapuava, Paraná, na noite de 9 de janeiro de 2017.
2016
Melhor Foto
Dezembro
Nome: Rafael Magalhães Coutinho
A melhor imagem do mês de dezembro é resultado de uma compilação de fotos registradas em Campinas, no momento em que os raios ocorriam na direção no município de Jaguariuna. Este período é marcado pelo início do verão e a alta incidência de raios.