Pesquisas do ELAT são fontes de pauta dos principais veículos de comunicação do Brasil, entre eles os jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S.Paulo; as emissoras de TV Rede Globo, Rede Record, Globonews; as revistas Veja, Superinteressante, Época e Galileu;os portais G1, UOL, R7, Terra e IG e as agências de notícias BBC, Efe, France Presse e Fapesp.
Seus pesquisadores são frequentemente entrevistados: dr. Osmar Pinto Junior, coordenador do grupo, participou de diversos programas de TV, como Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes e Programa do Jô. Pinto Junior também é autor de artigos publicados em revistas nacionais.
De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT/INPE), cerca de 77 milhões de raios caem no Brasil a cada ano, o que torna o país campeão em incidência do fenômeno no mundo. Entramos na temporada de raios, que vai até meados de março, período em que ocorrem cerca de 80% das descargas atmosféricas.
Vídeo mostra instante em que raio quase atinge homem em Minduri (MG).
22/01/2021
Fantástico
Era só um vídeo para mostrar a beleza da região do Sul de Minas Gerais. O Fantástico foi até a pequena Minduri para conhecer as testemunhas e a história desse encontro impressionante.
Começa temporada de raios no Brasil, país onde eles mais caem
20/01/2021
Pleno News
Os casos, que ocorreram com um intervalo de apenas dois dias de diferença, chamam a atenção para o início da temporada de raios em 2021 e para um dado importante: o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. Essa foi a conclusão do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em um levantamento que utilizou dados dos anos de 2000 até 2019. A pesquisa indica que, no Brasil, caem cerca de 77,8 milhões de raios por ano.
Minas registra média diária de raios quase cinco vezes maior
19/01/2021
O Tempo
incidência de raios no Brasil praticamente dobrou entre 2019 e 2020. Foram registrados 62 milhões de raios em 2019, e, em 2020, 121 milhões – sendo 2,2 milhões apenas em Minas Gerais, média de 6.027 por dia no Estado. A tendência de elevação parece se manter, já que neste ano, apenas entre 1º e 7 de janeiro, 244.029 raios atingiram Minas Gerais – média diária de 34.861, o que resulta em elevação de 478,41% nos registros. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
1.423 raios foram registrados durante o temporal que assolou Votuporanga nos dias 12 e 13 de janeiro, segundo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT/INPE).
SB é atingida por 264 raios na noite de terça-feira e madrugada de quarta
14/01/2021
Diário de Santa Bárbara D'Oeste
Santa Bárbara d´Oeste registrou 264 raios no período das 23h30 de terça-feira, dia 12 de janeiro, até as 3 horas de quarta-feira, dia 13 de janeiro.Destes, 173 tocaram o solo. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Elat/Inpe.“É um número considerado alto devido ao horário (noite/madrugada), mas não fora do normal para a época do ano”, informou o Elat/Inpe. A grande quantidade de raios assustou os barbarenses.