A nova Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT), operada pelo ELAT e inaugurada em agosto de 2011, já conta com mais de 50 sensores instalados no país. Até meados de 2013, deverão ser mais de 70 sensores cobrindo as regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste, sendo que as duas últimas estarão pela primeira vez cobertas com informações de alta precisão.
Hoje, mais de 90% das descargas que atingem o solo estão sendo detectadas com precisão de ponto de impacto da ordem de 1 km. E mais de 70% das descargas dentro das nuvens estão sendo medidas.
“A BrasilDAT se consolida como a maior rede de monitoramento de raios da região tropical do planeta, devendo contribuir de forma significativa para o monitoramento climático no Brasil e no mundo”
Osmar Pinto Junior,coordenador do ELAT
A BrasilDAT é a segunda maior rede do mundo capaz de detectar descargas nuvem-solo e nuvem-nuvem, e suas informações estão disponíveis em tempo real no site do ELAT e são utilizadas para diversas aplicações, entre elas a previsão da ocorrência de raios com até 24 horas de antecedência e resolução espacial de 2 km. A BrasilDAT se consolida como a maior rede de monitoramento de raios da região tropical do planeta, devendo contribuir de forma significativa para o monitoramento climático no Brasil e no mundo.