O ano de 2011 foi marcado por dois grandes acontecimentos que colocaram o ELAT em destaque no mundo e consolidaram-no como um dos principais centros internacionais sobre raios.
O primeiro foi a organização da XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011), a principal conferência do mundo na área, e que pela primeira vez na história foi realizada no hemisfério sul. A conferência ocorreu em agosto no Rio de Janeiro no Sheraton Rio Hotel & Resort e contou com participantes de mais de 25 países.
“O ano de 2011 foi marcado por dois grandes acontecimentos que colocaram o ELAT em destaque no mundo e consolidaram-no como um dos principais centros internacionais sobre raios.”
Osmar Pinto Junior, coordenador do ELAT
O segundo foi a criação da nova Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT), operada pelo ELAT, e que já conta com 25 sensores instalados no país. Até o final de janeiro a BrasilDAT deverá atingir a marca de 40 sensores instalados e, em dezembro de 2012, serão 95 sensores cobrindo todo o Brasil e detectando mais de 90% das descargas que atingem o solo e mais de 70% das descargas dentro das nuvens. A rede será a segunda maior do mundo com estas características, sendo ultrapassada somente pela rede norte americana. As informações da rede, disponíveis em tempo real no site do ELAT, são acessadas diariamente por cerca de 1.000 usuários para diversas aplicações. A partir de 2012 os dados da rede estarão alimentando um sistema de acompanhamento e previsão de tempestades severas em desenvolvimento no ELAT que permitirá contribuir de forma significativa na redução dos impactos causados pelos desastres naturais no país.