É com imensa satisfação que lançamos no mês de realização, pela primeira vez no hemisfério Sul, da XIV Conferência Internacional sobre Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011), que acontecerá no Rio de Janeiro entre 07 e 12 de agosto, o novo Portal do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) em sua quinta versão desde a criação oficial do ELAT em 1995.
Em um país onde morrem em média 130 pessoas por ano atingidas por raios e cujos prejuízos anuais causados pelos raios superam a casa de um bilhão de reais, temos a consciência de que muitas coisas ainda têm de serem feitas.
“Espero que este novo Portal criado buscando um modelo dinâmico de informar e atrair o internauta possa contribuir para o objetivo de minimizar o impacto dos raios sobre nossa sociedade.”
Osmar Pinto Junior, Coordenador do ELAT e do Projeto ClimaGrid.
A tendência de aumento da incidência de raios no país devido ao aumento da urbanização e devido ao aquecimento global tende a agravar o problema, trazendo um caráter de urgência a busca de soluções. E estas soluções passam necessariamente pela disponibilização de maiores informações à sociedade. Informações que levaram a uma maior conscientização do cidadão quanto aos riscos associados aos raios e ao avanço tecnológico dos sistemas de prevenção e proteção contra o fenômeno. Alguns números ilustram claramente onde nos encontramos e onde poderemos chegar: enquanto que no Brasil morrem 0,8 pessoas para cada milhão de pessoas, nos países desenvolvidos este número é de apenas 0,2; enquanto no Brasil 15% das vítimas encontram-se dentro de casa, nos países desenvolvidos este número é inferior a 1%.