Fragmentos de Paixão estreia no Amazon Prime Video.
Fragmentos de Paixão acaba de estrear no Amazon Prime Video, Net/Now, Looke e Vivo Play. Gravado no país campeão mundial de raios, o filme mostra como uma fração de segundo define destinos de formas completamente diferentes, permeando o medo ou a paixão, a tragédia ou o sucesso, a guerra ou a paz.
Fonte: Fragmentos de Paixão
Nº 28
24/06/2020
Queda da poluição devido a COVID-19 diminui raios em São Paulo
Estudo do cientista Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE, analisou dados de descargas atmosféricas de 20 de março a 02 de abril de 2020, período em que o distanciamento social devido a COVID-19 diminuiu cerca de 20% a poluição na cidade de São Paulo, de acordo com observações feitas em diversas estações pelo projeto World Air Quality. A conclusão inédita foi que os raios – aquelas descargas que vem para o chão e trazem com eles prejuízos e mortes – diminuíram muito com a redução da poluição. O contrário ocorreu para os relâmpagos que ficam dentro das nuvens. Em 2020, no período estudado, apenas 4% do total das descargas atingiram o solo, enquanto que nos anos anteriores, nesse mesmo período, este percentual variou de 40% a 63%. O estudo confirma que as “super” tempestades, com mais três mil raios, que tem ocorrido em São Paulo nos últimos anos são consequência não somente do aumento local da temperatura, conhecido como “ilhas de calor”, como do aumento da poluição na cidade.As mudanças nos padrões de urbanização da cidade de São Paulo trouxeram com elas grandes mudanças na formação das tempestades, que se recuarmos no tempo deveriam ter um percentual ainda menor de raios em relação à relâmpagos dentro das nuvens. Relatos do padre José de Anchieta aos seus superiores na Europa, em 1554, durante a descoberta de Piratininga, a aldeia que deu origem a cidade de São Paulo, comprovam isso. “Os trovões fazem tão grande estampido, que causam muito terror, mas raras vezes arremessam raios; os relâmpagos (dentro das nuvens) lançam tanta luz, que diminuem e ofuscam totalmente a vista, e parecem de certo modo disputar com o dia na claridade”.
Fonte: ELAT
Nº 27
04/05/2020
Levantamento inédito revela circunstâncias das mortes por raios no Brasil
Um levantamento inédito elaborado pelo ELAT reuniu informações coletadas pelo Departamento de Informações e Análise Epidemiológica (CGIAE) do Ministério da Saúde, veículos da imprensa e dados de população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no período de 2000 a 2019. Os resultados revelam um total de 2.194 fatalidades registradas; uma média de 110 casos por ano no período. Dentre as principais circunstâncias de fatalidades, os maiores percentuais são aqueles associados à atividades de agronegócio (26%).Para se prevenir dessas ameaças do céu, siga as recomendações da nova cartilha de proteção contra raios; o material apresenta de forma inédita orientações baseadas nos mais de 2.000 casos registrados no país. Confira a cartilha, clicando aqui. Para mais detalhes sobre os dados coletados neste levantamento, veja o infográfico sobre mortes provocadas por raios no Brasil. Acesse aqui o infográfico.
Fonte: ELAT
Nº 26
12/11/2019
Concurso "Momento Único" abre as inscrições para a temporada de maior incidência de raios no Brasil
A nova edição do concurso “Momento Único – As Melhores Fotos e Vídeos de Raios no Brasil” está com as inscrições abertas para cinco categorias de imagens: Urbanização, Natureza, Amazônia (em qualquer cidade com presença de floresta, rios ou urbanização), Imagem Aérea e Time-Lapse (fotos sequenciais de temporais em qualquer circunstância). Além de reunir registros inéditos que ajudam a entender o desenvolvimento e o tipo das tempestades, o concurso chama a atenção para a incidência de raios durante a primavera e verão, as estações do ano em que as descargas atmosféricas causam mais mortes e prejuízos no Brasil. Fotógrafos e cinegrafistas amadores ou profissionais estão convidados para participar. As inscrições vão até o dia 20 de março de 2020, último dia do verão. Para inscrever fotos únicas, os candidatos devem acessar o site do ELAT pelo link: Cadastrar Fotos e enviar a imagem depois de preencher o formulário de inscrição e declaração de autoria. As fotos sequenciais devem ser inscritas por e-mail: assessoria.elat@inpe.br, via link do WeTransfer ou em arquivo compactado.Um vencedor de cada categoria será premiado com DVD’s de produções apoiadas pelo ELAT: o documentário “Fragmentos de Paixão”, o primeiro filme sobre raios no Brasil, lançado em 2013 e exibido em sessões comerciais pela Rede Cinemark, e a série “País dos Raios”, exibida pelo Fantástico, na Rede Globo. O resultado será anunciado em abril de 2020 e os melhores registros serão divulgados no site do ELAT e para a imprensa, com os devidos créditos.
Fonte: ELAT
Nº 25
20/12/2018
ELAT divulga previsão de raios para o verão de 2018/2019
Um estudo desenvolvido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta que, neste verão, a incidência de raios em todo o país será marcada pelos efeitos do fenômeno climático El Niño.As previsões indicam que a intensidade do fenômeno vai provocar um aumento na incidência de raios nas regiões Sul (cerca de 50%) e Sudeste do país (em torno de 20% a 30%). Para uma parte do Centro-Oeste, a estimativa de aumento também é de 20% a 30%, como no caso do Mato Grosso do Sul, onde duas mortes por raios já foram registradas nesta primavera. No Mato Grosso e Goiás, a quantidade de raios poderá aumentar 10%.Por outro lado, no Norte e Nordeste do país, deve haver uma queda de 50% na incidência de raios. A primavera na região Norte já apresenta apenas 10% da ocorrência média para a região neste período do ano. Foto: Rui Leal Bark/ELAT-INPE
Fonte: ELAT
Nº 24
14/06/2018
ELAT realiza novo estudo de mortes por raios
Um novo estudo de mortes por raios desenvolvido pelo ELAT será o mais abrangente já realizado por compreender dados de 20 anos. O estudo irá analisar o comportamento das mortes nas regiões brasileiras ao longo dos anos, bem como identificará novas tendências para o futuro. Os resultados serão comparados com estudo similar feito nos Estados Unidos. A divulgação acontecerá em 2020.