Ed. Oficina de Texto, 2015, Osmar Pinto Junior e Iara Cardoso.
Este livro descreve os raios na história do Brasil desde seu descobrimento.Tiragem: 2000 exemplares.
Lightning in the tropics: from a source of fire to a monitoring system of climatic changes (Os raios nos trópicos: de uma fonte de fogo a um sistema de monitoramento de mudanças climáticas)
Nova Science Publishers, 2009, Osmar Pinto Junior.
O livro revela que, no futuro, os raios serão fundamentais para monitorar as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global, particularmente o aumento de furacões e de tempestades severas.A previsão remonta ao passado, quando os raios tropicais foram a principal fonte do fogo, o que representou uma das grandes conquistas da humanidade. Lançado nos Estados Unidos, “Lightning in the Tropics” reuniu e revisou, pela primeira vez, os dados da região tropical do planeta, onde ocorre a maior parte dos raios.
Relâmpagos 2ª Edição
Ed. Brasiliense, 2008, Osmar Pinto Junior e Iara R. C. A. Pinto.
Primeiro livro escrito no Brasil sobre o fenômeno de um ponto de vista científico, utilizando uma linguagem acessível ao público em geral.O livro responde de forma acessível a diversas questões sobre as descargas atmosféricas e aborda a incidência de raios no Brasil, as formas de proteção e o impacto que o aquecimento global terá sobre este fenômeno.
A arte da guerra contra os raios
Ed. Oficina de Textos, 2005, Osmar Pinto Júnior.
O livro é voltado para profissionais das áreas da engenharia elétrica e eletrônica, matemática, física e meteorologia, que enfrentam problemas técnicos em decorrência dos relâmpagos. São descritos os sistemas de detecção de relâmpagos existentes, em particular a Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (RINDAT).
Tiragem: 2500 exemplares.
Tempestades e Relâmpagos no Brasil
Ed. INPE, 2000, Osmar Pinto Junior e Iara R.C.A. Pinto.
Este livro descreve os conceitos básicos das tempestades e dos relâmpagos e é voltado para pesquisadores ou estudantes de graduação ou pós-graduação em áreas afins.