Ministério da Ciência e Tecnologia
23/04/2014
Nº 584
Jovem morre vítima de descarga elétrica ao usar computador

Caio Vinícius Cabral Carrasco, 18 anos, faleceu ao ser atingido por descarga elétrica enquanto navegava na internet, na noite de sábado (19) na cidade de Ribas do Rio Pardo/MS. Segundo informações de familiares, um raio caiu na antena da internet, cujo cabo estava conectado a máquina que a vítima operava.
Fonte: Correio do Estado

11/04/2014
Nº 583
Fragmentos de Paixão está disponível em versão digital

Primeiro filme sobre raios feito no Brasil, Fragmentos de Paixão está disponível a partir de hoje (11 de abril) para compra no NOW (serviços de vídeo on demand da NET) e na GVT. Também pode ser adquirido em versão digital nos sites Submarino e da Livraria Saraiva. Fragmentos de Paixão busca entender como os raios podem afetar vidas de formas tão diferentes, mostrando seis histórias que foram diretamente afetadas pelo fenômeno. A obra apresenta o assunto sob perspectiva histórica, cultural e científica, em um novo formato de divulgação audiovisual que aproxima a ciência de todas as pessoas.
Fonte: Fragmentos de Paixão

07/04/2014
Nº 582
Fragmentos de Paixão tem exibição gratuita em festival

"Fragmentos de Paixão", primeiro filme sobre raios feito no Brasil, terá duas exibições gratuitas nesta semana, como parte do II Festival Brasil de Cinema Internacional. O documentário será exibido nas seguintes datas: dia 9/4, às 17h25, na Sala Popular de Cinema Humberto Mauro (rua Miguel Jorge, 100, Casemiro de Abreu/RJ) e dia 10/4, às 14h50, na sala Nucine João Uchôa (rua do Bispo, 83, Rio Comprido, Rio de Janeiro/RJ). Fragmentos de Paixão concorre ao prêmio de melhor documentário do festival.
Fonte: Festival Brasil de Cinema Internacional

24/03/2014
Nº 581
Dois agricultores morrem atingidos por raios no Piauí

Dois agricultores foram vítimas de raios no estado do Piauí: o primeiro identificado como "Tezim" morreu após ser atingido enquanto andava a cavalo no interior do município de Santa Cruz dos Milagres, a 181 km de Teresina.Já Gilvan, faleceu na tarde de sexta-feira (21), na zona rural do município de Fronteiras.Conforme informações de populares, o agricultor capinava uma roça no momento do acidente.
Fonte: Cidade Verde e Piauí em Foco

21/03/2014
Nº 580
Fragmentos de Paixão é finalista em festival

"Fragmentos de Paixão", primeiro filme sobre raios feito no Brasil, é finalista na categoria Documentário do 10º Prêmio Fiesp-Sesi de Cinema. O evento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp). Os outros filmes que concorrem ao prêmio na mesma categoria são "As Hipermulheres" (Carlos Fausto), "O Renascimento do Parto" (Eduardo Chauvet), "Dossiê Jango" (Paulo Henrique Fontenelle) e "São Silvestre" (Lina Chamie). Os vencedores serão anunciados no dia 1º de abril.
Fonte: Sesi-SP

18/03/2014
Nº 579
Três mortes por raios no Maranhão

Entre os dias 15 e 16 de março, três pessoas morreram vítimas de descargas elétricas no estado do Maranhão. Em Igarapé Grande, um raio atingiu dois jovens que tomavam banho em um açude no povoado Jatobá. E, no município de Senador La Roque, o vaqueiro Welinton Alves da Silva, 23 anos, foi atingido próximo a uma fazenda. O cavalo em que ele montava e mais seis animais faleceram.
Fonte: Jornal Pequeno

17/03/2014
Nº 578
Pesquisas do ELAT fazem parte de reportagem da BBC

Reportagem veiculada pela rede britânica BBC traz dados levantados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE. O texto mostra que a incidência de raios tem aumentado em todo o mundo nas últimas décadas, especialmente nos países em desenvolvimento e localizados em áreas tropicais. A reportagem menciona o estudo do Dr. Osmar Pinto Junior, publicado em dezembro de 2013 no "American Journal of Climate Change", o qual aponta que a incidência de raios aumentou 50% na região de Manaus (AM) nos últimos 30 anos.
Fonte: BBC

14/03/2014
Nº 577
Raio mata jovem no interior do Mato Grosso

Bruno Amâncio Rodrigues, 21 anos, foi atingido por um raio na fazenda Quatro Irmãos, onde morava, na tarde de quarta-feira (12), no município de Alto Taquari/MT. De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem andava a cavalo quando foi atingido pela descarga atmosférica.Ele e o animal tiveram morte instantânea. Segundo estudos do ELAT, 61% das mortes por raios ocorrem na zona rural.
Fonte: Rádio Eldorado

13/03/2014
Nº 576
Eletricista é atingido por raio

O eletricista, Edinaldo Targino, de 32 anos, faleceu na tarde de quarta-feira (12), após ser atingido por uma descarga elétrica provocada por um raio.A vitima trabalhava na fazenda Modelo, na região da Serra, no município de Pedro Gomes/MS, quando recebeu uma forte descarga elétrica enquanto fazia manutenção da rede de energia na propriedade rural. Edinaldo estava devidamente equipado com os acessórios de segurança, que não impediu que ele viesse a óbito.O ELAT disponibiliza informações sobre proteção, acesse: www.inpe.br/webelat/docs/Cartilha_Protecao_Portal.pdf
Fonte: O Jornal MS

10/03/2014
Nº 575
Fragmentos de Paixão concorre a prêmio em festival

O filme Fragmentos de Paixão, realizado em parceria com o ELAT/INPE, concorre ao Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema na categoria documentário. A seleção conta com votação do público, aberta até esta quarta-feira (12/3) pelo link: http://www.sesisp.org.br/Cultura/premio-cinema-2014.htm. Convidamos você a votar e também a prestigiar o documentário, que será exibido gratuitamente no dia 19/3, às 16h, no Espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso (Avenida Paulista, 1.313, São Paulo-SP).
Fonte: ELAT

07/03/2014
Nº 573
Raio faz vítima no interior de Mato Grosso

José Ricardo Kawizokae faleceu após ser atingido por um raio no domingo (2), na zona rural da cidade de Campo Novo dos Parecis (a 444 quilômetros de Cuiabá). Segundo testemunhas, chovia muito no local e o trabalhador rural fazia a limpeza de um silo para armazenagem de grãos.
Fonte: Olhar Direto

23/02/2014
Nº 572
Jovem morre atingido por raio

O jovem Adriano Costa, de 18 anos, foi atingido por um raio no município de Coelho Neto/MA, na tarde de quinta-feira (20). Chovia, e a vítima participava de uma partida de futebol com amigos quando foi atingido por uma descarga atmosférica. Informações sobre proteção podem ser encontradas no link: www.inpe.br/webelat/docs/Cartilha_Protecao_Portal.pdf
Fonte: Portal O Dia

20/02/2014
Nº 571
Trabalhador rural é atingido por raio

O incidente ocorreu no município de São Sebastião, Agreste de Alagoas, na manhã desta quinta-feira (20). O trabalhador rural Valdemir Pereira da Silva, 23, trabalhava como cortador de cana em uma canavial da cidade que pertencente à Usina Seresta, quando foi atingido por um raio. Segundo informações da polícia, ele não aguentou a descarga elétrica e morreu com graves queimaduras antes mesmo de receber os primeiros socorros.
Fonte: G1

03/02/2014
Nº 570
Avião é atingido por raio

O para-brisas do Boeing 737-800 da Gol foi atingido por um raio na noite de segunda-feira (27/01). A aeronave saiu de Brasília com direção a Fortaleza e teve que retornar ao aeroporto de origem depois do ocorrido.Os passageiros seguiram viagem em outro avião e/ou foram reacomodados em hotéis.
Fonte: Folha de São Paulo

29/01/2014
Nº 569
Homem morre atingido por raio no interior de SP

O ajudante Valdeci dos Santos, 41 anos, morador de Itupeva/SP, foi atingido por um raio enquanto se protegia embaixo de uma árvore da tempestade que passou pelo município no fim da tarde de domingo (26). Segundo o boletim de ocorrência, a vítima falava ao celular no momento do acidente. O ELAT disponibiliza uma cartilha com informações sobre prevenção contra raios: www.inpe.br/webelat/docs/Cartilha_Protecao_Portal.pdf
Fonte: Rede Bom Dia

28/01/2014
Nº 568
Fragmentos de Paixão está em festival do CineSesc

“Fragmentos de Paixão” – primeiro filme sobre raios feito no Brasil – faz parte do 40º Festival Sesc Melhores Filmes. O evento é o mais antigo desse tipo na cidade de São Paulo e conta com votação de júri especializado e do público. Participam da votação os filmes lançados na capital paulista no ano de 2013. Convidamos você a votar no filme por este link: melhoresfilmes.sescsp.org.br/filme/show/fragmentos-de-paixao. O voto é computado depois de o eleitor incluir nome e e-mail e confirmar a votação. Votar em todas as categorias dá direito a um par de ingressos para o festival, que são oferecidos pelo CineSesc.
Fonte: CineSesc

24/01/2014
Nº 567
Raio pode ter quebrado asa de Boeing

Terça-feira (21) um incidente assustou os passageiros da Delta Airlines.Há suspeitas de que um raio quebrou parte da asa direita do Boeing 767-300, que fazia o trajeto entre Atlanta e Buenos Aires.O piloto desviou a rota e pousou em Montevidéu, no Uruguai.A Delta não se manifestou sobre o ocorrido.
Fonte: IG

23/01/2014
Nº 566
Osmar Pinto Junior fala de raios no programa Encontro com Fátima Bernardes

O pesquisador Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE é convidado do programa Encontro com Fátima Bernardes. No palco, ele explica o funcionamento dos para-raios no Cristo Redentor e comenta as mortes recentes causadas por raios. É possível assistir ao programa no portal ELAT: www.inpe.br/webelat/homepage/menu/noticias/elat.na.midia.php
Fonte: TV Globo

22/01/2014
Nº 565
Brasil, o país dos raios

No programa Cidades e Soluções, da GloboNews, saiba como se proteger dos raios e conheça as novas tecnologias que nos ajudam a mapear as tempestades mais violentas. Veja também as histórias dos personagens do primeiro filme sobre raios feito do Brasil - Fragmentos de Paixão, dirigido por Iara Cardoso e apresentado por Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE. O programa será reprisado hoje (22/1), às 23h30, no canal Globonews.
Fonte: G1

20/01/2014
Nº 564
São Paulo e Piauí tem mortes por raios

Sexta-feira (17), na zona leste de São Paulo, o cobrador Claudinei de Jesus Marques,estava na garagem da empresa de ônibus, iniciando o expediente, quando foi atingido por uma descarga elétrica e faleceu.Outro óbito foi registrado no domingo (19), no município de Boqueirão do Piauí (a 126 km de Teresina).A professora Maria do Socorro, faleceu após um raio atingir a antena parabólica de sua residência.Para obter informações sobre proteção acesse: www.inpe.br/webelat/docs/Cartilha_Protecao_Portal.pdf
Fonte: Estadão e Cidade Verde

14/01/2014
Nº 563
Turista morre atingida por raio no litoral de SP

Um raio fez uma vítima na tarde desta segunda-feira (13) no Guarujá, litoral de São Paulo. A turista natural de Ribeirão Pires/SP, estava caminhando à beira-mar, na praia da Enseada, quando foi atingida pela descarga elétrica e não resistiu. Segundo os bombeiros, quando a tempestade começou, foram emitidos alertas para que as pessoas deixassem o local.Vários banhistas estavam na praia e sentiram a descarga, mas passam bem. De acordo com estudos do ELAT, o verão é a estação do ano com maior incidência de raios.
Fonte: G1

09/01/2014
Nº 562
Raio causa morte no interior do Paraná

Na tarde de quarta-feira,8,um agricultor de 44 anos, morreu ao ser atingido por um raio no município de Prudentópolis/PR. A vítima retornava da lavoura carregando uma motosserra quando o raio atingiu uma árvore próxima. A morte foi instantânea. O ELAT disponibiliza informações sobre proteção na cartilha: www.inpe.br/webelat/docs/Cartilha_Protecao_Portal.pdf
Fonte: Rádio Educadora

06/12/2013
Nº 561
Raio mata adolescente na zona rural de Cabo Frio/RJ

Na noite de quinta-feira (5), foi registrada uma morte por raio na zona rural de Cabo Frio/RJ.Alexandro Palmeira dos Santos, de 18 anos, estava em um canavial e usava um rádio comunicador quando recebeu a descarga elétrica.O ELAT disponibiliza informações sobre proteção na cartilha: www.inpe.br/webelat/docs/Cartilha_Protecao_Portal.pdf
Fonte: G1

19/11/2013
Nº 560
Vítima de raio em Corumbá

Em Corumbá/MS, um colaborador da empresa América Latina Logística (ALL), foi encontrado sem vida durante a inspeção de rotina. Segundo informações,o homem foi atingido por uma descarga atmosférica durante o forte temporal que caiu sobre a cidade na segunda-feira (18). De acordo com a Polícia Civil, a principal suspeita é que o homem tenha tentado remover um cabo de aterramento da área quando um raio o atingiu.
Fonte: JL News

06/11/2013
Nº 559
Fragmentos de Paixão volta às salas de cinema no dia 11 de novembro

Fragmentos de Paixão será exibido na segunda-feira (11/11) como parte do Projeta Brasil – iniciativa da rede Cinemark, que dedica um dia inteiro à exibição das grandes produções do cinema brasileiro. Fragmentos de Paixão é o primeiro filme sobre raios feito no Brasil e o primeiro documentário científico produzido no país a ser exibido em uma rede comercial de cinema. No dia 11, haverá sessões em São José dos Campos, no Colinas Shopping, e em Guarulhos, no Internacional Shopping. Verifique os horários de exibição em www.fragmentosdepaixao.net.br/exibicao.php
Fonte: ELAT-Inpe

31/10/2013
Nº 558
Raio causa acidente no AM e morte em SP

Uma canoa virou após ser atingida por um raio no município de Careiro, interior do Amazonas, no fim da tarde de terça-feira (29).Segundo o Corpo de Bombeiros,três pessoas estavam a bordo, duas desapareceram e uma conseguiu nadar ate às margens do rio.Já no estado de São Paulo, na cidade de Serrana, o raio vitimou Igor Correia Lima,jogador de 15 anos do Botafogo-SP durante uma partida de futebol com os amigos.
Fonte: G1 e UOL

29/10/2013
Nº 557
Raios matam quatro pessoas no Brasil em quatro dias

Houve quatro mortes causadas por raios no país entre sexta-feira (25/10) e segunda (28/10). As fatalidades ocorreram em Theobroma (RO), onde dois lavradores foram atingidos no campo; em Juína (MT), onde um homem morreu quando voltava de uma pescaria, e em Manaus (AM), onde um homem recebeu uma descarga atmosférica enquanto andava pelo bairro de Ponta Negra. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE, a primavera é a estação com maior incidência de raios nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste do Brasil. Há informações sobre proteção na cartilha do grupo: www.inpe.br/webelat/docs/Cartilha_Protecao_Portal.pdf
Fonte: Várias

25/10/2013
Nº 556
Raio atinge salas de parque de exposições no RS

Na noite de quarta-feira (23) um raio atingiu salas do Parque de Exposições Wanderley Burmann, em Ijuí/RS.A descarga elétrica provocou um curto-circuito no local.O fogo consumiu o setor de credenciamento e o posto da Brigada Militar, ninguém ficou ferido.
Fonte: G1

24/10/2013
Nº 555
Raio atinge idoso no Sul do país

Um agricultor, 70 anos, morreu ao ser atingido por um raio na manhã de ontem (23) no município de Santo Cristo, interior do Rio Grande do Sul.Segundo a Brigada Militar, o homem conversava com a sobrinha na frente da casa dela quando recebeu a descarga elétrica.De acordo com o ranking de incidência de raios do ELAT, com dados coletados de 1998 a 2011,Santo Cristo possui uma densidade média de 13,57 raios por km²/ano, número que representa uma alta quantidade de raios na região.
Fonte: G1

23/10/2013
Nº 554
Brasil: o país dos raios

São 50 milhões de descargas atmosféricas por ano com 130 mortos e 500 feridos. Por que o Brasil é o país campeão mundial de raios? No programa Cidades e Soluções, da GloboNews, saiba como se proteger dos raios e conheça as novas tecnologias que nos ajudam a mapear as tempestades mais violentas. Veja também as histórias dos personagens do primeiro filme sobre raios feito do Brasil - Fragmentos de Paixão, dirigido por Iara Cardoso e apresentado por Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE. Hoje (23/10), às 23h30, na GloboNews.
Fonte: ELAT

22/10/2013
Nº 553
Dois índios morreram atingidos por raios em MS

Dois índios da aldeia Tey Kuê em Caarapó, a 283 quilômetros de Mato Grosso do Sul, faleceram atingidos por raios na noite de ontem (21). A primeira vítima Idalecio Roque, 68 anos, estava em frente a porta de sua casa quando foi atingido.Pouco tempo depois, dois adolescentes que dormiam em uma casa de madeira também foram surpreendidos por um raio. A descarga elétrica atingiu a parede do quarto, um dos meninos ficou ferido e foi socorrido já o outro identificado como Fabricio da Silva, 16,morreu na hora.
Fonte: Campo Grande News

21/10/2013
Nº 552
Árvore é atingida por raio, cai em escola e deixa 12 feridos

No começo da tarde de sexta-feira (18) uma árvore foi atingida por um raio e caiu sobre a marquise da Escola Municipal de Educação Infantil Roberto Burle Marx, localizada no bairro do Morumbi em São Paulo.Dez adultos e duas crianças que se abrigavam da chuva ficaram levemente feridos e foram socorridos por equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência).
Fonte: Tribuna Hoje

16/10/2013
Nº 551
Raio faz vítima no Acre

O produtor rural Francisco Correa de Souza, 48 anos, trabalhava na lavoura e segurava um facão quando foi atingido por um raio na tarde de terça-feira (15), na zona rural de Cruzeiro do Sul/AC.A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mas não resistiu aos ferimentos.De acordo com estudos do ELAT, 19% das mortes por raios ocorrem durante atividades agropecuárias.
Fonte: G1

14/10/2013
Nº 550
Índio é atingido por raio em MS

Um índio de 15 anos, foi atingido por um raio na manhã de domingo (13), na cidade de Dourados/MS. De acordo com a Polícia Civil, o jovem estava conduzindo uma bicicleta às margens da rodovia no momento do acidente.Um outro ciclista que estava próximo a vítima não ficou ferido.
Fonte: G1

09/10/2013
Nº 549
Cinemark divulga horários do filme Fragmentos de Paixão

A rede Cinemark divulga hoje os horários de exibição do filme Fragmentos de Paixão, primeiro filme sobre raios feito no Brasil que estreia nesta sexta (11/10) em cinco cidades. Confira a programação da semana: São José dos Campos (Colinas Shopping) - 14h e 18h20; São Paulo (Shopping Eldorado) - 15h50 e 17h15; Porto Alegre (Barra Shopping Sul) - 14h10 e 18h30; Manaus (Shopping Studio 5) - 14h e 22h; Rio de Janeiro (Shopping Downtown) 14h30 e 19h20. É possível obter mais informações sobre o filme em www.fragmentosdepaixao.net.br
Fonte: ELAT

04/10/2013
Nº 548
Raios causam tragédias no país

Quatro pessoas ficaram feridas e uma mulher de 50 anos morreu depois de ser atingida por um raio, no dia 3/10, em Itacoatiara, que fica a 177km de Manaus (AM). Um dia antes, um raio matou uma mulher de 45 anos em Buritis, a 300 km de Porto Velho (RO). Também no dia 2/10, um raio danificou a cúpula da capela da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Casa Branca, no interior de São Paulo. O Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE divulga orientação para prevenir acidentes causados por raios. Saiba mais em www.inpe.br/elat
Fonte: G1

01/10/2013
Nº 547
Raio surpreende moradores de Fernandópolis

No último domingo (29), por volta das 9h30, um raio atingiu uma residência na cidade de Fernandópolis, interior de São Paulo. A descarga atmosférica perfurou o telhado do imóvel e atingiu a rede elétrica, provocando danos em equipamentos conectados às tomadas e abalando a estrutura da casa vizinha. A residência estava vazia no momento do incidente.
Fonte: Região Noroeste

19/09/2013
Nº 546
Homem morre atingido por raio no interior de SP

Na tarde de terça-feira (17) um homem trabalhava na colheita de laranja no município de Tanabi/SP, quando foi atingido por um raio e faleceu.Segundo pesquisas do ELAT, na última década, 85% das mortes por raios ocorreram em locais abertos.
Fonte: G1

18/09/2013
Nº 545
Cinemark divulga filme Fragmentos de Paixão

O filme Fragmentos de Paixão, primeiro documentário científico brasileiro a passar em uma rede de cinema comercial, já está na programação de lançamentos do Cinemark para o mês de outubro. Confira no link: www.cinemark.com.br/filmes/fragmentos-de-paixao-que-raio-de-historia/4497. No site, também é possível se cadastrar para receber informações sobre a estreia.
Fonte: ELAT

12/09/2013
Nº 544
Raio faz duas vítimas no estado do Amazonas

Uma forte chuva atingiu Manaus ontem (11/09) causando estragos e fazendo vítimas.Dois jovens, um de 22 anos e outro de 29, morreram atingidos por um raio no município de Itacoatiara, a 175 km de Manaus, enquanto participavam de uma partida de futebol.Outras três pessoas ficaram feridas mas passam bem.Segundo estudos do ELAT, Manaus é a cidade brasileira com maior número de vítimas por raios.Foram 16 mortes na última década.
Fonte: Portal A Crítica

10/09/2013
Nº 543
Trailer de Fragmentos de Paixão tem versão em inglês

Como parte da divulgação do filme Fragmentos de Paixão, foram produzidos trailer e teaser com locução do ator Phil Miler, que atuou em filmes como O Palhaço, de Selton Melo. Também estão disponíveis versões em inglês dos vídeos, para que sejam divulgados no exterior. É possível conferir o material no site do filme: www.fragmentosdepaixao.net.br. Esses e outros vídeos estão disponíveis ainda no canal do Youtube (/fragmentosdepaixao) e do Vimeo (/fragmentosdepaixao).
Fonte: ELAT

05/09/2013
Nº 542
Trailer de Fragmentos de Paixão já é exibido nos cinemas

O trailer de Fragmentos de Paixão, primeiro filme sobre raios feito no Brasil, já pode ser visto nos cinemas da rede Cinemark de todo o país. Você também pode assisti-lo no nosso site, no endereço abaixo. Acompanhe outros vídeos sobre o filme no nosso canal do Youtube (/fragmentosdepaixao)e na nossa fanpage (www.facebook.om/filmefragmentosdepaixao).
Fonte: Site do Filme Fragmentos de Paixão

28/08/2013
Nº 541
Inscrições com desconto para o SIPDA encerram dia 10 de setembro

As inscrições com descontos para o XII SIPDA (Simpósio Internacional sobre Proteção contra Descargas Atmosféricas), que será realizado em Belo Horizonte entre os dias 7 e 11 de outubro de 2013, encerram em 10 de setembro de 2013. Mais informações podem ser obtidas no site do evento: www.iee.usp.br/sipda.
Fonte: ELAT

16/08/2013
Nº 540
Fragmentos de Paixão é pauta do Jornal Hoje

A diretora Iara Cardoso e o pesquisador Osmar Pinto Junior estarão no Jornal Hoje, na Rede Globo, para falar sobre o filme documentário “Fragmentos de Paixão” – primeiro filme sobre raios feito no Brasil. O jornal divulgará pela primeira vez dados do filme, que estreia em rede nacional em outubro. Convidamos vocês a acompanhar a reportagem, que será exibida hoje, dia 16/8.
Fonte: ELAT

22/07/2013
Nº 539
Raios causam transtornos no Brasil nesse fim de semana

Na madrugada do sábado (20), um raio atingiu um pinheiro de uma casa de Itapeva (interior de São Paulo) e causou um pequeno incêndio, que foi rapidamente controlado pelo corpo de bombeiros. Ninguém se feriu. A árvore ficou sob observação por três horas, porque havia risco de cair e atingir a fiação elétrica. Já em Curitiba (PR), a queda de raios deixou 6 mil casas sem energia elétrica também na noite do dia 20. Durante o fim de semana, o ELAT registrou 42.185 raios no Brasil, com concentração na região Sul e no estado de São Paulo.
Fonte: G1 e Gazeta do Povo

03/06/2013
Nº 538
Caçador de tempestades morre nos Estados Unidos

O caçador de tempestades Tim Samaras morreu vítima de um tornado que atingiu o estado de Oklahoma, nos EUA, na sexta-feira (31/5). Ele apresentou o programa "Caçadores de Tempestades", que foi ao ar até o ano passado no canal Discovery Channel. Com ele, também morreram seu filho, Paul, e Carl Young, colega de trabalho. Tim Samaras também era conhecido por seus registros de raios. Ele tinha duas câmeras Phantom, equipamento de alta velocidade capaz de registrar até 10 mil frames por segundo. Fascinado pelas descargas atmosféricas, Tim possuía ainda uma relíquia única da Guerra Fria: uma câmera usada para registrar testes nucleares que era capaz de registrar raios numa velocidade de 1 milhão de frames por segundo. Um desses vídeos pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=EyUsjsJ-E0c Marcelo Saba, pesquisador do Elat, e sua aluna de doutorado Carina Schumann trabalharam com Samaras na coleta e troca de dados na mesma região atingida pelo tornado. Felizmente, os pesquisadores brasileiros saíram do local antes da forte tempestade.
Fonte: UOL

15/05/2013
Nº 537
Jovens morrem atingidos por raio em Tutóia-MA

Dois jovens morreram ao serem atingidos por um raio durante a chuva da tarde desta segunda-feira (13) no município de Tutóia-MA. Eles estavam caminhando do bairro Cajueiro para ao bairro São José quando foram atingidos pelo raio. Os dois jovens não resistiram à descarga elétrica e morreram na hora. Na capital do estado, a forte chuva na tarde desta segunda-feira (13) deixou muitos estragos. A maior parte deles aconteceu nas regiões do São Cristóvão e Itaqui-Bacanga.
Fonte: Portal Gazeta da Ilha

10/05/2013
Nº 536
Raio atinge festa pelo Dia dos Pais e deixa mais de 40 feridos na Alemanha

Um raio caiu nesta quinta-feira (9) sobre o local onde ocorria uma festa em comemoração do Dia dos Pais na cidade de Parchim, no leste da Alemanha, e deixou 43 pessoas feridas. Destas, apenas três apresentam queimaduras de maior consideração, segundo fontes policiais. O impacto do raio aconteceu por volta do meio-dia local, quando cerca de 500 pessoas estavam reunidas no local e tentavam abrigar-se da chuva sob barracas de camping ou árvores. Dois helicópteros e várias ambulâncias se transferiram ao local para levar os piores casos à cidade de Schwerin, a capital do distrito. Dia da Ascensão pelo calendário católico, pela tradição alemã também se comemora o Dia dos Pais, data em que é comum haver diversas grandes festas ao ar livre, principalmente de homens com seus filhos e amigos.
Fonte: G1 (EFE)

06/05/2013
Nº 535
Barco do Exército naufraga após ser atingido por raio no interior do AM

Um raio atingiu duas embarcações do Exército ancoradas no Rio Negro, numa região de São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros de Manaus, na madrugada deste sábado (04). O incidente ocorreu por volta de 3h30 e um barco afundou após pegar fogo. Um militar ficou ferido, mas não há outras vítimas. O raio provocou diversos danos ao barco, e as cordas que o amarravam a uma balsa foram rompidas com a ação do fenômeno. A embarcação ficou à deriva e acabou afundando. As embarcações pertencem ao 5º Batalhão de Infantaria de Selva.
Fonte: G1

30/04/2013
Nº 534
Raio atinge casas na zona rural de Taboleiro Grande, RN

Um raio atingiu uma casa na zona rural de Taboleiro Grande, a 372 quilômetros de Natal, na madrugada de quinta-feira passada (25). Segundo os moradores do Sítio Pau Mocó, a nove quilômetros do centro de Taboleiro Grande, a descarga elétrica atingiu a parede externa da casa, chegando a deixar uma criança ferida e vários objetos quebrados. Várias partes da casa ficaram danificadas, mas os moradores passam bem e estão se recuperando do susto. O fenômeno também atingiu casas vizinhas, onde danificou eletrodomésticos, tomadas, fios elétricos e quadros de distribuição de energia.
Fonte: G1

26/04/2013
Nº 533
Mais uma pessoa morre vítima de raios no Piauí

Um lavrador de 37 anos de idade morreu na tarde de ontem (25) vítima de um raio, na localidade de Vivenda, município de Batalha-PI. De acordo com a esposa da vítima, chovia bastante no momento em que ela e o marido estavam sentados no interior da residência, quando então o lavrador foi atingido pela descarga de um raio. De acordo com outras testemunhas, o raio atingiu também toda a rede elétrica do povoado, causando desligamento e falta de energia. A esposa da vitima disse que o fato ocorreu por volta de 15hs e que logo depois do ocorrido procurou por socorro, mas no caminho para a cidade de Esperantina o seu marido veio a falecer.
Fonte: Piauí Hoje

24/04/2013
Nº 532
Raio cai em chapada e mata 10 bois no Piauí

Uma forte chuva carregada de muitos relâmpagos na última quinta-feira (18/04) resultaram na morte de 10 (dez) cabeças de bovinos em uma chapada localizada na zona rural do município de São Miguel do Tapuio-PI. Os animais foram encontrados na sexta (19/04) por vaqueiros da região, distante 90 km da sede do município de São Miguel do Tapuio. Os animais que morreram tiveram partes do corpo queimadas com a descarga.
Fonte: Portal Chamada Geral

12/04/2013
Nº 531
Garoto atingido por raio deixa a UTI após 50 dias internado

Após ficar quase 50 dias internado na UTI, o estudante Daniel Vinícius Marzola Nunes, 9, recebeu alta e agora se recupera na ala pediátrica do Hospital Materno-Infantil. Ele, ao lado de Igor da Cunha Zavanellik, 11, foi atingido por um raio que caiu em um campo de futebol na zona sul durante um temporal que castigou Marília no último dia 21 de fevereiro. Daniel e Igor, com outros 20 garotos que integram uma escolinha de futebol, treinavam no campo, localizado na rua Anita Garibaldi, ao lado do Complexo de Trânsito, quando o professor Ronaldo Baiano resolveu encerrar as atividades temendo a chegada da chuva. Daniel e Igor estavam próximos da grande área quando um raio caiu entre eles, causando parada cardiorrespiratória em ambos.
Fonte: Diário de Marília

11/04/2013
Nº 530
Queda de raio provoca princípio de incêndio no Detran de Sobradinho-DF

A queda de um raio na área do Posto do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em Sobradinho, provocou uma descarga na rede elétrica e causou um princípio de incêndio na unidade. A situação foi contida pelos brigadistas de plantão do Corpo de Bombeiros. O incidente ocorreu nesta quarta-feira (10/4) por volta de 12h30, após a forte chuva que atingiu o DF. O Detran informou que ninguém se feriu. No entanto, todo o sistema de informática do Posto de Atendimento está fora do ar e não há previsão de retorno.
Fonte: Correio Braziliense

09/04/2013
Nº 529
Caminhoneiro é atingido por raio e morre às margens de rodovia em MT

Um caminhoneiro de 67 anos morreu após ser atingido por um raio na tarde de quinta-feira, dia 04/04, próximo a um restaurante localizado às margens da rodovia MT 130, há aproximadamente 40 quilômetros de Primavera do Leste. Segundo pessoas que estavam no local, a vítima estava consertando o caminhão no momento de uma forte chuva, quando uma descarga atmosférica ocorreu nas proximidades do local. Minutos depois um outro motorista passou pelo local e viu o motorista caído ao lado do caminhão, já sem vida.
Fonte: CenárioMT

08/04/2013
Nº 528
Raio atinge e mata 12 cabeças de gado em distrito de Itapecerica, MG

Um raio matou 12 cabeças de gado, neste domingo (7), em uma fazenda situada em Marilândia, distrito de Itapecerica, no Centro-Oeste do estado. Segundo o proprietário do local, Expedito Eustáquio Coelho, o raio caiu próximo a uma árvore de pequi e matou os animais que estavam embaixo dela. As vacas eram da raça Nelore e todas de corte. O prejuízo estimado é de cerca de R$ 15 mil. "Foi um temporal bem forte com uma intensidade de raios muito grande. Pelo valor da arroba contabilizamos esse prejuízo", disse.
Fonte: G1

03/04/2013
Nº 527
Raio queima aparelhos e dificulta atendimento em hospital de São Gabriel do Oeste - MS

A queda de um raio nas proximidades do Hospital Municipal de São Gabriel do Oeste, durante o temporal na noite de ontem (02), queimou aparelhos e está prejudicando o atendimento a população, segundo comunicado da prefeitura, por meio da secretaria de Saúde. De acordo com o comunicado, o raio ocasionou a falta de energia e ainda provocou a queima da central telefônica, do aparelho de Raio-X e a central do sistema de atendimento, prejudicando dessas forma todo o atendimento aos usuários por tempo indeterminado. Ontem a Rede BrasilDAT, coordenada pelo ELAT, registrou 22.335 raios em todo o estado de MS.
Fonte: Idest

03/04/2013
Nº 526
Jogadores têm mal-estar após queda de raio em treino do Cene em MS

Militares do Corpo de Bombeiros e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram até o centro de treinamento do Clube Esportivo Nova Esperança (Cene), em Campo Grande, atender a dois jogadores que tiveram um mal-estar depois que um raio caiu perto de onde eles estavam. O incidente aconteceu durante os treinos desta terça-feira (2). Segundo o médico do Samu, os dois reclamavam de dormência nos braços e dores no ouvido. Um dos jogadores relatou que estava sentado perto do gramado junto com o companheiro de time, quando viram um clarão. “Fomos arremessados por pelo menos dois metros. Senti uma dormência no braço, uma sensação ruim”, conta. Campo Grande recebeu pouco mais de 30 raios entre 15h e 16h30, número considerado baixo para a cidade. Todavia, o risco de ser atingido por uma descarga atmosférica aumenta muito se durante uma tempestade a pessoa estiver em local aberto, como por exemplo em campos de futebol.
Fonte: G1 (com informações do ELAT)

20/03/2013
Nº 525
Raio atinge avião da Itália antes do jogo com Brasil e assusta atletas

Um raio atingiu nesta quarta-feira o avião em que viajava a seleção italiana, quando estava prestes a aterrissar no aeroporto de Genebra, cidade suíça que será palco do amistoso contra o Brasil nesta quinta. Segundo informou em sua edição digital o diário Gazzetta dello Sport, o voo charter da aerolínea Alitália em que viajava a equipe do técnico Cesare Prandelli pôde aterrissar sem problemas no aeroporto suíço próximo das 18h30 locais, apesar do susto que levaram os passageiros. O raio atingiu o avião enquanto o mesmo realizava manobras de aproximação para a pista em meio às nuvens que cobriam a cidade suíça nesta quarta-feira, e o estrondo que o acompanhou gerou o pânico entre os passageiros, entre eles os atletas italianos.
Fonte: UOL

13/03/2013
Nº 524
Homem sobrevive após ser atingido por raio durante pescaria

O santa-vitoriense João Maria Aristides, de 39 anos, pode ser considerado um homem de sorte. No sábado, dia 9, ele foi atingido por um raio e escapou com vida. O incidente ocorreu às margens do rio Paranaíba, a 4km do distrito de Perdilândia, município de Santa Vitória (MG), quando participava de uma pescaria na companhia de um amigo. De acordo com analistas do grupo de monitoramento do ELAT, entre 18h e 19h ocorreram 52 raios na região em que a vítima foi atingida. João Maria foi levado às pressas ao Hospital Genésio Franco de Moraes, e por cerca de 20 minutos seus braços ficaram adormecidos, sem movimento. Felizmente foi liberado na manhã de domingo e neste momento passa bem.
Fonte: JM Online

08/03/2013
Nº 523
XII SIPDA - Novo prazo para envio dos trabalhos

O XII SIPDA - Simpósio Internacional de Proteção Contra Descargas Atmosféricas - tem novo prazo para envio dos trabalhos: 15/03/2013. O evento deste ano será realizado em Belo Horizonte-MG, entre os dias 07 e 11 de Outubro. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento (link abaixo).
Fonte: ELAT/INPE

01/03/2013
Nº 522
Fantástico exibe último episódio da série País dos Raios

Neste domingo (3 de março), vai ao ar no Fantástico o último episódio da série País dos Raios, realizada em parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Rede Globo. O episódio irá mostrar como a Arena Corinthians, o cenário para o grande jogo de abertura da copa de 2014, está protegendo mais de dois mil operários das descargas atmosféricas. As novidades sobre a nova rede BrasilDAT de monitoramento de raios, o início das pesquisas no Brasil e o que os raios reservam para o futuro estão neste último episódio da Série País dos Raios, com apresentação de Ernesto Paglia e a participação de Osmar Pinto Junior, do INPE.
Fonte: ELAT

27/02/2013
Nº 521
Raios mataram 46 cabeças de gado em MG e GO no último fim de semana

No último fim de semana (23 e 24)um raio foi a causa da morte de 36 cabeças de gado em Minaçu, Goiás: http://g1.globo.com/videos/goias/bom-dia-go/t/edicoes/v/raio-cai-em-fazenda-e-mata-36-cabecas-de-gado-em-minacu-goias/2430022/ . E em Campo Belo, Minas Gerais, um raio atingiu uma árvore e matou 10 cabeças de gado, gerando um prejuízo estimado em R$25 mil. Entre os dias 23 e 24, a Rede BrasilDAT registrou aproximadamente 8 mil raios em GO e 14 mil raios em MG.
Fonte: G1 (com informações do ELAT)

24/02/2013
Nº 520
Fantástico exibe histórias de sobreviventes de raios

Neste domingo (24) no Programa Fantástico continua a expedição pelo País dos Raios, feita em parceria pela Rede Globo e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Neste segundo episódio, a série irá mostrar histórias incríveis de quem foi atingido por um raio e sobreviveu para contar a história. Acompanhe os mitos e as formas de se proteger deste fenômeno incrível da natureza.
Fonte: ELAT

22/02/2013
Nº 519
Raio atinge duas crianças em campo de futebol em Marília, SP

Duas crianças, de 9 e 12 anos, foram atingidas por um raio na tarde desta quinta-feira (21) em Marília (SP). De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, os meninos participavam de um torneio de futebol em escolinha do bairro Nova Marília, quando uma tempestade começou. Pelo menos 20 crianças estavam no gramado no momento em que o raio caiu. Com o impacto da descarga elétrica os dois meninos tiveram parada cardiorrespiratória. Os médicos demoraram cerca de meia hora para reanimar as crianças. “Eles estavam sem pulso, sem frequência cardíaca. Conseguimos reanimá-los e encaminhamos para o hospital, agora é torcer para não haver sequelas, porque o raio provavelmente os atingiu na cabeça e saiu pelo pé, atingindo o solo”, ressalta a médica Marinei Yuco.
Fonte: G1

21/02/2013
Nº 518
Raio destrói mansão no Alto do Capivari, em Campos do Jordão-SP

Um raio destruiu uma mansão em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira (SP), na noite da última terça-feira (19). A descarga atmosférica causou um curto-circuito no quadro de energia do imóvel, o que gerou um incêndio. Sem seguro, o dono da mansão destruída estima um prejuízo de R$ 1 milhão para reconstruir o imóvel, que fica no Alto do Capivari, área nobre da cidade. O incêndio na casa, que contava com oito suítes, durou cerca de duas horas e meia, segundo o Corpo de Bombeiros.
Fonte: G1

14/02/2013
Nº 517
Raio mata 23 bois em fazenda de São José dos Campos-SP

Uma descarga elétrica matou 23 bois de um rebanho de uma fazenda em São José dos Campos, no interior de São Paulo, na tarde da última segunda-feira (11). A propriedade rural fica na estrada Jaguariúna, zona norte da cidade, e mantinha um rebanho de 450 animais. O raio que atingiu a boiada caiu por volta das 17h30 durante uma chuva que atingiu a região. Segundo ele, em 15 anos é a primeira vez que um fenômeno como este acontece na fazenda, que cria gado para corte e funciona como um haras. Na segunda-feira a Rede BrasilDAT registrou 3.379 descargas atmosféricas sobre o município, sendo que 858 raios atingiram o solo. Este foi o dia com maior quantidade de raios registrados até agora, desde o começo do ano.
Fonte: G1 (com informações do ELAT)

05/02/2013
Nº 516
Aposentado morre atingido por raio às margens da represa de Furnas

Um homem de 67 anos morreu nesta segunda-feira (4) após ser atingido por um raio em Carmo do Rio Claro (MG). De acordo com a Polícia Militar, Nilton Ferreira Silva estava às margens da represa de Furnas com o filho, quando começou a chover forte por volta das 17h. O jovem saiu do local e o pai dele ficou na represa. Por volta das 19h, quando o rapaz voltou ao local para ver se o pai estava bem, ele encontrou o aposentado caído e acionou o socorro, mas o pai já estava sem vida.
Fonte: G1 - EPTV MG

01/02/2013
Nº 515
Vereador morre atingido por raio no Rio Grande do Sul

Na noite de sexta-feira (por volta de 18hs)um vereador da cidade de São Lourenço do Sul-RS morreu atingido pela descarga elétrica de um raio. A vítima, Celso Hartwig Fromming, 51 anos, foi atingido enquanto alimentava os animais em um galpão de sua propriedade rural. Neste dia a Rede BrasilDAT registrou quase 300 raios nuvem-solo na região(entre 17hs e 19hs).
Fonte: Jornal Hoje - Globo (com informações do ELAT)

25/01/2013
Nº 514
Avião é atingido por raio e pousa com motor em chamas na Turquia

Um avião da companhia Turkish Airlines, com 114 passageiros a bordo, conseguiu pousar na noite de quinta-feira (24) no aeroporto turco de Esmirna (oeste), apesar das chamas em um de seus motores. O motor da aeronave, que decolou de Istambul com destino a Esmirna, se incendiou ao ser atingido por um raio em pleno voo. O incidente provocou momentos de pânico entre os passageiros, mas o fogo foi controlado até a aterrissagem graças aos extintores dispostos nos motores.
Fonte: AFP

18/01/2013
Nº 513
Adolescente é atingida por raio e morre em Biritinga-BA

Uma adolescente de 16 anos morreu na tarde desta quarta-feira (16) após ser atingida por um raio dentro de casa, na zona rural do município de Biritinga, a 192 km de Salvador. A delegacia da cidade informou que o incidente aconteceu por volta das 14h, quando chovia muito forte na região, e declarou ainda que a vítima morreu no local. Segundo o site Calila Notícias, um irmão da jovem também estava na residência e foi atingido pelo raio. Ao contrário da irmã, porém, ele conseguiu ser reanimado e sobreviveu ao incidente.
Fonte: Correio 24 horas (globo.com)

16/01/2013
Nº 512
Tanque de álcool pega fogo após ser atingido por raio em usina de Goiás

Um dos tanques de uma usina de álcool localizada próximo à BR-364, entre Caçu e Cachoeira Alta, no sudoeste do estado, pegou fogo na manhã de ontem (16). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio no tanque, que comporta 17 milhões de litros de etanol, começou após o recipiente ser atingido por um raio. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa que administra a usina, um princípio de incêndio, rapidamente controlado, também danificou dois caminhões que estavam próximos ao local.
Fonte: G1 - Goiás

08/01/2013
Nº 511
Homem morre após ser atingido por raio na Zona da Mata mineira

Um homem de 50 anos morreu após ser atingido por um raio em Miradouro, na Zona da Mata mineira, neste sábado (5). De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima e os amigos saíram para pescar em um rio em Monte Alverne, distrito do município, quando foram surpreendidos por uma tempestade. Eles se separaram para se esconder da chuva e, quando o temporal passou, os amigos encontraram o homem morto debaixo de uma árvore e próximo a uma cerca de arame farpado. O Instituto Médico Legal (IML) para onde o corpo foi levado informou que foi registrado no atestado de óbito, como causa da morte, choque elétrico.
Fonte: G1

07/01/2013
Nº 510
Dois turistas morrem atingidos por um raio em praia de Bertioga, SP

Um casal de turistas morreu após ser atingido por uma descarga elétrica provocada por um raio, por volta das 16h30, em Bertioga, no litoral de São Paulo. A portuguesa Inês Cruz, de 29 anos, e Thiago Ribeiro da Costa, de 31, estavam caminhando na beira do mar na Praia do Centro quando foram surpreendidos por uma tempestade e acabaram sendo atingidos pelo raio, de acordo com testemunhas. O Pronto Socorro de Bertioga confirmou a morte do casal. De acordo com informações do Salvamento Aquático de Bertioga, os bombeiros estavam orientando as pessoas a procurarem abrigo quando a tempestade começou. O casal, porém, estava longe dos outros banhistas, caminhando na parte rasa, já dentro da água. Após o acidente, eles foram levados pela viatura do resgate para o Pronto Socorro de Bertioga, mas não resistiram e acabaram morrendo.
Fonte: G1

07/01/2013
Nº 509
Raio atinge reservatório de etanol e causa incêndio em SP

Um raio atingiu um reservatório de etanol em uma usina no município de Ourinhos, a 370 km de São Paulo, e provocou um incêndio de grandes proporções no início da tarde deste domingo. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, por volta de meio-dia, o tempo fechou, formando raios. Um deles atingiu o reservatório, que começou a pegar fogo. O sistema de resfriamento da usina foi imediatamente acionado por funcionários do local, para evitar que o incêndio se alastrasse para outros reservatórios da usina. O Corpo de Bombeiros foi enviado ao local, e confinou o fogo ao reservatório atingido pelo raio. Os cerca de cinco outros reservatórios localizados próximos ao incêndio também foram resfriados, e não correm risco. Ninguém se feriu no acidente, e os bombeiros não souberam precisar o volume de etanol que estava no reservatório incendiado.
Fonte: Portal Terra

19/12/2012
Nº 508
Mais dois casos de vítimas fatais, atingidas por raios, foram registrados entre ontem e hoje em MG e SC

Um homem de 47 anos morreu após ser atingido pela descarga elétrica de um raio, ontem, em Lages, na Serra de Santa Catarina. O incidente aconteceu por volta das 17h30, em uma área de reflorestamento de pinus no interior do município enquanto o homem trabalhava. E pelo menos uma pessoa morreu e outra ficou ferida depois que um raio caiu na tarde desta quarta-feira (19) na zona rural de São Sebastião do Paraíso-MG. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o raio atingiu uma fazenda por volta de 13h30 próximo ao distrito de Guardinha. http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/12/raio-atinge-fazenda-mata-1-e-deixa-outra-pessoa-ferida-no-sul-de-mg.html
Fonte: G1

14/12/2012
Nº 507
Homem morre ao ser atingido por raio em Franca-SP

Um homem morreu carbonizado após a casa onde ele morava ter sido atingida por um incêndio, que teria começado com um raio, na tarde desta sexta-feira (14), no Jardim Brasilândia, em Franca.A descarga elétrica teria atingido uma antena de televisão e foi conduzida para o imóvel, de acordo com a polícia.
Fonte: G1 (Jornal Hoje)

14/12/2012
Nº 506
Adolescente morre após ser atingido por um raio em Santos Dumont-MG

Um jovem de 15 anos, completados no último dia 1º, morreu nesta quinta-feira (13) após ser atingido por um raio no bairro Córrego do Ouro, em Santos Dumont, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais. Marcas no solo e em uma árvore teriam sido feitas pelo raio. Segundo a Polícia Militar (PM), o adolescente tinha passado o dia com um grupo de amigos em uma cachoeira e recebeu a descarga elétrica quando voltava para casa. Um dos colegas tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu.
Fonte: G1

14/12/2012
Nº 505
Raio provoca incêndio na Pedra da Gávea no Rio

A mata da Pedra da Gávea, na Zona Oeste do Rio, pegava fogo na altura do Itanhangá por volta das 19h30 desta quinta-feira (13). De acordo com o Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio foram provocados por um raio. Homens do Grupamento de Busca e Salvamento, do Corpo de Bombeiros, da Barra da Tijuca estão no local para combater as chamas. Não há informações de feridos.
Fonte: G1

07/12/2012
Nº 504
Galpão pega fogo após ser atingido por raio e queima quatro veículos no Sul de Minas

Um morador de Andradas, na Região Sul de Minas Gerais, teve um grande prejuízo na manhã desta quinta-feira durante a forte chuva que caiu na cidade. Um raio atingiu o barracão que logo em seguida pegou fogo. Dois tratores e dois carros, que estavam no local, foram totalmente destruídos pelas chamas. A grande incidência de descargas elétricas no Estado já causou tragédias neste ano. Quatro pessoas já morreram após serem atingidas por raios em Minas.
Fonte: Jornal Estado de Minas

19/11/2012
Nº 503
Agricultor morre após ser atingido por um raio na zona rural de Espigão do Oeste-RO

Um jovem morreu na tarde da última quinta-feira (15) ao ser atingido por um raio na zona rural de Espigão do Oeste-RO. Segundo testemunha, Alexandro José Salvador e um primo estavam trabalhando no campo colocando sal para os gados, quando por volta das 14h, começou a chover. Eles foram se proteger da chuva em uma cocheira quando o raio ocorreu. O agricultor foi encontrado sem vida, mas seu primo sobreviveu.
Fonte: Portal Rondonotícias

14/11/2012
Nº 502
Mulher morre após ser atingida por raio em São Luiz do Paraitinga - SP

Uma mulher de 31 anos morreu após ser atingida por uma descarga elétrica na zona rural de São Luiz do Paraitinga na última segunda-feira (12).De acordo com a Defesa Civil, o caso aconteceu por volta das 14h30, horário em que começava a chover na cidade.A trabalhadora rural foi verificar a criação de pasto acompanhada por uma vizinha quando foi atingida pelo raio. A mulher morreu no local e a vizinha, que desmaiou, foi atendida na Santa Casa e já foi liberada.
Fonte: G1 Vale e Região

14/11/2012
Nº 501
Trabalhador rural morre atingido por raio em Elói Mendes, MG

Um trabalhador rural de 23 anos morreu na noite desta terça-feira (13) depois de ser atingido por um raio em um terreiro de café em Elói Mendes (MG). Segundo o médico legista Armando Fortunato, do IML de Varginha (MG), o rapaz foi atingido enquanto trabalhava. Chovia na hora do acidente. O rapaz ainda chegou a ser socorrido para o hospital da cidade, mas já chegou sem vida.
Fonte: G1

06/11/2012
Nº 500
Raio mata duas pessoas e deixa três feridas em Miranorte-TO

Duas mulheres morreram neste domingo, 4, ao serem atingidas por um raio, na região conhecida por Dois Riachos, localizada a 20 quilômetros de Miranorte-TO. Segundo o Major Vandervaldo Barros Oliveira, comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar de Miracema, o raio também atingiu dezenas de pessoas, sendo que três delas, Lucimar Maria de Aguiar Bastos, de 41 anos, Mário Ribeiro Silva, de 38 anos e Walisson da Paz Rodrigues, de 16 anos, tiveram queimaduras e ferimentos mas não correm risco de morte.
Fonte: TV Brasil - EBC

05/11/2012
Nº 499
Raio causou incêndio no Parque Nacional de Brasília, diz administração

De acordo com o chefe do Parque Nacional de Brasília, Amauri Motta, a área que foi atingida pela descarga elétrica tinha pouca umidade, o que facilitou o princípio de incêndio: "Outras localidades do parque já estavam com a umidade regular, mas o local que foi atingido, próximo à Brazilândia, não registrava chuvas há dias”. Motta explica ainda que, a chegada das primeiras chuvas encontra o ambiente ainda com baixa umidade. Os raios aumentam o risco de incêndio florestal. O incêndio consumiu mais de 150 mil metros quadrados de vegetação do Parque Nacional de Brasília na noite. O laudo, com resultado da perícia técnica dos bombeiros, fica pronto em 30 dias.
Fonte: Correio Braziliense

05/11/2012
Nº 498
Mulher morre após ser atingida por raio em Redenção do Gurgueia-PI

Uma mulher morreu no município de Redenção do Gurgueia (a 691 km de Teresina) após sofrer uma forte descarga elétrica provocada por um raio durante a chuva que atingiu a cidade. Segundo moradores, a dona de casa, Lúcia das Neves da Silva - 44 anos, estava debaixo de um cajueiro, em seu quintal, acompanhada de seu cachorro quando houve a descarga. O animal morreu na hora e a mulher, que foi socorrida por uma ambulância do Samu, morreu a 30km a caminho do Hospital Regional de Bom Jesus.
Fonte: Portal Cidade Verde

31/10/2012
Nº 497
Adolescente morre atingido por raio em Itaguara-MG

Um adolescente de 16 anos morreu, nesta terça-feira (30), em Itaguara, na Região Central de Minas Gerais, atingido por um raio. Um primo da vítima relatou que o garoto estava sentado em cima de um fogão a lenha quando foi atingido pela descarga. Em seguida, ele caiu no chão inconsciente e foi socorrido para a Santa Casa de Misericórdia da cidade, onde a morte foi constatada. A família acredita que a encanação da serpentina da residência possa ter atraído a descarga elétrica. A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou nesta quarta-feira (31)a morte devido às chuvas que caíram sobre a cidade.
Fonte: G1

24/10/2012
Nº 496
Homem é socorrido por bombeiros depois de ser atingido por raio

Um homem de 52 anos foi atingido por um raio, durante um temporal ocorrido no final da tarde de ontem (23), na região da Colônia São Domingos, no meio do Pantanal sul-mato-grossense, em Corumbá (MS). Houve demora no socorro devido a dificuldade para chegar ao local, que tem como único acesso o Rio Paraguai. Felizmente a vítima está bem, embora continue em observação clínica devido à uma queimadura no tórax.
Fonte: Correio do Estado

22/10/2012
Nº 495
Operário morre e dois ficam feridos após queda de raio na Zona Norte de Manaus

Um operário de 40 anos morreu e outros dois ficaram feridos após serem atingidos pela descarga elétrica oriunda de um raio, em um canteiro de obras no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus, na tarde de sábado (20), durante uma tempestade. As vítimas foram socorridas, mas infelizmente o operário Adel Vieira Lopes não resistiu. Os outros dois operários foram hospitalizados com quadro de saúde considerado estável.
Fonte: Portal A Crítica

16/10/2012
Nº 494
Raio mata 14 búfalos em General Câmara-RS

O pecuarista e veterinário Antônio Carlos Trierweiller estima um prejuízo superior a R$ 15 mil com a morte de 14 búfalos da propriedade, atingidos por uma descarga elétrica na tempestade entre os dias 7 e 8 deste mês. Os animais foram encontrados apenas alguns dias depois por um funcionário que fazia uma ronda a cavalo pelo campo, na localidade de Sanga do Areial, no interior do município de General Câmara. “Eles estavam embaixo de uma árvore. O chão estava encharcado e o raio matou todos. Aqui há uma grande incidência de raios e muitas vezes as descargas atingem as cercas e matam os animais que estão próximos”, comentou o pecuarista.
Fonte: Gazeta do Sul

15/10/2012
Nº 493
Jovem de 23 anos morre ao ser atingido por raio em São Tomé das Letras-MG

Um universitário de 23 anos morreu depois de ser atingido pela descarga elétrica de um raio em um sítio onde era realizado um festival de música eletrônica, na sexta-feira (12), em São Tomé das Letras-MG. Um vídeo registrado por um lavrador e divulgado hoje mostra o que seria o momento em que um raio atinge o local do evento. Além do jovem, outras quatro pessoas ficaram feridas por conta da descarga elétrica.
Fonte: G1 / EPTV MG

26/09/2012
Nº 492
Homem morre após ser atingido por raio na cidade de Luz - MG

Um funcionário de uma fazenda da cidade de Luz, localizada no Centro-Oeste do estado de MG, morreu após ser atingido por um raio na tarde de ontem (25). De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a vítima de 46 anos, e outras duas pessoas, se dirigiam para a sede da fazenda por causa da ameaça de chuva quanto então ocorreu a descarga elétrica. Ontem foram registrados aproximadamente 5 mil raios nuvem-solo no estado de MG (dados da rede BrasilDAT).
Fonte: G1 (com informações do ELAT)

20/12/0919
Nº 491
Mulher morre após raio atingir sua residência em São Joaquim-SC

Uma mulher morreu depois de ser atingida por um raio em São Joaquim, por volta das 17h30min desta terça-feira (18) na localidade Funda da Lamoa. Maria de Fátima Andrade, de 47 anos, se deslocava da dispensa na área externa da casa segurando uma faca na mão. Ela iria iniciar os preparativos do jantar para a família. Seu marido estava no galpão quando ouviu o estrondo do raio. A vítima foi levada, já sem vida, para o Hospital Sagrado Coração de Jesus.
Fonte: Correio Lageano

18/09/2012
Nº 490
Raio mata agricultor no interior do Paraná

Um agricultor de 65 anos morreu nesta segunda-feira (17) ao ser atingido por um raio. A situação foi registrado na comunidade de Linha Vila Progresso, em Pérola do Oeste, próximo à residência da vítima. Segundo informações da polícia, chovia na hora do incidente e Edgar Kirchheim foi atingido pela descarga elétrica ao passar próximo de uma árvore. A vítima carregava um cesto de metal com pastagem para os animais. Ele teve o corpo parcialmente carbonizado e morreu na hora.
Fonte: CGN - UOL

17/09/2012
Nº 489
Agricultor morre atingido por raio na região Central do RS

Um agricultor morreu atingido por um raio neste sábado (15) em Tupanciretã, na região central do Estado do RS. Arlindo da Silva Carvalho, de 68 anos, foi encontrado no assentamento Nova Esperança pela Brigada Militar (BM). Segundo a BM, o corpo do idoso estava queimado e foi localizado embaixo de um cavalo, que era conduzido pelo agricultor.
Fonte: Correio do Povo

21/08/2012
Nº 488
Trabalhador morre ao ser atingido por raio em São Miguel do Guamá-PA

No dia 14/08/2012, por volta de 16hs, um raio atingiu dois trabalhadores da serraria São Luiz, localizada no Distrito Industrial de São Miguel do Guamá-PA. Um funcionário foi atingido e morreu na hora enquanto manuseava a carga de um caminhão. Um outro colaborador que estava próximo desmaiou e foi levado ao hospital municipal com ferimentos leves, mas passa bem. Segundo informações de outros funcionários houve ainda um princípio de incêndio sobre a lona que estava sobre a carga do caminhão. Após o incidente foram encontrados objetos destruídos, entre eles o telefone celular de uma das vítimas.
Fonte: Portal JNP

09/08/2012
Nº 487
Raio mata 19 cabeças de gado em fazenda no Canadá

Uma violenta tempestade de raios resultou na morte de quase metade do rebanho de um fazendeiro em New Brunswick, no Canadá. De acordo com o site “Huffington Post”, 11 vacas e oito bezerros morreram após a árvore em que buscaram abrigo durante a chuva ter sido atingida por um raio. A árvore foi partida ao meio e a corrente elétrica atingiu o gado, que morreu eletrocutado. Um raio também atingiu uma cerca elétrica nas proximidades, explodindo a caixa de controle. O fazendeiro John Morgan e sua esposa, Cathy, ficaram sem energia elétrica após outra descarga elétrica perto da casa da família. A perda não é coberta pelo seguro, que classifica raios como “um ato de Deus”.
Fonte: G1

26/07/2012
Nº 486
Raio atinge navio e provoca explosão e incêndio na Malásia

Uma pessoa morreu e ao menos quatro estão desaparecidas após um navio-tanque explodir e pegar fogo na Malásia. A embarcação foi atingida por um raio, informou a polícia local nesta quinta-feira (26). A embarcação da empresa malaia Misc transportava metanol e estava ancorada na ilha de Labuan quando o incêndio começou. Segundo o chefe da polícia Simon Karsan, o fogo foi controlado e uma equipe de buscas procura pelos tripulantes desaparecidos.
Fonte: G1

24/07/2012
Nº 485
Raio atinge TV durante noticiário do tempo e provoca blecaute

Quando o meteorologista Todd Gutner estava apresentando o noticiário do tempo na emissora WBZ, afiliada da rede CBS em Boston (EUA), o edifício da TV foi atingido por um raio provocando um blecaute. E Todd Gutner estava falando exatamente de fortes chuvas e raios... Espectadores ficaram apenas com a silhueta do apresentador, que se manteve no ar graças aos geradores da emissora WBZ, afiliada da rede CBS no estado norte-americano.
Fonte: TV IG

18/07/2012
Nº 484
Ator de 'Crônicas de Nárnia' é atingido por raio em set de filmagem

William Moseley, conhecido por ter interpretado o personagem Peter na série Crônicas de Nárnia, foi atingido por um raio enquanto gravava cenas do filme The Silent Mountain no topo de um prédio em uma região montanhosa da Itália. As informações foram divulgadas pelo próprio ator por meio de uma mensagem em sua página do Twitter. "Um raio atingiu meu braço, mas estou bem agora. Foi bastante traumático", escreveu. Ainda segundo Moseley, ele não foi o único a sofrer com o acidente. "Outros nove membros da equipe também foram atingidos".
Fonte: Portal Terra

18/07/2012
Nº 483
Raio atinge aeronave da TAM

Um raio atingiu uma aeronave da TAM que fazia o vôo JJ3549, que partiu do Recife em direção a São Paulo, às 11h13 de ontem (17). Apesar do pânico momentâneo dos passageiros (em função do estrondo) não houve feridos ou danos no avião, que seguiu seu plano de vôo normalmente no resto do dia. De acordo com a TAM, após aterrissagem em São Paulo a aeronave foi vistoriada e nenhum dano foi verificado.
Fonte: Diário de Pernambuco

03/07/2012
Nº 482
Mulher é atingida por raio enquanto dava banho em bebê

Uma jovem de 22 anos foi atingida por um raio enquanto dava banho no filho de dois meses em Outeiro, distrito de Belém (PA). Chovia forte no momento e ela estava com a criança na área externa da casa. Uma vizinha viu o acidente e conseguiu socorrer a mãe e a criança. A vítima dava banho no filho em um tanque e soltou a criança dentro da água quando recebeu o raio. A jovem ainda está internada e não responde a alguns estímulos dos médicos. Ela passará por sessões de fisioterapia, mas não corre risco de morte.
Fonte: R7

03/07/2012
Nº 481
Queda de raio deixa mais de 50 feridos em festival na Alemanha

A queda de um raio em um mastro durante o festival With Full Force Open Air, realizado no sábado (30), perto da cidade de Leipzig, na Alemanha, deixou mais de 50 pessoas feridas, de acordo com o site do jornal Spiegel. Nove fãs ficaram gravemente feridos, enquanto outras 51 pessoas tiveram machucados leves. Segundo a fonte, o impacto deixou um rastro de destruição, colocando abaixo tendas e causando grande tumulto.
Fonte: Portal Terra

18/06/2012
Nº 480
Torre de igreja histórica é interditada após raio em Itapeva, SP

A catedral de Santana, em Itapeva (SP), tombada pelo patrimônio histórico, está com a torre interditada. O motivo: um raio atingiu o prédio durante um temporal. Para ser liberado, o local deverá passar por reforma que exigirá cuidados devido ao valor histórico. Ele foi construído na época da colonização em 1785. A catedral é feita de taipa de pilão, que é um tipo de barro socado colocado entre proteções de madeira. Depois essas proteções são retiradas e fica só o barro sustentando toda essa estrutura. Os estragos provocados pelo raio são considerados pequenos e não comprometeram a estrutura do prédio e a parte interna.
Fonte: G1

29/05/2012
Nº 479
Homem morre após ser atingido por raio em Perobal-PR

Um homem de 24 anos morreu após ser atingido por um raio no distrito de Cedro, em Perobal (a 180 km de Maringá, na região de Umuarama), na tarde de domingo (27). Segundo a Polícia Civil, Márcio Nunes de Lima estava na zona rural, onde reside, trabalhando no pasto, quando a fatalidade ocorreu. Ele teve o corpo parcialmente carbonizado e morreu na hora. O corpo do rapaz foi encaminhado ao Instituto Médico-legal (IML) de Umuarama. A tempestade que caiu no domingo causou muitos estragos na região noroeste. Os raios queimaram diversos equipamentos eletrônicos e a chuva alagou pontos de Perobal e Umuarama.
Fonte: odiario.com (Maringá)

28/05/2012
Nº 478
Raio cai em prefeitura e uma pessoa é atingida por estilhaços

O prédio da Prefeitura de Monte Santo de Minas (MG) foi atingido por um raio na noite de sexta-feira (25). Segundo a Polícia Militar, uma pessoa foi atingida por um estilhaço de uma das três pilastras do prédio, que ficaram danificadas. Por causa da descarga elétrica, três computadores ficaram danificados. Ainda de acordo com a polícia, a pessoa atingida pelo estilhaço foi socorrida e passa bem.
Fonte: G1

15/05/2012
Nº 477
Raio atinge avião de novo presidente da França

O avião no qual o novo presidente francês, François Hollande, viajava nesta terça-feira rumo a Berlim para se reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel, teve de retornar a Paris após ser atingido por um raio em pleno voo, quatro minutos após a decolagem. Ninguém ficou ferido, e o avião, um Falcon 7X da presidência francesa, aterrissou no aeroporto em que havia decolado minutos antes, e Hollande e sua equipe foram transferidos para outra aeronave, um Falcon 900, para poder seguir para a Alemanha. O incidente causou uma hora e meia de atraso para o encontro com Merkel.
Fonte: Portal IG

02/05/2012
Nº 476
Raio mata comandante de embarcação no rio Tapajós

Na tarde de sexta-feira (27/04) um raio atingiu a sala de comando da embarcação ‘B/M Capitão Domingos’, no rio Tapajós (PA). Segundo informações chegadas da cidade de Aveiro/PA, por volta das 16:00 horas a embarcação retornava do município de Itaituba e navegava com destino ao município de Aveiro. No trecho entre a Comunidade de Caua-çu-ê-pá e a Vila de Fordlândia, margem direita do rio Tapajós, durante um forte temporal, um raio atingiu o comandante da embarcação que teve morte instantânea. Todos os passageiros que viajavam na embarcação sentiram o impacto da queda do raio mas não sofreram ferimentos.
Fonte: Portal O Impacto

19/04/2012
Nº 475
ELAT recebe vídeos de Raios para filme

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) está recebendo vídeos de raios em HD de cinegrafistas profissionais e amadores. Os vídeos com os devidos créditos irão compor o primeiro documentário sobre raios no Brasil, que está sendo produzido pelo ELAT. O filme entrará em cartaz nacionalmente no Cinemark no segundo semestre deste ano e terá eventos especiais de lançamento na rede em seis estados. Os colaboradores que enviarem material receberão convites especiais para os eventos. Os interessados devem entrar em contato com ana.horak@inpe.br.
Fonte: ELAT

11/04/2012
Nº 474
Homem é atingido por raio em Santana de Parnaíba (Grande São Paulo)

Ontem (10/04) um homem foi atingido por um raio em Santana de Parnaíba (Grande São Paulo) e sobreviveu, mas o estado dele ainda é grave. Muitos raios atingiram a cidade de Santana de Paranaíba ontem, sendo que somente entre 16hs e 20hs foram registrados 345 descargas nuvem-solo! Por isso sempre é bom lembrar que a informação é nossa principal proteção! Quando tiver dúvidas, acesse nosso site e nossa Cartilha de Proteção contra Raios!
Fonte: ELAT

03/04/2012
Nº 473
Jovem de 18 anos morre ao ser atingido por raio enquanto lavrava terra

Um jovem de 18 anos morreu nesta segunda-feira (2/04) por volta das 17h depois de ser atingido por um raio. Ele estava lavrando a terra em uma chácara do Incra 9 quando foi surpreendido pela chuva que caiu no DF no fim da tarde. O rapaz morreu na hora. Segundo informações da 24ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), uma outra pessoa que estava ao lado do jovem desmaiou com o raio e outros moradores que estavam dentro de casa também sentiram o choque.
Fonte: Correio Braziliense

26/03/2012
Nº 472
Quatro pessoas da mesma família morrem vítimas de raio

Quatro pessoas de uma mesma família (um homem e três adolescentes) morreram ontem após serem atingidas por um raio, em Itabocal, localidade que fica a 10 km da cidade de Irituia, no nordeste paraense. As quatro pessoas estavam embaixo de uma árvore durante a forte chuva de ontem à tarde. O incidente aconteceu por volta das 16h e as vítimas chegaram a ser levadas para o hospital da cidade, mas já chegaram sem vida (um homem de 30 anos e três mulheres, uma de 15, 14 e 13 anos). Ainda segundo um morador, uma criança de 7 anos que estava com o grupo também foi atingida, mas sofreu uma descarga leve e após passar por uma avaliação médica foi liberada.
Fonte: Diário do Pará

14/02/2012
Nº 471
Morre jovem atingido por raio em MT

Um jovem de 27 anos morreu ao ser atingido por um raio, em uma fazenda, a 60 quilômetros do centro de Itanhangá (200 km de Sinop). A Polícia Militar informou que Márcio estaria próximo a uma árvore, ontem, no final da tarde, quando houve o incidente, conforme relato de outras três pessoas que estavam próximas. Todos teriam buscado abrigo no local por causa da chuva. Este foi o terceiro caso de pessoas atingidas por raios, este ano, no Nortão. Os outros dois foram registrado mês passado, em Sinop.
Fonte: Portal Só Notícias

05/03/2012
Nº 470
Raio mata criança na cidade de Várzea Grande

Neste domingo (04/03), um menino de 09 anos, foi atingido por uma descarga elétrica no município de Várzea Grande, interior do estado do Mato Grosso. De acordo com a Polícia Civil, a criança estava no banheiro da casa da avó no momento da queda do raio. O menino chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Fonte: Folha.com

20/12/0222
Nº 469
Jovem morre após ser atingido por raio em Imbé, no litoral do RS

Um jovem de 22 anos morreu nesta terça-feira (21) após ser atingido por um raio na praia de Imbé, no litoral norte do Rio Grande do Sul. De acordo com a Brigada Militar, o fato ocorreu em frente à guarita 132 por volta das 18h. No feriado de carnaval foram registrados quatro casos de vítimas atingidas por raios, sendo dois casos fatais (em Imbé-RS e Ponta Porã-MS). O estado de MS registrou dois casos em menos de 5 dias.
Fonte: G1 (com informações do ELAT)

17/02/2012
Nº 468
Homem morre atingido por raio em MS

Um homem de 32 anos morreu após ser atingido por um raio na tarde desta quinta-feira (16) em uma fazenda em Rochedinho, distrito de Rochedo, a 89 km de Campo Grande. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem teria tentado se esconder embaixo de uma árvore durante um temporal quando o incidente ocorreu.
Fonte: MS Record

13/02/2012
Nº 467
Aposentado morre ao ser atingido por raio em Mogi das Cruzes

Benedito Justino, de 77 anos e dois netos, um de 23 e outro de 11 anos, foram atingidos por um raio na sexta-feira (10) à tarde, no bairro Cocuera, em Mogi das Cruzes. Eles tentavam se abrigar em um pesqueiro. O aposentado foi levado para o Hospital Luzia de Pinho Melo, mas não resistiu aos ferimentos. Os dois jovens tiveram ferimentos leves.
Fonte: TV Diário

09/02/2012
Nº 466
Homem morre após ser atingido por raio na varanda de casa em MT

Um homem de 34 anos morreu após ser atingido por um raio quando estava na varanda da casa dele em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, na noite desta quarta-feira (8). O caso ocorreu na Gleba Mercedes, distante 50 quilômetros de Sinop, onde a vítima morava. De acordo com o Instituto Médico Legal (IML) do município, familiares da vítima informaram que ela estava tomando chimarrão no momento em que recebeu uma descarga elétrica. Na hora, chovia muito na região. Ele chegou a ser socorrido e levado para uma unidade hospitalar do município, mas não resistiu e já chegou morto.
Fonte: G1

09/02/2012
Nº 465
Adolescente é atingido por raio na Zona Leste de SP

Um adolescente foi atingido por um raio na Rua Peramirim, em São Rafael, na Zona Leste de São Paulo, no final da tarde de ontem (8). De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde a vítima recebeu os primeiros atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também foi acionado para ajudar na ocorrência. O adolescente de 13 anos foi levado em estado grave para o Hospital Santa Marcelina, em Itaquera. Ontem foram registrados mais de 400 raios nuvem-solo na cidade de SP, e a região Leste foi a mais atingida no período entre 16hs e 20hs.
Fonte: G1 (com informações do ELAT)

31/01/2012
Nº 464
Vinte e duas vacas morrem atingidas por raio no interior de Mato Grosso

Vinte e duas vacas morreram em uma propriedade rural, localizada no município de Cáceres, a 250 quilômetros de Cuiabá, após serem atingidas por um raio durante uma forte chuva. Os gados foram encontrados próximos da cerca da propriedade rural.
Fonte: G1

26/01/2012
Nº 463
Lavrador morre após ser atingido por um raio em Boqueirão do Piauí

Um homem, de aproximadamente 47 anos, morreu após ser atingido por um raio na zona rural de Boqueirão do Piauí (126km de Teresina). Ele estava trabalhando em uma roça e além dele outro homem e mais quatro animais também foram atingidos pelo raio, mas sobreviveram.
Fonte: Portal Meio Norte

25/01/2012
Nº 462
Sobe para 8 o número de vítimas fatais atingidas por raios

Um homem morreu e outro ficou ferido depois que um raio atingiu um galpão em propriedade rural de Arroio Grande, no Rio Grande do Sul. De acordo com a Polícia Civil, os homens tentavam se abrigar da chuva no local. Somado ao óbito de Chapadinha-MA (dia 16, também em área rural), e mais 6 casos divulgados anteriormente, sobe para 8 o número de mortes nos primeiros 25 dias do ano.
Fonte: Correio do Povo (com informações do ELAT)

19/01/2012
Nº 461
Raios: sobe para 6 o número de mortes nos primeiros dias do ano

Entre os dias 01 e 18 deste mês seis pessoas morreram após serem atingidas por raios. Em um dos casos, mais treze pessoas que estavam no local sentiram a descarga elétrica e uma vítima foi internada em estado grave. Somente no estado de SP foram registradas quatro mortes, sendo três nesta semana (em jaguariúna, Bofete e Piratininga). Outras duas mortes foram registradas em Doverlândia-GO (16/01) e Nova União-RO (17/01). A maioria das vítimas estava em alguma atividade ligada à agropecuária. O verão é, normalmente, a estação que mais registra incidência de raios e mortes. Saiba como se proteger! Acesse nossa cartilha de proteção contra raios, disponível em nosso portal: www.inpe.br/elat .
Fonte: ELAT

18/01/2012
Nº 460
SP: trabalhador morre ao ser atingido por raio em fazenda

Um trabalhador rural de 26 anos morreu no final da tarde de terça-feira após ser atingido por um raio enquanto trabalhava em uma fazenda em Bofete, a 204 km de São Paulo. Devid Oliveira Sandim utilizava uma ferramenta metálica para remover feno quando começou a chover. O corpo do trabalhador será enterrado na quinta-feira na cidade Corguinho (MS).
Fonte: Portal Terra

18/01/2012
Nº 459
Raio cai em campo de futebol e mata uma pessoa no interior de SP

Uma pessoa morreu ao ser atingida por um raio em um campo de futebol no início da noite desta terça-feira, na área rural de Piratininga, a 349 km de São Paulo. Elivellton Miranda do Nascimento, 21 anos, jogava bola com os amigos por volta das 19h30, na chácara Vale dos Pássaros, localizada às margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, que liga Bauru a Marília. No momento não chovia forte e, de acordo com o relato das pessoas que estavam no jogo, o rapaz estava no meio do campo quando recebeu a descarga elétrica. Nascimento caiu morto no mesmo instante e, devido à força da descarga elétrica, outros 13 jogadores também foram lançados ao chão. Uma pessoa que estava mais próxima da vítima teve ferimentos mais graves e precisou ser socorrido até o Pronto Socorro Central (PSC) de Bauru, em estado de choque.
Fonte: Portal Terra

17/01/2012
Nº 458
Raio mata mulher em Jaguariúna - SP

Uma mulher morreu depois de ser atingida por um raio na noite de domingo (15) em Jaguariúna, a 19 quilômetros de Campinas. De acordo com a polícia, ela estava em uma cerâmica no bairro Vargeão e a descarga ocorreu por volta das 20h20. Segundo a direção do Hospital Municipal Walter Ferrari, foram feitas manobras cardiorrespiratória pela equipe médica, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.
Fonte: EPTV - Campinas

15/12/2011
Nº 457
Revista Atmospheric Research faz edição especial sobre a ICAE 2011

A revista Atmospheric Research, uma das principais revistas no mundo na área de eletricidade atmosférica, irá publicar número especial sobre a XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011), que foi organizada no Rio de Janeiro, em agosto deste ano, pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE. Instruções para a submissão dos artigos já estão disponíveis na versão em inglês do site da ICAE 2011 (www.icae2011.net.br / Link: AR Submission).
Fonte: ELAT

15/12/2011
Nº 456
Mulher morre ao ser atingida por raio na Zona Oeste do Rio

Uma mulher morreu após ser atingida por um raio durante o temporal que atingiu o Rio na tarde desta quarta-feira. Segundo a polícia, a mulher foi atingida na Rua Catiri, nas proximidades do Complexo Prisional de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.
Fonte: Extra (Globo)

13/12/2011
Nº 455
Agricultor morre ao ser atingido por raio em Casa Nova, na Bahia

Um agricultor de 22 anos morreu na tarde de segunda-feira (12) após ser atingido por um raio no município de Casa Nova, no norte da Bahia. Segundo a polícia, a vítima estava arando a terra na localidade de Açude da Pedra quando recebeu a descarga elétrica e morreu no local. Um outro agricultor teve queimaduras leves e um cavalo ficou ferido. O corpo do agricultor foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro. Nos últimos 10 anos, quase 20% das vítimas fatais estavam trabalhando em alguma atividade ligada à agropecuária no momento em que foram atingidas.
Fonte: G1 (com informações do ELAT)

12/12/2011
Nº 454
Confira hoje, às 21h30, na Globo News, uma matéria especial sobre os raios no Brasil e no Mundo

Nosso país faz parte de um seleto grupo de países capazes de conhecer bem os raios. Confira no Espaço Aberto Ciência e Tecnologia desta segunda (12), às 21h30, uma matéria especial sobre raios, gravada no Brasil e nos EUA com o intuito de mostrar tudo sobre um dos fenômenos mais poderosos da natureza. Não perca!
Fonte: Globo News (G1)

07/12/2011
Nº 453
Homem morre atingido por raio após se abrigar debaixo de árvore em MT

Um homem de 37 anos morreu eletrocutado após receber uma descarga elétrica decorrente de um raio durante uma chuva forte, ocorrida nesta terça-feira (6) no município de Cáceres, a 204 quilômetros de Cuiabá. A vítima trabalhava em um ancoradouro de barcos no Rio Paraguai, no bairro Cavalhada. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu quando o rapaz tentava se proteger debaixo de uma árvore durante a chuva. "A vítima encostou a mão em uma árvore e tentou se abrigar debaixo dela. Foi quando uma descarga elétrica o atingiu e ele caiu no chão", relatou um cabo dos Bombeiros. Os bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para resgatar a vítima. No entanto, quando chegaram ao local, o rapaz já estava morto.
Fonte: G1

05/12/2011
Nº 452
Mulher se assusta com raio, vai para o meio da rua e é atropelada por moto

Um susto motivado por uma descarga elétrica ocasionou um atropelamento na tarde do dia 01/12 (quinta-feira passada), na Avenida da Saudade, bairro Palma Mininel, em Fernandópolis. Segundo informações policiais, a auxiliar de limpeza Sonia Aparecida Polato da Silva, 42 anos, caminhava pelo local sentido Ana Luiza/CDH, quando em determinado momento um raio caiu próximo ao local onde estava. Com o susto, a pedestre saltou para o meio da rua e nesse momento o servente Ricardo Defacio, 32, que seguia com sua motocicleta, acabou por colidir com a vítima. Após o impacto, ambos caíram no solo e ficaram com diversos ferimentos pelo corpo, sendo socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados para a Santa Casa de Fernandópolis, onde permaneceram internados em observação.
Fonte: Portal Região Noroeste

02/12/2011
Nº 451
Motociclista morre ao ser atingido por raio

A forte chuva que caiu sobre Itatiba na tarde desta quinta-feira (1) causou estragos e uma morte. Um motociclista faleceu depois de ser atingido por um raio no km 109 da rodovia Dom Pedro 1. O temporal que caiu sobre Itatiba também causou transtornos no trânsito e desmoronamentos no Jd. Virginia.
Fonte: Rede Bom Dia

30/11/2011
Nº 450
Queda de raio afeta linha de transmissão na Grande Porto Alegre

Após quatro dias de intenso calor, com temperaturas superiores a 30°C, o Rio Grande do Sul foi atingido por um forte temporal na tarde desta quarta-feira. Descargas elétricas provocadas pelo mau tempo deixaram 325 mil imóveis sem luz no Estado. A chuva começou por volta das 14h. Às 14h29, a CEEE identificou um problema em uma linha de transmissão de Gravataí (RS), provocado pela queda de um raio, afetando 85 mil clientes em Viamão e Alvorada, municípios da Grande Porto Alegre. Cerca de 30 minutos depois, às 15h02, a energia foi restabelecida. Restavam, segundo a companhia, pontos isolados sem luz. Na área de cobertura da concessionária AES Sul, o temporal deixou 180 mil imóveis sem luz. Os principais municípios atingidos foram Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Taquari, Agudo e Candelária. Até as 16h, a situação não havia sido normalizada.
Fonte: Portal Terra

18/11/2011
Nº 449
Raio atinge casa na zona rural de Nova Venécia

Uma casa teve sérios danos na estrutura após ser atingida por um raio, por volta das 16h do dia 16/11 (quarta-feira). O incidente aconteceu em uma fazenda no Córrego Água Azul, na localidade de Chapadinha, zona rural de Nova Venécia, Norte do Estado do ES. A residência será demolida para outra ser construída no local. O raio destruiu eletrodomésticos, rachou a parede e abriu um buraco no banheiro. Não houve vítimas, pois na hora do incidente não havia ninguém na casa.
Fonte: Gazeta Online

17/11/2011
Nº 448
Raio mata 30 cabeças de gado em Umuarama-PR

O temporal que causou perdas no centro e bairros de Umuarama também passou pela zona rural e deixou um grande estrago: 30 cabeças de gado morreram atingidas por um raio. O incidente ocorreu na noite de domingo para segunda, na fazenda Estância Recanto, localizada na estrada Timbó, de propriedade de João Donizete Megda. O pecuarista contabilizou R$ 50 mil em prejuízos.
Fonte: Portal Umuarama Ilustrado

07/11/2011
Nº 447
Idoso morre ao ser atingido por raio em aldeia de Laguna Carapã

Osvaldo Ortega, de 71 anos, morreu após ser atingido por um raio na manhã deste domingo, na aldeia Guaimbé, em Laguna Carapã, município distante 287 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o boletim de ocorrência que foi registrado por uma funcionária da prefeitura, ele estava em casa quando recebeu a descarga. Ainda de acordo com o registro, o idoso morreu na hora. O caso foi registrado como morte a esclarecer.
Fonte: Campo Grande News

03/11/2011
Nº 446
Raio mata dois adolescentes que jogavam futebol em Águas Lindas (GO)

Uma partida de futebol terminou em tragédia na tarde de terça-feira, em Águas Lindas, GO. Por volta das 16h, cerca de 10 garotos se divertiam em um campo improvisado no Setor de Mansões Ilha Bela, quando um raio atingiu três deles. Dois morreram na hora, e o outro foi encaminhado para o Hospital Bom Jesus. A terceira vítima passa bem. Moradores da região chamaram o Corpo de Bombeiros, mas três brigadistas chegaram primeiro ao local e prestaram atendimento às vítimas. Eles tentaram reanimar os adolescentes, de 15 e 16 anos, mas não tiveram sucesso.
Fonte: Correio Braziliense

31/10/2011
Nº 445
Raio atinge cinco pessoas na Zona Oeste de Manaus

Duas crianças e três adultos foram atingidos por um raio na tarde deste domingo (30), por volta das 17h, em um balneário localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. Segundo informações da Polícia Militar (PM), logo após o ocorrido as vítimas estavam acordadas e conscientes. O incidente teria acontecido durante a chuva que caiu no final da tarde. O grupo foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Duas pessoas apresentam estado de saúde grave e foram encaminhadas ao Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, localizado na Zona Centro-Sul.
Fonte: G1

28/10/2011
Nº 444
Atingido por um raio, inglês diz ter sido salvo por cachorro

Um inglês atingido por um raio disse ter sido salvo pelo seu cachorro, informa o tabloide “The Sun”. Ian Thomas, 64, prefeito da cidade de Redruth, foi atingido pela descarga elétrica enquanto fazia a sua caminhada diária. Ele estava levando uma bacia de metal e a descarga elétrica passou entre o recipiente, sua cabeça e sua mão. Ele escapou de uma morte instantânea porque estava usando sandálias de borracha, mas demorou de 15 a 20 minutos para recobrar a consciência. O cão veio ao encontro dele e o guiou de volta para casa, a cerca de 100 metros de distância. A esposa de Ian achou que ele tinha sofrido um ataque cardíaco quando ele entrou em casa e desmaiou, e o levou imediatamente a um hospital. Mas depois de uma série de exames, médicos descobriram que ele foi vítima de um raio.
Fonte: G1

20/10/2011
Nº 443
Nasa adia para 28 de outubro lançamento de satélite climático

A agência espacial americana (Nasa) adiou, nesta quarta-feira, o lançamento de um satélite de observação meteorológica e climática que ajudará a prever tempestades extremas e fornecerá uma visão mais apurada das mudanças climáticas. O satélite de 1,5 bilhão de dólares, denominado National Polar-orbiting Operational Environmental Satellite System Preparatory Project, ou NPP, será o primeiro a medir as mudanças de curto e longo prazo no tempo e no clima, explicou a Nasa.
Fonte: AFP

19/10/2011
Nº 442
Raio mata menino de 10 anos em Santa Isabel do Rio Negro, AM

Dez pessoas de uma mesma família foram atingidas por um raio, durante uma forte chuva na comunidade Monte Alegre, zona rural do município de Santa Isabel do Rio Negro, a 630 Km de Manaus. Um menino de 10 anos não resistiu aos ferimentos e morreu. Monte Alegre fica em uma área de difícil acesso, feito somente por pequenas embarcações pelo rio Jurubaxi. O filho de Francisco, de 10 anos, lavava os pés quando recebeu uma forte descarga elétrica. "A chuva estava muito forte e não dava para atravessar o rio até a cidade. Consegui levar o meu filho de manhã, mas ele já estava morto", afirmou o pai.
Fonte: G1(globo.com)

18/10/2011
Nº 441
Cartilha de Proteção contra Raios

A cada 50 mortes por raios no mundo, uma é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno, onde morrem em média 130 pessoas e onde mais de 200 pessoas ficam feridas, todos os anos. E surpreende o fato de que 80% das circunstâncias em que acontecem mortes por raios podem ser evitadas se as pessoas souberem como se proteger. Por isso, continuando com o esforço de informar a fim de proteger a sociedade, o ELAT criou e está disponibilizando em seu portal uma Cartilha de Proteção contra Raios, elaborada de forma simples e didática. Esta cartilha também será distribuída durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 17 e 23 de outubro, em diversas regiões do país, com uma tiragem aproximada de 10.000 exemplares.
Fonte: ELAT

17/10/2011
Nº 440
Raios comprometem semáforos de avenidas em Votuporanga - SP

Uma nova descarga elétrica atingiu todo o sistema semafórico nas avenidas Brasil e Emílio Arroio Hernandes na noite de quinta-feira passada, em Votuporanga. O fato aconteceu justamente no instante em que os técnicos da empresa responsável haviam efetuado a troca do hardware da unidade que comanda os semáforos da Avenida Brasil com a marginal José Marão Filho. Segundo o Departamento de Trânsito, em menos de uma semana, duas descargas elétricas atingiram o sistema. Devido aos danos os semáforos ficarão fora de funcionamento até a substituição das unidades, o que deverá acontecer até o final desta semana. Até lá, o Departamento de Trânsito manterá o esquema de apoio e orientação aos usuários, determinando a presença dos agentes de trânsito no local, principalmente nos horários de pico.
Fonte: Portal Região Noroeste (com informações da Prefeitura de Votuporanga)

14/10/2011
Nº 439
Mulher morre após ter sido atingida por raio na cidade de Ribeiro Gonçalves

Na localidade Boa Vista, zona rural da cidade de Ribeiro Gonçalves - PI, a agricultora Maria do Carmo, de aproximadamente 60 anos, morreu vítima de uma descarga elétrica, após ter sido atingida por um raio enquanto estava sentada na porta de sua residência. A fatalidade ocorreu na tarde da última quarta-feira(12). Desde de terça-feira está chovendo em Ribeiro Gonçalves.
Fonte: GP1

13/10/2011
Nº 438
Fotógrafo registra momento em que 3 raios atingem o solo na África do Sul

O fotógrafo Mitchell Krog, de 39 anos, registrou uma cena impressionante em Pretória, na África do Sul. Ele fotografou o momento em que três raios atingiram o solo dentro de 15 segundos, segundo a agência "Barcroft Media". "Em quase seis anos fotografando tempestades, essa imagem retrata, mais do que qualquer outra, o caos puro e o poder de uma tempestade com raios", afirmou Krog, que deu o nome de "Caos Monumental" para a foto.
Fonte: G1

13/10/2011
Nº 437
Homem morre vítima de um raio nas proximidades de São Félix do Araguaia - MT

Um homem de aproximadamente 33 anos de idade morreu vítima de um raio, na noite do dia 10/10/2011. Ele estava acampado na beira do Rio das Mortes, na entrada do conhecido lago da Água Limpa, distante a apenas 15 km de São Félix do Araguaia. Segundo informações da Polícia, a vítima se encontrava acampada e abrigada numa estrutura de palha e madeira quando começou uma forte chuva na região, acompanhada de muitos raios. Segundo levantamento preliminar da Polícia Civil, um raio atingiu a barraca de palha da vítima, causando sua morte e provocando danos na estrutura montada e em alguns aparelhos elétricos que estavam próximos. A vítima era Elisson Gomes, pescador e morador do Jardim Pindorama em São Félix do Araguaia.
Fonte: ABN - Água Boa News

11/10/2011
Nº 436
Homem é atingido por um raio na Via Dutra, em São José dos Campos - SP

Um motociclista foi atingido por um raio na manhã desta terça-feira (11), na Via Dutra. No momento do acidente, ele andava pelo trecho da estrada em São José dos Campos, na altura do km 145, na pista sentido Rio de Janeiro. O policial militar José Julio César, de 36 anos, tinha saído do trabalho em São José e seguia para Taubaté. Chovia muito naquele momento. “Quando as pessoas entraram em contato conosco, elas relataram que visualizaram um forte clarão seguido de um barulho também muito forte e visualizaram a moto perdendo controle e caindo no canteiro central”, contou o tenente dos Bombeiros, Alexandre Veloso. O policial sofreu queimaduras no peito e no pescoço e continua internado em estado grave.
Fonte: VNEWS (Vanguarda)

11/10/2011
Nº 435
Raio mata 34 touros em prova nacional de ganho de peso

As primeiras chuvas de Outubro trouxeram prejuízos para 40 criadores de gado em Silvânia. Mais de trinta animais que participavam de uma prova nacional de ganho de peso morreram atingidos por uma descarga elétrica de um raio – danos de quase R$ 400 mil para agropecuaristas de seis Estados. Dos 135 animais que estavam em um piquete, 34 estavam próximos ao cocho e receberam a descarga elétrica. Os touros das raças nelore, nelore mocho, guzera e tabapuã, com idade entre 13 e 14 meses, morreram na hora. A competição é realizada pelas Associações Brasileira e Goiana de Criadores de Zebu, em parceria com a Embrapa. De 30 em 30 dias, o gado passa pela etapa da balança. Mesmo com a morte dos animais, a prova continua, agora com 101 touros.
Fonte: Jornal O Popular (Goiânia)

10/10/2011
Nº 434
Raio mata uma mulher em Angola

Uma mulher de 33 anos morreu vítima de um raio, domingo, no município de Mennongue, província do Kuando Kubango, de acordo com informações do porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB)da Angola, Faustino Sebastião. Segundo ele, em declarações à Angop, a mulher sofreu queimaduras de terceiro grau depois de ter sido atingida por um raio quando estava abrigada debaixo de uma árvore para se proteger da chuva. A SNPCB alertou novamente sobre o perigo de se esconder debaixo de árvores durante uma tempestade. No Brasil, cerca de 12% do total de mortes acontecem neste tipo de circunstância (abrigar-se debaixo de árvores). Nos EUA, este índice chega a 19%.
Fonte: Agência Angola Press (*com informações complementares do ELAT)

10/10/2011
Nº 433
Raio mata criança de doze anos em Novo Progresso

Em Novo Progresso-PA uma criança morreu, no dia 01/10, enquanto brincava com colegas durante uma chuva. Erasmo Santos Jr., 12, estava andando de bicicleta quando foi atingido por um raio. Segundo relatou o pai da vítima, o menino caiu desacordado no chão. Os colegas imediatamente chamaram os pais da criança, que iniciaram procedimentos de reanimação, mas devido à gravidade da situação a criança não resistiu e morreu antes mesmo de chegar ao Hospital Municipal de Novo Progresso.
Fonte: Jornal Folha Progresso

21/09/2011
Nº 432
Raio mata uma pessoa no interior de Roraima

Uma pessoa foi atingida por um raio ontem, no município de Pacaraima, norte do Estado de Roraima, durante uma chuva. O fato ocorreu no início da tarde e causou a morte da índia Célia Romualdo da Silva, de 21 anos. O caso foi registrado pela Polícia Civil daquele município, que fez contato com o Instituto de Medicina Legal (IML) de Boa Vista. Por telefone, o policial contou que a morte de Célia ocorreu por volta das 13h40, ocasião em que caía uma forte chuva seguida de raios no município que faz fronteira com a Venezuela. De acordo com o relato dos familiares ao agente, a vítima estava dentro de casa, na comunidade indígena de São Miguel, zona rural de Pacaraima, distante cerca de 1km da área urbana.
Fonte: Folha de Boa Vista (Web)

21/09/2011
Nº 431
Raio mata 18 bois e vacas em fazenda no Rio Grande do Sul

Pelo menos 10 vacas e oito bois foram mortos na tarde de segunda-feira (19) atingidos por um raio em Terra de Areia, no Rio Grande do Sul. Os animais foram encontrados mortos por um funcionário da fazenda. Segundo a Brigada Militar, o gado estava pastando em uma fazenda localizada no km 50 da BR-101 quando o incidente ocorreu. Mas os animais só teriam sido encontrados mortos na tarde de terça-feira (20) por um caseiro da propriedade. O caseiro relatou ter visto o momento que o raio caiu sobre a propriedade.
Fonte: G1

10/06/2011
Nº 430
Raio danifica subestação de energia de shopping no Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira (08/06), durante uma forte chuva, um raio causou danos a subestação de energia que abastece a torre comercial do Niterói Shopping, no estado do Rio de Janeiro. “A subestação atingida alimenta somente a torre de escritórios. O shopping está funcionando normalmente” conforme Enéas Franco, responsável pelo setor comercial da torre. De acordo com a supervisão técnica do shopping, a situação foi normalizada no mesmo dia.
Fonte: G1

02/06/2011
Nº 429
Em Manaus, raios são a maior causa de falta de energia

A Eletrobras Amazonas Energia constatou que nos primeiros meses de 2011, a maioria das interrupções no fornecimento de energia elétrica registradas em Manaus foi ocasionada pela queda de raios. Foram contabilizadas 5,6 interrupções diárias devido a descargas elétricas.
Fonte: D24am.com

18/04/2001
Nº 428
Descarga elétrica causa morte no Sul

Um homem de 45 anos pescava quando foi atingido por um raio, durante uma forte tempestade que ocorreu quinta-feira (14/04), no município de São Sebastião do Caí/RS. Uma testemunha acionou o Corpo de Bombeiros, mas a vitima foi resgatada sem vida.
Fonte: Correio do Povo

01/04/2011
Nº 427
Raio atinge casa e abre buraco em parede

Um raio atingiu uma residência na noite de terça-feira, em Cuiabá/MT abrindo um buraco na parede da cozinha. O carregador do celular, que tinha acabado de ser colocado na tomada, ficou destruído; um armário foi derrubado e o aparelho de televisão, que estava na sala, queimou. O gestor de ressarcimento da Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), esteve no local e orientou os moradores sobre os procedimentos que devem ser adotados.Ninguém ficou ferido.
Fonte: O Globo

30/03/2011
Nº 426
Idoso morre após ser atingido por raio

Um vendedor de sorvete, 76 anos, faleceu na tarde do dia 29/03, após ser atingido por um raio na cidade de Piracicaba/SP. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi atingida enquanto abrigava-se da chuva embaixo de uma árvore, chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu.
Fonte: G1

18/03/2011
Nº 425
Raio causa a morte de lavradores

Dois lavradores morreram atingidos por um raio, na tarde do dia 16 de março, na zona rural de Itueta/MG. Segundo informações da Polícia Militar, houve uma descarga elétrica em uma árvore, perto de onde as vítimas trabalhavam.
Fonte: TV Alterosa

16/03/2011
Nº 424
Rapaz é atingido por raio em partida de futebol

Um jovem de 17 anos faleceu após ser atingido por um raio no município de Simões (a 440 km de Teresina/PI) durante uma partida de futebol. Seis adolescentes que jogavam, sentiram os efeitos do raio, um deles desmaiou e os demais caíram com o impacto. Por ano, 4% das mortes causadas por raios ocorrem em campos de futebol. Em 2011, já foram contabilizadas 3 mortes.
Fonte: Cidade Verde.com

14/03/2011
Nº 423
Raio atinge três pessoas no interior do Sergipe

Um rapaz de 20 anos faleceu após ser atingido por um raio no município de Nossa Senhora da Glória/SE. A descarga elétrica atingiu também o cunhado da vítima, e uma criança que era banhada dentro de casa. Ambos apresentaram apenas lesões leves e passam bem.
Fonte: Alagoas 24 horas

10/03/2011
Nº 422
Descarga elétrica atinge trabalhador rural

Na tarde desta terça-feira, 08/03, o agricultor Eraldo Alves dos Santos, 65 anos, faleceu ao ser atingido por um raio enquanto trabalhava na zona rural da cidade de Anadia/AL. Os familiares ativaram o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), contudo, quando a equipe chegou ao local, a vítima já havia falecido.
Fonte: Gazeta Web

10/03/2011
Nº 421
Artigo do Coordenador do ELAT entra no “Top-50 artigos mais citados”

O artigo “Maximum cloud-to-ground lightning flash densities observed by lightning location systems in the tropical region: A review”, escrito por Dr. Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi um dos “Top-50 artigos mais citados” publicados na Revista Atmospheric Research de janeiro de 2006 a fevereiro de 2011. Será realizada uma recepção para os autores no dia 5 de abril na “2011 European Geosciences Union General Assembly” em Viena.
Fonte: Elsevier

08/03/2011
Nº 420
Registrada a primeira morte por raio, este ano, no Ceará

Um jovem de 16 anos foi atingido por um raio enquanto jogava futebol, no município de Crateús, no sertão dos Inhamuns, localizado no estado do Ceará. No Brasil 9% da pessoas morrem em campos de futebol.
Fonte: Portal Verdes Mares

02/03/2011
Nº 419
Estadão e Veja.com divulgam matérias especiais sobre ELAT

O jornal O Estado de São Paulo publicou, domingo (27/02), no caderno Aliás uma matéria especial sobre os 60 milhões de raios que atingem o Brasil e as vítimas que eles causam, sendo anualmente 130 mortes e estimativas de cerca de 550 feridos por ano no país. A matéria explica porque o Brasil é campeão mundial de raios: “Na República Democrática do Congo ate incide mais raio por quilômetro quadrado, mas esse país africano tem bem menos metros quadrados que o Brasil”, comentou em entrevista ao jornal Dr. Osmar Pinto Junior, Coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE. As pesquisas do ELAT também foram tema da Veja.com, que abordou o pioneirismo do grupo em gravar as primeiras imagens de raios no Brasil com câmeras de alta velocidade e alta resolução coloridas (http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/tipo-raro-de-raio-cai-de-uma-vez-em-seis-lugares).
Fonte: O Estado de São Paulo e Veja.com

23/02/2011
Nº 418
Raio mata homem no Estado do Paraná

Um homem foi atingido por um raio por volta das 16h, de terça-feira (22/02), enquanto caminhava pela rua em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.O óbito foi confirmado assim que o corpo de bombeiros chegou ao local.
Fonte: O diário.com

08/02/2011
Nº 417
Raio mata uma pessoa e deixa duas feridas em Manaus

Um raio atingiu a casa de uma família em Manaus deixando duas pessoas feridas e uma morta. A agricultora Gerlane Miranda Gadelha, 38, morreu no local. Sua irmã e sobrinho foram hospitalizados em estado grave.
Fonte: A Crítica

02/02/2011
Nº 416
Raios fazem vítimas em Santa Catarina e Paraná

Um jovem de 22 anos morreu atingido por um raio enquanto trabalhava em uma construção em Palhoça, SC. Em Paranavaí, PR, um adolescente de 16 anos foi atingido por um raio quando saiu do carro para procurar abrigo em uma platanção de laranja e morreu. Outro rapaz que o acompanhava, também atingido, permanece hospitalizado em estado grave.
Fonte: bemparaná

01/02/2011
Nº 415
Raio atinge agricultor em Presidente Prudente, SP

Amâncio Braz de Lima, 58, estava trabalhando no cultivo de hortaliças quando foi atingido por um raio e faleceu. O incidente ocorreu no último dia 31 em Presidente Prudente, São Paulo.
Fonte: I Fronteira

28/01/2011
Nº 414
Jovem morre atingido por raio jogando futebol

José Emerson Santana dos Anjos, 15, estava jogando futebol como goleiro quando foi atingido por um raio e faleceu. Outros jovens que também jogavam bola e foram atingidos, passam bem. O incidente ocorreu em Guajará, AM.
Fonte: O altoacre.com

27/01/2011
Nº 413
Raio mata agricultora em Mulungu, PB

A agricultora Maria José Feliciano, 46, estava procurando seu sobrinho próximo a uma cerca durante uma tempestade quando foi atingida por um raio. A vítima foi encontrada caída e sem vida.
Fonte: Portal Correio

25/01/2011
Nº 412
Motociclista morre atingido por raio

Um motociclista foi atingido por um raio no último dia 23 em Frutal, Minas Gerais. Idelvan Neves, 29, estava na Rodovia MG 255 quando um raio atingiu o banco da moto e sua perna e o arremessou a 200 metros. A vítima faleceu antes do socorro chegar.
Fonte: Diárioweb

21/01/2011
Nº 411
Raio atinge operário em Jaguará do Sul, SC

Luiz Carlos, 42, e outros operários do Programa "Minha Casa, Minha Vida" estavam se abrigando em um galpão durante uma forte tempestade. Quando o temporal diminuiu, os operários foram caminhando para uma construção e um raio o atingiu. Luiz Carlos faceleu antes do socorro chegar, os demais operários passam bem.
Fonte: Diário Catarinense

20/01/2011
Nº 410
Raio faz vítima em Olhos D'Água, MG e Baixada Santista, SP

O funcionário de uma mineradora, Nourival de Jesus Batista, 45, estava escovando os dentes no banheiro de um alojamento na Fazenda Duas Barras quando foi atingido por um raio e morreu. O raio também matou uma vaca e dois bezerros que se abrigavam embaixo de uma árvore. Na Baixada Santista, o turista Augusto Colen Borges, 19, estava tomando banho de mar na Praia Grande e foi atingido por um raio. O jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Fonte: G1

19/01/2011
Nº 409
Bovinos morrem atingidos por raio

O incidente ocorreu em Confresa (1.160 Km de Cuiabá) quando um raio atingiu uma cerca e matou nove bois, no último dia 11.
Fonte: 24 Horas News

14/01/2011
Nº 408
Entrevista com coordenador do ELAT será reprisada no programa Mais Você

Na próxima segunda-feira, 17, o programa Mais Você, da Rede Globo, irá reprisar a entrevista concedida pelo coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), Dr. Osmar Pinto Junior, em fevereiro de 2010. Na entrevista é abordado um estudo que mapeia as mortes causadas por raios na última década e as medidas de proteção para seres humanos.
Fonte: ELAT

12/01/2011
Nº 407
Raio mata jovem na Bahia

Denilton Jesus dos Anjos, 19, estava pescando com dois amigos em uma área da refinaria da Petrobrás em São Francisco Conde, Bahia, quando foi atingido por um raio e faleceu. Seus dois amigos, também atingidos, passam bem.
Fonte: Correio

15/12/2010
Nº 406
Raio faz vítima em Ipiranga, Paraná

O trabalhador rural Eudes Macoski, 34, e mais dois trabalhadores iriam fazer a colheita de fumo quando perceberam o mal tempo e decidiram ir embora. Na volta, Eudes foi atingido na cabeça e morreu na hora. O incidente aconteceu na ultima segunda, 13, em Ipiranga, a 40Km de Ponta Grossa, no Paraná.
Fonte: Jornal da Manhã

14/12/2010
Nº 405
Raio mata trabalhador em Pontal do Araguaia, Mato Grosso

O trabalhador Joaquim dos Santos, 55, estava descarregando um caminhão quando foi atingido por um raio em Pontal do Araguaia, MT, no ultimo domingo, 12. Outro trabalhador foi atingido, mas passa bem.
Fonte: Olhar Direto

07/12/2010
Nº 404
Homem morre atingido por raio em Serra Catarinense

Roberto Kinceler Liber, 22, estava trabalhando nas obras do Parque Eólico que está sendo construido no alto da Serra do Rio Rastro, a 1,4 mil metros de altitude, quando foi atingido por um raio. Ele teria subido em um morro, cerca de cem metros acima do ponto que trabalhava para procurar sinal de celular. O incidente ocorreu em Bom Jardim da Serra, Serra Catarinense, na ultima quinta (2).
Fonte: Diário Catarinense

02/12/2010
Nº 403
Raios provocam morte no Pará e Mato Grosso do Sul

Luciléia Souza de Oliveira, 15, estava em casa quando foi atingida por um raio no município de Itaituba, Pará, no último final de semana. Outras seis pessoas também sentiram o choque, mas passam bem. Luciléia morreu no local. Em Paranaíba, Mato Grosso do Sul, o estudante Diones Barboza Ferreira, 21, foi encontrado morto pelo pai próximo a Fazenda Eldorado, no dia 29. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade ele foi atingido por um raio e apresentava queimaduras pelo corpo.
Fonte: notapajos.com - Globo.com

01/12/2010
Nº 402
Raio atinge metrô em São Paulo pela segunda vez em 3 meses

Um raio atingiu a linha 5-Lilás, do Metrô de São Paulo e interrompeu a circulação. O incidente ocorreu ontem às 18:47. Não há previsão para a normalização da operação. Em setembro deste ano um raio paralisou os trens entre as estações São Judas e Jabaquara, que ficaram fora de circulação por 20 minutos.
Fonte: Folha.com

26/11/2010
Nº 401
Raios provocam mais seis mortes na última semana

Em Bannach, Pará, um raio causou a morte de três pessoas. O vereador da cidade Alderi Borges de Freitas, 48, seu cunhado Ivan Queiroz Junior, 36, e o trabalhador Sinésio Pereira da Silva, 38, estavam trabalhando na construção de uma casa, em uma fazenda. Chovia forte na região quando foram atingidos pelo raio. Uma quarta pessoa também foi atingida, Wilton Pereira de Souza, 32, sobreviveu e passa bem. O pedreiro Marcos Antonio Sobrinho, 33, estava trabalhando no telhado de uma casa na Cidade Jardim, Goiânia, Goiás, quando foi atingido por um raio e sofreu uma queda de 3 metros de altura. Também em Goiás, na Zona Rural de Parangatu, Moazir Teixeira Alves, 55, estava andando a cavalo com o filho durante uma forte tempestade quando recebeu a descarga elétrica. O filho não foi atingido e passa bem. Em Araçai, Minas Gerais, a senhora Edriana Maia estava ma janela de sua casa enquanto chovia muito. Ela foi atingida por um raio e teve morte imediata.
Fonte: Diário do Pará

24/11/2010
Nº 400
Raios causam mais duas mortes no Sudeste

Vanderlei Moraes de Souza, 45, estava descendo de um trator em uma área descampada quando foi atingido por um raio na terça, 16, no município de São Pedro do Havaí, Minas Gerais. Na quinta-feira, 18, o lavrador Leonardo Silva dos Santos, 18, saiu em um campo para prender o cavalo da família em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Ele estava com uma marreta na mão para prender uma estaca no chão, onde ataria o cavalo, quando foi atingido pela descarga atmosférica.
Fonte: R7 Rio de Janeiro

12/10/2010
Nº 399
Vaqueiro e trabalhador rural morrem atingidos por raio em MA e SP

O vaqueiro Adriano Santo Sá, 22, estava andando a cavalo quando foi atingido por um raio no Povoado dos Currais, Zona Rural de Senador La Roque, Maranhão, na ultima segunda, 8. O vaqueiro e o cavalo morreram no local. Em São Paulo, no município de Tarumã, o trabalhador rural Cícero Lourenço da Silva, 49 anos, estava cortando cana durante um temporal e recebeu a descarga elétrica provocada por um raio. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu antes de chegar ao pronto-socorro. O incidente aconteceu na terça, 09.
Fonte: G1

05/10/2010
Nº 398
Raio faz vítima em Rondônia

Raimundo Rocha Filho, 59, estava cavalgando quando foi atingido por um raio na última quinta-feira, 4, na zona rural de Ji-Paraná, Rondônia. Raimundo e o cavalo foram encontrados mortos e com queimaduras.
Fonte: Cental Rondônia

05/10/2010
Nº 397
Raios causam mortes em Mato Grosso e Bahia

Um raio atingiu duas pessoas em Itanhangá, Mato Grosso, no sábado, 23 . Um jovem de 15 anos estava caminhando em direção a sua casa quando recebeu a descarga e morreu. O ancião Zé do Cedro também foi atingido pelo raio, mas resistiu. Em Paranatinga, Mato Grosso, Jucélia dos Santos Borges, 18, foi encontrada caída após ser atingida por um raio na segunda, 25 e chegou ao hospital sem vida. No dia 28, a dona de casa Eudete Santos Silva, 51, estava preparando lanche para seus 5 filhos quando foi atingida por um raio na zona rural de Serrinha, Bahia. Eudete chegou a ser socorrida, mas faleceu a caminho do hospital.
Fonte: 24 Horas News

28/10/2010
Nº 396
Jovem morre ao ser atingido por raio em Diorema, GO

Wezio Pires da Silva, 18, foi atingido por um raio no último dia 25. Ele e o pai estavam fazendo uma cerca de arame durante uma tempestade na Fazenda Campo Grande, próximo ao município de Diorema, Goiás. O pai do jovem se ausentou para apartar o gado e quando retornou encontrou o filho morto pela descarga elétrica.
Fonte: O Goiás.com.br

27/10/2010
Nº 395
ELAT na Revista Valeparaibano

Neste mês, as pesquisas e realizações do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE foram tema de uma matéria na Revista Valeparaibano. O coordenador do ELAT, Osmar Pinto Junior, comentou sobre o projeto inédito no Brasil e no mundo, que está sendo realizado no Vale do Paraíba com a chegada de três câmeras rápidas que, sincronizadas no tempo com GPS, apontarão para a mesma tempestade, ou seja, será possível obter imagens de uma única tempestade em três dimensões. Na entrevista, Pinto Junior também falou sobre o lançamento de um projeto pioneiro em parceria com a EDP que irá investigar o impacto de tempestades mais fortes sobre a rede de energia elétrica e os prejuízos aos consumidores. A matéria abordou a XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011), a maior conferência do gênero no mundo, que acontecerá pela primeira vez no hemisfério Sul sob organização do ELAT (www.icae2011.net.br). Pinto Júnior deixou ainda um alerta na matéria sobre como evitar mortes por raios no próximo verão, “há alguns anos, um morador de São José dos Campos desceu de um ônibus em meio a uma tempestade e atravessou um terreno baldio para chegar a casa dele. Ou seja, trocou um lugar seguro por um de alto risco. Foi atingido por um raio e morreu. Este caso demonstra a importância de promover campanhas de informação voltadas para a população. O simples fato de informar pode salvar mais ou menos 100 vidas por ano.” Informações sobre medidas de segurança podem ser vistas no Portal ELAT (www.inpe.br/elat). A matéria na íntegra está disponível na Revista Valeparaibano de outubro.
Fonte: ELAT

26/10/2010
Nº 394
Raio faz mais uma vítima no Pará

O ator de teatro Erinaldo Barbosa, 25, estava falando ao celular na beira da praia do Sapo em Itaituba, Pará, na sexta-feira (23) quando foi atingo por um raio durante uma forte tempestade. Erinaldo chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas faleceu antes de chegar ao Hospital Municipal.
Fonte: Jornal Folha do Progresso

25/10/2010
Nº 393
Raio faz vítimas no Mato Grosso e Pará

Elza Camargo de Souza Miranda, 37, foi atingida por um raio na última quinta, 21, enquanto andava de bicicleta sob uma forte ventania em Campo Verde – 138Km de Cuiabá – no Mato Grosso. A ciclista foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. No dia 22, três jovens foram atingidos em Parauapebas, Pará. Fernando Oliveira Moraes, 14, e dois amigos estavam em um campo aberto quando receberam a descarga atmosférica. Eles foram socorridos, mas Fernando faleceu a caminho do hospital.
Fonte: Olhar Direto

21/10/2010
Nº 392
Trabalhador rural morre ao ser atingido por raio, BA

José Pereira de Jesus, 37, morreu ao ser atingido por um raio ontem, 20, enquanto trabalhava na fazenda de Mutamba, no povoado de Mutamba, 35Km do município São Desidório, Bahia.
Fonte: Correio

13/10/2010
Nº 391
Raio mata mototaxista em SP

Na última quinta-feira, 7, o mototaxista Luís Carlos de Almeida Santos, 21, foi encontrado morto em Bauru, SP, enquanto falava ao celular. A vítima morreu de parada cardíaca fulminante em função da descarga elétrica. O corpo apresentava queimaduras e o celular ficou destruído.
Fonte: JCNET

29/09/2010
Nº 390
Bois morrem atingidos por raios em Minas Gerais e Paraná

Dezoito bois morreram após serem atingidos por um raio ontem, 28, em Uberaba, Minas Gerais, Estado onde foram registrados 4.970 descagas atmosféricas no dia. Os animais estavam se protegendo da chuva embaixo de uma árvore quando receberam a descarga. Também em Paranavaí, Paraná, 43 cabeças de gado foram mortas por um raio, no último sábado, 25. Neste dia, o Paraná registrou 922 descargas atmosféricas.
Fonte: ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais

28/09/2010
Nº 389
Raio faz vítima em Suzanápolis, São Paulo

Faleceu ontem, 27, o funcionário de uma fazenda atingido por um raio em Suzanápolis, São Paulo. Aparecido Pereira da Costa, 42, estava ao telefone quando recebeu a descarga elétrica e morreu a caminho do hospital. Neste ano, já foram registradas 8 mortes no Estado de São Paulo, sendo este o primeiro caso em Suzanápolis. Ontem houve queda de 4.328 raios em todo o Estado.
Fonte: ELAT

27/09/2010
Nº 388
Indígena morre após queda de raio

O indígena José Arce, 45, morreu carbonizado após um raio atingir sua casa na Aldeia Lima Campo, a 60 Km de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Esta foi a quarta morte em Ponta Porã, em 11 anos. A última morte que ocorreu no município foi em 2007, uma mulher de 30 anos. Em 2005 foram duas mortes. Com isto, Ponta Porã passou a ser o quarto município com mais mortes do Mato Grosso do Sul. O município que ocupa o primeiro lugar no ranking é Campo Grande com 8 mortes. No último dia 26, até às 18h30, caíram 354 raios no município (um número médio em dias de tempestade). No estado do Mato Grosso do Sul, até às 24h do mesmo dia, foram registrados 10.108 raios. No Mato Grosso do Sul, em dez anos, ocorreram 89 mortes. A probabilidade anual de morrer atingido por um raio é de 4,3 por milhão e a densidade de raios no estado (incidência de raios dividida pela área do estado) é de 11,88 por km2 por ano, a terceira maior do país.
Fonte: ELAT/Estadão

22/09/2010
Nº 387
Queda de raio paralisa metrô na Zona Sul de São Paulo

A queda de um raio sobre os trilhos do metrô da Zona Sul de São Paulo paralisou os trens entre as estações São Judas e Jabaquara, que ficaram fora de circulação por vinte minutos no dia 20 de setembro. São, em média, 59 mil passageiros por hora em cada sentido.
Fonte: G1

20/09/2010
Nº 386
Raio atinge indígena em Roraima

Júlio Caetano da Silva, de 20 anos, foi atingido por um raio, mas não resistiu e faleceu a caminho do hospital. O incidente aconteceu em Normandia – RR, durante uma partida de futebol no dia 17 de Setembro na comunidade indígena Homologação.
Fonte: Folha Web

25/08/2010
Nº 385
Raio atinge três pessoas no Amazonas

Um adolescente de 14 anos faleceu após ser atingido por um raio em Benjamin Constant, Amazonas, no dia 23 de agosto. Sua tia, também atingida, permanece internada em um hospital do município. Ainda no Amazonas um senhor de 60 anos foi morto por um raio.
Fonte: Portal Amazônia

23/08/2010
Nº 384
Coordenador do ELAT fala sobre queda de avião na Colômbia, no Fantástico

O coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica – ELAT, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Dr. Osmar Pinto Jr., falou no último domingo (22) ao Fantástico – Rede Globo sobre a possível causa da queda do avião, que se partiu em três com destino a San Andrés, Caribe, na Colômbia, por raio.
Fonte: Fantástico - Rede Globo

20/08/2010
Nº 383
Adolescente morre ao ser atingida por raio em Manaus

A adolescente Cibele Teixeira, 17, estava na cama com seu marido e sua filha de um ano e oito meses, quando um raio invadiu a casa e atingiu a família. Ela não resistiu e faleceu, o marido e a filha sofreram ferimentos, mas não correm risco de morte.
Fonte: A crítica

11/08/2010
Nº 382
Morre homem em Ferreira Gomes por raio

O funcionário da Justiça do Trabalho, Sr. Silvano Silva dos Santos, morreu aos 52 atingido por uma descarga elétrica provocada por um raio no dia 9 de Agosto de 2010, no retiro Castelo Branco, na comunidade de Terra Preta, no município de Ferreira Gomes, Amapá.
Fonte: Portal Amazônia

30/07/2010
Nº 381
INPE altera prefixo do telefone

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) alterou o prefixo do telefone para 3208 (serviço Embratel), permanencendo os mesmos números de ramais. O telefone do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) fica sendo (12) 3208-6824.
Fonte: ELAT

04/07/2010
Nº 380
Raio atinge árvore e mata doze animais

Um raio atingiu uma árvore em Jacareí, São Paulo, e matou doze animais em uma propriedade particular. Segundo o veterinário Enrico Ortolani, os bois devem ter procurado abrigo embaixo da árvore quando começou a chuva. Árvores funcionam como pára-raios em lugares descampados como essa propriedade, o que justificou os animais terem morrido sem queimaduras na pele.
Fonte: Globo Rural

30/06/2010
Nº 379
ELAT de Luto

Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de nosso colega e amigo Dr. Evandro de Carvalho Ferraz. Evandro foi aprovado no concurso público de 1995, como engenheiro eletrônico para trabalhar no Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ao longo desses 15 anos, ele foi responsável pelo desenvolvimento de sofisticados sistemas de detecção de descargas atmosféricas, tendo sido um dos principais responsáveis pela implantação dos sensores de descargas da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDat) no país. Durante esse período, Evandro também fez mestrado e doutorado, tendo finalizado seu doutorado em 2009. Pela sua competência e seriedade profissional, sua perda é inestimável para o INPE e para o país. Seu modo gentil e amigável também deixará grandes saudades a todos os colegas do INPE e de outras instituições que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele.
Fonte: ELAT

07/05/2010
Nº 378
INPE altera prefixo do número de telefone

Devido a troca da prestadora de serviço de telefonia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que passará a ser gerido pela Embratel, o número do prefixo será alterado, a partir de 07 de maio, de 3945 para 3208.
Fonte: ELAT

12/04/2010
Nº 377
Raio mata quatro pessoas no Nordeste

Três pessoas, sendo duas da mesma família, morreram na última sexta-feira, 9, em São José dos Cordeiros, Paraíba. Segundo informações, José de Anchieta Farias Gonzaga e os irmãos José Neto Bonifácio e Lucenildo Bonifácio receberam a descarga elétrica depois de descerem de suas motos e se abrigarem embaixo de uma árvore. Quando foram encontrados por moradores da região, já estavam mortos. Em Prado, no Sul da Bahia, uma pessoa também morreu após ser atingida por um raio.
Fonte: paraiba.com.br

02/04/2010
Nº 376
Raio faz vítima no interior de São Paulo

Alex de Souza Sobrinho, de 31 anos, morreu na tarde de quinta-feira, 1, após ser atingido por um raio em Batatais, interior de São Paulo. Segundo informações de familiares, Alex estava em um sítio acompanhado de um garoto de 6 anos quando recebeu a descarga elétrica. Ambos foram socorridos e levados para a unidade de emergência do Hospital das Clínicas, em Ribeirão Preto, mas Sobrinho não resistiu e faleceu. O menino teve apenas queimaduras leves.
Fonte: O Globo

01/04/2010
Nº 375
Mulher morre atingida por raio no Amazonas

Cecília Bloemer Dagueti, de 58 anos, morreu na madrugada de quarta-feira, 31, após ser atingida por um raio na zona rural de Apuí, a 476 quilômetros de Manaus. Segundo informações da família, a agricultora estava no banheiro de sua casa quando recebeu a descarga elétrica. Ela teve parte dos cabelos e do pescoço queimados.
Fonte: Portal Amazônia

31/03/2010
Nº 374
Pescador morre atingido por raio no Ceará

José Elias, de 55 anos, morreu na tarde de ontem, 30, após ser atingido por um raio na praia do Pantanal em Camocim, Ceará. O pescador estava em uma canoa acompanhado de mais quatro pessoas. Ele não resistiu a descarga elétrica e teve morte imediata.
Fonte: TV Canal 13

30/03/2010
Nº 373
Após dois meses internado, morre salva-vidas atingido por raio no RS

Morreu na tarde de segunda-feira, 29, o salva-vidas Anselmo Kuhnel, de 47 anos, atingido por um raio em Xangri-lá, RS, no dia 17 de janeiro. O acidente ocorreu quando Anselmo orientava banhistas na praia. No dia do acidente, ele foi socorrido e levado para Hospital de Pronto Socorro, na capital. Depois, ele retornou a Xangri-lá, onde ficou internado até ontem, 29, quando faleceu.
Fonte: Zero Hora

29/03/2010
Nº 372
Rapaz morre atingido por raio na Bahia

Um rapaz de 22 anos morreu na sexta-feira, 22, após receber a descarga elétrica de um raio na zona rural de Barra do Choça, município a 40 km de Vitória de Conquista, Bahia. Segundo informações da família da vítima, o jovem estava em pé na varanda, com outras sete pessoas, e caiu com a queda do raio que atingiu a lateral da casa e entrou pela sala.
Fonte: O Globo

23/03/2010
Nº 371
Homem morre atingido por raio em Tocantins

Maurício Fares Lima dos Santos, de 26 anos, morreu no último final de semana em Fortaleza do Tabocão, 153 km de Palmas, Tocantins, após receber a descarga elétrica de um raio. Segundo informações da Polícia Militar, no momento do acidente Maurício falava ao celular. Ele foi levado ao Hospital de Referência de Guaraí, mas não resistiu e já chegou ao local sem vida.
Fonte: Portal Amazônia

17/03/2010
Nº 370
Prêmio Faz Diferença do O Globo será transmitido ao vivo

A entrega do prêmio Faz Diferença do jornal O Globo será realizada hoje no hotel Copacabana Palace e a transmissão poderá ser acompanhada ao vivo em globo.com.br/fazdiferenca, a partir das 21h. Dentre as dezesseis personalidades que serão premiadas em diferentes áreas, o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Osmar Pinto Junior, receberá o prêmio na categoria de Ciência/História.
Fonte: O Globo

10/03/2010
Nº 369
Homem morre atingido por raio na Bahia

O trabalhador rural Joselito Alves dos Santos, de 33 anos, morreu após ser atingido por um raio no distrito de Faisqueira, município de Ubaitaba, BA. De acordo com testemunhas, Joselito estava em uma área de pasto da fazenda Rio Branco quando recebeu a descarga elétrica.
Fonte: Rede Brasil de Notícias

26/02/2010
Nº 368
Raio faz mais uma vítima no agreste de Pernambuco

O agricultor Valdeci José da Silva, 55 anos, foi atingido por um raio por volta das 16h de ontem, 25, em São Joaquim do Monte, município do agreste pernambucano onde no dia anterior já havia sido registrada outra morte em decorrência de raio. No momento do acidente, Valdeci estava com um facão na mão coletando varas para vender como cabo de vassoura.
Fonte: pe360graus

25/02/2010
Nº 367
Coordenador do ELAT será entrevistado no programa Mais Você

O coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Osmar Pinto Junior, será o entrevistado de amanhã, 26, do programa Mais Você, da Rede Globo. A entrevista, que vai ao ar a partir das 8h10, abordará o recente estudo que mapeia o número de mortes por raio na última década e a forma como as pessoas podem se proteger.
Fonte: ELAT

25/02/2010
Nº 366
Raios fazem duas vítimas no nordeste do país

Duas pessoas morreram atingidas por raio ontem na região nordeste. O primeiro caso ocorreu na zona rural de São Joaquim do Monte, Agreste de Pernambuco. Severino Sebastião dos Santos, agricultor de 37 anos, estava no Sítio Monte Azul quando recebeu a descarga elétrica. Ele estava acompanhado de mais duas pessoas que foram socorridas e levas para o hospital. Ambas passam bem. O outro caso ocorreu no município de Pão de Açúcar, Alagoas. No povoado Niterói, zona rural da cidade, um agricultor foi atingido por um raio e teve morte instantânea. Ele ouvia um rádio de pilha quando foi atingido.
Fonte: O Globo

09/02/2010
Nº 365
Raio mata um homem e deixa outro ferido em Minas Gerais

Nataniel Cristiano dos Santos, de 24 anos, morreu no final de semana passado atingido por um raio em Montes Claros, norte de Minas Gerais. Segundo testemunhas, Nataniel estava na piscina de um clube com as mãos sobre a proteção de ferro do escorregador. Também em Montes Claros, outro jovem, de 19 anos, ficou ferido após receber a descarga elétrica de um raio. No momento do acidente, ele estava debaixo de uma árvore. A vítima está internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Santa Casa, respirando com a ajuda de aparelhos.
Fonte: Uai

05/02/2010
Nº 364
Homem morre atingido por raio no interior de São Paulo

Clóvis Eduardo Barbosa, 28 anos, morreu na tarde de ontem, 4, após ser atingido por um raio na zona rural de Avaré, interior de São Paulo. Os bombeiros foram chamados, mas quando chegaram ao local já encontraram a vítima sem vida caída no meio de uma plantação. Outras pessoas que estavam no local, próximas a Clóvis, sentiram uma espécie de choque, mas não sofreram ferimentos. Neste ano, somente no estado de São Paulo, já foram registradas 10 mortes em consequência de descargas atmosféricas.
Fonte: JCNet

04/02/2010
Nº 363
Homem morre após ser atingido por raio em São Paulo

Um boliviano de 24 anos morreu após ser atingido por um raio na noite de ontem, 3, na Praça Ilo Otani, no Pari, em São Paulo. O chamado ao Corpo de Bombeiros foi feito por volta das 20h e informava que um homem tinha sido atingido por uma descarga elétrica. Apesar do socorro, a vítima morreu no local.
Fonte: G1

26/01/2010
Nº 362
Duas pessoas morrem vítimas de raios

Duas pessoas morreram atingidas por raios na tarde da última segunda-feira, 25. O primeiro caso ocorreu Barão de Cotegipe, norte do Rio Grande do Sul. Marildo Lucas Batistella, 26 anos, procurou abrigo embaixo de uma árvore, em uma propriedade agrícola, quando foi atingido pelo raio. A família encontrou o homem horas depois do acidente, mas ele já estava morto. O outro caso ocorreu em Bofete, interior de São Paulo. Benedito Martins, de 33 anos, era funcionário de uma empresa de extração de areia e trabalhava no Porto de Areia "Mineradora Areia Nova" quando foi atingido pelo raio.
Fonte: Terra

25/01/2010
Nº 361
Coordenador do ELAT vence Prêmio Faz Diferença do O Globo

O coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Osmar Pinto Junior, foi escolhido como vencedor do Prêmio Faz Diferença de 2009 na categoria de Ciência/História. O prêmio, promovido pelo jornal O Globo, está na sétima edição e irá homenagear 16 personalidades de diferentes áreas que mais contribuíram para transformar o Brasil em um país melhor. Pinto Junior foi eleito a partir da votação de internautas e de quatro jurados, sendo três jornalistas e uma geneticista que ganhou o prêmio no ano anterior. Para saber mais acesse: http://oglobo.globo.com/projetos/fazdiferenca2009/
Fonte: O Globo/Foto Marcos Alves

21/01/2010
Nº 360
Trabalhadores rurais morrem atingidos por raio

José Claudio Teixeira, de 47 anos, e Sidney Ribeiro da Silva, 37 anos, morreram na tarde desta quinta-feira, 21, em Monte Azul Paulista após receberem a descarga eltétrica de um raio. Os homens estavam em uma plantação de laranjas e interromperam o trabalho devido a chuva. Um deles tentou se proteger embaixo de um plástico e o outro estava próximo quando foram atingidos pelo raio.
Fonte: EPTV.com

21/01/2010
Nº 359
Raio mata criança no Ceará

Samuel Rodrigues, de 11 anos, morreu após ser atingido por um raio no sítio Pontal, em Santana do Cariri, CE. O menino estava preparando a terra para o plantio de arroz, com o pai e dois irmãos, quando recebeu a descarga elétrica. Agricultores que estavam próximo ao local tentaram socorrer Samuel, mas ele não resistiu e morreu.
Fonte: Verdesmares.com.br

20/01/2010
Nº 358
Adolescente morre após ser atingido por raio no RS

Denilson Silva Leite, de 15 anos, morreu na noite de segunda-feira, 18, após ser atingido por um raio em Caçapava do Sul, RS. De acordo as informações divulgadas, o adolescente estava tomando chimarrão próximo ao fogão quando recebeu a descarga elétrica. Os pais de Denilson tentaram socorrê-lo, mas ele não resistiu e faleceu.
Fonte: Zero Hora

19/01/2010
Nº 357
Raio mata um e deixa cinco feridos em Pernambuco

José Giovani Sena dos Santos, de 25 anos, morreu após ser atingido por um raio por volta do meio dia desta terça-feira, 19. O acidente ocorreu no engenho Minas Nova, zona rural do município de Ribeirão, na Zona da Mata de Pernambuco. A vítima estava com outras cinco pessoas que sofreram apenas queimaduras leves nos braços e nas penas. De acordo com informações iniciais da Defesa Civil, o grupo estava embaixo de uma árvore quando recebeu a descarga elétrica.
Fonte: Diário de Pernambuco

18/01/2010
Nº 356
Raio mata jovem em SC

Silvio de Souza Damasceno, 21 anos, morreu na tarde de domingo, 17, após ser atingido por um raio em Armazém, sul de Santa Catarina. No momento do acidente, o jovem estava com um amigo em um campo de futebol. Pessoas tentaram socorrê-lo, mas ele não resistiu e faleceu no local.
Fonte: De Olho no Tempo

18/01/2010
Nº 355
Lavrador morre após ser atingido por raio em MG

Leandro Salvador Moura Dutra, 19 anos, morreu na sexta-feira, 15, após ser atingido por um raio no Córrego São Félix, zona rural de Santa Margarida, MG. O lavrador estava trabalhando e, ao observar os raios, decidiu se abrigar embaixo de uma tulha quando recebeu a descarga elétrica. Leandro foi socorrido, mas chegou ao pronto socorro sem vida.
Fonte: Portal Caparaó

11/01/2010
Nº 354
Raio atinge jogadores em SC

Um raio atingiu três jogadores que se preparavam para uma partida de futebol de areia em Içara, SC, na tarde de ontem, 10. No momento do acidente, os atletas se aqueciam para o jogo que iria ocorrer entre as equipes de CPAi e Carbonífera Criciúma pelo campeonato do Praião. Dois jogadores saíram conscientes do campo. Nenhum deles corre risco de morte.
Fonte: Terra

04/01/2010
Nº 353
Coordenador do ELAT concorre ao Prêmio Faz Diferença do O Globo

O coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Osmar Pinto Junior, foi indicado para o prêmio Faz Diferença 2009 do Jornal O Globo na categoria Ciência/História. A votação está aberta no site: http://oglobo.globo.com/projetos/fazdiferenca2009/. Caso queira votar, basta clicar na palavra ciência/história, preencher um cadastro básico do jornal (com nome, email e CEP) e permitir pop ups temporariamente. Osmar Pinto Junior é o maior especialista brasileiro em raios. Fez estudos pioneiros sobre a influência do aquecimento global sobre o aumento da incidência de raios no Brasil. E também inventários dos prejuízos que as descargas elétricas causam ao país. A votação encerra no dia 11 de janeiro. O Prêmio Faz Diferença está na sétima edição e homenageia os brasileiros que contribuíram, com o seu trabalho e talento, para mudar o país.
Fonte: O Globo

22/12/2009
Nº 352
Feliz Natal e Próspero Ano Novo

O Grupo de Eletricidade Atmosférica agradece a todos os amigos, profissionais e parceiros que fizeram parte das conquistas de 2009. Desejamos que 2010 seja repleto de novos desafios e muitas outras conquistas. Feliz Natal e um Ano Novo cheio de alegria, paz, saúde e felicidade! Grupo Elat
Fonte: Elat

21/12/2009
Nº 351
Raio mata trabalhador rural no Distrito Federal

Um trabalhador rural, de 77 anos, morreu na sexta-feira, 18, após ser atingido por um raio na cidade satélite do Gama, DF. O acidente ocorreu por volta de 14h15 na Chácara Santa Rita. O senhor chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu no local.
Fonte: clicabrasilia.com.br

18/12/2009
Nº 350
Raios provocam duas mortes no estado de SP

Duas pessoas morreram atingidas por raios na noite de ontem, 17, no interior do estado de São Paulo. O primeiro caso foi registrado em Capela do Alto, cidade localizada a 136 km de São Paulo. Reginaldo Josué dos Reis, 24 anos, foi atingido por volta das 19h30 na estrada da Barra quando voltava, sozinho, de uma pescaria. Segundo informações da Polícia Militar, o homem morreu no local do acidente. O outro caso aconteceu em Hortolândia, região de Campinas. Francisco de Oliveira Soares, 46 anos, foi encontrado em um terreno abandonado por volta das 20h após receber a descarga de um raio. Ele chegou a ser socorrido, mas chegou sem vida ao hospital.
Fonte: Folha Online e Terra

17/12/2009
Nº 349
Lavrador morre após ser atingido por raio no Paraná

O lavrador Vanderlei Moraes de Souza, de 45 anos, morreu no final da tarde de ontem, 16, após ser atingido por um raio em São Pedro do Ivaí, noroeste do Paraná. Vanderlei voltava para casa e estava em um local descampado. Ele foi atingido ao descer do trator para abrir a porteira por onde passaria. O lavrador morreu no local, instantaneamente.
Fonte: Paraná Online

03/12/2009
Nº 348
Casal morre atingido por raio no interior de São Paulo

Elaine Chaves, de 33 anos, e José Cosme dos Santos, 36, morreram após receber a descarga elétrica de um raio em uma fazenda de Monte Alto, região de Ribeirão Preto, na tarde de quarta-feira, 3. O casal e mais seis pessoas trabalhavam na colheita de manga na Fazenda Rio Claro quando a chuva intensificou. O grupo buscou abrigo em cima de uma carreta, cobrindo-se com uma lona de plástico molhada. A descarga elétrica atingiu o casal que morreu no local. Nenhuma outra pessoa ficou ferida.
Fonte: O Globo

02/12/2009
Nº 347
Raio mata um pescador e deixa três feridos em Iguape, SP

Um pescador morreu atingido por um raio durante uma tempestade em Iguape, no Vale do Ribeira, SP, na manhã de terça-feira, 1. O homem estava em um grupo com outros pescadores e se preparava para pescar manjuba na praia da Barra do Ribeira, onde o rio deságua no mar. Quando começou a chover, os homens correram e tentaram se abrigar embaixo de um barco quando o raio atingiu a embarcação. Além do homem que morreu, dois pescadores tiveram ferimentos leves e um sofreu queimaduras pelo corpo e foi encaminhado para o Hospital Regional de Pariquera-Açu.
Fonte: O Globo

27/11/2009
Nº 346
Jovem morre atingido por raio no interior de São Paulo

Murilo Stênico, 26,morreu no início da noite de ontem, 26, em Santa Olímpia, SP, após ser atingido por um raio. De acordo com moradores da região, não chovia no momento do acidente. Familiares disseram que ele construía uma casa no bairro e, no momento que recebeu a descarga, estava no interior dela próximo a uma área de luz. O jovem foi encontrado pelo pai que chamou o socorro e encaminhou-o para o hospital onde foi constatada a morte.
Fonte: Gazeta de Piracicaba

26/11/2009
Nº 345
Raio faz mais uma vítima no Rio Grande do Sul

Luiz Alberto Carvalho Nenê, 45 anos, morreu após ser atingido por um raio na manhã de ontem, 25, em uma fazenda de Santo Antônio das Missões, RS. No momento do acidente, o capataz andava a cavalo e estava acompanhado de Jardel Pedroso dos Santos, 18 anos, que também foi atingido pelo raio, mas sofreu apenas ferimentos. O jovem conseguiu voltar para a sede da fazenda e chamar socorro, mas ao chegarem ao local do acidente Luiz Alberto já estava morto. O cavalo que estava com o capataz também morreu e Jardel Santos continua em observação em um posto de saúde da cidade.
Fonte: O Globo

23/11/2009
Nº 344
Jovem morre atingida por raio no Rio Grande do Sul

Jéssica Sinara da Rocha Tavares, 19 anos, morreu após ser atingida por um raio na tarde de sexta-feira, 20, na zona rural de Candelária, no Vale do Rio Pardo, RS. A jovem estava acompanhada do marido, Édipo Raul Tavares, de 21 anos, e no momento do acidente eles tentavam instalar uma mangueira em uma caixa d’água na beira de um açude. O casal foi socorrido por familiares, mas Jéssica morreu a caminho do hospital. O marido continua internado, mas não corre risco de morrer.
Fonte: O Globo

11/11/2009
Nº 343
INPE indica que a chance de raio ter causado blecaute é pequena

Análise feita pelos técnicos do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE), utilizando um sistema único no país, desenvolvido após o apagão de 1999, indica que as chances de um raio ter sido a causa do apagão são mínimas. Embora houvesse uma tempestade na região próxima a Itabera no sul de São Paulo com atividade de descargas no horário do apagão, as descargas mais próximas do sistema elétrico estavam a cerca de 30 km da subestação de Itabera e a cerca de 10 km de uma das quatros linhas de Furnas de 750 kV e cerca de 2 km de uma das outra linhas de 600 kV, que saem de Itaipu em direção a São Paulo. Além disso, a baixa intensidade da descarga registrada (menor que 20 kA) não seria capaz de produzir um desligamento da linha, mesmo que incidisse diretamente sobre ela, como também confirma a Rede Brasileira de Detecção de Descargas (BrasilDat), que estava no momento do apagão operando com ótimo desempenho. Em geral, apenas descargas com intensidade superiores a 100 kA, atingindo diretamente uma linha, podem causar um desligamento de linhas de transmissão operando com tensões tão elevadas como as linhas de Itaipu (duas de 600 kV e duas de 750 kV).
Fonte: ELAT

09/11/2009
Nº 342
Raio atinge estação e prejudica abastecimento de água no Rio

A Estação de Tratamento de Água do Guandu no Rio de Janeiro teve seu trabalho alterado após a queda de um raio que atingiu a rede de alimentação elétrica da estação e provocou o desligamento do sistema de produção de água e a redução no abastecimento de toda a região metropolitana do Rio. A estação de tratamento é responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas e pelo atendimento de 65 cidades do Rio. De acordo com a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), todo o sistema de produção da estação foi religado na madrugada de domingo, 8, mas o abastecimento só voltaria totalmente ao normal na manhã de hoje, 9.
Fonte: Folha Online

23/10/2009
Nº 341
Raio mata lavrador em Minas Gerais

O lavrador Eli Amaral Silva, 31 anos, morreu na noite de quinta-feira, 22, após ser atingido por um raio quando voltava para casa em Botumirim, cidade localizada a 168 km de Montes Claros, MG. O homem chegou a ser socorrido e levado para um posto de saúde, mas não resistiu e já chegou morto ao local.
Fonte: montesclaros.com

07/10/2009
Nº 340
Raio provoca incêndio em fazenda do Pantanal

Um incêndio florestal recomeçou na terça-feira, 6, após a queda de um raio na fazenda Rio Negro localizada no Pantanal, MS. O fogo já havia cessado na região na semana passada e os brigadistas se deslocaram para combater outros focos de incêndios registrados no estado. A fazenda é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da ONG Conservação Internacional e só lá o fogo já atingiu mais de mil hectares de vegetação. Em todo o estado do Mato Grosso do Sul o fogo consumiu mais de 5 mil hectares. No momento, os 14 brigadistas e os mais de 100 voluntários combatem cinco grandes focos constatados pelo monitoramento do satélite NOA15.
Fonte: Midiamax

30/09/2009
Nº 339
Raio mata lavrador em Lajinha, MG

O lavrador Amilton César Miranda, 28 anos, morreu após ser atingido por um raio durante um temporal que atingiu o córrego Bom Vista, na região do Distrito da Prata, em Lajinha, na terça-feira, 29. Segundo Hélio Pereira de Oliveira, que encontrou a vítima já sem vida, Amílton estava próximo a um secador de café. De acordo com a perícia, o lavrado apresentava marcas de queimaduras na região posterior do braço direito e quadril esquerdo, confirmando a morte em decorrência de descarga elétrica .
Fonte: Diário do Rio Doce

21/09/2009
Nº 338
Homem morre atingido por raio em Mato Grosso

Valderei Martins de Oliveira, 49 anos, morreu no sábado, 19, após receber a descarga elétrica de um raio. O homem trabalhava na fazenda Tiaia em Juara, cidade que fica a 664 km de Cuiabá, e no momento do acidente estava montado em uma mula cercando o gado. Outros funcionários da fazenda tentaram socorrê-lo, mas ele não resistiu e chegou sem vida ao hospital. O animal que estava com Valderei também não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Fonte: Olhar Direto

14/09/2009
Nº 337
Osmar Pinto Jr. no Programa do Jô

Na próxima terça-feira, 15 de setembro, vai ao ar no Programa do Jô, da Rede Globo, a entrevista que Jô Soares fez com Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat).
Fonte: Elat

24/08/2009
Nº 336
Jornal Nacional entrevista coordenador do Elat

Uma matéria exibida na noite de sábado, 22, pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, mostrou os cuidados que devemos tomar em dias de tempestades. De acordo com a entrevista do pesquisador Osmar Pinto Junior, falar ao celular dentro de casa com o aparelho conectado a rede elétrica é perigoso. No ano passado houve registro de mortes no Brasil em casos semelhantes.
Fonte: Elat

20/08/2009
Nº 335
Mato Grosso do Sul tem duas vítimas de raio em menos de uma semana

O jovem André Luiz Diagi Gonçalves, 23, que foi atingido por um raio na segunda-feira, 17, e estava internado na Santa Casa de Campo Grande morreu na madrugada de hoje, 20, após ficar internado na unidade de emergência e não conseguir vaga no CTI (Centro de Terapia Intensiva). Outra morte em decorrência de descarga elétrica foi registrada no estado na noite de ontem, 19. O segundo acidente ocorreu em uma fazenda de Bandeirantes, cidade localizada a 71 km de Campo Grande. O trabalhador rural Alex Bauer Somavilla, 21 anos, falava ao celular quando foi atingido pelo raio. O rapaz foi socorrido pelos colegas, mas morreu a caminho do hospital.
Fonte: Midiamax

19/08/2009
Nº 334
Vítima de raio está internada em estado grave

André Luiz Biage Gonçalves, 23 anos, foi atingido por um raio na manhã de terça-feira, 18, em Campo Grande, MS. No momento em que recebeu a descarga elétrica, o jovem estava próximo a uma árvore. André Luiz sofreu parada cardiorrespiratória e está internado na Santa Casa da cidade. Seu estado de saúde é grave.
Fonte: Campo Grande News

18/08/2009
Nº 333
Raio mata 21 vacas no Rio Grande do Sul

Na noite de domingo, 16, vinte e uma vacas de leite de raça holandesa morreram em uma fazenda de Lagoa dos Três Cantos, RS, após receberem a descarga elétrica de um raio. No momento do acidente, as vacas estavam próximas a uma cerca elétrica e, segundo o proprietário, os animais atingidos estavam juntos com outros 149. Estima-se que o prejuízo seja de aproximadamente R$70 mil.
Fonte: Zero Hora

09/08/2009
Nº 332
Moradores ficam sem energia após temporal no Rio Grande do Sul

Cerca de 10 mil moradores ficaram sem energia elétrica após a queda de um temporal na madrugada de sábado, 8, na região de Missões e Serra, RS. De acordo com a Rio Grande Energia (RGE) as cidades mais afetadas foram Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Julio de Castilhos, Santo Ângelo, Cruz Alta e Nova prata.
Fonte: Último Segundo

03/08/2009
Nº 331
Índia morre após receber descarga elétrica de raio

A índia Tifane Ribeiro de 6 anos, morreu na noite de sábado, 1, após receber a descarga elétrica de um raio. No momento do acidente, a menina estava em casa com a família na Reserva Indígena do Guarita em Redentora, RS. Ela foi socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu e já chegou morta ao local.
Fonte: Diário Catarinense

31/07/2009
Nº 330
Raio mata 37 cabeças de gado em Piratininga, SP

Um raio matou 37 cabeças de gado em Piratininga, interior de SP, na quinta-feira, 30. De acordo com o dono da fazenda, os animais foram atingidos depois de procurar abrigo embaixo de uma árvore durante a tempestade. Estima-se que o prejuízo seja de cerca de R$ 35 mil.
Fonte: G1

29/07/2009
Nº 329
Mulher morre atingida por raio em Taubaté, SP

Uma mulher de 40 anos morreu na tarde de terça-feira, 28, após ser atingida por um raio quando andava próximo a um córrego no bairro Chácara Silvestre em Taubaté, SP. De acordo com o corpo de bombeiros da cidade, a vítima morreu em conseqüência de uma parada cardiorrespiratória. A filha de 1 ano que estava com a vítima no momento do acidente sofreu queimaduras de primeiro grau.
Fonte: G1

12/07/2009
Nº 328
Raios adiam lançamento de ônibus espacial da Nasa

O lançamento do ônibus espacial Endeavour foi adiado devido à queda de raios que caíram na sexta-feira, 10, na plataforma de lançamento 39A. Apesar da falta de indícios de possíveis danos causados, esse adiamento foi necessário para que os engenheiros da Nasa avaliassem as condições do ônibus espacial.
Fonte: Estado de São Paulo

08/07/2009
Nº 327
Queda de raio deixa São Luís, MA, às escuras

A queda de um raio na subestação da Eletronorte deixou metade de São Luís, Maranhão, sem energia elétrica durante 35 minutos. O incidente ocorreu no início da noite de ontem, 7, e causou transtorno no trânsito local.
Fonte: TV Canal 13

24/06/2009
Nº 326
Raio provoca apagão em estádio durante partida de futebol

O jogo entre Ponte Preta e América- RN foi interrompido após a queda de um raio que causou apagão no estádio do Machadão em Natal. As luzes dos refletores ficaram apagadas durante 25 minutos. Quando o jogo foi retomado, a Ponte Preta fez o gol de virada e conseguiu se reabilitar na série B do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou 2 a 1 para a Ponte.
Fonte: EPTV.com (Rio de Janeiro)

02/06/2009
Nº 325
Dados indicam que raio não causou queda de avião

Análise do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) utilizando imagens de satélite, dados da rede mundial de detecção de raios (WWLLN) e dados da trajetória provável do vôo sugerem que a queda do avião da Air France ocorrida no domingo a noite não tenha sido devido nem a raios nem granizo e talvez devido a turbulência.
Fonte: Elat

01/06/2009
Nº 324
Dados apontam tempestades em região de possível acidente aéreo

Um avião Airbus A330-200 da Air France com 228 pessoas a bordo, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes, que partiu ontem, 31, às 19h do Aeroporto Internacional Tom Jobim, Rio de Janeiro, rumo ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, está desaparecido. Dados de imagem de satélites e dados da rede mundial de raios (WWLLN) operada na América do Sul pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam que existiam tempestades com raios na região de Fernando de Noronha no final da noite do dia 31 no horário e no local do possível acidente aéreo.
Fonte: Elat

25/05/2009
Nº 323
Raio atinge e mata garçom no litoral maranhense

O garçom José Apolônio Dutra Cardoso, de 39 anos, foi atingido por um raio quando atendia um grupo de turistas na praia Araçagi em São Luis do Maranhão. Ele não resistiu a descarga elétrica e morreu na hora. Uma mulher identificada como Benedita Ribeiro Assunção da Silva, de 20 anos, também recebeu a descarga, mas foi atendida e encaminhada para um hospital da região com queimaduras no corpo. Segundo a defesa civil, Benedita passa bem. Esse é o primeiro caso de morte em conseqüência de raios esse ano no Maranhão.
Fonte: O Globo

17/05/2009
Nº 322
Adolescentes morrem atingidos por raio em Pernambuco

Na manhã de hoje, 17, um raio atingiu quatro adolescentes em Tracunhaém, Pernambuco. No momento do acidente, os garotos com idade entre 13 e 16 anos brincavam próximo a um campo de futebol localizado na zona rural da cidade. Todos foram socorridos e levados para o hospital, mas não resistiram e faleceram.
Fonte: JC Online

15/05/2009
Nº 321
Índia morre após ser atingida por raio

Uma índia de 16 anos morreu na tarde de ontem, 14, em Caarapó, Mato Grosso do Sul. No momento em que recebeu a descarga elétrica, a adolescente apoiava em um bambu de, aproximadamente, 5 metros de altura que tinha uma antena de celular em seu interior. Além da índia mais dois cachorros que estavam próximos receberam a descarga e morreram.
Fonte: Campo Grande News

04/05/2009
Nº 320
Fantástico exibe estudo do Elat no Norte da Argentina

O Fantástico, da Rede Globo, exibiu na noite de ontem, 3, um documentário que mostrou imagens feitas pelo Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceria com a BBC do local que tem mais relâmpagos no planeta. O estudo foi feito pelo grupo no norte da Argentina, na fronteira com o Brasil. A matéria mostrou que o país campeão no número de raios é o Brasil. Mostrou também que a maior densidade de descargas elétricas está localizada nas grandes cidades, como é o caso de São Paulo. Além disso, citou as mortes e prejuízos causados anualmente.
Fonte: Elat

22/04/2009
Nº 319
Homem atingido por raio morre no Ceará

O agricultor Josias Souza de Lima, 35, morreu na última terça-feira, 21, após ser atingido por raio em Cariré, CE. O corpo foi encontrado em um local descampado e levado para o IML de Sobral. Em todo país, somente neste ano, trinta e cinco pessoas já morreram atingidas por raio.
Fonte: Estadão

16/04/2009
Nº 318
Raio mata em Minas Gerais e Piauí

Três pessoas morreram atingidas por raio na tarde de ontem, 15. O primeiro caso ocorreu no pátio de uma escola em Teresina, PI. Rafael da Rocha Araújo, 14 anos, voltava para sala de aula, após o intervalo, quando foi atingido pelo raio. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu no hospital. Os outros dois casos aconteceram em Baú, MG. Valter Lopes dias, 30, e Carlos Alexandre da Silva, 16, foram atingidos pelo raio quando empurravam uma moto por uma estrada de terra na zona rural da cidade.
Fonte: Terra e JBOnline

14/04/2009
Nº 317
Adolescente é atingido por raio no Ceará

Raniel de Souza, 16 anos, morreu na tarde do último domingo,12, quando jogava futebol com os amigos em um campo na zona rural de Ubajara, Ceará. O adolescente é a quarta vítima de raios do estado cearense este ano.
Fonte: Diário Nordeste

13/04/2009
Nº 316
Árvore centenária é atingida por raio no Vale do Canela

Uma cajazeira centenária de 20 metros caiu após ser atingida por um raio na última sexta-feira, 10, no Vale do Canela, Salvador. A queda da árvore ocorreu no estacionamento da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e causou, além do bloqueio do acesso à faculdade, a interrupção do fornecimento de energia elétrica em dois bairros da região devido a queda de quatro postes.
Fonte: Correio

30/03/2009
Nº 315
Morre a sexta vítima de raio no estado de São Paulo

A cortadora de cana Elen Ticiano Bocarlo, de 22 anos, morreu após ser atingida por um raio em uma fazenda de Botucatu enquanto trabalhava. O acidente aconteceu no último sábado, 28, e deixou outra mulher ferida. Roseli Santos, 34, foi levada para o hospital, mas já foi liberada. Em 2009, somente no estado de São Paulo, já foram registrados seis casos de mortes em consequência de raios.
Fonte: O Globo

20/03/2009
Nº 314
Mulher morre após ser atingida por raio em Novo Horizonte

Trabalhadores foram atingidos por um raio na tarde de ontem, 19, na zona rural de Novo Horizonte, interior de São Paulo. O grupo tentou se abrigar da tempestade embaixo de uma árvore quando recebeu a descarga elétrica. Uma trabalhadora, cujo nome ainda não foi divulgado, não resistiu aos ferimentos e morreu na Santa Casa da cidade. Os outros dois trabalhadores sofreram queimaduras nos membros inferiores e estão em observação no hospital.
Fonte: G1

18/03/2009
Nº 313
Raio mata agricultor no Ceará

Antônio Bezerra de Souza, 38 anos, morreu após ser atingido por raio em Crateús, Ceará. O trabalhador rural saiu para prender o gado quando foi atingido pelo raio. O fato ocorreu na última terça-feira, 17. Familiares ainda tentaram socorrê-lo, mas Antônio morreu no hospital.
Fonte: O Povo

16/03/2009
Nº 312
Queda de raio provoca mais uma morte neste final de semana

O empresário Alexandre Costa Gagliredi, 38 anos, morreu ao sofrer a descarga elétrica provocada por um raio quando saia do lago Paranoá em Brasília. No momento da queda do raio Alexandre voltava de um passeio de jet ski e estava no cais do lago. Ele chegou a ser socorrido, mas faleceu horas depois em conseqüência de uma parada cardíaca.
Fonte: G1

14/03/2009
Nº 311
Homem morre atingido por raio em Duque de Caxias

Leandro Andrade da Silva, de 25 anos, morreu na última sexta-feira, 13, atingido por um raio na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense. No momento em que recebeu a descarga elétrica o eletricista trabalhava em um aterro sanitário. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Leandro morreu de parada cardíaca.
Fonte: Agência Estado

12/03/2009
Nº 310
Ranking de Raios do ELAT aparece no JN

O Jornal Nacional divulgou na última segunda-feira, 9, o ranking de raios publicado pelo Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica). De acordo com o ranking, a incidência de raios dobrou nos últimos quatro anos. Foram 3,7 milhões de raios em 2005 contra 7,5 milhões em 2008. Além disso, a pesquisa mostra que a concentração urbana influencia o aumento do número de raios. A matéria também esclareceu curiosidades sobre a formação destes fenômenos e respondeu a perguntas como: é certo dizer que o raio cai? Um raio cai duas vezes no mesmo lugar?
Fonte: Jornal Nacional

20/09/0003
Nº 309
Descarga elétrica interrompe operações em Congonhas

O aeroporto de Congonhas teve suas operações de pouso e decolagem suspensas na tarde de ontem, 10, por cerca de 40 minutos. O motivo foi a falha de um aparelho usado para medir a velocidade e direção do vento, anemômetro. Tal falha ocorreu devido a uma descarga elétrica causada, possivelmente, pela queda de um raio.
Fonte: Agência Estado

09/03/2009
Nº 308
Raio causa corte de energia em bairro de Ribeirão Preto

O bairro Boa Vista em Ribeirão Preto ficou sem energia elétrica na noite de sábado, 07, devido a queda de um raio que atingiu o transformador responsável pelo abastecimento de energia do local.
Fonte: Jornal A Cidade - Ribeirão Preto

13/02/2009
Nº 307
Veja sequência de raios fotografada em Belo Horizonte

O publicitário Bruno Camargo fotografou uma seqüência de raios na noite de quarta-feira, em Belo Horizonte, foram registrados apenas ontem 10,8 mil descargas atmosféricas. Confira as imagens:
Fonte: Terra

13/02/2009
Nº 306
Raio provoca incêndio em Capitólio- MG

Um raio atingiu uma propriedade na zona rural de Capitólio, Sul de Minas Gerais, próximo à rodovia MG-050. Segundo os bombeiros, a queda do raio acabou gerando um incêndio que destruiu um barracão onde havia alguns veículos. A propriedade pertence ao engenheiro Alberto Cunha Mendes que, no incêndio, perdeu um caminhão, dois ônibus, duas caminhonetes, dois bugs, um automóvel gol, uma moto e um gerador de energia movido diesel. Os veículos tiveram perda total, mas ninguém ficou ferido.
Fonte: EPTV

13/02/2009
Nº 305
Adolescente morre atingido por raio em Manaus

O adolescente Leno Rodrigues Fiqueira, 15 anos, morreu na noite de quarta-feira (11/02), atingido por um raio, enquanto jogava futebol com os amigos no bairro Betânia, zona Sul de Manaus. Segundo os pais da vítima, o raio atingiu o adolescente na altura do peito, atingindo o coração. Leno foi levado ao Pronto Socorro, mas chegou morto ao local.
Fonte: Portal Amazônia

13/02/2009
Nº 304
Menino de 9 anos morre após ser atingido por raio no PA

Um menino de nove anos morreu depois de ser atingido por um raio, em Paragominas (PA). O garoto brincava no quintal de casa, na terça-feira (10/02), quando houve a descarga elétrica. No momento do incidente, chovia forte. O menino morreu na hora.
Fonte: G1

09/02/2009
Nº 303
Raios fazem duas vítimas no Paraguai

Um raio matou um homem de 40 anos que estava em casa em Luque no Paraguai. Ele é a segunda vítima é registada nos últimos dias, em uma série de tempestades que varrem a Assunção e seus arredores. O incidente aconteceu na companhia de Itapuamí Luque, onde o raio atravessou o teto da casa de Juan Carlos Ferreira e o matou imediatamente. O homem, 40 anos era casado e de acordo com a família, trançava um chapéu de palha quando foi atingido. Na terça-feira uma mulher que esperava um ônibus em frente à escola Cristo Rey em Assunção, também tinha sido vítima de um raio.
Fonte: Grande FM

06/02/2009
Nº 302
Adolescente é atingida por um raio em Santa Fé

Suelaine da Silva Souza, 14 anos, morava com a família em uma chácara na comunidade rural de Santa Fé, a cerca de 40 quilômetros de Uberaba. Ontem, por volta de 15h o tempo estava fechado no local, quando a menina foi ao encontro dos pais e do irmão que trabalhavam na plantação de vagem. Ela estaria levando água para eles, quando um raio caiu próximo à área. Segundo relato dos pais aos bombeiros, a descarga atingiu a menor, que caiu ao solo já desfalecida.À noite, por volta de 20h, o irmão mais novo da menina deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento do bairro São Benedito sentindo-se mal, possivelmente em reflexo da descarga elétrica que também presenciou.
Fonte: JM Online

03/02/2009
Nº 301
Vaca sobrevive após ser atingida por um raio na Austrália

Uma vaca que foi possivelmente atingida por um raio no mês passado em uma propriedade na Austrália, sobreviveu, mas guarda marcas no corpo, segundo reportagem do jornal australiano "Cairns Post". Para o professor de geociências Jon Nott, é totalmente possível que o animal tenha recebido uma descarga elétrica. "Vacas são suscetíveis a raios, porque mantêm as quatro patas sobre o solo", disse ele. No entanto, segundo Jon Nott, frequentemente o animal morre quando é atingido por um raio. Pelas imagens, ele acredita que é possível que a descarga produzida pelo raio tenha entrado pelas patas dianteiras e saído pelas traseiras.
Fonte: G1

02/02/2009
Nº 300
Raio atinge casal no PI

Na noite da última quinta-feira (29), o casal Luzineide, 38, e Antônio, 42, foram atingidos por descarga elétrica provocada pela queda de um raio. O casal residia em uma casa com cobertura de palha, no povoado Formosa, zona rural do município de União-PI. De acordo com um parente das vítimas, eles estavam no quarto, quando por volta das 22h um raio atingiu um aparelho de rádio que estava ligado ao lado da cama. Luzineide apresentou queimaduras no rosto e no corpo e não resistiu. Antônio está internado em estado considerado grave no HUT.
Fonte: Cidade Verde

22/01/2009
Nº 299
Duas pessoas morreram atingidas por raio no Ceará

Eva Inácio Silva Farias de 43 anos morreu ontem (21/01) atingida por raio em Crato (CE). Eva recolhia roupa algumas roupas no quintal de sua casa quando foi atingida por um raio. Segundo a Polícia local, no momento em que o raio caiu não chovia. Outro caso fatal aconteceu em Catunda (CE). O estudante Johnson Wagner Pereira Rodrigues, 16 anos estava no quintal de casa, tomando banho próximo a um coqueiro, quando um raio atingiu a árvore e a descarga se dissipou pela fiação elétrica da residência, atingindo o estudante. O jovem teve morte instantânea.
Fonte: Verdes Mares

22/01/2009
Nº 298
Raio atinge condomínio na Baixada Fluminense

Um raio atingiu um condomínio em Mesquita, na Baixada Fluminense, na terça-feira (20/01). Segundo os moradores, dois raios atingiram a torre que fica dentro do condomínio por volta das 16h. Várias casas foram atingidas por pedaços de tijolos. Telhados e vidros de janelas foram quebrados. O chão ficou coberto de pedras. Até um carro, que estava há cerca de 100 metros do local, foi atingido. Com a descarga alguns equipamentos eletrônicos também queimaram. A torre, que era de uma olaria de 1913, não pode ser retirada do local, porque, segundo os vizinhos, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os moradores dizem que esta foi a quarta vez que um raio atinge a torre.
Fonte: O Globo

22/01/2009
Nº 297
Raio causa incêndio em casa em Perdões MG

Uma casa pegou fogo nesta terça-feira (20/01) em Perdões, no Sul de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, o incêndio teria sido causado por um raio. Uma árvore foi atingida pela descarga e caiu na fiação e depois na casa, localizada na região central.A polícia informou que não havia ninguém dentro de casa. Todos os cômodos foram danificados e parte dos móveis também.
Fonte: EPTV

20/01/2009
Nº 296
Menino que soltava pipa é atingido por raio no RJ

Alexandre Paulo de Oliveira, de 11 anos, morreu atingido por raio ontem (19/01) no Rio de Janeiro. Alexandre soltava pipa em casa na Vila Cruzeiro, no Subúrbio.A vítima foi atendida e levada para o hospital, mas não resistiu.
Fonte: G1

20/01/2009
Nº 295
Homem morre atingido por raio no Piauí

Um raio caiu em Esperantina e atingiu Antônio Carlos Brito de Queiroz, 25 anos, que morreu na hora. Antônio Carlos, era membro do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, estava pescando com parentes na hora do acidente. De acordo com informações de moradores, ele pescava num açude da com uma faca na cintura, quando foi atingido pelo raio. A faca atingiu sua perna. O acidente aconteceu por volta das 17h30, de ontem.
Fonte: Cidade Verde

20/01/2009
Nº 294
Raio interrompe distribuição de energia no Tocantins

Um raio atingiu uma subestação de distribuição de energia, no Tocantins, e causou um apagão ontem (19/01). O sudeste e a região central do estado ficaram no escuro por mais de duas horas. Em Palmas, semáforos ficaram desligados e o trânsito ficou confuso. Nos pontos de ônibus, pedestres estavam assustados. Além disso, escolas suspenderam as aulas.
Fonte: G1

20/01/2009
Nº 293
Jovem morre ao ser atingida por raio no RJ

A estudante Vanessa Alves de Assis Vieira, de 24 anos, morreu ONTEM (19/01), no Rio, depois de ser atingida por um raio. Ela fazia uma trilha na Pedra da Gávea, Zona Sul, com um grupo de amigos. O lugar é um dos mais frequentados por quem pratica esportes de aventura na cidade. A vítima foi socorrida por bombeiros e levada para o hospital, mas não resistiu. Outras quatro pessoas sofreram queimaduras.
Fonte: G1

16/01/2009
Nº 292
Em dois dias de temporal, capital e Grande São Paulo tiveram 2.500 relâmpagos

Em dois dias consecutivos de temporais, caíram na capital paulista e arredores 2.500 raios, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número é bastante elevado e equivale a cerca de 15% do total de raios esperados para toda a temporada de descargas elétricas, que acontece entre os meses de outubro e março. De acordo com o Inpe, nos seis meses mais críticos de incidência de raios são registrados entre 15 mil e 20 mil raios por temporada. Clique e confira:
Fonte: O Globo

16/01/2009
Nº 291
ELAT na mídia – Já são oito as mortes por raio em 2009

Uma matéria divulgada pelo Jornal O Globo aborda as mortes por raio em 2009, oito até agora. A matéria também explica o trabalho desenvolvido pelo grupo ELAT. Clique e confira:
Fonte: O Globo

15/01/2009
Nº 290
Durante pescaria, gaúcho é atingido por raio e morre

Um homem de 33 anos morreu na quarta-feira (14/01), em Capão da Canoa (RS). O rapaz estava pescando quando um temporal de 15 minutos atingiu a cidade. Ele não procurou abrigo e, quando a chuva estava quase acabando, foi atingido pela descarga elétrica. A vítima chegou a ser levada para o hospital, mas não resistiu.
Fonte: G1

15/01/2009
Nº 289
Morre turista argentino atingido por raio em Laguna

O argentino, Arguello Ferrarto José, de 48 anos, que estava em Laguna, no Litoral Sul do Estado, quando foi surpreendido com a queda de um raio, na última sexta-feira, dia (09/01), morreu ontem (14/01), às 18 horas. O turista caminhava com sua esposa Adriana Ferrato, na praia do Mar Grosso, quando o raio caiu próximo a eles. Desde então ele ficou internado na UTI, em estado grave, respirando com ajuda de aparelhos. Há informações de que o casal havia sido alertado para sair do local, que estava sendo atingido por uma tempestade, mas não houve tempo de deixarem a praia.O corpo de Arguello será levado para sua cidade, Córdoba.
Fonte: Rádio Criciúma

15/01/2009
Nº 288
Pessoa morre atingido por raio em Caraguatatuba

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida ao serem atingidas por um raio, ontem (14/01) à tarde, na Fazenda Serramar, em Caraguatatuba. O ferido foi levado para a Santa Casa da cidade que não informou o estado de saúde da vítima.
Fonte: VNEWS

15/01/2009
Nº 287
Raio derruba árvore em Jaraguá do Sul

O vento forte da tarde de terça-feira provocou a queda de 30 árvores em Jaraguá do Sul. Uma delas caiu por causa de um raio. A árvore, de 20 metros de altura, está localizada no terreno dos fundos da casa do inspetor de segurança Erocildo Paiano, 38, no bairro Vieiras. A árvore foi praticamente cortada e caiu sobre uma extensão da casa vizinha.
Fonte: Diário Catarinense

12/01/2009
Nº 286
ELAT na mídia – Recorde de mortes por raios no Brasil é pauta da BBC

Uma matéria divulgada pela BBC aborda o levantamento feito pelo ELAT que mostra o maior número de vítimas por raio da década. Ao longo da matéria é abordado também as possíveis causas para o aumento de raios, como poluição e aquecimento global. Clique e confira:
Fonte: BBC

12/01/2009
Nº 285
Raio deixa três feridos em fazenda no Piauí

No último sábado (10/01), no município de Palmeirais no Piauí, um raio atingiu uma palmeira e uma casa na fazenda do Dep. Paulo César Vilarinho. Os três moradores da casa receberam descarga elétrica e foram levados ao hospital. Todos passam Bem
Fonte: 180 Graus

12/01/2009
Nº 284
ELAT na mídia – Como se proteger dos raios é pauta no Diário de Pernambuco

Uma matéria divulgada no Diário de Pernambuco abordou formas de se proteger dos raios. Ao longo da matéria é possível conhecer mais sobre o estudo do grupo ELAT e formas de proteção. Clique e confira:
Fonte: Diário de Pernambuco

12/01/2009
Nº 283
ELAT na mídia – Estudo do ELAT é pauta no Estadão

Uma matéria divulgada quinta-feira (08/01) no Jornal O Estado de São Paulo, abordou o estudo realizado pelo ELAT que mostra o maior número de mortes por raios da década. A chance de ser atingido por um raio é de um em dois milhões. Ao longo da matéria é possível conhecer mais sobre o estudo. Clique e confira:
Fonte: Estadão

12/01/2009
Nº 282
Turista argentino é atingido por raio em Santa Catarina

Um turista argentino foi atingido por um raio durante temporal em Laguna, Sul de Santa Catarina, na tarde de sexta-feira(09/01). Ele estava na Praia do Mar Grosso quando foi atingido pela descarga. O turista sofreu uma parada cardíaca, mas foi reanimado por uma equipe de guarda-vidas e pelo Corpo de Bombeiros de Laguna, acionado para atender a ocorrência. Ele foi encaminhado ao hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, onde respira com ajuda de aparelhos. A esposa do turista, que o acompanhava, não fala português e não conseguiu dar mais informações aos bombeiros
Fonte: Diário Catarinense

12/01/2009
Nº 281
Raio mata homem em Paulínia

O operador de máquinas Antônio de Oliveira, 45 anos, morreu atingido por um raio por volta das 18h10 no canteiro de obras de um condomínio de casas, em Paulínia. Segundo o Corpo de Bombeiros, testemunhas relataram que ele estava trabalhando em uma máquina de terraplanagem, saiu do veículo para se proteger da chuva em direção a portaria do condomínio. A cerca de 10 metros do veículo Oliveira foi atingido por um raio na cabeça. Segundo os bombeiros, em virtude da descarga elétrica Oliveira sofreu uma parada cardíaca. Ele foi socorrido ao Hospital Municipal da cidade, mas não resistiu.
Fonte: Cosmo Online

08/01/2009
Nº 280
ELAT na mídia – Levantamento do ELAT é pauta no Bom Dia Brasil

Uma matéria divulgada hoje (08/01) no Bom Dia Brasil, abordou o levantamento realizado pelo ELAT que mostra que no ano de 2008 o número de mortes por raios no Brasil foi a maior da década. Só no estado de São Paulo foram 20 vítimas. Ao longo do vídeo, é possível conhecer mais sobre o estudo, seus resultados e como se proteger dos raios. Clique e confira:
Fonte: G1

08/01/2009
Nº 279
Raio provoca incêndio no Pantanal

Um raio deu início ao primeiro incêndio do ano no Parque Nacional do Pantanal. Até ontem (07/01), o fogo tinha consumido a vegetação em mais de 10 mil hectares de planície, uma na Baía dos Burros e outra próxima ao rio Caracará, na região do município de Poconé, na fronteira nordeste do Parque. O PrevFogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) estima que o incêndio tenha começado há mais de cinco dias.
Fonte: Diário de Cuiabá

08/01/2009
Nº 278
ELAT na mídia – Levantamento do ELAT é pauta na EPTV

Uma matéria divulgada pela EPTV, no dia 07/01, abordou um levantamento realizado pelo ELAT que mostra que no ano de 2008 o número de mortes por raios no Brasil foi a maior da década. Em todo o país foram registradas 75 mortes, sendo 60% delas na zona rural. Clique e confira:
Fonte: EPTV.com

08/01/2009
Nº 277
Raios já mataram quatro na Bahia em 2009

Quatro pessoas já morreram na Bahia neste início de ano, atingidos por raios. Todos os casos ocorreram no último fim de semana, dias 3 e 4 de janeiro. Em um deles, ocorrido no último domingo, (03/01), na zona rural do município de Candeal deixando uma vítima fatal. Também no domingo, em Poções, a 444 km da capital, Elielson da Silva Chaves, 19, morreu após receber a descarga quando participava de uma festa em casa com um grupo de amigos. O raio atingiu a residência, mas somente o rapaz foi atingido. Em Prado, mais duas pessoas faleceram.
Fonte: A Tarde Online

08/01/2009
Nº 276
Incêndio causado por raio arrasa floresta na Austrália

Um incêndio arrasou mais de 360 hectares do Parque Nacional de Morton e continua fora de controle em Nova Gales do Sul, na Austrália. O fogo começou no domingo em uma área de difícil acesso devido a um raio e conseguiu superar ontem um pequeno rio que os bombeiros esperavam que atuasse como linha de contenção. O serviço de emergências teme que as altas temperaturas, que superarão os 30 graus novamente hoje, dificultem os trabalhos de contenção das chamas e piorem a situação nos outros oito incêndios ativos no estado.
Fonte: G1

08/01/2009
Nº 275
ELAT na mídia – Recorde de mortes por raio é pauta no G1

Uma matéria divulgada pelo G1, após ser divulgada pelo SPTV, no dia 06/01, abordou um levantamento realizado pelo ELAT que mostra que no ano de 2008 o número de mortes por raios no Brasil foi a maior da década. Só no estado de São Paulo foram 20 vítimas. Ao longo do texto e do vídeo, é possível conhecer mais sobre o estudo e seus resultados. Clique e confira:
Fonte: G1

06/01/2009
Nº 274
Raio pode ter provocado incêndio em reserva

Um raio pode ter provocado um incêndio nesta terça-feira (06/01) numa área de proteção ambiental de Porto Seguro, no Extremo Sul do estado, onde vivem 32 famílias indígenas. Ninguém ficou ferido. O incêndio começou no início da tarde de ontem. A chuva ajudou o Corpo de Bombeiros a controlar as chamas. A ação durou mais de duas horas. Segundo os bombeiros, o fogo destruiu cerca de cinco hectares de vegetação. “Tanto as ações da natureza quanto do homem podem provocar incêndios”, declara o sargento Reubis Santos, do Corpo de Bombeiros.
Fonte: IBahia.com

06/01/2009
Nº 273
Jovem morre atingido por raio em Poções

Elielson da Silva Chaves, 19 anos, morreu após receber a descarga de um raio, no município de Poções, a 444 km de Salvador. O adolescente estaria descalço quando um raio atingiu a casa em que ele e um grupo de pessoas estavam realizando uma festa, na tarde de domingo (04/01).. Outras pessoas presentes no local estavam descalças e desmaiaram, entretanto, somente Elielson não resistiu.
Fonte: IBahia.com

06/01/2009
Nº 272
Raio mata uma pessoa e fere outra no município de Candeal

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida ao serem atingidas por um raio na tarde de segunda-feira, (05/01), na zona rural do município de Candeal, BA.Os irmãos Jociel e Eliel de Jesus Santos, 18 e 17 anos respectivamente, foram atingidos pela descarga quando andavam por um pasto no Povoado de São Nicolau. Os dois foram levados para o hospital da cidade, onde Jociel não resistiu e faleceu. De acordo com informações de familiares, os irmãos estavam andando pelo pasto quando começou a chover forte e eles tentaram se abrigar embaixo de algumas árvores. Em seguida, foram atingidos pelo raio. Os irmãos foram encontrados desacordados as margens da estrada, sendo levados para o hospital. Jociel recebeu ainda os primeiros socorros, mas não resistiu, enquanto Eliel ficou internado com algumas queimaduras, mas foi liberado no início da noite.
Fonte: A Tarde Online

05/01/2009
Nº 271
Encontrado corpo do adolescente desaparecido depois de ser atingido por raio em Prado

O corpo do adolescente, Elivan Luiz Silva Rocha de 17 anos foi encontrado após ser atingido por um raio na praia em Prado, extremo sul da Bahia, no sábado (3). O cadáver, que foi todo queimado, já estava em decomposição próximo a barra na praia do Coqueiral em Prado. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), na cidade vizinha de Itamarajú, onde acontecera o enterro marcado para às 14h. Segundo Sidney Oliveira, da Polícia Militar da cidade, o garoto estava no mar com um primo quando começou a tempestade com raios. O primo conseguiu sair da água, mas o adolescente não o acompanhou. Desde então, ele não foi mais encontrado.
Fonte: Correio da Bahia

03/01/2009
Nº 270
Raio mata um e fere quatro no litoral sul da BA

O analista de recursos humanos mineiro Carmo Moreira de Miranda morreu e quatro pessoas ficaram feridas depois de serem atingidas hoje por um raio no município baiano de Prado, 805 quilômetros ao sul de Salvador. Os cinco tentavam se proteger de uma pancada de chuva em uma barraca de praia da cidade, quando um raio caiu no local. A descarga elétrica abriu um buraco no telhado da construção e atingiu Miranda, que morreu na hora. O analista, de 49 anos, passava férias no balneário com a família. O corpo da vítima foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, também no litoral sul baiano, de onde será levado pelos parentes para Belo Horizonte. Dois homens continuam internados por causa do acidente.
Fonte: O Estado de São Paulo

26/12/2008
Nº 269
Rapaz sofre descarga elétrica ao usar celular e morre em GO

Um rapaz morreu no interior de Goiás depois de receber uma descarga elétrica enquanto falava ao celular. Segundo testemunhas, o lavrador Eric de Oliveira, de 18 anos, comemorava o Natal com amigos e parentes em uma fazenda em Bonfinópolis, a 33 quilômetros de Goiânia. Um raio caiu quando o rapaz pegou o celular, que estava conectado ao carregador, ligado na tomada. Parentes levaram o rapaz para o Hospital de Urgência de Goiânia, mas, segundo os médicos, ele chegou sem vida
Fonte: O Globo

25/12/2008
Nº 268
Raio atinge prédio em Higienópolis e abre rachadura na fachada

Além de alagar ruas em diversas partes da cidade do Rio de Janeiro, a forte chuva que caiu na tarde de quinta-feira deu um susto nos moradores da Rua Astréia, em Higienópolis, Zona Norte. Um raio atingiu um prédio no local e abriu rachaduras, fazendo com que rebocos caíssem sobre as casas vizinhas. Nenhum morador se feriu no incidente.
Fonte: O Dia Online

25/12/2008
Nº 267
Raio provoca incêndio em Jaraguá do Sul

Claudecir Venícius Khat, 28 anos, assistia televisão, por volta das 17 horas de quarta-feira, quando ouviu um forte estrondo próximo de sua casa. O estrondo foi causado por um raio que caiu sobre duas casas próximas de onde Claudecir mora. O raio provocou um curto circuito na rede elétrica, iniciando um incêndio. Logo as chamas dominaram as residências de madeira. Segundo informações de outros moradores da região, havia uma garota na casa, mas ela teria conseguido sair a tempo por uma janela, sem nenhum ferimento. A moça não foi identificada.
Fonte: Diário Catarinense

04/12/2008
Nº 266
Homem morre atingido por raio em Aracruz

O fazendeiro Robson Zucolotto morreu no final da tarde de ontem (03/12) após ser atingido por um raio. O acidente aconteceu na propriedade da vítima na localidade de Assombro, próximo ao distrito de Guaraná, zona rural de Aracruz, município ao norte do Espírito Santo. Uma equipe de perícia da Polícia Civil foi ao local do acidente. De acordo com informações da Polícia Militar, o fazendeiro morreu na hora.
Fonte: Terra

04/12/2008
Nº 265
Árvore cai na capital baiana após ser atingida por raio

Três árvores caíram na capital baiana nesta quarta-feira (03/12) em virtude das chuvas. Segundo a Cordenadoria de Defesa Civil do Município, o caso mais grave aconteceu por volta das 16h no bairro do Stiep. Uma descarga elétrica produzida por um raio teria provocado a queda da árvore em frente à loja de celulares. De acordo com a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET), o fluxo de veículos ficou congestionado na região, que teve o fornecimento de energia interrompido. Uma parte da árvore, que estava na pista, foi retirada pela Superintendência de Parques e Jardins. A chuva também provocou outras duas quedas de árvore na rua Marquês de Marica no bairro do Pau Miúdo e em Sete de Abril.
Fonte: Correio

03/12/2008
Nº 264
Duas pessoas morrem atingidas por raio na Bahia

Duas pessoas foram atingidas por raios na tarde de ontem (2/12), no município de Brumado, a 630 km de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, uma das vítimas morreu e a outra, que ficou ferida, foi levada para um hospital da cidade. As duas pessoas ainda não foram identificadas. Outro homem morreu na segunda-feira (1/12) após ser atingido por um raio em Itiúba, a 378 km de Salvador. O corpo de Adelino Baraúna Santos, 38 anos, foi liberado pelo Instituto Médico Legal de Juazeiro (IML) nesta manhã. De acordo com a polícia, o agricultor foi atingido quando tirava água da chuva da varanda de casa.
Fonte: IBahia

29/11/2008
Nº 263
Raio deixa 16 bois mortos

Dezesseis bois de corte morreram, atingidos por raio, em uma fazenda de Sales Oliveira (SP). Os animais foram encontrados ontem, no começo da tarde em área cercada por canavial. “Com o temporal, se abrigaram embaixo de uma árvore, quando houve a descarga elétrica”. O prejuízo estimado foi de R$ 20 mil.Este não é o primeiro caso neste mês no Estado de São Paulo. No dia 9 de novembro, 37 bois morreram da mesma forma em Paulistânia, na região centro-oeste paulista.
Fonte: A Cidade

28/11/2008
Nº 262
Corpo de homem atingido por raio é localizado em Jundiaí

Um homem morreu atingido por um raio em Jundiaí (SP),na quarta-feira (26/11). Ele trabalhava como vigilante em uma construção. O acidente ocorreu durante o temporal ocorrido à noite. O corpo dele foi encontrado por um parente no fim da manhã de quinta-feira (27/11).
Fonte: G1

16/11/2008
Nº 261
Raio mata policial em Sinop - MT

O investigador Jarbas Naia Andrade, faleceu hoje de manhã, após ser atingido por um raio. Jarbas estava na casa de amigos, em um sítio, quando foi atingido. "Ele estava próximo de uma antena e acabou sendo atingido pela descarga elétrica. Não deu nem tempo dos amigos pedirem socorro", descreveu o delegado municipal Sergio Ribeiro Araujo. O corpo de Jarbas foi encaminhado ao IML -Instituto Médico Legal- de Sinop para necropsia.
Fonte: Só Notícias

13/11/2008
Nº 260
Raio mata 37 bois no interior de SP

Um raio provocou a morte de 37 bois em uma fazenda em Paulistânia (SP), no fim da tarde de domingo (9/11). Com a chuva forte, o rebanho procurou abrigo embaixo de uma árvore. Quando começaram as descargas elétricas, os animais estavam muito próximos sob uma mangueira, e um único raio os atingiu. Segundo o administrador da fazenda João Otaviano de Oliveira, o incidente só foi descoberto na manhã de segunda-feira (10). Os bois nelore e vacas leiteiras eram de reprodução e não serviriam para corte. O prejuízo foi calculado em R$ 30 mil.
Fonte: Terra

13/11/2008
Nº 259
Raio mata adolescente que falava ao celular

A queda de um raio próximo a uma chácara na zona rural de Goianésia (GO) causou a morte de um estudante de 15 anos que falava ao celular com um amigo. O aparelho telefônico estava ligado ao carregador, na tomada, e Josimar João Coelho estava em um quarto da residência sozinho. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu na hora. O incidente ocorreu na noite de terça-feira (11/11).
Fonte: Terra

06/11/2008
Nº 258
Adolescente morre ao ser atingido por raio em Coxim

Ronaldo Correa dos Santos, 13 anos, morreu no início da tarde de ontem (5/10) após ser atingido por um raio. Ele e outros dois amigos tomavam banho em um lago de uma chácara, em Coxim (MS). Segundo testemunhas, quando começou a trovejar, a vítima saiu da água e sentou embaixo de uma árvore próxima ao lago, local onde recebeu a descarga elétrica. O corpo do adolescente foi arremessado por mais de dois metros. Os outros dois colegas permaneceram na água e nada sofreram.
Fonte: A Tribuna

03/11/2008
Nº 257
Homem morre atingido por raio em Osasco

Um homem de 41 anos morreu atingido por um raio no fim da manhã de ontem (02/11) em Osasco, na Grande São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Milton Rodrigues dos Santos estava num campo de futebol no momento em que foi atingido, por volta das 11h40m. A vítima chegou a ser socorrida pelos próprios colegas e levada para o Hospital de Vila Menk, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Fonte: O Globo

03/11/2008
Nº 256
Raio atinge jovem em Angola

No último sábado (01/11), Faustino Amaro, 18 anos, morreu dentro da sua casa após ser atingido por um raio, no município da Chibia, em Angola. No momento da descarga o jovem encontrava-se com a sua esposa e dois filhos.
Fonte: Jornal de Angola

31/10/2008
Nº 255
Raio provoca incêndio em tecelagem

Um raio atingiu o depósito de uma tecelagem no bairro Turmalinas, em Santa Bárbara d'Oeste (SP), por volta das 23h10 de quarta-feira (29/10), e provocou um incêndio de grandes proporções. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. Apesar da chuva, o fogo se espalhou com rapidez e o telhado desabou. No local, havia grande quantidade de tecido e papelão. Bombeiros de Americana foram chamados para ajudar a conter as chamas.
Fonte: O Liberal

30/10/2008
Nº 254
Queda de raio deixa bairros de Campo Grande sem energia

Parte dos bairros Santa Rosa, Jardim Paulista e Monte Líbano em Campo Grande (MS), tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido no início da tarde de ontem(29/10).Segundo a Enersul, o problema foi causado por descarga atmosférica que caiu sobre a rede de energia durante a chuva. A queda do raio comprometeu também o circuito que abastece as imediações da Avenida Eduardo Elias Zahran.
Fonte: Correio do Estado

30/10/2008
Nº 253
Raio mata suínos em Santa Catarina

Uma descarga que ocorreu por volta das 11h desta quarta-feira (29/10) em Seara /SC provocou a morte de cerca de 20 suínos. O proprietário foi orientado a abater os outros animais em função dos danos provocados pelo raio.
Fonte: Mídia Mais

30/10/2008
Nº 252
Raio mata homem de 28 anos no interior de São Paulo

Um pedreiro de 28 anos morreu depois de ser atingido por um raio por volta das 17h20 desta quarta-feira (29/10) em Bernardino de Campos, interior de São Paulo. Na hora da descarga, ele estava no telhado de uma residência, cobrindo a caixa d’água. Uma equipe da Polícia Militar chegou a socorrê-lo, levando-o para a Santa Casa da cidade, mas o homem não resistiu. Segundo os policiais, ele teve grande parte do corpo queimado.
Fonte: G1

28/10/2008
Nº 251
Raio mata 52 bovinos no Uruguai

Na última quarta-feira, 22/10, um raio atingiu um estabelecimento rural no Uruguai matando 52 bovinos, em um caso quase sem precedentes na história do país. Os animais, avaliados em aproximadamente US$ 30 mil, morreram fulminados por um raio que caiu em San José, cerca de 90 quilômetros de Montevidéu.
Fonte: Abril

20/10/2008
Nº 250
Homem morre atingido por raio no interior de São Paulo

O lavrador Anderson Tadeu Maciel, de 18 anos, morreu no final da tarde de ontem (19/10) em Caconde, interior de São Paulo, após ser atingido pela descarga de um raio. Ele estava jogando futebol com amigos, num campo de uma fazenda, quando foi atingido pelo raio. Ele foi socorrido pelos amigos e levado até o hospital da cidade, mas não resistiu. Nenhuma outra pessoa foi vítima do raio, segundo a Polícia Civil.
Fonte: G1

17/10/2008
Nº 249
Agricultor morre atingido por raio em Tremembé - SP

Um agricultor morreu na tarde desta quinta-feira, (16/10), ao ser atingido por raio em Tremembé Segundo a Polícia Militar, a vítima recebeu a descarga elétrica um pouco antes da tempestade que caiu no Vale do Paraíba. O agricultor trabalhava em uma plantação de mandioca e morreu no local.
Fonte: VNews

16/10/2008
Nº 248
Raio mata comerciante no Rio Grande do Sul

Rogério Ivan Correa, 32 anos, morreu na tarde de ontem atingido por um raio. Correa pescava no Rio Uruguai em um barco na localidade de São João Mirim (RS), por volta das 13h, com um sobrinho. Chovia forte no momento. Com a descarga, o comerciante foi jogado na água e morreu na hora.
Fonte: Zero Hora

14/10/2008
Nº 247
Raio atinge quarto de idosa em Santa Maria

Elsa Preigschadt, 75 anos, foi surpreendida na manhã de segunda-feira (13/10) por um raio. Depois de atingir a caixa de luz da casa, a descarga elétrica teria passado pelos fios, queimado um ar-condicionado e os televisores e incendiado uma cortina do quarto. As chamas atingiram a idosa, que acordou com os cabelos pegando fogo. Ela foi socorrida pelos vizinhos. Toda rede elétrica da residência foi danificada.
Fonte: Zero Hora

13/10/2008
Nº 246
Agricultor morre atingido por raio em São Sepé

Luis Oscar Ferreira , agricultor, andava a cavalo ao ser atingido por um raio em São Sepé. Ferreira recolhia gado na localidade de Jazidas quando foi atingido pela descarga elétrica. Ele morreu na hora.
Fonte: Zero Hora

09/10/2008
Nº 245
Homem sobrevive à queda de raio nos EUA

Câmeras de um circuito interno de TV capturaram o momento em que um raio caiu bem perto um motorista americano em um posto de gasolina no Estado de Nova York. William Hall estava abastecendo seu carro quando o raio caiu a poucos metros dele. O impacto o fez desmaiar. William teve ferimentos leves e sua esposa, que estava dentro do carro, não ficou ferida.
Fonte: O Globo

06/10/2008
Nº 244
Homem morre ao ser atingido por raio

Maurício Carlos Tavares do Prado, 40, morreu atingido por um raio, na GO-174, próximo à Montividiu. Ele conduzia uma moto, parou para colocar capa de chuva e foi atingido por um raio, vindo a óbito no local.
Fonte: Diário da manhã Online

06/10/2008
Nº 243
Raio provoca incêndio em canavial

Um raio iniciou um incêndio na tarde de sexta-feira(03/10), no canavial da Usina Chapadão Agroenergia, em Chapadão do Sul. Cinco caminhões-pipa trabalharam para conter o fogo.Ainda não se sabe o tamanho da área atingida.
Fonte: Correio do Estado

06/10/2008
Nº 242
Homem é atingido por raio em Cuiabá

Claudionor Martins Figueiredo, 50 anos,foi atingido por um raio na última quinta-feira(02/10).Martins relatou que estava junto com um primo na varanda do sítio onde mora quando foi atingido, “senti uma força e um calor muito forte, como se estivesse apanhando de um cabo de fogo”, descreve.A força do raio chegou a jogá-lo na parede e deixou algumas partes do corpo avermelhadas. Ele está internado no Pronto-Socorro de Cuiabá.
Fonte: Diário de Cuiabá

03/10/2008
Nº 241
Raio atinge avião que transportava jogadores

Nesta quinta-feira o Boeing 737-800 da companhia Transavia, que transportava os jogadores do PSV Eindhoven, foi atingido por um raio pouco antes de pousar. O avião foi atingido nas asas quando se aproximava do aeroporto de Eindhoven. Apesar do susto,a aeronave pousou sem problemas.
Fonte: Folha Online

02/10/2008
Nº 240
Mulher morre eletrocutada após residência ser atingida por raio

Uma mulher de 55 anos, morreu devido a choque elétrico, na noite de ontem (01/10), na Rua Major Odair do Jardim das Américas, em Anápolis - GO. Segundo o Corpo de Bombeiros , a vítima foi encontrada sem sinais vitais, com queimaduras de 3º grau nas mãos, no peito e nos pés. A vítima falava ao telefone, quando a residência foi atingida por um raio provocando o choque. Devido as descargas elétricas, houve um principio de incêndio, que foi controlado pelos bombeiros.
Fonte: Diário da manhã

02/10/2008
Nº 239
Raio interrompe fornecimento de luz

O centro da cidade de Santos ficou sem luz no final da tarde de ontem (01/10). Após fortes pancadas de chuva, um raio caiu no cruzamento das ruas João Pessoa com Martim Afonso, por volta das 17h10, ocasionando a interrupção no fornecimento de luz na região. Ainda em função da chuva, outros pontos da Cidade registraram interrupções de energia
Fonte: A Tribuna Online

02/10/2008
Nº 238
Raio atinge casa em Dourados

Um raio atingiu uma residência, por volta das 5h da manhã de terça-feira (01/10) em Dourados, Mato Grosso do Sul. Ninguém ficou ferido. No momento chovia forte. O raio caiu no quarto onde dormia um jovem, e aparentemente entrou pela antena da tevê. A descarga ainda causou danos em equipados domésticos.
Fonte: Rádio Grande FM

24/09/2008
Nº 237
Raio mata três integrantes de uma mesma família

Um único raio matou três membros de uma mesma família na tarde de terça-feira (23/09) na Comarca Ngobe Buglé, no litoral do Caribe, limítrofe com Costa Rica. Santos Martínez, de 53 anos; sua esposa Viviana Serrano, de 42 anos e seu filho Bonifacio Martínez, de 18 anos,foram atingidos quando estavam na varanda de sua casa no meio de uma tempestade. Outros nove menores que estavam dentro da casa não foram atingidos pelo raio.
Fonte: G1

23/09/2008
Nº 236
Raio atinge homem em Portugal

Antônio Murteira da Silva, 33 anos, foi atingido por um raio, no início da noite de domingo (21/09), quando se protegia da chuva embaixo de uma árvore em Santa Maria da Feira.A vítima encontra-se no Hospital de Coimbra, em estado considerado grave apresentando queimaduras profundas no peito e pernas.
Fonte: Jornal de Notícias

15/09/2008
Nº 235
Raio provoca incêndio em mata nativa no Pantanal

Um incêndio provocado por raio está destruindo a mata nativa na região da Serra do Amolar, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O fogo começou no início da noite de sexta-feira e já consumiu cinco mil hectares da vegetação situada dentro da Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) Acurizal, propriedade da Organização Não-Governamental (ONG) ecológica Ecotrópic.
Fonte: A Tarde On line

12/09/2008
Nº 234
Homem morre atingido por raio no Rio Grande do Sul

Dario Antônio dos Santos Serpa, de 45 anos, morreu após ser atingido por um raio, em São Francisco de Assis, fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, na manhã de ontem 11/09. Ele plantava eucaliptos, e uma tempestade com chuva forte e raios acabara de cair sobre a cidade. Mais 40 pessoas trabalhavam no local.
Fonte: Zero Hora

11/09/2008
Nº 233
ELAT na mídia - Site Clic RBS aborda detecção de raios em tempo real.

Uma matéria divulgada hoje, no site da Clic RBS, abordou Sistema de detecção de raios em tempo real na internet, disponibilizado pelo ELAT. Clique e confira:
Fonte: Site Clic RBS

29/08/2008
Nº 232
Raio mata 12 cabeças de gado em Rondônia

Um único raio matou 12 cabeças de gado, que se abrigavam debaixo de uma árvore durante o temporal em Rondônia. O fato ocorreu em uma fazenda, no limite de Ministro Andreazza com o município de Presidente Médici. Em Rondônia, essa não é a primeira vez que casos de mortes de animais fulminados por raios acontecem. Em 23 de março de 2006, durante uma forte chuva, um único raio foi capaz de provocar a morte de 64 cabeças de gado em uma propriedade no município de Monte Negro, há 248 quilômetros de Porto Velho. Na ocasião, os animais estavam próximos de uma cerca lisa, corredor perfeito de energia de um raio. Esse é o maior registro de mortes de animais causados por raios em todo o Brasil.
Fonte: Tudo Rondônia

25/07/2008
Nº 231
Raio mata duas pessoas em excursão a vulcão no Equador

Duas pessoas morreram ao serem atingidas por um raio durante uma excursão no vulcão Ruco Pichincha, no Equador, informaram ontem (24/08) fontes oficiais. Uma terceira pessoa está desaparecida. Uma fonte do Corpo de Bombeiros disse que um estrangeiro de 30 anos e um menino equatoriano, de 12 anos, morreram enquanto escalavam o vulcão no sábado (23/08) ao serem atingidos por um raio. Uma mulher, que aparentemente fazia parte do grupo, se perdeu devido ao forte nevoeiro e está desaparecida. Os corpos já foram resgatados e equipes buscam a mulher desaparecida.
Fonte: G1

22/07/2008
Nº 230
Dois montanhistas morrem atingidos por raio no Japão

Um grupo de montanhistas encontrou Shinobu Shiogai, 52 anos, morto por um raio numa trilha do Monte Fuji, Shizuoka, por volta das 13h50, do penúltimo sábado (09/08). O corpo foi encontrado pelo grupo depois que todos se jogaram no chão para se proteger de outro raio. O Observatório Local de Meteorologia de Shizuoka declarou que havia divulgado um aviso sobre os raios na manhã do mesmo dia do acidente. No mesmo sábado outro homem, de 64 anos, também foi morto por um raio no Monte Takao, em Hachioji (Tokyo), por volta das 15h10. A vítima sofreu sérias queimaduras e estava descendo do local.
Fonte: Alta montanha

21/07/2008
Nº 229
Raio provoca morte no Rio Grande do Sul

Luis Fernando Centeno, de 54 anos, morreu após ter sido atingido por um raio na tarde do último sábado, 17/08. Ele estava na localidade rural de Capela Velha, em Chuvisca, cidade na região de Camaquã, no Rio Grande do Sul. Segundo a mulher da vítima, ele saiu de casa para verificar seus cavalos durante a chuva. Como o homem não voltou, ela foi procurá-lo. Encontrou o marido morto, com queimaduras pelo corpo. O risco de temporais persiste no Rio Grande do Sul.
Fonte: METSUL

14/07/2008
Nº 228
Raio atinge subestação e corta energia em 51 mil casas

A queda de um raio na subestação de energia da Copel (Companhia de energia elétrica do Paraná), em Cascavel, deixou cerca de nove mil domicílios sem energia elétrica na manhã de hoje. A descarga ocorreu durante uma tempestade, e segundo a empresa, danificou equipamentos e componentes eletrônicos, deixando o sistema inoperante.
Fonte: Gazeta do Paraná

07/07/2008
Nº 227
Raio parte árvore ao meio

Um raio atingiu uma árvore, na manhã de terça-feira (05/08), no canteiro central da Avenida Lucílio de Held, em Maringá. A planta atingida teve a copa e parte do tronco partidos ao meio. Pedaços da árvore caíram nos dois lados da avenida, impedindo a passagem de veículos. O incidente ocorreu por volta das 9 horas. Ninguém ficou ferido. O susto provocado pelo raio foi grande. “Estava na calçada quando o raio caiu. Ouvi um estouro e pedaços da árvore vieram ao chão. Parece que o chão até balançou”, conta Nelson Lopes.
Fonte: O Diário do Norte do Paraná

07/07/2008
Nº 226
Raio cai durante rali e fere dezenas na Noruega

Aproximadamente 100 pessoas ficaram feridas no último domingo (02/08) quando um raio atingiu um grupo que assistia a um rali automobilístico na Noruega. "Um grande número de espectadores estava em uma colina para ver a corrida quando o raio caiu", disse Hans Eng, da polícia regional de Hedemar. "No total, 91 pessoas foram afetadas pelo raio e ao menos 39 foram examinadas em diversos hospitais, mas não há informação sobre qualquer caso grave", revelou o policial. Após o incidente, 16 ambulâncias e dois helicópteros foram enviados ao local para socorrer os feridos. Segundo o jornal Dagbladet, cerca de mil pessoas assistiam a corrida, que foi suspensa após o incidente.
Fonte: AFP

04/07/2008
Nº 225
Avião é atingido por raio no Paraná

Um avião foi atingido por um raio na manhã de sábado (2), no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. Segundo a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), 46 passageiros estavam na aeronave, que seguiria viagem para São Paulo. Ninguém ficou ferido. Ainda de acordo com a Infraero, os passageiros seguiram para a capital paulista cerca de uma hora e meia depois do incidente. A empresa não soube informar qual parte da aeronave foi atingida.
Fonte: G1

04/07/2008
Nº 224
Queda de raio em campo de futebol mata 2 e fere 6 no México

Na última sexta-feira (01/08) duas pessoas morreram e seis ficaram feridas gravemente no estado mexicano de Guerrero devido à queda de um raio, enquanto disputavam um jogo de futebol, informaram fontes oficiais. Os mortos, ambos de 21 anos, um membro do corpo de bombeiros e outro da Defesa Civil, morreram ao serem atingidos pela descarga elétrica do raio, no estádio da capital do estado, Chilpancingo. Os feridos são cinco jogadores e o árbitro, todos eles com idades entre 17 e 28 anos. Fontes da Subsecretaria de Defesa Civil de Guerrero informaram que, devido à tempestade elétrica, o raio caiu sobre o campo no momento em que os dois jogadores disputavam a bola. http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u428856.shtml
Fonte: Folha Online

01/08/2008
Nº 223
Estudo do ELAT é notícia na Maxpress

Uma matéria divulgada no site da Maxpress, no dia 31/07, abordou uma pesquisa realizada pelo ELAT que relaciona temperatura e incidência de raios. Ao longo do texto, é possível conhecer mais sobre o estudo e seus resultados. Clique e confira: http://www.maxpressnet.com.br/noticia.asp?TIPO=PA&SQINF=331246
Fonte: Maxpress

31/07/2008
Nº 222
Três pessoas são mortas por raio na Ucrânia

Nesta semana centenas de cidades na Ucrânia e na Moldávia foram alagadas devido as fortes tempestades . O ministro de Emergências da Ucrânia, Volodymyr Shandra, disse que , três foram mortas por raios,23 pessoas morreram afogadas, três foram eletrocutadas e uma foi soterrada por uma avalanche de terra. Um ministro ucraniano descreveu as enchentes, no começo desta semana, como as piores em cem anos. Além da Ucrânia e Moldávia, os temporais também castigam a Romênia. http://www.estadao.com.br/internacional/not_int215212,0.htm
Fonte: Agencia Estado

25/07/2008
Nº 221
ELAT na mídia – Estudo do ELAT é notícia no Bom dia Brasil da Rede Globo

Uma matéria divulgada no Bom dia Brasil e no G1 no dia 25/07, abordou uma pesquisa realizada pelo ELAT que relaciona temperatura e incidência de raios na cidade de São Paulo nos últimos 50 anos. Ao longo da matéria, é possível conhecer mais sobre o estudo e seus resultados. Clique no Link abaixo e confira.
Fonte: Rede Globo / G1

21/07/2008
Nº 220
Frente fria provoca raios no sul

No dia 21 de julho, segunda-feira, raios caíram na localidade de Vila Coimbra, interior de São Miguel das Missões em decorrência de tempestades associadas a uma frente fria, que avançava do Oeste para o Centro do Estado, responsável pelo mau tempo.
Fonte: Metsul

22/07/2008
Nº 219
Relâmpago mata três jovens na República do Barcostostão (Rússia)

Três jovens foram mortos por raios enquanto repousavam em uma praia, na cidade de Neftekamsk, na República do Barcostostão (Rússia). A tempestade que provocou os raios começou quando nuvens negras cobriram o céu com um vento frio muito forte. Além dos jovens outras seis pessoas foram hospitalizadas com arritmia cardíaca e pressão alta.
Fonte: Pravda.ru

10/07/2008
Nº 218
ELAT na mídia – Estudo do ELAT é notícia na Folha de São Paulo

Uma matéria divulgada no jornal Folha de São Paulo, no dia 9/07, abordou uma pesquisa realizada pelo ELAT que relaciona temperatura e incidência de raios na cidade de São Paulo no últimos 50 anos. Ao longo do texto, é possível conhecer mais sobre o estudo e seus resultados.
Fonte: Folha Online

07/07/2008
Nº 217
Raios são provocados por depressão tropical no México

No domingo, 6/07, uma depressão tropical provocou a queda de muitos raios na costa pacífico do México, a 200 quilômetros da província de Zihuatanejo. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, é possível que essa depressão ganhe força como uma tempestade tropical.
Fonte: A Tarde Online

04/07/2008
Nº 216
Raio atinge pedreiro em Petrópolis (RJ)

João Batista da Cunha, pedreiro de 44 anos, morreu após ter sido atingido por um raio na manhã da última sexta-feira, 4/07. Ele estava em Castelinho, bairro Morim, em Petrópolis (RJ) - região de mata fechada -, com mais três amigos. Eles contam que chovia forte na hora do acidente e que buscavam abrigo em cavernas, mas que João Batista não conseguiu se proteger da chuva e foi atingido pela descarga. O Corpo de Bombeiros foi acionado pelos colegas no período da tarde e encontrou a vítima com o rosto, o pescoço e um cordão que usava queimados.
Fonte: O Globo Online

03/07/2008
Nº 215
ELAT na mídia – Monitoramento de raios é explorado em informativo da Dow AgroSciences

O jornal Elo Informativo,da Dow AgroSciences, publica, em sua primeira edição de 2008 (nº 27), uma matéria sobre o sistema de monitoramento de raios feito pelo ELAT. No texto, é possível conhecer como as descargas são monitoradas, a tecnologia utilizada e as ferramentas desenvolvidas pelo grupo para essa atividade. Além disso, a matéria também trata das características dos raios, destacando curiosidades como os benefícios que o fenômeno pode provocar. Acesse e conheça mais sobre monitoramente de raios:
Fonte: Elo Informativo / Dow AgroSciences

ELAT na Mídia:

01/07/2008
Nº 214
Raio atinge jogadores em Camboja

Seis jogadores de futebol foram atingidos por um raio durante uma partida em Camboja. Três deles morreram e os demais ficaram feridos. Segundo o presidente da Federação de Futebol de Camboja, São Sokha, o jogo era parte de um torneio organizado pelo governo para introduzir o futebol entre os jovens e reforçar o espírito nacional nessa população.
Fonte: Ansa Latina

26/06/2008
Nº 213
Tempestade de raios causa incêndios na Califórnia (EUA)

Em menos de 24 horas, oito mil raios atingiram o norte da Califórnia, nos Estados Unidos, provocando mais de 800 focos de incêndio. Cerca de 20 casas foram destruídas e muitas pessoas estão desabrigadas. A tempestade de raios foi causada pela seca no estado, que já dura dois anos. Segundo especialistas, trata-se de um raro fenômeno já que a incidência de raios não é usual no norte da Califórnia antes de julho.
Fonte: This is London.com

19/06/2008
Nº 212
Pesquisador do Inpe participa de ações de meio ambiente na Câmara dos Deputados

O Dr. Osmar Pinto Junior, Coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), realizou na última terça-feira, 17/6, uma palestra na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Com o tema Raios: o impacto em energia e meio ambiente num cenário e aquecimento, o evento fez parte das ações da EcoCâmara, com apoio do Detec, da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Frente Parlamentar Ambientalista para o mês do Meio Ambiente. A palestra tratou da influência das mudanças climáticas na incidência de raios sobre a Terra. Nesse contexto, o pesquisador abordou o aumento da temperatura média do planeta. “A estimativa é de que o número de raios seja em torno de 30% maior para cada grau de aumento da temperatura do planeta”, disse Dr. Osmar durante as explicações sobre o tema.
Fonte: ELAT

17/05/2008
Nº 211
Temporal com raios causa morte de duas pessoas na China

O temporal que assolou as regiões sul e central da China, na última semana, foram acompanhados por fortes raios. Entre os dias 12 e 13/6, duas pessoas morreram atingidas por uma descarga atmosférica em Shenzen (província de Cantão). Cerca de 10 mil casas foram destruídas e outras dez pessoas morreram por causa de deslizamentos de terras e desabamento de imóveis.
Fonte: Último Segundo

16/06/2008
Nº 210
Prédios são atingidos por raios em Nova Iorque (EUA)

Na noite da última terça-feira (10/06), topos de vários prédios foram atingidos por raios em Nova Iorque, Estados Unidos. Na região onde o acidente aconteceu, estão os edifícios do jornal New York Times, da AOL (American Online) e Time Warner. Houve complicações com rede elétrica local.
Fonte: G1

11/06/2008
Nº 209
Raio causa transtornos em São Luís (MA)

Na tarde de ontem, 10/6, o sistema de comunicação do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria de Segurança Cidadã de São Luís, no Maranhão, sofreu uma pane causada pela queda de um raio. A Central 190 da Polícia Militar, 193 do Corpo de Bombeiros e o Disque-denúncia ficaram inoperantes. Além disso, o prédio da Secretaria de Segurança e a região do Outeiro da Cruz, no Anil, ficaram sem energia elétrica.
Fonte: O Estado do Maranhão

09/06/2008
Nº 208
Americano morre atingido por raio

No último final de semana, um raio caiu em um estacionamento, em Connecticut (EUA), e atingiu cinco pessoas. Um homem morreu e as outras quatro ficaram feridas. O episódio aconteceu durante a passagem de um tornado acompanhado por raios na região. As tempestades têm assolado os Estados Unidos, tendo deixado oito mortos até o momento.
Fonte: Folha Online

06/06/2008
Nº 207
Chuva com raios e trovões assusta população no Ceará

Na madrugada desta sexta-feira, 5/06, uma forte chuva caiu sobre a cidade de Fortaleza (CE) e região, acompanhada por raios e trovões. Muitos semáforos pararam de funcionar, causando grandes complicações no trânsito. A chuva durou cerca de três horas e deixou a população assustada, especialmente com a queda dos raios.
Fonte: Verdes Mares

09/06/4357
Nº 206
Chineses morrem atingidos por raio

A China foi assolada por mais um terremoto na terça-feira, 27/05, acompanhado de forte chuva. O número de mortes provocadas pela chuva chegou a 23, sendo que mais três, na Província Central Hubei, foram causadas por raio. Especialistas acreditam que o clima irá melhorar nesta quarta-feira com a elevação da temperatura.
Fonte: Folha Online

27/05/2008
Nº 205
Raio pode ter causado falta de energia no Rio Grande do Sul

Na madrugada de sábado (24/05), um cabo aéreo da linha de transmissão de energia para São José do Norte (RS), que atravessa o canal de acesso ao porto de Rio Grande, foi rompido. Todos os 26 mil moradores de São José do Norte ficaram sem energia elétrica por 16 horas. Especialistas acreditam que o transtorno foi causado pela queda de descargas atmosféricas. Segundo a Capitania dos Portos, não houve acidente com embarcações.
Fonte: Jornal Agora

26/05/2008
Nº 204
Jogador de beisebol é atingido por raio

Géremi González, jogador de beisebol venezuelano, morreu após ter sido atingido por um raio ontem (domingo, 25/05) em Miranda, Venezuela. Seu corpo foi encontrado em um píer, numa praia local. González tinha 33 anos e jogou por muito tempo em times americanos, nos Estados Unidos. Atualmente, ele atuava no Navegantes, equipe venezuelana de Magallanes.
Fonte: JB Online

15/05/2008
Nº 203
ELAT na mídia – Recente descoberta do ELAT é matéria na Agência CT

A Agência CT, do Ministério da Ciência e Tecnologia, divulgou uma matéria, nesta quinta-feira (15/05), tratando da descoberta do ELAT sobre raios positivos. A pesquisa foi apresentada em Congresso internacional nos Estados Unidos e publicada em conceituada revista, a Geophysical Research Letters. O texto apresenta informações sobre o estudo e usa imagens para ilustrar e explicar como o fenômeno acontece. Acesse e confira: http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/48204.html
Fonte: Agência CT/MCT

13/05/2008
Nº 202
Raio atinge quarto de casa no País de Gales

Na segunda-feira, 12/05, um raio atingiu o quarto de Elis Roberts, de três anos, em Flint, País de Gales. A descarga primeiro estourou lâmpadas e equipamentos elétricos do bairro, fazendo, em seguida, um buraco no quarto do menino. Apesar do barulho, a criança não acordou e não foi ferida.
Fonte: Em Sergipe.com

12/05/2008
Nº 201
Chuva forte com raios na Paraíba causa estragos

Na cidade de Patos (PA), a chuva forte acompanhada por descargas atmosféricas, no final da semana passada, causou transtornos à população. Uma estação de bombeamento d’água da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) do estado foi atingida por um raio na sexta-feira (9/05). Segundo o Diretor Executivo da AESA, Laudízio Diniz, o transformador foi trocado no mesmo dia. O rompimento de um açude em Uiraúna causou inundação de casas e lojas, mas não houve feridos.
Fonte: Jornal O Norte

05/05/2008
Nº 200
ELAT na mídia – Super-raios é assunto no ValeParaibano

Na edição de 3 de maio, o jornal ValeParaibano publicou uma matéria sobre o fenômeno dos super-raios, no Caderno Região. O texto explica o que é o fenômeno e trata de uma possível relação com causas de queimadas, dados que foram apresentados pelo ELAT em congresso internacional no final de abril, como explicitado na matéria. Informações sobre a incidência de raios na região valeparaibana também estão presentes. Confira na íntegra:
Fonte: Jornal ValeParaibano

ELAT na Mídia:

05/05/2008
Nº 199
Raio atinge residência e deixa família em pânico

Na noite do dia 29/04, terça-feira, um raio atingiu uma residência em Desterro (CE) e deixou os quatro moradores feridos. A descarga atingiu um mamoeiro, matou quatro porcos e seguiu pelo varal de arame até chegar à casa. Os interruptores da residência saltaram das paredes, a porta da geladeira abriu com violência e um dos moradores foi arremessado mais de um metro, ferindo a cabeça e tendo ficado desacordado por alguns instantes. Os demais ficaram surdos e trêmulos. A Defesa Civil chegou ao local e socorreu a família e eles passam bem. Benedita, de 14 anos, disse que foi possível ver um clarão entrar na casa instantes antes de os estragos começarem.
Fonte: Diário do Nordeste

05/05/2008
Nº 198
Mulher morre atingida por raio no Piauí

Maria do Amparo da Silva, de 21 anos, morreu após ter sido atingida por um raio na tarde de quinta-feira (1º de maio), em Amarante (PI). A descarga caiu na residência onde ela estava com mais três crianças, que ficaram feridas com queimaduras pelo corpo. Todos foram socorridos e levados para o hospital, mas Maria do Amparo não resistiu.
Fonte: TV Cidade Verde

29/04/2008
Nº 197
No Piauí, raio causa incêndio em residência

Durante a madrugada de segunda (28/04) para esta terça-feira (29/04), um raio atingiu a cerca elétrica de uma casa em Teresina (PI). A descarga provocou curto-circuito no sistema de disjuntores, dando início a um incêndio na cozinha. Segundo Wellington Araújo, proprietário da residência, o susto foi grande. “Estava com minha esposa e meus três filhos quando percebi que havia fogo na cozinha. Tirei o botijão de gás e minha família e chamei os bombeiros”, conta. Ele disse que houve oscilação de energia assim que ouviu o barulho do raio.
Fonte: TV Cidade Verde

28/04/2008
Nº 196
Raio pode ter provocado incêndio em prédio no Piauí

O 22º apartamento do Edifício Mansão Excalibur, em Teresina (PI), sofreu um incêndio na noite de sábado, 26/04. Acredita-se que a causa tenha sido um raio, que foi visto por testemunhas momentos antes de o fogo começar. Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel Barbosa, o laudo da perícia ainda não foi concluído. “Por isso, não é possível afirmar que o incêndio foi provocado por descarga atmosférica”, conclui. Parte do teto de gesso do apartamento caiu e os vidros das janelas quebraram em função do calor. O fogo não se alastrou devido à ação dos Bombeiros.
Fonte: TV Canal 13

28/04/2008
Nº 195
Mulher morre no Maranhão

Na tarde da última sexta-feira (25/04), Rosemary Costa Sousa, de 50 anos, morreu após ter sido atingida pela descarga de um raio, em Anajatuba (MA). Em companhia da filha, ela estava em uma canoa quando o raio atingiu uma vara que usava para a locomoção da embarcação. Rosemary foi levada ao Hospital de Anajatuba, mas não resistiu e morreu.
Fonte: Jornal Pequeno

23/04/2008
Nº 194
Estado de SP registra mais uma morte por raio

Solange Aparecida, de 31 anos, morreu ao ser atingida por um raio na terça-feira (22/04), em Itaí (SP), região de Botucatu. Ela trabalhava em uma lavoura de cana-de-açúcar durante um temporal. Solange foi socorrida e levada para a Santa Casa da cidade, mas não resistiu.
Fonte: G1

22/04/2008
Nº 193
Raios atingem aviões nos Estados Unidos

Dois aviões foram atingidos por raios nos Estados Unidos, no domingo (20/04). Eles haviam acabado de decolar e os pilotos precisaram pousar com emergência. Os passageiros das aeronaves ficaram bastante assustados, mas não foram feridos.
Fonte: Jornal da Record / TV Record

16/04/2008
Nº 192
Uberaba sofre com queda de raios

Durante uma tempestade que atingiu Uberaba (MG) no último sábado (12/04), muitos raios incidiram e causaram estragos na cidade. Residências foram atingidas e tiveram aparelhos eletroeletrônicos danificados. Além disso, algumas regiões ficaram sem energia elétrica por mais de 1h30. A Cemig acredita que esses apagões tenham sido causados pelas descargas atmosféricas. Um poste e muitas árvores caíram e provocaram, também, dificuldades no trânsito.
Fonte: Jornal da Manhã

15/04/2008
Nº 191
Homem é atingido por raio em estrada do Ceará

Na sexta-feira, 11/04, um raio atingiu e matou um homem na CE-325, entre Pacujá e Mucambo. O acidente aconteceu durante forte chuva. A vítima foi levada ao IML.
Fonte: O Povo

14/04/2008
Nº 190
Raio atinge plantação de figos em Campinas (SP)

Uma plantação de figos, na Chácara Remar, em Campinas (SP), foi atingida por um raio na noite da última quinta-feira (10/04). Segundo o agricultor Geraldo Amâncio de Souza, 60 pés foram queimados. Ele disse ainda que isso jamais havia acontecido e que levou um grande susto.
Fonte: Cosmo On Line

14/04/2008
Nº 189
Casa é atingida por raio em Recife (PE)

Um raio atingiu uma casa na zona sul de Recife (PE) na madrugada de domingo, 13/04. Quatro pessoas estavam na casa, mas ninguém ficou ferido. Houve destruição de parte do telhado e o fornecimento de energia elétrica da região foi interrompido por algumas horas.
Fonte: Pe360graus

10/04/2008
Nº 188
Raios causam transtorno em Campinas

Durante a forte chuva que caiu na cidade de Campinas na tarde de ontem (10/04), raios atingiram a região do Aeroporto Internacional de Viracopos, interrompendo o abastecimento de energia de oito alimentadores. João Marques Rodrigues, gerente de Operações da CPFL, acredita que cerca de 20 mil clientes ficaram sem energia elétrica. No Jardim Campos Elíseos, uma árvore foi atingida por um raio e caiu na rua, impedindo o trânsito. Não houve feridos.
Fonte: Cosmo On Line

10/04/2008
Nº 187
Raio mata duas pessoas na Angola

No último final de semana (6 e 7/04), duas pessoas morreram atingidas por raio na província de Bié, na Angola. Segundo José Pinto, comandante provincial dos Bombeiros, as fortes chuvas que têm caído na região, acompanhadas de raios, também fizeram feridos e provocaram o desabamento de pelo menos 30 residências.
Fonte: Jornal de Angola

09/04/2008
Nº 186
Semáforos em Campinas são desligados por raio

Na tarde de ontem (8/04), 25 semáforos em Campinas (SP) foram desligados em função da queda de energia provocada por um raio. A descarga caiu no bairro Vila Industrial e a situação foi normalizada cerca de duas horas depois. De acordo com alguns motoristas, o trânsito ficou bastante complicado.
Fonte: Cosmo On Line

09/04/2008
Nº 185
Raio pode ter aberto portão de residência no Piauí

Um pitbull atacou Edílson Eduardo de Sousa, de 37 anos, cabo do 2º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), na manhã de terça-feira (8/04), em Teresina (PI). Ele precisou fazer uma cirurgia para reconstruir dois dedos de uma das mãos. Segundo o dono do cachorro, Emanoel Ximenes, o pitbull fugiu de casa por volta das cinco horas da manhã porque um raio atingiu o portão e o abriu. Além disso, Emanoel afirma não ter negado socorro à vitima. O caso está sendo investigado pela polícia.
Fonte: TV Cidade Verde

07/04/2008
Nº 184
Trovões e relâmpagos assustam torcedores e jogadores em Pernambuco

O jogo entre Santa Cruz e Porto, no domingo (6/04) à tarde, em Caruaru (PE), foi marcado por trovões e relâmpagos no início do segundo tempo. Torcedores e jogadores ficaram assustados com a forte chuva, que deixou o campo encharcado. No entanto, o mau tempo não prejudicou a partida e o Santa Cruz venceu o Porto por 2x1.
Fonte: JC Online

04/04/2008
Nº 183
Tempestade com relâmpagos causa estragos em cidade angolana

A noite de ontem (3/04) foi marcada por uma tempesatade que durou cerca de 40 minutos em Luanda, na Angola. Acompanhada por ventos e relâmpagos, a chuva destruiu vedações em chapas de zinco de obras de contrução civil, quebrou galhos de árvores, danificou painéis publicitários e telhados de residências e estabelecimentos comerciais. Além disso, alguns pontos da cidade sofreram inundações
Fonte: AngolaPress

20/08/0004
Nº 182
ELAT na mídia – Utilização do Google Maps pelo ELAT é notícia na Agência CT

A Agência CT, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), publicou uma notícia on-line sobre a integração de dados da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDat) à plataforma Google Maps. Ao longo do texto, a finalidade, o uso e os benefícios gerados com essa iniciativa são abordados. Além disso, a matéria explica as formas de acesso aos interessados. Acesse o link abaixo e confira a matéria na íntegra. "ELAT utiliza plataforma Google Maps para aferir queda de raios" http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/47831.html
Fonte: Agência CT/MCT

31/03/2008
Nº 181
Trânsito em Uberaba (MG) apresenta dificuldades

Motoristas de Uberada (MG) têm enfrentado problemas no trânsito devido a apagões dos semáforos. Segundo Paulo Humberto Alves, engenheiro de trânsito da Secretaria Municipal de Trãnsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), a queda de raios, associada ao mau tempo, tem sido o principal fator. Na última quinta-feira, 27/3, semáforos que vão do bairro São Benedito até Valim de Melo estavam paralisados no vermelho.
Fonte: JM Online

27/03/2008
Nº 180
Delegacia de Piracicaba é atingida por raio

Durante chuva no último sábado (22/03), um raio atingiu a Delegacia Scecional de Piracicaba (SP) e queimou nove computadores. Cindo deles estavam no setor de telecomunicações, cuja finalidade era realizar pesquisas de antecedentes criminais. Segundo o delegado-assistente, Ricardo Fiori, o acidente não prejudicou o serviço porque os funcionários foram transferidos. A descarga provocou, também, problemas nos telefones. Não houve feridos.
Fonte: Gazeta de Piracicaba

27/03/2008
Nº 179
ELAT na mídia – ValeParaibano trata sobre raios na região valeparaibana

Na edição de 26 de março de 2008, o jornal ValeParaibano publicou uma matéria sobre o aumento da incidência de raios no verão de 2008. Sob o título “Incidência de raios cresce 35% durante o verão no Vale”, o texto ainda aborda casos de mortes causadas por raios na região e dicas de proteção. Confira:
Fonte: Jornal ValeParaibano

ELAT na Mídia:

26/03/2008
Nº 178
Raio provoca morte no Triângulo Mineiro

Aureni Pereira dos Santos Cardoso morreu enquanto trabalhava em Indianópolis (MG), região do Trinângulo Mineiro, devido à queda de um raio na tarde de segunda-feira (24/03). Enquanto varria a área externa de uma residência na fazenda União, a descarga a atingiu. Foi socorrida e levada ao Hospital Batista Neves, mas não resistiu e morreu.
Fonte: CEDEC/MG

26/03/2008
Nº 177
ELAT na mídia – Mortes causadas por raio são matéria no Estadão

Em matéria publicada ontem, 25/03, o jornal O Estado de S. Paulo comparou o número de casos de mortes por raios registradas em 2007 e 2008. Relacionado a isso, mostrou as estatísticas de incidência de raios em todas as regiões do país. Lei a matéria “Em três meses, 2008 tem 45 mortes por raio; 2007 teve 46” acessando o link abaixo. http://www.estadao.com.br/geral/not_ger145697,0.htm
Fonte: O Estado de S. Paulo

26/03/2008
Nº 176
ELAT na mídia – Incidência de raios no Vale do Paraíba é matéria da revista Cooperando

A revista Cooperando, da Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos, traz como chamada de capa uma reportagem sobre a incidência de raios na região valeparaibana, na edição de março de 2008 (nº 325). Duas páginas, no interior da publicação, tratam de dados sobre as descargas atmosféricas e deixam dicas de como proteger pessoas e animais, em zona rural. Confira a matéria:
Fonte: Revista Cooperando

ELAT na Mídia:

26/03/2008
Nº 175
Raio atinge casa e fere moradora na região de Campinas

Em Cabreúva, na região de Campinas (SP), um raio atingiu uma casa na noite de sábado, 22/03. A descarga provocou a abertura de um buraco na parede da residência. Além disso, uma moradora, que estava na cozinha, teve o braço direito queimado. Ela foi socorrida em um posto de saúde próximo e passa bem.
Fonte: CEDEC/SP

26/03/2008
Nº 174
Casas são atingidas por raio no Maranhão

Um raio caiu no Bairro do Anil, em São Luís do Maranhão (MA), e atingiu as casas da Travessa Nossa Senhora da Luz, na tarde de ontem (25/03). Telhados, paredes e instalações elétricas foram danificados. Maria Priscila, proprietária de uma das residências, conta que a parede da sala está com um buraco de 30 cm de diâmetro, no local em que ficava o medidor de energia.
Fonte: iMirante.com

26/03/2008
Nº 173
Raio provoca pane em servidor de informática no MT

No dia 20/03, última quinta-feira, um raio atingiu o servidor central de informática da Comarca de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, provocando uma pane no sistema. O problema, detectado na segunda-feira, 24/03, está em um disco que foi queimado. Muitos trabalhos estão atrasados e alguns procedimentos precisaram ser modificados. Patrícia Ceni, diretora do Foro, disse que a Comarca continua funcionando normalmente, com algumas adaptações até que a situação seja resolvida.
Fonte: 24 Horas News

25/03/2008
Nº 172
Pernambuco registra mais uma morte por raio

Sângela Teixeira de Lima Silva, de 33 anos, morreu após ser atingida por um raio na noite de ontem (24/03), em Capoeiras, agreste pernambucano. Ela estava em casa, no sítio Gameleira, olhando a chuva pela janela. O raio atingiu a antena externa da televisão e queimou toda a rede elétrica da residência, provocando a morte de Sângela.
Fonte: Jornal Primeira Edição

29/09/2681
Nº 171
Raio atinge professor no Maranhão

José Ferreira de Araújo, professor, foi atingido por um raio e morreu, na noite de domingo, 23/03, no estado do Maranhão. Ele estava na carroceria de um caminhão vindo do povoado de Pedra, em São João do Sóter, em direção a Caxias, na rodovia MA-127.
Fonte: TV Canal 13

24/03/2008
Nº 170
Raio atinge casa e uma moradora fica ferida

Uma casa em Cabreúva (SP) foi atingida por um raio no sábado, 22/03. Alessandra Chaves de Assis, cozinheira de 28 anos, estava no quarto com a filha e outra criança no momento da queda da descarga. A mãe, Maria das Graças Pires Chaves de Assis, de 54 anos, tomava água na cozinha, perto de uma tomada que explodiu. Ela ficou com queimaduras de segundo grau no braço direito e foi socorrida em um posto de saúde. Toda a rede elétrica da casa ficou danificada e os aparelhos eletroeletrônicos foram queimados. “A fiação está derretida”, conta Alessandra.
Fonte: Jornal de Jundiaí

24/03/2008
Nº 169
Trovões e relâmpagos na celebração da Páscoa no Vaticano

A Celebração Eucarística da Páscoa, presidida pelo Papa Bento XVI, na Praça São Pedro, no Vaticano, foi marcada por relâmpagos e trovões. O Pontífice agradeceu a presença dos fiéis, peregrinos e turistas que acompanharam toda a missa apesar da forte chuva.
Fonte: Rádio Vaticano

24/03/2008
Nº 168
Raio provoca queda de energia em estádio

Na noite de sábado, 22/03, durante o jogo de futebol entre o Volta Redonda e o Resende, em Volta Redonda (RJ), um raio provocou queda de energia elétrica no estádio Raulino de Oliveira. A partida foi interrompida por cerca de 20 minutos, até que a situação fosse resolvida. Ao longo de todo jogo, a chuva não deu trégua.
Fonte: FutNet

20/03/2008
Nº 167
Duas pessoas são atingidas por raio

Na tarde de ontem, 19/03, Vanessa Alves Buriola (26 anos) e sua sogra, Edna Gardini Valêncio (47 anos), foram atingidas por um raio em Monte Aprazível, interior de São Paulo. Elas estavam em um sítio, sentadas debaixo de uma seringueira, quando uma forte ventania iniciou acompanhada por trovoadas. Tentaram correr para dentro da casa mas a descarga as atingiu antes de conseguirem se abrigar. As duas sofreram queimaduras leves no rosto e nos braços. Foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e estão internadas na Santa Casa da cidade.
Fonte: Jornal Bom Dia

20/03/2008
Nº 166
Homem morre atingido por raio em Alagoas

Em Canapi, sertão de Alagoas, três homens foram atingidos por raio na noite de terça-feira (18/03). Eles caminhavam por uma estrada no povoado Viveiros, zona rural do município, durante uma forte chuva. José Ferreira da Silva, agricultor de 45 anos, estava empurrando uma bicicleta ao lado dos amigos e morreu. Os outros dois desmaiaram mas foram levados ao hospital e passam bem.
Fonte: Gazeta Web

19/03/2008
Nº 165
Relâmpagos interrompem encenação em Pernambuco

O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, agreste pernambucano, foi interrompido por relâmpagos e trovões na noite de ontem (18/03). Cerca de quatro mil pessoas estavam no local para assistir a apresentação. Esta é a 41ª edição da encenação e a segunda vez que precisou ser suspensa em função do mau tempo. A primeira aconteceu em 1968. Segundo a assessoria de imprensa da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, a medida foi tomada a fim de garantir a segurança dos atores e do público.
Fonte: JC Online

19/03/2008
Nº 164
Raio atinge poste de iluminação em Maceió

Na segunda-feira, 17/03, um raio atingiu um poste de iluminação pública que fica próximo a uma escola, em Maceió (AL). Chovia forte no momento da queda da descarga. Não houve feridos.
Fonte: G1

19/03/2008
Nº 163
ELAT na mídia – Jornal Zero Hora aborda eletricidade atmosférica

Em edição de 10 de março de 2008, o jornal gaúcho Zero Hora tratou da questão da incidência de raios no Brasil, abordando o fenômeno das descargas atmosféricas, o monitoramento e a influência do La Niña. Informações sobre como se proteger durante tempestades e curiosidades também fazem parte do conteúdo. Confira.
Fonte: Jornal Zero Hora

ELAT na Mídia:

18/03/2008
Nº 162
Cidades do Sul de Minas ficam sem energia

Durante cerca de duas horas, 14 cidades do Sul de Minas ficaram sem energia elétrica no domingo (16/03). Um raio caiu na subestação da Usina Mascarenhas de Moraes, em Ibiraci, e provocou o blecaute.
Fonte: UAI

18/03/2008
Nº 161
Trabalhador fica ferido após queda de raio

Um raio caiu no pátio de uma empresa de gás em Uberlândia (MG) na tarde de ontem, 17/03. Um funcionário, que estava no local, foi atingido pela descarga e desmaiou. Tendo sido levado ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), recuperou-se e passa bem.
Fonte: G1

18/03/2008
Nº 160
Raio atinge adolescente em Minas Gerais

Na tarde de sábado (15/03), Ronaldo Aparecido Fernandes, de 16 anos, morreu após ter sido atingido por um raio. Ele estava na zona rural de Santo Antonio do Montes, em Minas Gerais, durante uma forte chuva.
Fonte: Megaminas.com

17/03/2008
Nº 159
Casal morre após queda de raio na Angola

Um raio atingiu uma casa na cidade de Kuito, província de Bié, Angola, no sábado (15/03), vitimando o casal que morava no local. Ainda com vida, eles foram levados ao hospital, mas morreram devido à gravidade dos ferimentos sofridos. A descarga também afetou duas outras residências vizinhas.
Fonte: Angola Press

17/03/2008
Nº 158
Prédio do Cesmac, em Maceió, é atingido por raio

Na manhã desta segunda-feira, 17/03, raios atingiram o prédio da Faculdade de Educação e Comunicação Social do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), na capital alagoana. Parte do jardim do pátio ficou queimado e houve pane na rede elétrica de um carro, que estava estacionado na rua. Ninguém ficou ferido.
Fonte: Gazeta Web

17/03/2008
Nº 157
Ceará registra duas mortes no final de semana

Reno Rodrigues Porto Matos, de 9 anos, brincava em um campo de futebol na tarde de sábado (15/03), em São Gonçalo do Amarante (55 km de Fortaleza) quando um raio caiu próximo ao local. Ele e outra criança de 12 anos foram atingidos. Reno morreu antes mesmo de chegar ao hospital, mas a outra vítima foi medicada e passa bem. Na cidade de Tururu (114 km de Fortaleza), também no sábado, Patrícia Maria Lima de Almeida, professora de 21 anos, foi atingida por um raio. Ela estava em casa no momento da queda da descarga.
Fonte: O Povo

17/03/2008
Nº 156
Igreja é atingida por raio no sertão pernambucano

A Igreja Matriz do município de Belém de São Francisco, no sertão de Pernambuco, foi atingida por um raio na madrugada de sábado (15/03). Caixas de som, computador, ventiladores e utensílios usados na igreja foram danificados devido ao incêndio provocado pela descarga. Além disso, a toda vidraça foi quebrada. Os moradores da região mobilizaram-se e conseguiram apagar o fogo, já que na cidade não há Corpo de Bombeiros.
Fonte: PE 360graus

14/03/2008
Nº 155
Raio mata coveiro em Alagoas

Paulo Sérgio dos Santos, coveiro de 42 anos, morreu na tarde de ontem (13/03), em Arapicara (AL). Ele estava trabalhando no cemitério público da comunidade de Poção e foi atingido por um raio. Seu filho, de 14 anos, estava no local e sofreu ferimentos com a queda da descarga, tendo sido levado à Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly de Almeida, onde permanece internado. Assim que a chuva forte começou, Paulo Sérgio tentou abrigar-se na capela do cemitério, mas ela foi atingida pelo raio, que destruiu o telhado.
Fonte: Alagoas 24 Horas

14/03/2008
Nº 154
Raios interrompem treino do Serrano em Pernambuco

Em Serra Talhada, sertão de Pernambuco, na tarde de quinta-feira (13/03), o treino do time Serrano precisou ser interrompido. Dois raios caíram no estádio Pereirão e assustaram jogadores e torcedores que estavam no local. Quando o primeiro caiu, de acordo com o meio-campo Nal, todos sentiram um forte impacto e deitaram no chão. Depois de cinco minutos, houve a queda da segunda descarga e o treino foi cancelado.
Fonte: PE 360graus

13/03/2008
Nº 153
Zagueiro é atingido por raio

A partida de futebol entre Novo Horizonte e Atlético-GO pelo Campeonato Goiano, ontem (12/03), foi interrompida devido à queda de um raio no estádio Durval Franco. O zagueiro Gilvan, do Novo Horizonte, foi atingido pela descarga e desmaiou no campo. Tendo sido atendido ainda no gramado, saiu do local inconsciente para a Clínica de Cardiologia Marot. O jogador disse ter sentido as pernas pesadas após a queda do raio e também perdido a visão antes de desmaiar, mas passa bem. Além dele, o lateral Digão também caiu, porém recuperou-se logo.
Fonte: Globoesporte.com

12/03/2008
Nº 152
Pedreiro morre no interior de Alagoas

Edvaldo Pereira da Costa, pedreiro de 45 anos, morreu após ter sido atingido por um raio na terça-feira, 11/03. Ele morava em Rio Largo (28 km de Maceió) e foi levado para o minipronto-socorro do Jacintinho, mas quando chegou ao local já havia morrido.
Fonte: Alagoas 24 horas

11/03/2008
Nº 151
Chuva com raios causa prejuízos no Ceará

Durante uma tempestade na tarde de domingo (09/3), em Jaguaruana, Vale do Jaguaribe (CE), um raio atingiu um poste de luz, cortando um fio de alta tensão que caiu no chão e matou um porco. Instantes antes, algumas crianças brincavam no local, mas saíram a tempo com medo do granizo que caía. Os moradores da região (bairro Tabuleiro) ficaram sem energia elétrica por mais de 20 horas. A tempestade, também acompanhada de vento forte, derrubou árvores e causou bastante prejuízo à população local. Muitas casas foram invadidas pela água.
Fonte: Diário do Nordeste

10/03/2008
Nº 150
Raio causa morte de três pessoas no Tocantins

Um raio atingiu a antena de uma casa na Fazenda Larga (44 km de Taguatinga, Tocantins), na quinta-feira (6/03). Quatro pessoas estavam dentro da residência, mas somente uma sobreviveu. Domingas Francisco, de 26 anos, seu filho Iágolo Francisco Barbosa, de 4 anos, e o cunhado Leandro Barbosa Bispo, de 16 anos, morreram.
Fonte: Corpo de Bombeiros do Tocantins

10/03/2008
Nº 149
Raios assustam moradores em Teresina

Na tarde de ontem, 9/03, cinco casas foram atingidas por raios na zona sul de Teresina (PI). Um raio atingiu uma palmeira no quintal de uma residência, queimando todas as tomadas, que saltaram da parede com a forte descarga. A moradora Francisca Gonçalves e sua filha de cinco anos, estavam em uma cama de material metálico e levaram choque, mas passam bem. Na seqüência, outras quatro casas foram atingidas, assustando os moradores. Aparelhos eletroeletrônicos, móveis e até roupas foram danificados. Na Praça do Santa Fé, fios de energia elétrica caíram com as descargas provocadas pelos raios.
Fonte: TV Canal 13

10/03/2008
Nº 148
Motociclista morre atingido por raio na Fernão Dias

Um raio atingiu um motociclista de 30 anos que trafegava pela rodovia Fernão Dias na tarde de sábado (8/03). Ele estava na altura do km 79,5, sentido São Paulo. Para que a vítima fosse socorrida pelo helicóptero da Polícia Militar, o trecho precisou ser interditado por cerca de 30 minutos, o que causou dois quilômetros de congestionamento. O motociclista morreu a caminho do Hospital Municipal Vereador José Storopolli, em São Paulo.
Fonte: Folha de São Paulo

06/03/2008
Nº 147
Homem é atingido por raio e morre em Minas Gerais

Em Frei Gaspar, na região do Jequitinhonha (MG), José Francisco Miranda, de 44 anos, foi atingido por um raio ontem, 5/03. Ele estava na zona rural da cidade, próximo à sede da Associação de Moradores da Comunidade de Vai-Quem-Quer, durante a chuva que caiu na região.
Fonte: CEDEC/MG

06/03/2008
Nº 146
São Luís do Maranhão sofre com temporal

Diversos bairros de São Luís do Maranhão (MA) sofreram prejuízos com a forte chuva que caiu ontem, 5/03, acompanhada por raios. No Bom Clima, eletrodomésticos de residências foram danificados. Uma das casas foi atingida por raio pela segunda vez, em dois meses. Segundo uma das moradoras, computador, televisão, geladeira, condicionadores de ar, além da instalação elétrica, terão que ser trocados. O Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) também ficou sem energia durante cerca de sete horas devido à queda de uma descarga atmosférica.
Fonte: O Imparcial

06/03/2008
Nº 145
Raio atrapalha treino de futebol

Na terça-feira, 4/03, o treino do Barras Futebol Club, da cidade de Barras (PI) foi interrompido em função da queda de um raio. O time estava no estádio Juca Fortes, a 100 metros do local onde a descarga caiu.
Fonte: Cidade Verde

05/03/2008
Nº 144
Rapaz é atingido e morto por raio no Guarujá

No fim da tarde do dia 1º de março, um rapaz de 19 anos foi atingido por um raio na praia da Enseada, no município do Guarujá, Baixada Santista. Ele estava saindo do mar quando a descarga o atingiu. O rapaz foi levado ao Pronto Socorro do Hospital Santo Amaro, porém não resistiu e morreu.
Fonte: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

05/03/2008
Nº 143
Raio assusta homem na Grande Belo Horizonte

Na madrugada do dia 04/3, o Corpo de Bombeiros da cidade de Sabará, na Grande Belo Horizonte (MG), socorreu um homem que passou mal em função da queda de um raio próximo à sua residência. Ele se assustou com o barulho do trovão produzido pela descarga e foi levado para a Santa Casa do município.
Fonte: Corpo de Bombeiros de Sabará (MG)

04/03/2008
Nº 142
Raio mata menino de 13 anos do Rio de Janeiro

Na tarde de segunda-feira (03/3), Douglas Correia, de 13 anos, morreu após ter sido atingido por um raio, em São Francisco do Itabapoana (RJ). Ele estava na fazenda onde trabalhava, em Campo Novo, zona rural da cidade. Segundo o proprietário da fazenda, costuma cair bastante raios em suas terras. Neste ano, ele já perdeu quatro vacas, vítimas de descargas atmosféricas.
Fonte: O Globo Online

04/03/2008
Nº 141
Enfermeira morre por raio no Piauí

Lúcia Cordão, enfermeira, foi atingida por um raio ontem (03/3), na cidade de Barras, no Piauí, e morreu na hora. Ela estava lavando roupas debaixo de uma árvore quando a descarga a atingiu, antes de a chuva começar. Lúcia trabalhava no Hospital Regional Leônidas Melo.
Fonte: Cidade Verde

03/03/2008
Nº 140
ELAT na mídia - Raios são pauta da IstoÉ

A Revista IstoÉ, em edição de 5 de março, publica uma matéria sobre o aumento da incidência de raios, assim como de mortes causadas por raios, no Brasil. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Informações sobre as causas do aumento, depoimentos de pessoas atingidas por descargas atmosféricas e dicas de como se proteger fazem parte do conteúdo. Veja em "A invasão dos raios - Fenômeno La Niña aumenta mortes por descargas elétricas no País" Revista IstoÉ nº 2000 – 5 de março de 2008
Fonte: Revista IstoÉ

03/03/2008
Nº 139
Raio mata menina de nove anos

No domingo, 02/3, uma menina de nove anos foi atingida por um raio em Santana do Acaraú (CE), há 249 quilômetros de Fortaleza. Ela estava dentro de casa com a mãe e chegou a ser socorrida em um hospital da cidade, mas não resistiu e morreu. No momento da queda da descarga, caía uma forte chuva no município.
Fonte: Extra Online

28/02/2008
Nº 138
Alagoas registra mais uma morte por raio

José Alves Júnior, trabalhador rural de 22 anos, morreu nesta quinta-feira (28/2) ao ser atingido por um raio, em São Miguel dos Campos (AL). Ele trabalhava no corte de cana, na Usina Sinimbu, quando aconteceu a queda do raio. Outros trabalhadores, que estavam no local, presenciaram o acidente e ficaram em estado de choque.
Fonte: Alagoas 24 Horas

28/02/2008
Nº 137
ERRATA: Mortes por raio no Alagoas em 27/2

Aconteceram dois casos de morte causada por raio ontem, 27/2, no Alagoas. O primeiro aconteceu em Rio Largo, na Usina Utinga Leão. O segundo foi em Murici, cuja vítima foi José Cícero Pereira dos Anjos, de 27 anos.
Fonte: ELAT

28/02/2008
Nº 136
Alagoano que morreu atingido por raio é identificado pelos colegas

José Cícero Pereira dos Anjos, de 27 anos, foi atingido por um raio na tarde de ontem (27/2) nas imediações da Usina Utinga Leão, no Alagoas, onde tabalhava (ver Boletim ELAT nº 135). Identificado por colegas de trabalho, ele segurava um facão no momento da queda da descarga e morreu na hora. Outro funcionário da usina, José Vieira da Silva, de 40 anos, também foi atingido pelo raio. Ele trabalhava próximo a José Cícero, nas mesmas condições, mas foi socorrido e passa bem.
Fonte: Alagoas 24 Horas

28/02/2008
Nº 135
Homem morre por raio no Alagoas

Durante a chuva forte que caiu ontem (27/2) à tarde, em Rio Largo (AL), um raio atingiu e matou um homem. Ele estava nas proximidades da Usina Utinga, onde trabalhava. A vítima ainda não foi identificada. Em Messias, 25 quilômetros de Maceió, o temporal assustou os moradores, derrubando árvores e postes.
Fonte: Gazeta de Alagoas

26/02/2008
Nº 134
Raio atinge trabalhador rural no MT

Élcio Soares Gonçalves da Silva, trabalhador rural de 20 anos, foi atingido por um raio na segunda-feira (25/2), em Nova Ubiratã (MT). Ele trabalhava ao ar livre em uma fazenda e foi socorrido por colegas, que decidiram levá-lo ao hospital. No caminho, encontraram uma viatura do Corpo de Bombeiros que realizou os procedimentos de urgência no jovem. Segundo os bombeiros, Élcio foi reanimado por conta de duas paradas cardíacas a caminho do Hospital Regional de Sorriso, onde encontra-se sob cuidados médicos.
Fonte: Só Notícias

26/02/2008
Nº 133
Índia morre atingida por raio

Vitória, índia xavante de 14 anos, morreu ao ser atingida por um raio ontem (25/2), na aldeia Santa Terezinha, interior de Água Boa, no Mato Grosso. Ela estava sentada dentro de uma palhoça, junto com outras pessoas, que estavam deitadas em redes e não foram atingidas. Duas casas indígenas foram incendiadas pela descarga.
Fonte: 24 Horas News

26/02/2008
Nº 132
Raio mata duas pessoas no Pernambuco

Na noite de ontem (25/2), um raio atingiu José do Nascimento, de 31 anos, e um adolescente, de 13, que passavam de moto por uma estrada de terra em São João, agreste pernambucano. Eles foram socorridos e levados para o Hospital Dom Moura, mas não resistiram e morreram. O pai e o irmão do adolescente também estavam em uma moto no local e foram atingidos, mas passam bem.
Fonte: Interior 360º

25/02/2008
Nº 131
Casa é atingida por raio no Espírito Santo

No sábado, 23/2, uma residência foi atingida por um raio no condomínio El Dourado, em Serra (ES). Um buraco foi aberto na parede e o piso da sala, rachado. Ninguém ficou ferido porque os moradores haviam saído. Após a queda da descarga atmosférica, várias casas próximas ficaram sem energia elétrica. Alguns moradores do condomínio chegaram a passar mal e desmaiar no momento em que o raio caiu. Ainda na semana passada, um raio atingiu um prédio em Cachoeiro de Itapemirim, abrindo um buraco na estrutura da parede da estrutura.
Fonte: Gazeta On-line

22/02/2008
Nº 130
Raio mata oito animais em Bauru

A queda de um raio no sítio Santa Isabel, em Bauru, matou sete cabeças de gado e um cavalo na tarde de ontem (21/2). O acontecimento causou prejuízo de R$ 10 mil para o proprietário, Humberto Zuim. Ele acredita que os animais procuravam abrigo durante a chuva, pois foram encontrados mortos debaixo de uma árvore.
Fonte: Jornal da cidade de Bauru

22/02/2008
Nº 129
Animais morrem atingidos por raio

Um raio que caiu em uma propriedade rural no sábado, 16/2, matou 26 animais que procuravam abrigo debaixo de uma árvore, no meio do pasto, em Caçapava do Sul (RS). Luiz Gonzaga Alves, o capataz da fazenda, só percebeu o que tinha acontecido na segunda-feira (18/2) pela manhã.
Fonte: Radio Fandango

20/02/2008
Nº 128
Raio atinge casa em Jaú

Durante uma tempestade que caiu na cidade de Jaú ontem (19/02) à noite, um raio atingiu uma casa no bairro Padre Augusto Sani. No local, estavam um casal e a filha de um ano, mas ninguém foi ferido. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Jaú, a descarga atmosférica teria arrancado uma antena de televisão, abrindo dois buracos na parede externa da casa, ao lado da garagem, e danificando o carro da família. Além disso, os moradores também perderam aparelhos eletroeletrônicos.
Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

19/02/2008
Nº 127
Bairro de Guarulhos fica sem energia

Moradores do bairro Jardim Bela Vista, de Guarulhos, ficaram sem energia elétrica por dois dias. A interrupção no fornecimento pode ter sido causada por um raio que atingiu um poste de iluminação pública no sábado (16/02). A situação foi resolvida ontem (18/02) à tarde.
Fonte: Olhão.com

19/02/2008
Nº 126
Raio causa morte de homem em Cruzeiro

Hércules Reginaldo de Oliveira Pereira, de 27 anos, trabalhava no plantio de árvores na fazenda Bela Vista, zona rural de Cruzeiro (SP), quando foi atingido por um raio na tarde de segunda-feira (18/02). Ele foi socorrido e levado para ao hospital mas não resistiu e morreu. Hércules era morador da cidade de Cunha e havia recebido ordens para deixar o local devido ao mau tempo. Segundo testemunhas, ele foi atingido ao voltar para o campo para pegar uma bolsa que havia esquecido no local.
Fonte: Jornal Valeparaibano

19/02/2008
Nº 125
Mulher morre ao ser atingida por raio

Na tarde de segunda-feira (18/02), Oreliana Paulo Ferreira foi atingida por um raio em Guariba, interior de São Paulo, e morreu. Ela estava próxima à Rodovia José Corona durante um temporal.
Fonte: G1

19/02/2008
Nº 124
Menino de 9 anos é atingido por raio

Um raio atingiu Ezequiel Justino dos Santos, de 9 anos, na tarde de ontem em Três Lagoas (MS). Ele andava de bicicleta, na garupa, com a irmã e foi levado para o Hospital Auxiliadora, da cidade, com dores no ombro direito e dificuldades em movimentar os membros. Ficou internado sem risco de morte. O pneu traseiro da bicicleta estourou. A irmã de Ezequiel nada sofreu e passa bem.
Fonte: Midiamax

19/02/2008
Nº 123
Jovem morre em São Carlos

Joelilton Silva de Oliveira, trabalhador rural de 24 anos, foi atingido por um raio na zona rural de São Carlos (SP), ontem (18/02), e morreu. Ele trabalhava em uma plantação de chuchu com outro homem, de 36 anos, quando a descarga atmosférica caiu. Joelilton foi levado à Santa Casa da cidade mas não resistiu. O outro trabalhador rural ficou internado sem risco de morte.
Fonte: G1

18/02/2008
Nº 122
Raio mata trabalhador rural em Minas Gerais

Adilson José Faustino, de 24 anos, morreu ao ser atingido por um raio na tarde de sexta-feira (15/2), na zona rural de Santa Rita de Caldas, Minas Gerais. Ele voltava para casa após o trabalho no campo. O pai estranhou a demora da chegada do filho e saiu à sua procura, encontrando-o morto.
Fonte: EPTV Sul de Minas

18/02/2008
Nº 121
Raios atingem cinegrafistas em Santa Catarina

Dois cinegrafistas da Rádio Difusora AM foram atingidos por raios durante uma partida de futebol em Brusque (SC), no domingo, 17/02. Eles foram atendidos por médicos das equipes que disputavam o Campeonato Catarinense e passam bem. Em função da forte chuva, o jogo entre Brusque e Avaí foi adiado para esta segunda-feira.
Fonte: Rádio Difusora AM

18/02/2008
Nº 120
Plantão policial fica fora de operação em Sorocaba

A rede de computadores da Delegacia Participativa da zona norte, de Sorocaba, foi afetada por um raio na noite de sexta-feira (15/2). A unidade ficou fora de operação e precisou encaminhar o atendimento para outra delegacia.
Fonte: Bom dia Sorocaba

18/02/2008
Nº 119
Criança morre no litoral paranaense

Vinícius Jesus Cardoso, de oito anos, foi atingido por um raio na tarde sexta-feira (15/2) na praia de Guaratuba, no litoral do Paraná. Ele estava no mar com irmão durante a chuva. Logo após um trovão, seguido de estremecimento, Vinícius ficou desacordado debruçado em sua prancha. Ele foi socorrido mas morreu antes de chegar no Pronto Socorro de Guaratuba.
Fonte: Bem Paraná

15/02/2008
Nº 118
Bairro de Sorocaba fica sem energia

O bairro Jardim Lopes, em Sorocaba (SP), teve o fornecimento de energia interrompido por três horas e meia, ontem (14/02), devido a um raio que atingiu a rede elétrica. A cidade sofreu com um temporal que durou 40 minutos. O vento forte destelhou uma casa e derrubou árvores. Chegou a chover granizo e uma escola ficou alagada.
Fonte: Bom dia Sorocaba

14/02/2008
Nº 117
Incêndio em Parque de Catas Altas queima 100 hectares

O incêndio que começou na segunda-feira (11/02) no Parque Nacional do Caraça, em Catas Altas (MG), cuja provável causa foi a queda de um raio, foi controlado ontem (13/02). A queimada atingiu 100 hectares. O parque está localizado em uma área de transição entre mata atlântica e cerrado, tendo 11.233 hectares no total.
Fonte: Folha Online

13/02/2008
Nº 116
Residência em Resende é atingida por raio

Durante a noite de ontem (12/02), um raio caiu próximo a uma residência no condomínio Moradas das Rosas, em Bulhões, na cidade de Resende. A residência foi atingida e uma parte do reboco da parede foi danificado. Os moradores ficaram bastante assustados mas ninguém ficou ferido.
Fonte: A Voz da Cidade

13/02/2008
Nº 115
Raio pode ter causado incêndio em Parque de Minas Gerais

Um incêndio, provavelmente causado pela queda de um raio, ontem (12/02), atingiu o Parque Nacional do Caraça, em Catas Altas (MG). Equipes dos bombeiros do Instituto de Florestas e da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas tentam controlar o fogo.
Fonte: O Estado de São Paulo

13/02/2008
Nº 114
Homem é atingido por raio no Ceará

Na noite de segunda-feira (11/02), Antônio Diogo de Souza, agricultor de 30 anos, foi atingido por um raio e morreu. Ele estava em casa, em Granja (322 km de Fortaleza), e foi observar, da porta, a forte chuva que caía quando a descarga atmosférica aconteceu.
Fonte: O Povo Online

13/02/2008
Nº 113
Raio mata pedreiro em Campinas

Claudinei Justino, pedreiro de 42 anos, morreu ao ser atingido por um raio na segunda-feira (11/02), em Campinas. Ele trabalhava na Rodovia Heitor Penteado com mais oito colegas quando começou a chover forte. A descarga atmosférica os atingiu enquanto eles tentavam se abrigar debaixo de um toldo. Geraldo Cardoso de Sá, de 35 anos, estava encostado em Claudinei e teve queimaduras nas costas. Ele ficou internado no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, mas já passa bem.
Fonte: Cosmo Online

11/02/2008
Nº 112
Estádio fica no escuro por causa de raio

No sábado (9/02), o jogo de futebol entre Santo André e Mogi Mirim foi interrompido pela queda de um raio nas proximidades do estádio João Paulo II, em Mogi Mirim. Uma das torres de iluminação apagou e a partida foi suspensa por 20 minutos.
Fonte: Repórter Diário

11/02/2008
Nº 111
Rio de Janeiro é assolado pela chuva com raios

Na tarde de domingo (10/02), a cidade do Rio de Janeiro foi atingida por uma forte chuva que deixou muitos bairros sem energia elétrica. Ainda pela manhã, seis deles permanecem no escuro. O raio que caiu no bairro do Maracanã queimou um transformador e provocou blecaute de dez minutos. Próximo ao Cristo Redentor, houve queda de outro raio.
Fonte: O Globo Online

11/02/2008
Nº 110
Raio cai sobre uma casa em São José dos Campos

Uma residência no Jardim Pararangaba, zona leste de São José dos Campos, foi atingida por um raio na tarde de domingo, 10/02, durante a chuva que caiu na cidade. A casa foi destelhada e um morador ficou levemente ferido pelos destroços. Muitos bairros de São José ficaram sem energia elétrica devido a quedas de 45 árvores, segundo a Defesa Civil do município, provocadas pelo vento forte.
Fonte: Valeparaibano

11/02/2008
Nº 109
Raios e chuva forte interrompem partidas de futebol

Chuva forte, acompanhada de descargas atmosféricas, provocou a interrupção de jogos de futebol pelos campeonatos Paulista e Carioca, no domingo, 10/02. Em Campinas (SP), a partida entre Ponte Preta e Rio Preto foi paralisada por dez minutos devido ao grande volume de água e aos raios que caíram sobre o estádio Majestoso. No Rio de Janeiro, o segundo tempo do jogo entre Flamengo e Fluminense começou com atraso de 25 minutos, pois um raio caiu perto do estádio do Maracanã e cortou o fornecimento de energia elétrica.
Fonte: Futebol na rede e Lance Net

11/02/2008
Nº 108
Dois homens morrem atingidos por raio em Valparaíso

Amir Esperancim, piloto de avião, e seu ajudante Antonio Agnaldo da Silva morreram na tarde de sábado (09/2) ao serem atingidos por um raio, na fazenda Santa Helena, em Valparaíso. Eles abasteciam um avião que estavam usando para pulverizar o local. Lourival Carlos, outro ajudante de Amir, conseguiu escapar da descarga atmosférica ao se esconder dentro de uma caminhonete. Ele conta que chovia forte e que as vítimas estavam sob as asas do avião.
Fonte: O Globo Online

06/02/2008
Nº 107
Estados Unidos sofre com tempestades

Na noite dessa terça-feira (05/02), tornados e tempestades atingiram o sul dos Estados Unidos, causando a morte de 45 pessoas segundo o Serviço Meteorológico Nacional Americano. Os estados mais afetados foram Arkansas, Tennessee, Kentucky e Mississippi. Em Nashville, no Tennessee, e Tyler, no Texas, as tempestades foram acompanhadas por raios. O temporal provocou a destruição de casas e estabelecimentos, além de acidentes rodoviários. Mais de 100 pessoas ficaram feridas.
Fonte: Reuters

02/02/2008
Nº 106
Árbitro é atingido por raio e morre

Celestino Cicoti Júnior, de 41 anos, foi atingido por um raio no dia 02/2, enquanto apitava um jogo de futebol amador, em Monte Aprazível, interior de São Paulo. Quando a descarga atmosférica atingiu o campo, todos os jogadores foram atirados ao chão, mas nenhum deles ficou ferido. Ao levantar, tentaram reanimar Celestino mas ele já estava morto.
Fonte: Bom Dia Rio Preto

01/02/2008
Nº 105
Homem morre atingido por raio em Sergipe

Luiz dos Santos Matos, agricultor de 29 anos, morreu ao ser atingido por um raio em Muribeca (SE), no dia 1º de fevereiro. Ele voltava do trabalho com os pais e irmãos e carregava ferramentas de ferro.
Fonte: Emsergipe.com

01/02/2008
Nº 104
Previsão de chuva forte com incidência de raios no carnaval

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta a cinco estados brasileiros para a possível ocorrência de temporais entre esta sexta-feira (01/2) e sábado (02/2). Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul poderão ter chuva forte acompanhada por descargas atmosféricas. A Sedec recomenda que a população procure locais que ofereçam proteção contra raios e evite áreas de alagamento.
Fonte: Agência Estado

01/02/2008
Nº 103
Blecaute em Aráxa é causado por raio

A cidade de Araxá (MG) ficou sem energia na noite de quarta-feira, 30/1, devido ao rompimento de um condutor da rede elétrica, provocado por um raio. O comércio local ficou prejudicado por não conseguir atender os clientes no horário de pico. O fornecimento energético começou a ser regularizado depois de quase duas horas.
Fonte: Jornal Araxá

31/01/2008
Nº 102
Casas são atingidas por raios em Araçatuba

Três casas, na cidade de Araçatuba, São Paulo, foram atingidas por raios na terça-feira (29/1). Em uma das residências, um buraco foi aberto na parede e o forro de PVC da sala quebrou. Em outra, Wesley George Franco, de 22 anos, foi derrubado no chão após levar um choque, quando abria uma porta, no momento da queda da descarga atmosférica. Apesar da força do raio, ele não ficou ferido. O guarda municipal Maurício de Araújo também teve prejuízo. A televisão foi queimada pelo raio que caiu no telhado de sua casa.
Fonte: Folha da Região

29/01/2008
Nº 101
Raio provoca incêndio em carro no Piauí

Um veículo, na garagem de uma residência, em Teresina (PI), foi atingido por um raio, na madrugada de segunda para terça-feira, e pegou fogo. Os moradores estavam na casa, mas não ficaram feridos.
Fonte: Cidade Verde

29/01/2008
Nº 100
Bairros de Ribeirão Preto ficam sem energia

A queda de um raio numa subestação da CPFL, em Ribeirão Preto, provocou a interrupção no fornecimento de energia da região do Ribeirão Shopping. A descarga atmosférica queimou um pára-raio no local e desarmou o alimentador que distribui energia elétrica. Quatro bairros foram atingidos.
Fonte: Jornal A Cidade

25/01/2008
Nº 99
Raio abre buraco em residência

Um raio entrou pela janela de uma casa em Morada Velha, no Vale do Jaguaribe, e caiu no chão da sala, abrindo um buraco de 20 centímetro de diâmetro. Aparelhos eletrônicos ficaram queimados e o encanamento ficou danificado, além de pedaços de tecidos terem sido queimados. No local onde o raio caiu, estavam a moradora da casa, Leiliane Moura Maia, e sua filha de três anos, Emily, que não foram atingidas.
Fonte: Diário do Nordeste

25/01/2008
Nº 98
Residência é atingida por raio em Teresina

Uma casa sofreu princípio de incêndio, em Teresina (PI), após ter sido atingida por um raio. A descarga provocou a quebra de um cabo de energia elétrica. Os moradores foram retirados e o local foi isolado. Ninguém foi ferido.
Fonte: TV Cidade Verde

24/01/2008
Nº 97
Homem morre atingido por raio em Icó (CE)

Na tarde de terça-feira, 22/01, Bento Supriano, agricultor de 22 anos, morreu ao ser atingido por um raio, na cidade de Icó (CE). Ele estava próximo a uma cerca de arame farpado.
Fonte: Diário do Nordeste

24/01/2008
Nº 96
Chuvas provocam raios no interior do RN

Entre terça e quarta-feira, a cidade de Caicó, interior do Rio Grande do Norte, foi atingida por muitas descargas atmosféricas devido a fortes chuvas. Um raio atingiu um coqueiro, passou por um varal de arame e entrou na rede elétrica de uma residência, mas ninguém ficou ferido. Tempos depois, um agricultor foi atendido no Hospital Regional da cidade por ter sido atingido por um raio, mas recebeu alta rapidamente.
Fonte: Diário de Natal

24/01/0008
Nº 95
Prédio do jornal O Povo é atingido por raio

Após ser atingido por um raio, o prédio do jornal O Povo, em Fortaleza (CE), sofreu um princípio de incêndio na quarta-feira, 23/01. O fogo foi causado por um curto circuito na subestação. O Corpo de Bombeiros logo chegou ao local e a situação foi controlada. A empresa havia colocado um pára-raios no prédio há pouco mais de dois meses. Ninguém ficou ferido.
Fonte: Portal Verdes Mares

24/01/2008
Nº 94
Raio atinge agricultor no Ceará

Damião Manoel do Nascimento (27 anos), agricultor, foi atingido por um raio na manhã de quarta-feira, 23/01, no sítio Terra Dura, em Missão Velha (região do Carri, que fica a cerca de 500 km de Fortaleza). Ele estava andando pela estrada com uma enxada no ombro.
Fonte: Jornal O Povo

23/01/2008
Nº 93
Raios causam falta de energia em Minas Gerais

Grande número de raios deixou cerca de 230 mil pessoas sem energia elétrica em Belo Horizonte, na noite de quinta-feira (18/1). Foram 136 descargas atmosféricas na capital mineira, das 18h de quinta-feira às 2h de sexta. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) acredita que a ocorrência das descargas chegou a seis raios por km2.
Fonte: G1

23/01/2008
Nº 92
Raio deixa três cidades sem energia em SP

Um raio atingiu um transformador na sub-estação da CPFL na segunda-feira, 21/1. As cidades de São Manuel, Areiópolis e Pratânia (interior de SP) ficaram sem energia por quase 24 horas. Moto-geradores de energia, das unidades da CPFL em Araraquara e Piracicaba, foram transferidos para ajudar no fornecimento elétrico. Segundo a CPFL, o transformador operava há 15 anos, mas tinha 'vida útil' de 40.
Fonte: Jornal Entrelinhas

21/01/2008
Nº 91
Homem morre atingido por raio em Minas Gerais

O operário José Eustáquio de Oliveira, de 40 anos, morreu após ser atingido por um raio, em Santo Antônio do Monte, interior de Minas Gerais, na tarde de domingo. Ele estava tomando água encostado na geladeira e foi levado à Santa Casa do município, mas chegou morto depois de sofrer uma parada cardíaca.
Fonte: Extra Online

21/01/2008
Nº 90
Raio mata três pessoas em SP

Neste último fim de semana três pessoas morreram atingidas por raios no Estado de São Paulo. Uma senhora de 59 anos e sua neta de 8, estavam em um terreno baldio em Araçatuba quando receberam a descarga. A outra vítima estava na cidade de Bertioga, encostado em um coqueiro na Praia de Boracéia quando aconteceu o incidente. As duas pessoas que estavam com ele também receberam a descarga, mas passam bem.
Fonte: Extra Online

21/01/2008
Nº 89
Homem é atingido por raio em São José dos Campos

Na quinta-feira, dia 17/01, um homem de 25 anos foi atingido por um raio no bairro Santa Maria em São José dos Campos (SP). Ele estava do lado de fora da casa por volta das 18h30 quando aconteceu o incidente. A vítima não teve ferimentos e passa bem.
Fonte: Vale Paraibano

17/01/2008
Nº 88
Raio atinge casas em Mauá

A tempestade de 40 minutos que caiu ontem a tarde na região do Grande ABC (SP) deixou vários locais sem energia, carros foram danificados e causou transtornos no trânsito. Em Mauá três casas da mesma rua na Vila Assis foram atingidas por raio. A descarga abriu uma fenda de 40 cm em uma das casas. Ninguém ficou ferido.
Fonte: Diário Online

15/01/2008
Nº 87
Raio causa prejuízos em Nossa Senhora de Nazaré

O temporal da tarde de domingo, dia 13/01, causou estragos na cidade de Nossa Senhora de Nazaré no Piauí. No povoado de Pereira um raio atingiu uma árvore que caiu sobre um bar que estava vazio. Ninguém ficou ferido.
Fonte: TV Canal 13

15/01/2008
Nº 86
Raio mata homem no PA

No último domingo, dia 13/01, um homem de 35 anos morreu após ser atingido por um raio enquanto participava de uma festa em um sítio em São Miguel do Guamá (PA). Outras seis pessoas ficaram feridas.
Fonte: Gazeta Online

11/01/2008
Nº 85
Três pessoas morrem atingidas por raios no Sul do país

Entre a noite de ontem e a manhã de hoje, três pessoas morreram vítimas de raios no Sul do país. Em Pantano Grande (RS) encontraram o corpo de Antônio Gilberto de Freitas Cardoso, de 47 anos, no km 178 da BR-471, junto a uma bicicleta. Na noite de ontem, pai e filho morreram atingidos por raios em Rancho Queimado (SC). Osmar Antônio Martins de 37 anos e Bruno Martins de 13 estavam procurando abrigo durante uma tempestade quando foram atingidos pela descarga.
Fonte: O Globo Online

10/01/2008
Nº 84
Raios deixam Guanambi no escuro

A cidade de Guanambi (Bahia) está mais de 24 horas sem energia elétrica. O “apagão” foi causado por raios que danificaram três torres de transmissão de energia. Outros seis municípios também foram atingidos pelo problema prejudicando mais de 200 mil pessoas. Segundo a Coelba, a situação voltará ao normal até hoje à noite.
Fonte: A Tarde Online

07/01/2008
Nº 83
Raio mata garota no interior de SP

No sábado, dia 05/01, Denise Martins de Souza de 19 anos morreu após ser atingida por um raio na cidade de Cristais Paulista (SP). Ela estava caminhando numa área descampada no sítio do pai por volta das 17h enquanto chovia. A jovem foi levada ao hospital com vida, mas não resistiu.
Fonte: Folha Online

07/01/2008
Nº 82
Animais morrem em Mirassol

No último fim de semana em Mirassol (SP) seis animais que estavam em um pasto morreram após a queda de um raio. A tempestade ainda causou prejuízos nas cidades vizinhas.
Fonte: O Globo Online

03/01/2008
Nº 81
Raios deixam bairros de São José dos Campos sem energia

A tempestade que caiu na tarde de ontem, 02/01, causou transtornos na cidade de São José dos Campos (SP). A chuva que durou mais de uma hora alagou vários pontos da cidade, derrubou casas e prejudicou o trânsito. Segundo a Bandeirante Energia, raios e fortes ventos deixaram vários bairros sem energia elétrica.
Fonte: O Globo Online

03/01/2008
Nº 80
Animais morrem atingidos por raios em MS

Um raio matou 25 bois durante a tempestade da madrugada de hoje na fazenda Ouro Verde em Santa Rita do Pardo (MS). Nesta mesma época no ano passado a prefeitura da cidade decretou situação de emergência devido às tempestades que castigavam a região.
Fonte: Campo Grande News

02/01/2008
Nº 79
Raio causa incêndio em Sorocaba

A tempestade que caiu na tarde de ontem, dia 01/01, em Sorocaba (SP) causou vários transtornos para a população. Um raio provocou um incêndio em uma residência no bairro dos Morros. Um cômodo da casa foi interditado. O vento forte derrubou árvores, telhado e fios de alta tensão causando falha na transmissão de energia.
Fonte: O Globo Online

29/12/2007
Nº 78
Raio causa blecaute em cidades de SC

A chuva que caiu ontem a tarde no Sul de Santa Catarina causou blecaute na cidade de Içara e parte de Jaguaruna. O incidente ocorreu devido à queda de um raio na subestação das Centrais Elétricas de Santa Catarina em Içara.
Fonte: A Tribuna

29/12/2007
Nº 77
Duas pessoas morrem atingidas por raio em Itanhaém

Na última terça-feira, dia 25/12, três pessoas foram atingidas por uma descarga elétrica durante uma tempestade em Itanhaém (SP). O acidente ocorreu à tarde quando as vítimas estavam em uma área arborizada da chácara onde passavam o Natal. Ricardo de 29 anos e Manoel de 56 morreram na hora. Ana de 56 anos foi atingida pelo raio, mas não teve ferimentos. Uma quarta pessoa estava no local no momento do acidente, mas não foi atingida pela descarga.
Fonte: Folha Online

29/12/2007
Nº 76
Raio causa incêndio em RS

O temporal que caiu na noite do dia 25/12 em Rio Grande (RS) causou estragos por toda a cidade. Um raio atingiu um depósito de embalagens de uma fábrica de pescados causando um incêndio. O fogo foi controlado na mesma noite pelos Bombeiros. Os moradores de alguns bairros ficaram sem energia devido à queda de árvores e raios na rede elétrica.
Fonte: Jornal Agora

23/12/2007
Nº 75
Raio atinge canoa no Maranhão deixando dois desaparecidos

Na última quinta-feira, dia 20/12, um raio atingiu uma canoa que navegava no rio Tocantins em Vila Nova dos Martírios (Maranhão) por volta das 22h durante uma tempestade. Os dois pescadores que estavam na canoa ainda não foram localizados. O Corpo de Bombeiros afirmou que as buscas vão continuar.
Fonte: Jornal Pequeno Online

18/12/2007
Nº 74
Garota morre quando falava em telefone público no MT

A jovem Gabriele Vanessa Chaboski de 19 anos morreu ontem, dia 17/12, atingida por uma descarga elétrica quando falava em um telefone público na cidade de Carlinda no Mato Grosso. Um raio atingiu o telefone que a vítima usava, matando-a na hora.
Fonte: Só Notícias

17/12/2007
Nº 73
Sergipe sofre com chuvas e raios

Os moradores de Aracaju e de algumas cidades do interior de Sergipe sofreram com a chuva e os raios da madrugada de hoje. Vários pontos ficaram sem energia elétrica. Equipes da Energipe estão trabalhando para que todas as localidades voltem a ter energia. De acordo com a previsão do tempo, a região poderá ter pancadas de chuva ainda hoje.
Fonte: TV Cidade

14/12/2007
Nº 72
Raio mata duas pessoas em Goiânia

Na noite de ontem, dois rapazes morreram e um ficou ferido depois de serem atingidos por uma descarga atmosférica em Goiânia (GO). As vítimas que tinham entre 18 e 24 anos estavam fazendo exercícios físicos em uma praça da capital durante uma tempestade no momento do incidente. O rapaz que sobreviveu foi atendido no hospital e passa bem.
Fonte: G1

13/12/2007
Nº 71
Animais morrem atingidos por raio em SP

Na manhã de terça-feira, dia 11/12, sete animais morreram atingidos por uma descarga elétrica em Castilho (SP). Os três tourinhos holandeses e as quatro vacas holandesas estavam se protegendo da tempestade de baixo de uma árvore quando o raio caiu. O proprietário dos animais estima o prejuízo em R$20 mil. A foto é de Juliano Silva.
Fonte: Folha da Região

13/12/2007
Nº 70
Raio deixa emissora de TV fora do ar no Acre

Durante a tempestade da última segunda-feira, 10/12, um raio atingiu os transmissores da rádio e TV Aldeia no Acre, deixando a emissora sem energia. Com a descarga foram queimados seis computadores, ar-condicionado, mesa de som, equipamentos receptores e transmissores de sinal. A diretoria da emissora ainda não avaliou os prejuízos.
Fonte: Página20 Online

11/12/2007
Nº 69
Raio mata índia de seis anos em MS

Na tarde de ontem, 10/12, uma índia de seis anos da aldeia Juguapiru em Dourados (MS) morreu atingida por um raio enquanto dormia sob uma árvore. A mãe da vítima e mais outro indígena ficaram feridos, mas passam bem.
Fonte: Campo Grande News

11/12/2007
Nº 68
MS tem mais uma vítima por raio

O Estado de Mato Grosso do Sul teve mais uma vítima fatal atingida por raio no início da tarde de ontem, 10/12. O jovem Edival da Silva Santos de 18 anos estava debaixo de uma árvore em seu local de trabalho quando recebeu a descarga elétrica. A vítima morreu na hora.
Fonte: Última Hora News

11/12/2007
Nº 67
Raio deixa bairros de Santa Cruz sem energia

A tempestade da tarde de ontem deixou 2.088 residências sem energia elétrica em Santa Cruz no Rio Grande do Sul. Um raio atingiu um alimentador de energia às 18h22 deixando o Centro da cidade e parte do bairro Arroio Grande no escuro por 25 minutos.
Fonte: Gazeta do Sul

10/12/2007
Nº 66
Garoto de Itu morre atingido por raio

Um adolescente de 15 anos morreu na última quinta-feira, dia 06/12, na Zona Rural de Itu (SP) depois de ser atingido por um raio. Segundo o pai da vítima, o garoto estava no pátio do sítio durante a forte tempestade que caiu no período da tarde.
Fonte: Jornal Periscópio

06/12/2007
Nº 65
Homem morre atingido por raio em MG

Na tarde de ontem, dia 05/12, três pessoas foram atingidas por uma descarga elétrica enquanto se abrigavam sob uma árvore durante uma tempestade na zona rural de Montes Claros (MG). O aposentado de 60 anos morreu na hora. Sua esposa de 59 anos e sua filha de 19 também sentiram a descarga e foram arremessadas a alguns metros de distância. Elas foram atendidas na Santa Casa da cidade e passam bem.
Fonte: O Tempo

05/12/2007
Nº 64
Raio atinge animais em MG

Na tarde do último sábado, dia 01/12, um grupo de cavaleiros e amazonas que seguia de Conselheiro Lafaiete para a cidade de Queluzito, Minas Gerais, foi atingido por uma forte tempestade com raios. Sete animais foram atingidos pela descarga, sendo que uma mula e dois cavalos morreram na hora. Nenhuma pessoa ficou ferida.
Fonte: Jornal Estado Atual

04/12/2007
Nº 63
Raio mata homem em Brasília

O raio que caiu ontem, dia 03/12, em Ceilândia, Brasília, deixou um morto e um ferido. As vítimas estavam colhendo mangas por volta das 16h45 quando o raio atingiu a árvore próxima ao local onde estavam. José Carlos Feitoza sofreu parada cardio-respiratória, mas não resistiu. Emily Gomes teve ferimentos pelo corpo e passa bem.
Fonte: Clica Brasília

04/12/2007
Nº 62
Raio deixa Juiz de Fora sem energia

Na tarde de ontem um raio que caiu numa central da Cemig deixou a cidade de Juiz de Fora (MG) sem energia elétrica. Cerca de nove mil moradores sofreram com a falta de luz que durou 40 minutos.
Fonte: O Tempo

03/12/2007
Nº 61
Campinas, Paulínia e Valinhos foram campeãs de raios em 2006

Segundo uma pesquisa do ELAT, dentre os 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas, as cidades de Campinas, Paulínia e Valinhos tiveram maior incidência de raios durante o ano de 2006, sendo mais de cinco raios por quilômetro quadrado por ano. Essa média de raios permanece em 2007, por isso a Defesa Civil destas cidades pede para a população se proteger durante as tempestades.
Fonte: Paulínia News

30/11/2007
Nº 60
Raios são detectados na atmosfera de Vênus

Os resultados obtidos pela sonda européia Venus Express foi divulgado esta semana pela revista britânica Nature. Foram detectados relâmpagos na atmosfera de Vênus parecidos com de nosso planeta, o que surpreendeu os cientistas. Eles acreditam também, que Vênus tinha oceanos no início de sua existência e que sumiram em decorrência do efeito estufa, provocado pela proximidade do Sol. Segundo o cientista Fredric Taylor: “Vênus é um gêmeo da Terra separado no nascimento”. A sonda Venus Express continuará registrando dados até 2010, quando a sonda japonesa Venus Climate Orbiter irá para o planeta. Assim esperam comparar os resultados das duas sondas e obter resultados mais concretos.
Fonte: G1

28/11/2007
Nº 59
Cerca de 15 pessoas foram atingidas por raios na Angola

Nos últimos dois meses cerca de 15 pessoas foram atingidas por raios na Angola, dentre eles 10 vítimas fatais. Segundo o chefe do departamento de Vigilância Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), Francisco Osvaldo Neto, Angola precisa instalar pára-raios o mais rápido possível, pois acredita que assim diminuirá o número de vítimas de raios.
Fonte: AngolaPress

27/11/2007
Nº 58
Raio mata dois homens no Mato Grosso

Dois homens morreram atingidos por raio durante a tempestade do último domingo, dia 25/11, em Cuiabá (MT). As vítimas, Manoel de Souza de 53 anos e seu enteado Francisco Correa de Miranda de 31 anos, estavam por volta das 20h catando pimenta numa chácara quando receberam a descarga. Somente ao meio dia da segunda-feira que vizinhos descobriram os corpos. Para evitar este tipo de incidente, a Defesa Civil de Cuiabá recomenda ficar dentro de casa durante as tempestades.
Fonte: Diário de Cuiabá

23/11/2007
Nº 57
Jovem morre atingida por raio na Angola

Nesta última terça-feira, dia 20/11, um raio matou uma jovem de 21 anos em Longojo, Angola. A vítima estava dentro de casa com seus dois filhos no momento da descarga. Seu filho de seis meses teve ferimentos pelo corpo. No mesmo dia, outras duas crianças também foram atingidas por raio e estão sob cuidados médicos.
Fonte: Jornal de Angola

23/11/2007
Nº 56
Cemig divulga incidência de raios em MG

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) divulgou esta semana a pesquisa sobre incidência de raios no Estado realizada de janeiro a outubro deste ano. Neste período, foram registradas 593.305 descargas atmosféricas, responsáveis por 27,5% das interrupções acidentais no fornecimento de energia elétrica. A cidade de Uberaba lidera o ranking com 9.922 descargas. Outras cidades com grandes índices foram: Juiz de Fora com 5.370, Uberlândia com 3.919, Divinópolis com 1.382, Governador Valadares com 936, Belo Horizonte com 749, Montes Claros com 417 e Varginha com 311.
Fonte: Jornal da Manhã Online

21/11/2007
Nº 55
Raio desliga iluminação de Natal em Portugal

Na noite de 19/11, um raio atingiu a zona do Cristo Rei em Almada, Portugal, deixando a iluminação de Natal da base do monumento sem energia. Segundo o Santuário, a iluminação tinha sido inaugurada no sábado, dia 17/11. Os itens queimados serão repostos ainda nesta semana.
Fonte: Portugal Diário

20/11/2007
Nº 54
Raio mata homem em carvoaria

Na tarde de ontem, Vanderlei Ferreira Gomes morreu e seu amigo Paulo Ferreira Silva ficou ferido após serem atingidos por um raio. As vítimas tinham 29 anos e trabalhavam em uma carvoaria na cidade de Água Clara (MS). Outros funcionários tentaram socorrer as vítimas, mas Vanderlei chegou ao hospital sem vida. Paulo ainda está internado com lesões leves pelo corpo.
Fonte: Maracaju News

20/11/2007
Nº 53
Raios causam “apagão” em bairros de Bauru

Alguns bairros da cidade de Bauru (SP) ficaram sem energia elétrica por mais de três horas após a tempestade de ontem à tarde. Segundo a CPFL, o apagão ocorreu pelo grande número de descargas elétricas que caiu nos bairros Jardim Estoril e Jardim América. A situação foi normalizada ontem à noite e ninguém ficou ferido.
Fonte: JCNet

16/11/2007
Nº 52
Garoto morre atingido por raio no MS

Um raio matou um garoto por volta das 13h30 na zona rural de Coxim (MS) nesta última quarta-feira, dia 14/11. Fábio Lucas Miazato de Araújo, de 13 anos, foi atingido por uma descarga elétrica enquanto voltava da escola de bicicleta. Os pais do garoto e a irmã estavam com ele no momento do incidente, mas não ficaram feridos.
Fonte: Campo Grande News

16/11/2007
Nº 51
Raio pode ter causado incêndio em apartamento em Brasília

O incêndio que ocorreu ontem por volta das 18h30 em um prédio de Brasília pode ter sido causado por um raio. Segundo uma das testemunhas um raio caiu no prédio, no Bloco B da quadra 202 Sul, causando curto circuito no ar condicionado. O fogo atingiu dois apartamentos do prédio e levou uma hora para os bombeiros conseguirem controlar. A perícia ainda vai investigar o que realmente causou o incêndio.
Fonte: Clica Brasília

16/11/2007
Nº 50
Raio provoca transtornos em Brasília

A tempestade de ontem a tarde, dia 15/11, provocou transtornos em Brasília. O temporal que durou 40 minutos deixou várias residências sem energia elétrica. Um raio causou o rompimento de cabos da rede elétrica e o destelhamento de várias casas em Guará. No bairro Lago Sul, os ventos fortes derrubaram árvores. Apesar dos estragos, a tempestade não deixou vítimas. Hoje a situação de Brasília foi normalizada.
Fonte: A Tarde Online

15/11/2007
Nº 49
Raio mata homem no Paraná

Na tempestade da tarde de ontem na cidade de Nova Esperança (PR) o produtor rural, Antônio Boleto Sobrinho de 54 anos, morreu atingido por um raio enquanto tentava soltar um animal. A vítima foi socorrida, mas chegou sem vida ao Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus da cidade. Segundo o Simepar, durante a tempestade de ontem os ventos chegaram a 100 quilômetros por hora na região.
Fonte: O Diário de Maringá

15/11/2007
Nº 48
Raio faz vítimas na Angola

Na última segunda-feira, dia 12/11, duas pessoas morreram e uma ficou ferida após a queda de um raio durante uma tempestade no município do Bocoio, província de Benguela, Angola. As vítimas tinham 16 e 46 anos. Na última semana um raio matou três pessoas de uma mesma família em Cubal do Lumbo, também na Angola.
Fonte: AngolaPress

13/11/2007
Nº 47
Raios deixam MG sem energia elétrica

A chuva que atingiu o Estado de Minas Gerais entre a noite de ontem e a madrugada de hoje provocou estragos em diversos municípios. Segundo a Cemig, raios e ventos fortes atingiram a rede elétrica e danificaram transformadores deixando cerca de 13 mil pontos da região metropolitana do Estado sem energia. A Cemig registrou nesta tempestade 2.545 raios.
Fonte: Folha Online

13/11/2007
Nº 46
Bairros de Teresina sofrem com tempestade e raios

Bairros da Zona Sul de Teresina (PI) estão sofrendo as conseqüências das tempestades do fim de semana. Raios danificaram aparelhos eletrônicos de diversas residências e causaram transtorno no fornecimento de energia. Até o momento não foi contabilizado o prejuízo causado pelas chuvas.
Fonte: TV Canal 13

12/11/2007
Nº 45
Raio mata menina no Paraná

A estudante Jaqueline Aparecida Machado de 12 anos morreu atingida por raio no sábado dia 10/11, no distrito de Paraíso do Sul do município Barbosa Ferraz (PR). Segundo testemunhas, por volta das 12h Jaqueline tinha descido do ônibus da escola e pegou o celular quando foi atingida pelo raio. A adolescente morreu na hora do incidente e ficou com várias queimaduras pelo corpo.
Fonte: Tribuna do Interior

12/11/2007
Nº 44
Raio deixa Cascavel sem energia

Na última sexta-feira, 09/11, o bairro Parque Verde da cidade de Cascavel (PR) ficou sem energia após a queda de um raio durante uma tempestade. Além de Cascavel, outras cidades do Estado também sofreram com chuvas nesses últimos dias.
Fonte: Central Gazeta de Notícias

08/11/2007
Nº 43
Uberaba registra dois mil raios em uma semana

Durante a última semana, Uberaba (MG) sofreu com cinco tempestades que trouxeram ventos fortes, muitos raios e transtornos para a população. Nesse período caíram na cidade dois mil raios, o que prejudicou a rede elétrica e fez faltar energia. Segundo a Cemig, o número de ocorrência por falta de energia passou de 20 para 400 na semana passada. A empresa está trabalhando para solucionar todos os problemas.
Fonte: Jornal da Manhã

08/11/2007
Nº 42
Raios causam 40% dos chamados da CPFL em Piracicaba

De acordo com a CPFL Energia (Companhia Paulista de Força e Luz), por ano os raios causam 40% dos chamados da empresa na região de Piracicaba, onde concentra cerca de 130 mil clientes. A companhia afirmou que os locais mais atingidos foram: Rua do Porto e os bairros Nova Piracicaba e Vila Rezende (muito arborizados).
Fonte: Gazeta de Piracicaba

08/11/2007
Nº 41
Cinco bairros ficam sem energia em Ribeirão Preto

A tempestade com raios que ocorreu durante a madrugada deixou cinco bairros sem energia elétrica na manhã de hoje em Ribeirão Preto. De acordo com a CPFL, a falta de energia ocorreu porque um isolador de rede de distribuição foi danificado. A energia voltou ao normal em menos de meia hora.
Fonte: Jornal A Cidade

06/11/2007
Nº 40
Cidades de MG ficam sem energia

A tempestade que caiu na noite de domingo, 04/11, deixou aproximadamente 110 mil residências sem energia nas cidades de Belo Horizonte e Sete Lagoas, em Minas Gerais. A Cemig afirmou que vários raios atingiram a região e deve ter causado o problema que durou até 4h da madrugada da segunda-feira.
Fonte: Folha Online

05/11/2007
Nº 39
Raio queimou casa em Santa Maria

No dia 1º de novembro, quinta-feira, um raio caiu em uma casa de madeira em Santa Maria (RS) quando começava uma tempestade. A casa incendiou por completo, mas não teve vítimas. Foram necessárias três equipes do Corpo de Bombeiros para conter o fogo.
Fonte: Diário de Santa Maria

02/11/2007
Nº 38
Raio atinge guarda-chuva e mata homem em Mauá

Ontem por volta das 15h, João Eudes de Mello Ferreira, de 42 anos, morreu após ser atingido por um raio enquanto caminhava no Jardim Santa Cecília em Mauá (SP). O raio atingiu a ponta do seu guarda-chuva. O temporal ainda fez estragos pela cidade. No Rio Grande do Sul, a chuva forte com rajadas de vento de até 120 km/h na madrugada desta última quinta-feira, deixou quase 2 mil casas destelhadas em 13 cidades.
Fonte: O Estado de S.Paulo

02/11/2007
Nº 37
Raio não provocou acidentes com helicópteros

Os três helicópteros que caíram ontem nas cidades de Carapicuíba, Mogi das Cruzes e Ribeirão Preto (todas no Estado de São Paulo) não foram atingidos por raios. Segundo o ELAT, no horário dos acidentes não tinha atividade elétrica nos locais. No total, três pessoas morreram e seis ficaram feridas. Ainda não se sabe o que aconteceu.
Fonte: ELAT

02/11/2007
Nº 36
Raio atingiu árvore que matou publicitário

O temporal que ocorreu no fim da tarde de ontem em Campinas causou uma morte e diversos transtornos pela cidade. Um raio atingiu uma árvore que caiu no carro Honda Civic do publicitário Marco Antônio Pinheiro Lima, de 51 anos. O publicitário morreu na hora. Cerca de 45 árvores foram arrancadas pela força dos ventos que chegaram até 115 km/h. De acordo com o Departamento de Parques e Jardins de Campinas, serão necessários dez dias para remover todo o entulho. Várias residências sofreram também com a falta de energia elétrica. A CPFL está tomando as providências necessárias.
Fonte: Cosmo Online

02/11/2007
Nº 35
Temporal deixa 9 mil residências sem energia no RS

Durante o temporal de ontem no Rio Grande do Sul, raios danificaram redes de transmissão de energia elétrica em dez cidades, deixando mais de 9 mil residências sem energia elétrica. Cerca de 157 equipes estão trabalhando para reparar o estrago. Em Santa Maria, na noite de quarta-feira, a força dos ventos arrancou o teto do mezanino da 22ª Multifeira de Santa Maria (Feisma 2007). O teto já foi recuperado.
Fonte: A Razão Online

02/11/2007
Nº 34
Incêndio no Parque do Pantanal Matogrossense foi causado por raio

Um raio causou um incêndio na área de pastagem do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense que fica no município de Poconé, Mato Grosso. A área atingida tinha um grande volume de combustível acumulado. Cerca de 20 brigadistas estão trabalhando para controlar o rescaldo do incêndio.
Fonte: O Povo

01/11/2007
Nº 33
Assistente de clube italiano de futebol morre atingido por raio

O assistente da equipe de futebol Lecce da Série B da Itália morreu hoje, 01/11, após ser atingido por um raio durante o treinamento do time no estádio do clube. No fim do treino, Antonio de Giorgi de 41 anos levava o equipamento para o vestiário quando foi atingido por um raio no meio do campo. O técnico e o diretor esportivo do Lecce caíram no chão por causa da descarga, mas não tiveram ferimentos graves. A equipe quer cancelar o próximo jogo no sábado por motivo de luto.
Fonte: UOL

01/11/2007
Nº 32
Raio provoca incêndio no Parque do Ivinhema

Na tarde desta última terça-feira, 30/10, a queda de raio causou um incêndio no Parque Estadual do Vale do Ivinhema em Jateí, Mato Grosso do Sul. O combate às chamas mobilizou 15 soltados e 30 voluntários da região. Segundo o comandante dos Bombeiros, capitão Levy Bento, a equipe estava com dificuldade de conter as chamas e foi preciso mais reforços. A extensão do incêndio será conhecida hoje.
Fonte: Campo Grande News

31/10/2007
Nº 31
Raios partem ao meio duas árvores em Maringá

A cidade de Maringá (PR) sofreu no começo da semana com tempo instável. Na segunda-feira fez tempo bom com céu claro e calor. Já a terça-feira amanheceu debaixo de chuva forte. Raios racharam duas árvores ao meio na zona oeste da cidade. Em quatro meses as chuvas e ventos fortes arrancaram 200 árvores em Maringá. Essa instabilidade deixou a cidade 4,5ºC acima da média. A meteorologia prevê trovoadas e pancadas de chuva para hoje a tarde.
Fonte: O Diário de Maringá

31/10/2007
Nº 30
Bauru sofre com temporal

A cidade de Bauru (SP) também sofreu com o temporal da madrugada de terça-feira (30/10). Segundo a CPFL, Companhia Paulista de Força e Luz, 66 bairros ficaram sem energia elétrica por causa dos raios. Várias casas foram destelhadas e árvores caíram devido à força dos ventos. As fortes pancadas de chuva devem continuar durante a semana.
Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

31/10/2007
Nº 29
Raios causam transtornos em Uberaba

A tempestade que caiu ontem à tarde em Uberaba (MG) trouxe transtornos para a população local. Raios causaram a queda de árvores na rede elétrica deixando 75 pontos da cidade sem eletricidade. No bairro Estrela de Vitória, Abadia e Alfredo Freire, um total de 34 casas foram destelhadas. Os raios causaram também, a queima dos dispositivos dos semáforos da cidade, deixando uma parte sem funcionar por horas. O mesmo problema já tinha acontecido com os semáforos na madrugada anterior.
Fonte: Jornal da Manhã

30/10/2007
Nº 28
Uma família escapa de raios na Austrália

Durante este fim de semana tempestades atingiram as regiões sul e leste da Austrália. Uma família escapou à queda de raios na própria casa. Nas cidades de Adelaide e Beau-Desert tornados destalharam várias casas e derrubaram árvores. Uma menina de 12 anos morreu enquanto brincava na rua. A queda de granizo provocou danos nas cidades de Brisbane e Lismore, muitas casas ficaram sem energia elétrica.
Fonte: TVI de Portugal

30/10/2007
Nº 27
Mais de 200 mil residências ficaram sem luz em Curitiba

Na tarde de ontem, Curitiba (PR) sofreu pela segunda vez com chuva forte que provocou danos por toda a cidade. Mais de 200 mil residências ficaram sem energia elétrica devido aos raios e fortes ventos que desligaram a Subestação Mercês. No domingo, dia 28/10, a chuva deixou 55 mil residências sem energia. Segundo a defesa civil, a tempestade de ontem causou 20 destelhamentos, 40 quedas de árvores e 10 alagamentos. O Shopping Total, no bairro Portão, perdeu parte do teto de gesso deixando três pessoas feridas.
Fonte: O Globo Online

29/10/2007
Nº 26
Opera Energias é inaugurado hoje

A Energias do Brasil inaugurou hoje em Mogi das Cruzes (SP) o projeto Opera Energias, criado para integrar as operações das três maiores distribuidoras de energia do Brasil: Bandeirante, Enersul e Escelsa. O projeto que integra os estados de São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul vai administrar remotamente os sistemas de produção, distribuição e transmissão de energia do grupo. Além disso, essa nova tecnologia vai permitir identificar o local onde caiu a descarga elétrica com um erro aproximado de 500 metros, sendo mais de 400 quilômetros de extensão. Com isso, espera-se diminuir 10% das manutenções. O projeto é pioneiro no setor elétrico do país.
Fonte: Agência Lusa

29/10/2007
Nº 25
Sexta pessoa morre atingida por raio em Rondônia

Um rapaz de 18 anos morreu neste fim de semana atingido por raio enquanto se preparava para uma pescaria em Brasilândia, Rondônia. É a sexta morte por raio no estado só este ano. Outras cidades de Rondônia também sofreram com tempestade e descargas atmosféricas no fim de semana. A CERON (Centrais Elétricas de Rondônia) registrou queda de energia elétrica nas cidades de Ouro Preto e Vale do Paraíso devido aos raios e queda de galhos na rede elétrica. A situação já foi normalizada.
Fonte: De Olho no Tempo

25/10/2007
Nº 24
Raio interrompe abastecimento de energia em Rio Claro

A cidade de Rio Claro (SP) ficou sem energia entre 7h24 e 9h54 da manhã de ontem, afetando quase cinco mil clientes. Segundo a Elektro o motivo dessa falta de energia foi a queda de um raio que danificou equipamento da rede de distribuição. A Elektro afirma que os raios são responsáveis por 22% das interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Fonte: Canal Rio Claro

24/10/2007
Nº 23
Raios causam blecaute em duas cidades de Rondônia

Nesta última segunda-feira, 22/10, as cidades de Ji-Paraná e Presidente Médici, em Rondônia, ficaram 24 horas sem energia elétrica devido a contínua queda de raios que queimaram quatro transformadores durante uma tempestade. A CERON (Centrais Elétricas de Rondônia) afirmou que quase 200 atendimentos foram realizados na região por causa do mau tempo. Um raio provocou, também, a morte de duas cabeças de gado que estavam debaixo de uma árvore se protegendo da chuva. Além dos raios, a cidade sofreu estragos com o grande volume da chuva, precipitação de granizo e rajadas de vento que chegaram a 70 km/h. Foi a quinta tempestade em 40 dias na região.
Fonte: De Olho no Tempo

23/10/2007
Nº 22
Raios causam transtornos para a Enersul

A Enersul recebeu 70% a mais de solicitações de serviços pela falta de energia elétrica após o temporal de ontem à tarde em Campo Grande (MS). O motivo foi a queima de equipamentos por raios. No final da tarde o serviço já tinha voltado ao normal em toda a região.
Fonte: Midiamax

22/10/2007
Nº 21
Raios causam atrasos em vôos em Congonhas

A tempestade que atingiu a cidade de São Paulo ontem à noite, dia 21/10, causou transtornos no aeroporto de Congonhas. Alguns vôos foram suspensos devido à chuva forte, vento e raios que interferiram na comunicação entre aeronaves e a torre de controle. Nesta segunda-feira, os passageiros ainda enfrentaram filas e atrasos no aeroporto.
Fonte: Folha Online

22/10/2007
Nº 20
Raios matam quatro pessoas na Angola

Na última sexta-feira, dia 19/10, um raio deixou quatro mortos e sete feridos na cidade de Bailundo, província de Huambo na Angola. As vítimas estavam no mercado municipal fazendo compras durante a tempestade. Com essas vítimas sobe para 11 o número de mortes por raios na província de Huambo só este mês. A chuva também causou estragos e destruiu casas pela cidade.
Fonte: Jornal de Angola

19/10/2007
Nº 19
Raios deixam mais de 200 mil casas sem energia em MG

Desde a noite de ontem (18/10) cerca de 230 mil casas ficaram sem energia elétrica na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Segundo a Cemig os 2,9 mil raios que atingiram a região causaram o problema, foram seis raios por Km². A tempestade ocorreu das 18h da quinta-feira até 2h da madrugada de hoje, com muita chuva e ventos que chegaram a 40 Km/h. Nesta tarde 15 mil usuários ainda estavam sem energia. A Cemig está trabalhando para que o fornecimento volte ao normal ainda hoje. Outras cidades de Minas Gerais também sofreram com tempestades durante esta sexta-feira.
Fonte: G1

17/10/2007
Nº 18
Tempestades com raios castigam Rondônia

Na madrugada desta quarta-feira, várias cidades de Rondônia sofreram com chuvas fortes e trovoadas provocando transtornos para a população. Alguns locais ficaram sem energia devido a constante queda de raios. As regiões mais atingidas em Rondônia foram Buritis e Alta Floresta d’Oeste. As cidades de Cacoal e Ji-Paraná, divisa com o estado de Mato Grosso, também sofreram com as trovoadas. Nos meses de outubro e novembro mais da metade das tempestades registradas em Rondônia acontecem durante a madrugada.
Fonte: De Olho no Tempo

17/10/2007
Nº 17
Homem é atingido por raio no RS

Ontem dia 16, no Vale do Paranhana (RS), José Milton Melfior de 47 anos foi atingido por um raio enquanto ia para o trabalho. Os bombeiros encontraram o homem desacordado no acostamento em estado grave com queimaduras pelo corpo. A vítima foi levada para o Pronto Socorro em Porto Alegre. Chuva forte e raios atingiram outras cidades do Rio Grande do Sul causando alagamento e prejuízos.
Fonte: Metsul

14/10/2007
Nº 16
Raio fere homem em MS

No dia 12/10 um homem de 34 anos foi atingido por um raio em Guia Lopes da Laguna, no Mato Grosso do Sul. A vítima, José Motes, estava próxima ao local onde caiu o raio. Após ser atingido pela descarga, José entrou em choque e perdeu a consciência. Bombeiros fizeram os primeiros socorros e o encaminharam para o hospital da cidade. Apesar de ter sofrido queimaduras a vítima passa bem.
Fonte: Campo Grande News

11/10/2007
Nº 15
Raios causam blecaute em Rondônia

Na tarde desta última quarta-feira, tempestade com raios, chuva e rajadas de vento superiores a 60 km/h atingiu a região central de Rondônia. Muitas árvores caíram e ruas ficaram alagadas. Raios causaram a interrupção do abastecimento de energia por quase duas horas na zona rural e em Presidente Médici. Outras regiões de Rondônia também sofreram com chuvas fortes e raios. É o terceiro temporal em quatro dias que atinge a região.
Fonte: De Olho no Tempo

11/10/2007
Nº 14
Raios causam 22% dos cortes de energia por ano em Limeira

A empresa Elektro de Limeira (SP) contabilizou os cortes de energia elétrica anualmente na cidade ficando 5 interrupções por cliente/ano. Está abaixo do limite estabelecido pela Aneel, 7 interrupções por cliente/ano. Os raios são a segunda maior causa nessa falha de abastecimento de energia, ficando com 22% do total. A maior causa é a falha na conexão com 45%. Os outros motivos de interrupções no fornecimento de energia são: 11% meio ambiente, 8% manutenção preventiva, 9% fio partido e 13% outras causas, dentre elas vandalismo, pipas e acidentes de trânsito envolvendo postes.
Fonte: Gazeta de Limeira

10/10/2007
Nº 13
RO e MT sofrem com raios e tempestades

Os estados de Mato Grosso e Rondônia estão sofrendo com tempestades desde ontem. Em alguns lugares elas chegaram a durar mais de 8 horas seguidas. Além da ventania e chuva forte, o número de raios registrados foi muito alto. A previsão do tempo alerta essas regiões para mais tempestades nos próximos dias.
Fonte: Jornal Nortão Online

10/10/2007
Nº 12
Incêndio em parque pode ter sido causado por raio

O Parque Nacional da Ilha Grande que fica na divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul está em chamas desde a quinta-feira, dia 4/10. Acredita-se que um raio possa ter causado o incêndio. O fogo já destruiu mais de mil hectares e está se propagando devido à estiagem e à vegetação seca.
Fonte: Campo Grande News

10/10/2007
Nº 11
Nasa confirma existência de raios em Júpiter

A Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou um relatório nesta terça-feira revelando a existência de relâmpagos nos pólos de Júpiter. Os raios foram registrados pela sonda espacial americana New Horizons que viaja para Plutão. Enquanto passava por Júpiter, a sonda registrou seis lampejos na região do pólo norte e sete no sul. Relâmpagos já tinham sido observados nas latitudes mais baixas e nas proximidades do equador de Júpiter, mas foi a primeira observação nos pólos. Antes desta descoberta, o fenômeno só era observado na Terra.
Fonte: Folha Online

09/10/2007
Nº 10
Raio deixa dois milhões sem energia no Equador

Nesta última segunda-feira pelo menos dois milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica na região de Quito, Equador, devido à queda de um raio que interrompeu o abastecimento durante uma hora em algumas províncias do centro e do norte do país. Segundo o diretor do Centro Nacional de Controle de Energia do Equador, Gabriel Arguello, o incidente comprometeu cerca de 50% da eletricidade do país.
Fonte: Diário Digital de Portugal

04/10/2007
Nº 09
Raios matam duas pessoas na Angola

Na última quarta-feira, 03/10, duas pessoas morreram atingidas por raios durante uma tempestade no município de Saurimo, província da Lunda Sul na Angola. As vítimas que morreram imediatamente após terem recebido a descarga, eram de bairros diferentes e tinham 25 e 70 anos. Embora as mortes tenham acontecido dentro de casa ninguém que estava próximo ficou ferido e nenhum dano material foi registrado.
Fonte: AngolaPress

02/10/2007
Nº 08
Raio causa apagão em Brasília

Desde ontem por volta das 20h30, três cidades-satélites de Brasília estão sem energia elétrica devido às chuvas e raios que atingiram a região. Ceilândia, Taguatinga e Samambaia devem ter seu abastecimento de energia normalizado até o fim do dia de hoje.
Fonte: ComuniWeb

01/10/2007
Nº 07
Raio causou incêndio e morte em usina

O Corpo de Bombeiros afirmou que o incêndio de sexta-feira (28/09) na usina de Ourinhos, a 366Km de São Paulo, foi realmente causado por um raio. As chamas que chegaram a mais de 30 metros de altura, levaram 12 horas para serem extintas e foi necessária a ajuda de bombeiros de cinco cidades vizinhas para evitar novas explosões. Das 40 pessoas que trabalhavam no local do acidente, 1 morreu e 11 ficaram feridas.
Fonte: G1

28/09/2007
Nº 06
Raio pode ter causado incêndio em usina

De acordo com o Corpo de Bombeiros, três tanques que armazenavam cerca de 8 milhões de litros de álcool em uma usina de Ourinhos (SP) pegaram fogo após queda de um raio. O incêndio começou por volta das 10h30, sem vítimas fatais. O trabalho dos bombeiros só deve terminar amanhã, dia 29/09, quando o combustível for consumido.
Fonte: G1

27/09/2007
Nº 05
Raio pode ter prejudicado transmissão de energia do RJ e ES

As linhas de transmissão Macaé-Campos e Campos-Vitória pararam de funcionar ontem, por volta das 17h, e 50 minutos depois a linha Ouro Preto-Vitória também caiu. O sistema foi restabelecido após às 19h, mas na madrugada de hoje voltou a cair, prejudicando assim, o abastecimento de energia dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os técnicos de Furnas estão analisando o local e acreditam que um raio possa ter atingido o circuito e ter causado o problema. A energia deve voltar ao normal nos estados hoje à tarde.
Fonte: Diário da Manhã Online

25/09/2007
Nº 04
Tornado com raios e ventos de até 149,8 km/h atinge Rondônia

Na manhã desta segunda-feira, 24/09, um tornado atingiu a cidade de Ji-Paraná em Rondônia com raios, nuvens carregadas e ventos de até 149,8 km/h. O fenômeno ocorreu devido ao choque térmico sofrido com a chegada de uma frente fria. A cidade entrou em estado de emergência com prejuízos, até agora, de R$1 milhão, mas não teve vítimas. É o terceiro vendaval que ocorre em Ji-Paraná em 30 dias.
Fonte: Na Hora Online

23/09/2007
Nº 03
Mulher é atingida por raio enquanto andava de bicicleta

Na última sexta-feira dia 21/09, durante uma tempestade, uma mulher foi atingida por um raio enquanto andava de bicicleta em Maringá no Paraná. A tempestade, que durou cerca de 40 minutos, destelhou casas, derrubou árvores e deixou três pessoas feridas com o desabamento do telhado de um restaurante. Vários veículos foram danificados pela queda de granizo.
Fonte: G1

21/09/2007
Nº 02
Mulher morre durante tempestade em Rondônia

Na quarta-feira, dia 19/09, uma mulher morreu ao ser atingida por um raio enquanto se abrigava debaixo de uma árvore em Espidão D’Oeste, Rondônia. A descarga elétrica atingiu a árvore arrancando-a pela raiz e resultando na morte da vítima. Na cidade de Ministro Andreazza um raio matou cerca de doze cabeças de gado que estavam próximas a uma represa.
Fonte: Jornal Nortão Online

21/09/2007
Nº 01
Raio atinge agricultor no RS

Ontem um temporal com granizo atingiu cidades do norte do Rio Grande do Sul deixando cerca de 210 casas parcialmente destelhadas. O agricultor Ari Jarabiza de 30 anos estava ordenhando uma vaca quando foi atingido por um raio. Segundo o médico que o atendeu, Ari ficou inconsciente por um tempo e sofreu uma parada cardíaca, mas passa bem.
Fonte: Folha de S.Paulo