Capacitação em Monitoramento Ambiental
1 - INFORMAÇÕES GERAIS
No período 2015-2017 o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desenvolveu e aprimorou a Plataforma TerraMA2, sob os auspícios da doação TF-18566 do Fundo Fiduciário de Mitigação das Mudanças Climáticas no Cerrado Brasileiro (BCCCMTF), administrada pelo Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD – Banco Mundial), e coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) o “Programa Cerrado – INPE”, identificado pelo P149189, com o objetivo de “desenvolver e disseminar uma plataforma de monitoramento, análise e alerta de queimadas e incêndios florestais para subsidiar a tomada de decisões de gestores ambientais”.
Considerando os resultados do projeto e sua atual fase de finalização, foram iniciadas atividades de transferência de conhecimento, por meio de capacitações específicas, aos gestores e analistas de instituições brasileiras com interesse no tema de monitoramento ambiental. Neste contexto será realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2017, na Universidade Católica do Tocantins, em Palmas/TO, a Capacitação em Monitoramento Ambiental com o Sistema TerraMA2Q.
2 - OBJETIVO
Apresentar o Sistema TerraMA2Q e suas funcionalidades como ferramenta para o desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento e Gestão de Dados Ambientais, visando capacitar o público alvo na operação, criação de modelos de análises e suporte a tomada de decisões.
3 - PÚBLICO ALVO
O evento se destina a profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) e ciências aplicadas ao monitoramento ambiental, bem como para os gestores de instituições que atuem no monitoramento e/ou planejamento de ações decorrentes da interferência do homem no meio ambiente, preferencialmente com representantes de cada área (TI, Aplicações e Gestão).
4 - REQUISITOS
- Profissionais de Tecnologia da Informação (TI):
- Noção sobre a instalação e configuração de computadores em ambiente de rede para funcionamento de serviços FTP, HTTP, Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados e outros Sistemas de Informação;
- Noção de manipulação e/ou análise de dados ambientais;
- Profissionais de Ciências Aplicadas
- Noção de geoinformática, sistemas de geoprocessamento, cartografia ou sensoriamento remoto;
- Experiência com análise de dados ambientais;
- Gestores
- Experiência na utilização de mapas e informações ambientais para tomada de decisão ou Experiência na gestão de projetos ambientais.
5 - PROGRAMA
Dia 26 de setembro
Manhã
- Preparação do ambiente
- Visão Geral da Plataforma TerraMA2
- Aplicações com o Sistema TerraMA2Q
Tarde
- Construção de uma Infraestrutura de dados espaciais dinâmicos: requisitos tecnológicos para construção de um sistema de monitoramento ambiental
- Banco de Dados Geográficos
- Padrões de conteúdo e serviços de geoinformática segundo a Open Geospatial Consortium (Consórcio Geoespacial Aberto)
Dia 27 de setembro
Manhã
- Visão Geral da Plataforma TerraMA2, e Infraestrutura de dados espaciais dinâmicos
- Analise de dados ambientais utilizando a linguagem Python na Plataforma TerraMA2
Tarde
Estudo de caso dos Incêndios no Território Indígena Araribóia - MA
Dia 28 de setembro
Manhã
- Oficina de construção de um sistema de monitoramento ambiental
Tarde
- Continuação da Oficina
- Encerramento e avaliação
6 - INSTRUTORES
- Fabiano Morelli - Membro do grupo de Queimadas - INPE
- Eymar Lopes - Coordenador do Projeto TERRAMA2 - INPE
- Gilberto Ribeiro - Bando de Dados Geográficos - INPE
7 - PREPARATIVOS PARA OFICINA
O treinamento será realizado na sede da Universidade Católica do Tocantins em Palmas-TO, não sendo obrigatório terem notebooks individuais. Será conveniente e mais produtivo se as instituições levarem dados de áreas de interesse para o monitoramento, preferencialmente em formato shapefile.
Fotos: https://photos.app.goo.gl/FW8lKYcULffJwHDt2
Organização/Financiamento: