Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Capacitação > Capacitação em Monitoramento Ambiental
conteúdo

Capacitação em Monitoramento Ambiental

Treinamento no Sistema TerraMA2Q - dia 04 de setembro de 2017, na sede da Coordenação Geral de Emergência em São Paulo-SP

1 - INFORMAÇÕES GERAIS

     No período 2015-2017 o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desenvolveu e aprimorou a Plataforma TerraMA2, sob os auspícios da doação TF-18566 do Fundo Fiduciário de Mitigação das Mudanças Climáticas no Cerrado Brasileiro (BCCCMTF), administrada pelo Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD – Banco Mundial), e coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) o “Programa Cerrado – INPE”, identificado pelo P149189, com o objetivo de “desenvolver e disseminar uma plataforma de monitoramento, análise e alerta de queimadas e incêndios florestais para subsidiar a tomada de decisões de gestores ambientais”.

     Considerando os resultados do projeto e sua atual fase de finalização, foram iniciadas atividades de transferência de conhecimento, por meio de capacitações específicas, aos gestores e analistas de instituições brasileiras com interesse no tema de monitoramento ambiental. Neste contexto será realizado no dia 04 de setembro de 2017, na sede da Coordenação Geral de Emergência, em São Paulo/SP, a Capacitação em Monitoramento Ambiental com o Sistema TerraMA2Q.

2 - OBJETIVO

     Apresentar o Sistema TerraMA2Q e suas funcionalidades como ferramenta para o desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento e Gestão de Dados Ambientais, visando capacitar o público alvo na operação, criação de modelos de análises e suporte a tomada de decisões.

3 - PÚBLICO ALVO

     O evento se destina a profissionais da área de monitoramento ambiental, bem como para os gestores de instituições que atuem no monitoramento e/ou planejamento de ações decorrentes da interferência do homem no meio ambiente. As instituições participantes são SEMA-MT, Coordenação Estadual de Defesa Civil-SP, Policia Militar Ambiental-SP e Corpo de Bombeiros-SP.

4 - REQUISITOS

  • Gestores
    • Experiência na utilização de mapas e informações ambientais para tomada de decisão ou Experiência na gestão de projetos ambientais.

 

5 - PROGRAMA

 Dia 04 de setembro

Manhã/Tarde

  • Programa de Queimadas do INPE
  • Visão Geral da Plataforma TerraMA2
  • Aplicações com o Sistema TerraMA2Q

6 - INSTRUTORES

  • Fabiano Morreli - Membro do grupo de Queimadas - INPE
  • Gilberto Ribeiro - Bando de Dados Geográficos - INPE
  • Eymar Lopes - Coordenador do Projeto TERRAMA2 - INPE

 

7 - PREPARATIVOS PARA OFICINA

     O treinamento será realizado na sede da Coordenação Geral de emergência em São Paulo, não sendo obrigatório terem notebooks individuais. Será conveniente e mais produtivo se as instituições levarem dados de áreas de interesse para o monitoramento, preferencialmente em formato shapefile.

 

Fotoshttps://photos.app.goo.gl/PoDfxZrdFhsT56Jr1


Organização/Financiamento:

Parceiros TerraMA

registrado em: