Você está aqui: INPE / Pós-Graduação / MET / Sobre o Curso

Sobre o Curso

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Jun 17, 2019 11h26

A Meteorologia é a ciência que estuda o Tempo e o Clima e seu objetivo é compreender os diversos processos físicos e químicos que determinam o estado da atmosfera nas mais variadas escalas espaciais e temporais, abrangendo desde a turbulência local até a circulação atmosférica global. O progresso no conhecimento desta ciência é de vital importância para o desenvolvimento do País, em especial nos setores agrícola, energético, de recursos hídricos, dos transportes e da conservação ambiental.

A Pós-Graduação no CPTEC/INPE

O Curso de Pós-Graduação em Meteorologia do INPE (PGMet), o mais antigo do Brasil, tem como meta a formação de recursos humanos nos níveis de mestrado e doutorado. Desde o seu início em 1968 já formou dezenas de doutores e centenas de mestres. Recebeu três premiação da CAPES de Tese na área de Geociências (2005, 2011 e 2017). O número de doutorandos com oportunidade de atuar no mercado acadêmico e científico após conclusão da tese no exterior tem aumentado nos últimos anos, colocando a PGMET também em destaque, no âmbito internacional, na formação de recursos humanos. Desde de 2014 participa do Programa de Excelência da CAPES (PROEX) por possuir conceito 6 nas avaliações (nota máxima 7 na CAPES). Considerando sua excelência, no ano de 2018, a PGMET com os outros seis cursos do INPE foram selecionados ao projeto de Internacionalização Institucional da CAPES (PRINT), permitindo ampliar a difusão de suas pesquisas e atividades acadêmicas.

O Corpo Docente é composto, em sua grande maioria, de pesquisadores doutores do CPTEC, com produtividade científica elevada, que atua nas diferentes áreas de pesquisa da Meteorologia. Em regime de tempo integral, o tempo médio para cumprir o programa é de 24 meses para o mestrado e de 48 meses para o doutorado. Os períodos letivos são de três trimestres. O programa é aberto para alunos de instituições nacionais e internacionais e oferece a oportunidade de bolsas de estudos da CAPES e do CNPq, além da possibilidade de solicitação à FAPESP e outros órgãos públicos e privados pelo futuro orientador. Para docentes universitários, há o programa CAPES/PICDT, nas instituições de origem.

A PGMet é parte integrante do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) cuja missão é: "Prover o país com o estado da arte em previsões do tempo e clima e dispor da capacidade científica e tecnológica de melhorar continuamente estas previsões, visando o benefício da sociedade. O CPTEC é o centro mais avançado de previsão numérica de tempo e clima da América Latina, fornecendo previsões de tempo de curto e médio prazos e climáticas de alta precisão, desde 1995. O CPTEC coloca o Brasil no primeiro mundo das previsões meteorológicas e a excelência do seu trabalho é reconhecida nos países com tecnologia avançada. O CPTEC domina as técnicas de modelagem numérica da atmosfera e dos oceanos, com modelos altamente complexos usados para prever condições futuras na atmosfera e oceanos. Opera com modelo atmosférico global, com resolução de 40 km, e modelo regional, com resolução de 5 km na América do Sul e 1km no Sudeste do Brasil, além de outros modelos atmosféricos e oceânicos para pesquisa. Adicionalmente, o CPTEC está a frente no desenvolvimento de diversos produtos de sensoriamento remoto por satélite e radar para o Brasil com aplicações no monitoramento ambiental e previsão de tempo de curtíssimo prazo. Associado as pesquisas científica, operativas e o recepcionamento de informações orbitais de diversos satélites em tempo quase real, colocam o centro como referência internacional nesta temática na América do Sul.

O CPTEC dispõe de profissionais altamente especializados e utiliza supercomputadores com capacidade de processar bilhões de operações aritméticas por segundo. A junção do conhecimento e tecnologia faz com que a confiabilidade alcançada na previsão numérica de tempo e clima esteja no mesmo nível dos centros de previsão dos países mais desenvolvidos. Sua equipe é altamente capacitada nas melhores instituições de Pós-Graduação no país e no exterior, e o CPTEC investe constantemente no treinamento e atualização de seus funcionários, no intuito de gerar novos conhecimentos científicos e desenvolver tecnologia para aplicações nas diversas áreas da meteorologia. Atuando junto a entidades estaduais, nacionais e internacionais, o CPTEC contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. E a sua participação em ações que preservam o meio ambiente vem recebendo o reconhecimento da sociedade civil e dos governos.

O CPTEC tem oferecido condições científicas, técnicas e logísticas para seus alunos sem paralelo na América Latina. Dispõe de um parque computacional ímpar, onde se destacam o supercomputador Cray XT-6 com capacidade de processamento efetivo de aproximadamente 17 TFLOPS, considerado um dos sistemas de supercomputação avançados, e de modelos atmosféricos globais e regionais para previsão de tempo e clima Os alunos dispõem de bibliotecas entre as melhores e atualizadas da América Latina nas áreas do conhecimento afins, contendo um acervo de mais de 31.000 livros e 1.500 periódicos, acessos online ao conteúdo de inúmeras bibliotecas em todo mundo, acesso a versões eletrônicas das mais importantes publicações em ciências atmosféricas. Além disso, existe a oportunidade de participar de experimentos nacionais e internacionais, e de realizar parte dos estudos no exterior.

O CPTEC conta também com um banco de dados meteorológicos, oceânicos e ambientais, que facilitam enormemente as pesquisas dos alunos. O CPTEC combina atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos de ponta com atividades operacionais de previsão de tempo e clima, propiciando aos alunos um ambiente de trabalho inigualável de formação acadêmica e profissional avançados. As atividades de ensino e pesquisa dos alunos são desenvolvidas em Cachoeira Paulista. O CPTEC dispõe do moderno recurso de telecomunicação (vídeo-conferência), permitindo que os alunos e pesquisadores possam interagir com outras instituições estrangeiras e do país.

Todos os anos acontece o EPGMET - Encontro dos alunos de pós-graduação em meteorologia do CPTEC/INPE. Este encontro é organizado pelos alunos para os alunos, e trata-se de uma ótima oportunidade para a interação entre os discentes e docentes não somente do CPTEC, mas também de outros centros espalhados no Brasil e do mundo. Informações sobre este evento sempre são divulgados nas redes sociais meios de comunicação.

No aspecto geral, nota-se que a PGMET apresenta um amplo compromisso com o avanço da ciência e tecnologia no país, sendo integradora às atividades de um centro de renome, excelência na formação de recursos humanos e inovadora na geração de pesquisa e de produtos com aplicações à sociedade.