Você está aqui: INPE / Pós-Graduação / ETE / Sobre o Curso

Sobre o Curso

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Mar 15, 2019 15h34

O Programa de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais (ETE), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi criado formalmente em 1994 com duas áreas de concentração: Combustão e Propulsão (PCP) e Mecânica Espacial e Controle (CMC).

Em 2001 foi acrescentada a área de Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores (CMS) e em 2008 a área de Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais (CSE). Desta forma, o curso passou a ter um escopo amplo no que concerne ao desenvolvimento completo de uma missão espacial, sendo único no Brasil, na América Latina e no mundo.

O curso visa a formação científica em disciplinas críticas na área espacial, como propulsão, mecânica e controle, térmica, materiais e sensores, dependabilidade em computação de bordo, tecnologias em câmeras de imageamento, entre outras e em questões de operações de satélites, gerenciamento e padrões adotados no setor espacial.

Além disso, contribui para a formação de recursos humanos altamente especializados para atender a demanda do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de institutos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), das empresas ligadas ao setor aeroespacial nacional, bem como de universidades. Recentemente, curso de Engenharia Espacial da Universidade Federal do ABC foi criado contando fortemente com egressos do Curso ETE do INPE, e na FEG-Unesp, um percentual significativo de docentes são também egressos do presente curso.

O INPE é organizado em várias unidades distribuídas nas regiões sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e norte. O curso de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais é ministrado em duas das unidades do INPE: na unidade central localizada em São José dos Campos, SP, encontram-se as áreas de concentração em Mecânica Espacial e Controle (CMC), Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores (CMS) e em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais (CSE) e na unidade de Cachoeira Paulista, SP, está a área de concentração em Combustão e Propulsão (PCP).

Cada área de concentração possui um coordenador e uma secretaria de apoio. O curso atrai, atualmente, servidores de outras unidades do INPE, e devido a sua distribuição física, tem uma disseminação do conhecimento do setor especial a todas as regiões do país.