Você está aqui: INPE / Pós-Graduação / CAP / Leia na íntegra

Notícias

Simpósio premia artigo na área de Computação Aplicada

por INPE
Publicado: Set 29, 2015
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 29 de setembro de 2015

O trabalho “Time Performance Formal Evaluation of Complex Systems”, de  Valdivino Alexandre de Santiago Júnior, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e Sofiène Tahar, da Concordia University (Canadá), recebeu a terceira colocação entre os melhores artigos do XVIII Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF 2015), realizado na última semana em Belo Horizonte (MG).

Tecnologista do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do INPE, Valdivino realizou uma avaliação de desempenho sob a perspectiva de tempo para sistemas complexos, tomando como estudo de caso o Experimento Científico protoMIRAX, um projeto em desenvolvimento na Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA) do INPE.

O trabalho foi desenvolvido na Concordia University, em Montreal, por meio de uma bolsa BSP do Programação de Capacitação Institucional (PCI) do CNPq. Valdivino é docente do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (CAP) do INPE e desenvolve pesquisas em Verificação Formal de Sistemas/Software (Model Checking Funcional e Probabilístico), Testes de Software Baseados em Modelos, Processamento em Linguagem Natural e Análise de Desempenho.

O SBMF, ligado ao Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft 2015), é um simpósio dedicado ao estudo e à aplicação de Métodos Formais para o desenvolvimento de produtos de software com maior ênfase, mas também para sistemas em geral. É o principal evento do setor no Brasil e um dos mais relevantes na comunidade internacional de Métodos Formais e de Engenharia de Software. O comitê de avaliação de artigos do simpósio é formado por pesquisadores das principais universidades brasileiras e de países como Inglaterra, Portugal, Itália, Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Suíça e Canadá.



Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.