Você está aqui: INPE / Pós-Graduação / CAP / Leia na íntegra

Notícias

Diretor do INPE recebe título de Doutor Honoris Causa na Alemanha

por INPE
Publicado: Mai 09, 2011
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de maio de 2011

Imagem Diretor do INPE recebe título de Doutor Honoris Causa na Alemanha

Um dos mais inovadores e reconhecidos cientistas da área de Geomática no mundo. Assim foi definido o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, durante a cerimônia em que lhe foi concedido o título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Münster, uma das maiores da Alemanha, no dia 28 de abril. 

“De forma exemplar, Dr. Câmara coloca sua ciência em favor de uma preocupação central da humanidade: a preservação da floresta Amazônica”, declarou Dr. Werner Kuhn, diretor do Instituto de Geomática da Universidade de Münster, ao mencionar o tema central dos estudos que o atual diretor do INPE vem desenvolvendo desde que iniciou suas atividades no instituto, há três décadas.

Além do reconhecimento à contribuição científica na área, a homenagem frisou também a atuação do pesquisador brasileiro em defesa do compartilhamento das informações espaciais em benefício da sustentabilidade e da capacitação em países em desenvolvimento.

Instituição pública com mais de 40 mil alunos e cerca de 130 áreas de estudo, a Universidade de Münster é um dos principais centros intelectuais da Alemanha. Seu Instituto de Geoinformática (IfGI) há anos mantém estreita colaboração com o INPE. A cerimônia de outorga do título foi realizada durante a “Semana Brasil” promovida em Münster, celebrando ainda o “Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Perfil
Diretor do INPE desde dezembro de 2005, Gilberto Câmara ingressou na instituição em 1980. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), fez mestrado e doutorado em Computação no INPE. Como líder da equipe de P&D em Geoprocessamento do Instituto, participou do desenvolvimento de importantes softwares de sensoriamento remoto e processamento de imagens de satélites e de projetos como DETER e PRODES, de monitoramento da Amazônia.

Responsável pelo estabelecimento de uma política de acesso livre aos dados do INPE sobre desmatamento e às imagens do satélite sino-brasileiro CBERS, Gilberto Câmara tem se destacado por defender a distribuição mundial de dados orbitais de média resolução.

É também professor dos cursos de pós-graduação em Sensoriamento Remoto, Computação Aplicada e Ciência do Sistema Terrestre do INPE. Mais informações sobre o diretor, seu currículo, palestras e apresentações de seus trabalhos na página http://www.dpi.inpe.br/gilberto/


O diretor do INPE, Dr. Gilberto Câmara, entre o diretor da Faculdade de Geociências da Universidade de Münster, Dr. Hans Kerp, e a reitora da instituição, Dra. Ursula Nelles


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.