Fale Conosco
:: Domingo, 25 de Junho de 2017  
A A A





Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Astrofísica

English

Português




Sobre o Curso

O Curso de Pós-Graduação em Astrofísica (AST) teve início no INPE em 1980, inicialmente como uma das áreas de concentração do Curso de Ciência Espacial.

Em 18 de abril de 1996 o Grupo Técnico Consultivo (GTC) da CAPES autorizou o desmembramento do Curso de Pós-Graduação em Ciência Espacial, transformando suas áreas de concentração em cursos independentes, com efeito retroativo a 01 de janeiro de 1994.

Assim, a denominação "Curso de Pós-Graduação em Astrofísica" passou a existir formalmente a partir de janeiro de 1994, ainda que para o INPE ele exista de fato desde 1987.

O objetivo do Curso é formar pesquisadores nos níveis de Mestrado e Doutorado para suprir as necessidades do Instituto e do País no campo da Astrofísica. Tendo em vista a natureza do INPE, é dada ênfase ao desenvolvimento de instrumentação astronômica.

Os tópicos das dissertações de mestrado e teses de doutorado são, em geral, intimamente vinculados aos projetos e atividades de pesquisas em desenvolvimento na Divisão de Astrofísica do INPE.

O curso de Pós-Graduação em Astrofísica formou, até março de 2009, 80 Mestres e 40 Doutores.