Fale Conosco
:: Terça-feira, 24 de Outubro de 2017  
A A A





Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Astrofísica

English

Português




Home

Os Cursos de Pós-graduação em Astrofísica do INPE têm por objetivo formar Mestres e Doutores para suprirem as necessidades do Instituto e do País no campo da Astrofsica.

A seguir, é feita uma descrição sucinta das atividades de pesquisa desenvolvidas na Divisão de Astrofísica:

  • São feitos Estudos teóricos e observacionais em Astrofísica Estelar, Astrofísica Extragaláctica, Cosmologia e Planetas Extra-Solares.

  • É estudada a Radiação Cósmica de Fundo em Microondas, bem como fontes cósmicas de radiação X e gama.

  • São estudados o Sol, as explosões solares e seus efeitos de propagação no meio interplanetário, as relações solares-terrestres e como essas atividades afetam o clima espacial.

  • É estudado o Universo através de seu espectro de ondas gravitacionais. Para isso encontra-se em operação e em fase de aperfeiçoamento o primeiro Observatório de Ondas Gravitacionais do Brasil.

  • São estudados através de ondas de rádio: quasares, galáxias, estrelas e regiões de formação de estrelas, tanto no contínuo, quanto em linhas espectrais.

Tendo em vista a natureza do INPE, para realizar essas pesquisas é desenvolvida instrumentação astronômica competitiva, tais como: rádio interferômetros, detectores de ondas gravitacionais, satélites, receptores de microondas, câmera infravermelha, analisadores espectrais, além de vários outros componentes e partes dos sistemas.

Os tópicos das dissertações de mestrado e das teses de doutorado são vinculados aos projetos e atividades de pesquisa em desenvolvimento na Divisão de Astrofísica do INPE