Você está aqui: INPE / PCI /

PCI

Programa de Capacitação Institucional (PCI)

Sobre


Programa de Capacitação Institucional


O que é o PCI?

O PCI é um Programa patrocinado pelo MCTIC e operacionalizado pelo CNPq com vistas a fomentar a capacitação Técnica, Científica e de Inovação das Unidades de Pesquisas ligadas ao MCTIC, como o INPE, por exemplo. Dentro do INPE os recursos PCI estão alocados nas diversas Áreas que podem implementar diversas Modalidades de bolsas.

O PCI financia as seguintes modalidades de bolsas:

  1. Longa Duração
    • PCI-D (Desenvolvimento) - até 60 meses
      Compreende as modalidades de bolsa
      (DA, DB, DC, DD, DE e DF)
    • PCI-E (Especialista) - até 60 meses
      Compreende as modalidades de bolsa
      (E1 e E2)


Quem pode se candidatar a bolsa PCI? [+]

As bolsas de Longa Duração podem ser utilizadas por qualquer técnico, graduado, mestre ou doutor que não tenha vínculo empregatício ou qualquer outra bolsa de fomento e queira trabalhar dentro de alguma equipe ou projeto do INPE.



Como posso solicitar uma bolsa? [+]

Em primeiro lugar é importante observar o calendário Chamada Pública na tabela de Cronograma Chamada Pública PCI. As bolsas são sempre implementadas até o quinto dia do mês para início no dia primeiro do mês seguinte. O deferimento ou indeferimento da bolsa pelo MCTI-CNPq ocorre normalmente por volta do dia 20 de cada mês.

Em segundo lugar deve-se atentar para as particularidades de cada Modalidade de bolsa, os requisitos necessários e os respectivos documentos necessários.

Finalmente, observe também alguns aspectos importantes no Solicitação de bolsa.



Como faço para cancelar uma bolsa? [+]

O cancelamento de uma bolsa é feito pelo Coordenador Geral do PCI-INPE, mediante solicitação por email do Supervisor da Bolsa ou do Coordenador da Área na qual a bolsa está lotada. Não há no PCI pagamento proporcional. O cancelamento é sempre para o mês cheio, isto é, sempre a partir do dia 01 do mês e deve ser solicitado até o dia 15, caso contrário o cancelamento só será efetivado no mês seguinte. Deve-se informar no email o motivo do cancelamento.



Como faço para prorrogar uma bolsa? [+]

Excetuando a mudança de ano fiscal do PCI, não há prorrogação de bolsas. Quando a bolsa atinge o limite da vigência original proposta e se deseja uma nova vigência, um novo projeto deve ser apresentado. Deve se observar que o limite máximo de um bolsista dentro do sistema é de 60 meses (PCI-D e E) não sendo possível a concessão além desses limites.



Como faço para alterar enquadramento? Ou projeto? Ou supervisor? [+]

Não é possível alterar o enquadramento (modalidade) de uma bolsa vigente.

Para alteração de supervisor é preciso enviar memorando através do SEI, informando o nome do bolsista, o título do projeto, nome do atual supervisor e nome do supervisor substituto. Também deve ser informado o motivo da alteração.







Links Relacionados