Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Lula vistoria satélite CBERS-2B no INPE

por INPE
Publicado: Mar 12, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 12 de março de 2007

Imagem Lula vistoria satélite CBERS-2B no INPE

Nesta terça-feira (13/3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), para vistoriar as atividades de integração e testes do CBERS-2B, terceiro satélite do Programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. Acompanhado do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o presidente será recepcionado no INPE pelo seu diretor Gilberto Câmara.

O presidente também inaugurará a nova câmara anecóica do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE, própria para testes de grande porte, pois possui 28 metros de comprimento por 15m de largura e 12m de altura. Esta câmara é usada na medição do nível de interferência eletromagnética emitido por um componente ou sistema, teste realizado em poucos países. O LIT/INPE é o único laboratório do gênero no Hemisfério Sul capacitado para a realização de atividades de montagem, integração e testes de satélites e seus subsistemas. Atualmente está em fase final de implantação outra câmara, esta para simulação do ambiente espacial (vácuo-térmica), também adequada para testar satélites de grande porte, como o CBERS, que possui massa maior que 1.500kg. Esta câmara de aproximadamente 150 toneladas tem dimensões externas de 9 metros de largura, 10m de comprimento e 10m de altura.

O Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), em parceria com a China, colocou o Brasil entre as nações que detém a tecnologia do sensoriamento remoto, estratégica para o monitoramento ambiental, aplicações como mapas de queimadas e desflorestamento da região amazônica e estudos na área de desenvolvimento urbano nas grandes capitais do país. Já foram lançados dois satélites (o CBERS-2 está em órbita desde outubro de 2003) e serão outros três até 2011.

Hoje, o Brasil é o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo, graças à política de distribuição gratuita implantada em junho de 2004. Desde então, já foram distribuídas aproximadamente 290 mil imagens a usuários do território brasileiro. Cerca de 1.500 instituições, entre órgãos públicos, universidades, centros de pesquisas e ONGs, além da iniciativa privada, utilizam as imagens do satélite sino-brasileiro.

Espaço e Sociedade

Para ampliar e levar os benefícios e produtos do Programa Espacial Brasileiro ao cidadão, o INPE criou o programa institucional “Espaço e Sociedade”. Contribuindo com a geração de políticas públicas em áreas como Saúde Pública, Ordenamento Territorial, Estudo de Cidades e Mitigação de Desastres Naturais, o programa investe na infra-estrutura de dados espaciais, o que também possibilita o desenvolvimento de softwares, favorecendo pequenas e médias empresas, outro importante benefício sócio-econômico.

Observar, medir, representar, monitorar e modelar o território brasileiro tem se apoiado sistematicamente no uso de dados de satélites e no emprego das tecnologias de informação espacial. Como exemplo, imagens de satélites garantem as informações de programas como o PRODES E DETER, de monitoramento da Amazônia.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.