Notícia
Estação do INPE já está recebendo dados do satélite CoRoT
São José dos Campos-SP, 12 de janeiro de 2007

Pela primeira vez, a Estação de Satélites Científicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), localizada em Alcântara (MA), foi incluída na rede internacional de recepção do satélite francês CoRoT. Os primeiros dados foram recebidos nesta sexta-feira (12/01) às 5h12 e 6h52 (horário de Brasília). A inclusão do INPE na rede internacional de Estações de Recepção CoRoT aumenta em 30% a quantidade de dados científicos recebidos.
Termos recebido os dados neste dia 12 representa uma antecipação de um mês da data planejada para esta inclusão, ocorrida porque o desempenho em órbita do satélite é excelente, comenta Pawel Rozenfeld, chefe do Centro de Rastreio e Controle de Satélites do INPE. A Estação de Alcântara rastreou com sucesso o satélite e recebeu seus dados científicos, que foram transferidos para o Centro de Controle de Satélites do INPE em São José dos Campos (SP) e disponibilizados para o Centro de Processamento de Dados CoRoT em Toulouse, na França. O satélite é rastreado pela Estação de Alcântara a cada 12 horas.
O satélite científico francês CoRoT (Convecção, Rotação e Trânsitos planetários), que tem participação brasileira, é dedicado à procura de planetas fora do sistema solar (exoplanetas) e à sismologia estelar (estudo da estrutura estelar e de sua evolução). Com o CoRoT será possível detectar, pela primeira vez na história da Humanidade através de medições precisas das variações de intensidade da luz das estrelas , planetas rochosos do tamanho da Terra (capazes de abrigar vida). Estima-se que o CoRoT descobrirá, em seus três anos de vida útil prevista, cerca de mil planetas gigantes do tipo de Júpiter e uma centena de semelhantes à Terra.
É a primeira vez que os astrônomos brasileiros participam da construção de um satélite científico, com os mesmos direitos de seus parceiros europeus de explorar os dados científicos a serem obtidos. A participação do INPE é importante porque a utilização de sua estação permite aumentar de 70 mil para 100 mil o número de estrelas observadas.
Mais informações sobre o satélite no site http://corot.oamp.fr
