Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Inovação do INPE coloca o programa espacial a serviço da sociedade brasileira

por INPE
Publicado: Dez 20, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 20 de dezembro de 2006

Imagem Inovação do INPE coloca o programa espacial a serviço da sociedade brasileira

O Brasil não conhece o Brasil. Com esta frase, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, expressa a necessidade de mapear efetivamente o território e assim enxergar, nas imagens de satélites, os problemas sociais, econômicos e ambientais brasileiros. O primeiro passo será dado nesta sexta-feira (22/12) com o “Espaço e Sociedade”, idealizado para ampliar e levar os benefícios e produtos do programa espacial ao cidadão. A cerimônia de lançamento do novo programa será no auditório do LIT/INPE, em São José dos Campos, às 14 horas, e contará com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende.

O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a receber dados de satélites e hoje já tem seus próprios instrumentos no espaço. Apesar disso, muitos desconhecem o programa espacial brasileiro que, entre outros benefícios práticos, garante as informações para o monitoramento do nosso território. Mas muito ainda pode ser feito, tanto no aprimoramento das aplicações tradicionais, como dando condições para o surgimento de outras aplicações atendendo a novas demandas. O novo programa amplia o uso dos dados e também a base de usuários.

“Um dos grandes desafios para as instituições é manter a qualidade de sua produção e, ao mesmo tempo, gerar produtos que atendam às carências nacionais”, declara Gilberto Câmara. O diretor do INPE ressalta que o foco está na inovação. “Nos últimos 20 anos, aprendemos a gerar Ciência de excelência. Precisamos agora enfrentar o desafio de transformar esta excelência em resultados aplicados para enfrentar os problemas brasileiros, contribuindo com a inovação necessária para a gestão do território e oferecendo soluções e produtos inovadores que a sociedade nem imagina que possam existir”.

Com o “Espaço e Sociedade”, o INPE poderá melhor contribuir com a geração de políticas públicas em áreas como Saúde Pública, Ordenamento Territorial, Estudo de Cidades e Mitigação de Desastres Naturais. O programa investe na infra-estrutura de dados espaciais, o que também possibilita o desenvolvimento de softwares e favorece pequenas e médias empresas, outro importante benefício sócio-econômico.

“Observar, medir, representar, monitorar e modelar o território brasileiro tem se apoiado sistematicamente no uso de dados de satélites e no emprego das tecnologias de informação espacial. E estas são tecnologias geradas dentro do programa espacial e que nos permitem estudar o Brasil através da construção de seus territórios digitais”, diz Antonio Miguel Vieira Monteiro, do INPE, que coordena o Programa “Espaço e Sociedade”.

O programa também irá gerenciar iniciativas já existentes no INPE e fomentará outras com a articulação de recursos entre parceiros institucionais, que podem reunir governo, terceiro setor e iniciativa privada.

“No INPE, com a ajuda de nossa rede de parceiros, aprendemos que se escondem entre os pixels das imagens e nos polígonos dos mapas os territórios da desigualdade, da segregação, da violência, da saúde, da assistência social, entre outros tantos esperando para ser revelados”, conclui Miguel Monteiro.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.