Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

TV Escola/MEC exibe série sobre programa espacial

por INPE
Publicado: Mai 12, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 12 de maio de 2006

Imagem TV Escola/MEC exibe série sobre programa espacial

A partir de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Ministério da Educação (MEC), a TV Escola/MEC transmitirá, entre os dias 15 e 19 de maio, a série “Da Terra ao espaço: tecnologia e meio ambiente na sala de aula”. Os cinco programas foram produzidos em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e versarão sobre as atividades espaciais no Brasil, com ênfase na interface entre essas tecnologias e a preservação ambiental.

A iniciativa está vinculada ao Programa AEB Escola e objetiva oferecer aos professores brasileiros conhecimentos fundamentais da área, que os habilitem a incluir com segurança o tema dentro dos conteúdos ministrados em sala de aula nas várias disciplinas regulares do Ensino Médio e Fundamental.

Nesse sentido, serão apresentadas, de maneira contextualizada, as tecnologias e ciências espaciais e sua relação com o dia-a-dia do cidadão, além das técnicas, métodos e ferramentas didáticas já disponíveis para transferir esses conteúdos.

A série vai ao ar às 19h no programa Salto para o Futuro da TV Escola e será transmitido também pelas emissoras NBR/NET, Direct TV, SKY e Tecsat. O programa é voltado à formação continuada e ao aperfeiçoamento de docentes que trabalham em Educação, bem como de alunos dos cursos de magistério, que podem interagir ao vivo por telefone, fax e e-mail. As reprises acontecem no dia seguinte às 11h e às 15h.

O material de apoio ao programa, composto de textos sobre as temáticas abordadas, sugestões de atividades e bibliografia encontra-se disponibilizado no site: www.tvebrasil.com.br/salto. A seguir é apresentada uma sinopse da série, bem como de cada programa.
Da Terra ao Espaço: tecnologia e meio ambiente na sala de aula

O advento das atividades espaciais trouxe ao homem um importante instrumento de informações sobre o planeta. Entre os inúmeros exemplos, estão as imagens fornecidas por satélites, que permitem, por exemplo, avaliar a condição de regiões urbanas e florestais, e assim auxiliar tanto o planejamento urbano quanto às ações para a preservação ambiental.

Embora a tecnologia espacial seja imprescindível no mundo moderno, percebe-se que ainda há desconhecimento por parte de grande parcela da sociedade a respeito de tais benefícios. Tendo em vista a escola ser o espaço, por excelência, para o nascedouro de tal debate, a Agência Espacial Brasileira busca contribuir para a divulgação do setor, mediante iniciativas voltadas a alunos e professores do ensino médio e fundamental, sob a égide do Programa AEB Escola.

Entre as ações do AEB Escola, destacam-se diversas atividades especialmente voltadas para a formação continuada de professores, tendo em vista ser o professor o mediador por excelência dos processos de ensino e de aprendizagem.

O espaço televisivo, pelo amplo alcance que proporciona, em especial o da TV Escola, torna-se um aliado imprescindível nesse processo. Desta forma, os professores terão na série “Da Terra ao Espaço: tecnologia e meio ambiente na sala de aula”, um meio para conhecer como as atividades espaciais auxiliam na solução de problemas sociais, econômicos e ambientais; o estágio atual do Brasil na área; porque buscar autonomia no controle dessas ferramentas, bem como a necessidade de investimentos na formação de técnicos e cientistas.

Dia 15, segunda-feira - de 19h às 20h
O programa espacial brasileiro e suas ações de ensino e divulgação científica

Neste programa, vamos apresentar e descrever o Programa Espacial Brasileiro desde a sua criação até a fase atual, suas principais realizações e as várias organizações que o desenvolvem. Como um desdobramento das atividades do Programa Espacial, será apresentado o Programa AEB Escola, uma iniciativa da Agência Espacial Brasileira, que busca divulgar as suas atividades por meio de iniciativas de formação continuada de professores, elaboração de material didático e eventos de divulgação científica (exposições, palestras e oficinas). Complementando os tópicos anteriores, apresentaremos a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), uma iniciativa da Sociedade Astronómica Brasileira (SAB) em parceria com a AEB que visa fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e a Astronáutica. Em complemento, será apresentada a Jornada Espacial, evento do qual participam os alunos melhor classificados nas questões de Astronáutica da OBA.

Dia 16, terça-feira - de 19h às 20h
O contexto histórico das atividades espaciais e a tecnologia dos foguetes

Neste programa, vamos apresentar um breve histórico do desenvolvimento das atividades espaciais mundiais. Será enfatizado o contexto político que cercou as iniciativas das nações envolvidas na Corrida Espacial e serão apresentados os grandes programas tripulados da época, como o que levou o homem à Lua. Em seguida, o programa abordará, de forma didática, questões que envolvem o funcionamento de um foguete, seus princípios físicos e suas características. Também será relatado o que o Brasil fez e ainda pretende fazer nesta área.

Dia 17, quarta-feira - de 19h às 20h
Satélites e plataformas espaciais: tecnologia e aplicações

Neste programa, vamos descrever um satélite, como ele é constituído e para que serve. Será explicada a razão para sua permanência em órbita e quais são os benefícios que ele traz para a nossa sociedade. Também serão descritas as plataformas espaciais tripuladas, como é o caso da Estação Espacial Internacional, e qual é a sua utilidade. Como complemento do segundo tópico, será descrita a Missão Centenário, que envolveu a ida de um astronauta brasileiro até a Estação Espacial Internacional, onde ele realizou uma série de experimentos científicos preparados por pesquisadores brasileiros e também por um grupo de alunos e professores de escolas da rede pública de São José dos Campos (SP).

Dia 18, quinta-feira - de 19h às 20h
Satélites e o meio ambiente

Neste programa, vamos descrever duas grandes aplicações das tecnologias de satélites. A primeira delas é relacionada à meteorologia, que permite as previsões do tempo de grande precisão, hoje disponíveis para toda a sociedade, aliada às chamadas ciências ambientais, que buscam descrever de forma detalhada o funcionamento dos sistemas ambientais terrestres. A segunda aplicação a ser abordada é a observação da Terra por meio de satélites. Nesta área, veremos como é possível acompanhar em detalhe os processos associados ao uso do solo, ao crescimento das cidades, à desertificação e ao desmatamento, às estimativas para as safras, às queimadas, entre outros processos dinâmicos de grande interesse econômico, social e ambiental.

Dia 19, sexta-feira - de 19h às 20h
As mudanças climáticas

Neste programa, apresentaremos a questão ambiental nos dias de hoje, a responsabilidade da sociedade moderna e as grandes ameaças ambientais conhecidas. Também apresentaremos um histórico sobre o denominado Efeito Estufa e suas possíveis conseqüências para a vida na Terra. As iniciativas que visam reduzir os seus impactos serão apresentadas, como é o caso do Protocolo de Quioto. Finalmente, discutiremos como o Brasil se situa nesta questão e qual a contribuição que ele pode dar ao mundo.

INFORMAÇÕES:
Agência Espacial Brasileira - AEB
Programa AEB Escola - aebescola@aeb.gov.br
Tel/Fax: (61) 3411-5678 / 3411-5517
SPO - Área 5 - Quadra 3 - Bloco A - Sala 126 a 128
Brasília - DF


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.