Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Chineses discutem detalhes da integração do CBERS-2B no INPE

por INPE
Publicado: Abr 13, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 13 de abril de 2006

Imagem Chineses discutem detalhes da integração do CBERS-2B no INPE

Uma equipe da Chinese Academy of Space Technology (CAST) está no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), para junto com os técnicos brasileiros discutir os detalhes das atividades de integração e testes do CBERS-2B, que será lançado em maio de 2007 na China e garantirá o fornecimento de imagens do satélite. Os 31 técnicos chineses permanecerão no Instituto até o próximo dia 18, participando da TCM-7 (Technical Coordination Meeting), realizada periodicamente para avaliar o desenvolvimento e construção dos satélites do programa.

O Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), parceria entre os dois países, colocou o Brasil entre as nações que detém a tecnologia do sensoriamento remoto, estratégica para o monitoramento ambiental, aplicações como mapas de queimadas e desflorestamento da região amazônica e estudos na área de desenvolvimento urbano nas grandes capitais do país. Já foram lançados dois satélites (o CBERS-2 está em órbita desde outubro de 2003) e serão outros três até 2011.

Hoje, o Brasil é o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo, graças à política de distribuição gratuita implantada em junho de 2004. Até março deste ano, haviam sido distribuídas 190 mil imagens a usuários do território brasileiro. Mais de 1.500 instituições, entre órgãos públicos, universidades, centros de pesquisas e ONGs, além da iniciativa privada, utilizam as imagens do satélite sino - brasileiro. A partir deste mês, as imagens também estão disponíveis gratuitamente para os países da América do Sul localizados na área de abrangência da Estação de Recepção do INPE em Cuiabá (MT), através do site www.dgi.inpe.br/CDSR/.

Brasileiros e chineses participam da TCM-7 em São José dos Campos


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.