Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Brasil e China participam de 17ª reunião do Comitê de Projetos Conjuntos

por INPE
Publicado: Jun 28, 2021
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 28 de junho de 2021

Imagem Brasil e China participam de 17ª reunião do Comitê de Projetos Conjuntos

No dia 28 de junho, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e China Academy of Space Technology (CAST) participam da 17ª reunião do Comitê de Projetos Conjuntos (JPC - sigla em inglês). Diante da dificuldade de se visitarem, devido à pandemia de COVID-19, os dois lados decidiram realizar a reunião por meio de videoconferência.

A reunião teve a participação pelo Brasil do Diretor do INPE Clezio Marcos De Nardin, Antonio Carlos Pereira Jr., gerente do segmento espacial do CBERS, Júlio Cesar L. D'Alge, representante do segmento de aplicações do CBERS e Maurício Ferreira, gerente do segmento solo. Estiveram presentes pela china Mr. Lin Yiming, Presidente da CAST, Mr. Li Yifan, gerente do segmento espacial do CBERS, Mr. Fu Zhiheng, Vice-Presidente do CGWIC e Mr., Vice-Diretor do CRESDA. Estiveram presentes também outros membros do INPE e AEB, pelo Brasil e da CNSA, CASC, CAST, CGWIC, XSCC e CRESDA, pela China.

No discurso gravado em vídeo e exibido durante a Reunião do JPC, o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Astronauta Marcos Pontes disse que: "Brasil e China são parceiros do Programa Espacial há mais de 30 anos. E isso é muito importante para o Brasil. E tenho certeza de que é muito importante para a China também. Temos tido muitos produtos bons, bons resultados dessa parceria. E, com certeza, nós aqui no Brasil, pretendemos dar continuidade a essa parceria e aprimorar essa parceria.

Temos satélites, como o programa CBERS, e pretendemos continuar esse programa talvez com novos satélites. Claro, tudo dentro das nossas possibilidades em termos de financiamento e de nosso orçamento. Mas com certeza devemos continuar aprimorando essa parceria.

Portanto, é um prazer participar deste início deste encontro. E, gostaria de parabenizar o Sr. Lin Yiming, por estar aqui conosco neste encontro. E, com certeza, teremos cada vez mais bons resultados para a China e para o Brasil com essa parceria. E, é uma honra fazer parte deste momento, que acredito que será histórico para os dois países no programa espacial."

O Administrador a Administração Espacial Nacional da China (sigla em inglês CNSA), H.E. Mr. Zhang Kejian deu os parabéns ao 17º Encontro de JPC do CBERS. Ele destacou que o programa CBERS tem sido muito valorizado como uma conquista de confiança mútua política e cooperação científica e tecnológica, bem como um modelo de "Cooperação Sul-Sul" e uma importante manifestação da ampla parceria estratégica entre os dois países. É muito importante que, por mais de 30 anos, os dois países tenham trabalhado juntos para todos os desenvolvimentos e aplicações dos satélites CBERS em diversos campos, para promover a construção econômica e o desenvolvimento social da China e do Brasil e do mundo.

Em nome do CNSA, ele expressou os sinceros agradecimentos ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Brasil e AEB por seus esforços na cooperação bilateral de longo prazo. E espera-se que, sob a orientação do Subcomitê de Cooperação Espacial China-Brasil, ambas as partes possam realizar ativamente as consultas sobre o Plano de Cooperação Espacial China-Brasil para 2023-2032, acelerar a discussão sobre a proposta do CBERS 05 / 06 satélites, e expandir a cooperação para mais campos da tecnologia espacial.

O Presidente e CEO da CAST, Mr. Lin Yiming, agradeceu o grande esforço e trabalho conjunto da equipe de ambas as partes, que garantiram a produção de imagens e operação estável em órbita do CBERS 04 e 04A. Ao mesmo tempo o CBERS 05/06 eram discutidos continuamente e a CAST está confiante de que ambos os lados irão superar as dificuldades para herdar a cooperação bem-sucedida desde 33 anos passados e aprofundar nosso relacionamento no futuro, para buscar a aprovação e apoio de ambas as agências espaciais em novos satélites CBERS.

O Diretor do INPE, Clezio Marcos De Nardin expressou seu agradecimento e parabéns às equipes técnicas de ambas as partes, pelo árduo trabalho realizado para o sucesso das operações em órbita do CBERS 04 e CBERS 04A.

O CBERS 04 completou no dia 7 de dezembro, mais de 6 anos de operação em órbita, enquanto o CBERS 04A completou 18 meses de operação em órbita. Ambos os satélites contribuem para o desenvolvimento econômico e social da China e do Brasil, e sua aplicação também beneficiou as Nações Africanas e do Sudeste Asiático.

Clezio, seguindo orientação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, astronauta Marcos Pontes, também expressou sua forte convicção de que a cooperação entre a China e o Brasil continuará seu sucesso no enfrentamento dos desafios, e também expressou seu desejo pela continuidade da Cooperação entre o INPE e a CAST com base no custo benefício e relevantes planos para a área espacial.

Na reunião foram discutidos os resultados da avaliação do estado operacional que indicaram que os satélites operam conforme o especificado, disponibilizando imagens diárias de todo o território brasileiro e chinês além de outras áreas do globo, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e da China.

Além dos resultados operacionais dos satélites CBERS-4 e CBERS 04A, durante a reunião do JPC os representantes do INPE e da CAST decidiram continuar as discussões técnicas da proposta para o desenvolvimento da nova família de satélites de observação da Terra, os satélites CBERS-5 e 6, visando a continuidade do Programa CBERS. Os resultados destas discussões serão encaminhados para as agencias espaciais dos dois países.

Ambas as partes concordaram que os principais objetivos da 17ª reunião do JPC foram alcançados com sucesso, os intercâmbios entre as equipes técnicas foram frutíferos e importantes decisões foram tomadas.
















Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.