Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Unidade do INPE em Cuiabá completa 48 anos

por INPE
Publicado: Abr 26, 2021
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 26 de abril de 2021

Imagem Unidade do INPE em Cuiabá completa 48 anos

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), parabeniza os servidores e colaboradores da Unidade do INPE em Cuiabá pelos 48 anos de atividades.

Com a marca do pioneirismo do INPE, as operações na estação de recepção e gravação iniciaram-se no dia 23 de abril de 1973 com o primeiro rastreio do ERTS-1, satélite que originou a série Landsat. A estação, instalada em Cuiabá (MT), foi a terceira estação terrena no mundo - a primeira foi nos Estados Unidos e a segunda, no Canadá. Sua instalação é parte importante não só da história do INPE e do Brasil, mas também dos países vizinhos e do próprio sensoriamento remoto por satélite.

A Coordenação de Rastreio, Controle e Recepção de Satélites (CORCR) é responsável pelo rastreio diário de satélites, pelo recebimento de seus dados e a posterior entrega das informações brutas ao Centro de Dados de Sensoriamento Remoto, localizado no INPE de Cachoeira Paulista (SP), onde as imagens são geradas e distribuídas aos usuários.

Graças às instalações de Cuiabá, há quase cinco décadas o INPE recebe, processa e distribui imagens que vêm permitindo o desenvolvimento de estudos e atividades de reconhecimento internacional, como os programas que monitoram o desmatamento na Amazônia e as queimadas em todo o país.

As imagens de satélites do INPE são oferecidas gratuitamente, pela internet, e beneficiam o sistema de gestão do território do próprio governo, a pesquisa nas universidades e o desenvolvimento das empresas privadas, que geram emprego e renda com tecnologia espacial.

As imagens e produtos derivados do INPE são utilizados em áreas como saúde, segurança pública, gerenciamento de desastres naturais e da biodiversidade.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.