Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

MCTI e INPE realizam audiência com o vice-presidente da República

por INPE
Publicado: Nov 29, 2020
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 29 de novembro de 2020

Imagem MCTI e INPE realizam audiência com o vice-presidente da República

Aconteceu nesta sexta-feira, 27, audiência com o Vice-Presidente da República Hamilton Mourão, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, e o Diretor de Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Clezio De Nardin, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI.
 

Audiência MCTI INPE
Arquivo - Foto: Leonardo Moraes - ASCOM/MCTI

No encontro foram debatidas soluções para o desenvolvimento e o fomento da indústria do setor espacial com as novas tecnologias, oportunidades e a perspectiva do setor para os próximos anos no país, tendo como exemplo a construção do Amazonia 1 que é o desenvolvimento do primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

O ministro Marcos Pontes falou sobre os projetos que o MCTI desenvolve na região amazônica para monitoramento, promoção da recuperação das áreas degradadas e a expansão da estrutura científica, pesquisadores e cooperação na região, bem como a instalação dos laboratórios na Amazônia para aumentar a produção de conhecimento científico, iniciativas em bioeconomia e uso sustentável dos recursos naturais.

O diretor Clezio De Nardin apresentou os avanços nos sistemas de monitoramento e sobre a capacidade nacional de processamento de dados, novos produtos e também a cooperação positiva alcançada nos primeiros meses de gestão à frente do INPE/MCTI.

O vice-presidente Hamilton Mourão destacou que a presença do Governo Federal na Amazônia por meio das ações promovidas pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal em conjunto com outros ministérios, órgãos federais e estaduais que intensificaram o combate de ilícitos na floresta.

Ao final do encontro, o ministro astronauta Marcos Pontes convidou o vice-presidente da República para conhecer o satélite brasileiro Amazonia 1. Esta será a última oportunidade de exposição do satélite Amazonia 1 em solo brasileiro, pois em dezembro será transportado para o Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia, com a previsão de lançamento em fevereiro/2021.

Fonte: MCTI
https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2020/11/mcti-e-inpe-realizam-audiencia-com-o-vice-presidente-da-republica


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.