Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Satélite CBERS 04A será lançado no início da madrugada desta sexta-feira (20/12)

por INPE
Publicado: Dez 19, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de dezembro de 2019

Imagem Satélite CBERS 04A será lançado no início da madrugada desta sexta-feira (20/12)

A contagem regressiva para o lançamento do satélite CBERS 04A terá início na madrugada desta sexta-feira (20/12), à 00:21 (horário de Brasília). O satélite será colocado em órbita pelo foguete chinês Longa Marcha 4B, a partir da base de lançamento de Taiyuan, na China.

O satélite CBERS 04A foi desenvolvido em parceria com a China, a partir de um acordo firmado entre os dois países em 1988, com responsabilidades de desenvolvimento compartilhadas entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), pelo Brasil, e a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), pela China.

O programa CBERS é uma iniciativa inovadora entre os dois países para o desenvolvimento de satélites de sensoriamento remoto. O esforço para instituir essa parceria teve grande repercussão internacional por ter sido o primeiro acordo de cooperação em alta tecnologia firmado entre dois países em desenvolvimento.

O CBERS 04A é o sexto satélite em parceria com os chineses e irá garantir a continuidade no fornecimento de imagens que beneficiam o sistema de gestão do território do próprio governo, monitoramentos ambientais, pesquisas nas universidades e desenvolvimentos de empresas, que geram emprego e renda fazendo uso de tecnologias de geoinformação e sensoriamento remoto. O satélite CBERS-4, lançado em dezembro de 2014, continua em órbita e operacional. Com os dois satélites, o país terá o dobro de imagens disponíveis a seus usuários. Além disso, o fornecimento de imagens deverá ser ampliado com o lançamento do satélite brasileiro, desenvolvido pelo INPE, o Amazonia-1, previsto para meados do próximo ano.

A política de livre acesso a dados públicos, que inclui as imagens CBERS, implementada pelo INPE, em 2004, permitiu a distribuição gratuita, pela internet, de quase 2,4 milhões de imagens dos satélites dessa série a cerca de 20 mil instituições do país.

Mais informações sobre o Programa CBERS: www.cbers.inpe.br


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.