Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE inicia estudo de missão radar com base na PMM

por INPE
Publicado: Ago 30, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 30 de agosto de 2019

Um novo estudo de viabilidade para uma missão SAR (Radar de Abertura Sintética, na sigla em inglês) baseada na Plataforma MultiMissão (PMM) foi iniciado neste mês no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

A PMM é um conceito moderno de arquitetura de satélites que permite a redução de custos e de prazos no desenvolvimento de missões que a utilizem como base.

O estudo atende a propostas do relatório de conclusão do Grupo de Trabalho constituído pelo INPE, Agência Espacial Brasileira (AEB) e Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) que avaliou uma possível continuidade do projeto MAPSAR, coordenado pelo INPE, entre 2004 e 2007, em parceria com a Agência Espacial Alemã (DLR).

No INPE, o estudo é conduzido pela equipe do Centro de Projeto Integrado de Missões Espaciais (CPRIME) da Coordenação-Geral de Engenharia e Tecnologia Espacial (CGETE).

O CPRIME fará uma análise de cenários, contemplando potenciais soluções e aplicações de uma missão SAR nacional, com o objetivo de atender demandas de sensoriamento remoto radar orbital existentes no País.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.