Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

CubeDesign incentiva a educação e promove a tecnologia espacial

por INPE
Publicado: Jul 23, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 23 de julho de 2019

Imagem CubeDesign incentiva a educação e promove a tecnologia espacial

De 24 a 27 de julho, alunos de nível fundamental até a pós-graduação participam do 2º CubeDesign do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). A ideia é permitir aos jovens compartilhar experiências e participar de um ambiente sadio de competição, voltado à inovação e mobilização para a ciência e tecnologia.

A competição é realizada em equipes, que precisam usar a criatividade para solucionar questões relacionadas ao desenvolvimento de um pequeno satélite do tipo cubesat. Inédito na América Latina, o evento também busca despertar o interesse e engajar a sociedade para as atividades espaciais.

O CubeDesign possui categorias de acordo com o nível dos participantes, que podem ser alunos do ensino médio e fundamental, universitários e mesmo jovens profissionais de instituições e empresas brasileiras.

A categoria "Mockups" é voltada ao ensino fundamental e desafia as equipes a montar uma estrutura de acordo com satélites sorteados na competição. Para o público a partir do ensino médio, a categoria "CanSat" apresenta um percurso para testes de integração e comunicação.

A categoria "CubeSat" é para o público universitário e, também, de institutos e empresas. Nesta, as equipes simulam as condições de lançamento e funcionamento operacional do satélite, com foco em cargas úteis, estrutura, supervisão de bordo, suprimento de energia e comunicações.

"Teremos uma equipe da Argentina concorrendo na categoria 'Cubesat', hospedada por estudantes de nossa pós-graduação, e uma equipe do Paraguai na categoria 'CanSat', apoiada pela agência espacial desse país. Fomos procurados por interessados do Chile, Peru, Colômbia, Guatemala e Costa Rica", conta Walter Abrahão dos Santos, pesquisador do INPE e idealizador do evento.

O CubeDesign faz parte das atividades do Grupo de Capacitação Tecnológica em Engenharia Espacial (CTEE) da Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais do INPE.

Mais informações: www.inpe.br/cubedesign


Competição é realizada em equipes


Participantes da primeira edição


CubeDesign recebe estudantes do ensino fundamental à pós-graduação


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.