Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Acervo em nuvem facilita o uso de imagens do CBERS-4

por INPE
Publicado: Jan 18, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de janeiro de 2019

Imagem Acervo em nuvem facilita o uso de imagens do CBERS-4

Todo o acervo do satélite sino-brasileiro CBERS-4 agora pode ser trabalhado em ambiente de nuvem computacional da Amazon Web Services (AWS). Estão disponíveis as imagens das câmeras brasileiras MUX e WFI, bem como as geradas pela câmera chinesa PAN.

Com esta iniciativa o CBERS-4 se junta a outras missões de observação da Terra, como Landsa e Sentinel, que já possuem o acervo de imagens em nuvem como parte do programa Earth on AWS.

A ingestão dos dados em nuvem está sendo realizada pela AMS Kepler, através do programa de créditos em pesquisa da AWS, com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Com os dados em nuvem é possível ter rapidamente acesso a regiões de interesse em todo o acervo, sem a necessidade de realização de pedido e download, assim como a facilidade de obter recursos computacionais em escala para o processamento das imagens.

Exemplos de aplicações

O site Remote Pixel permite a visualização de todo o acervo da MUX na resolução máxima da câmera. O usuário pode selecionar a composição de bandas utilizadas para exibição, selecionar bandas isoladas e ajustar o histograma. O código-fonte do site é aberto.


Lago de Sobradinho em cor natural


Lago de Sobradinho em falsa cor

Clique aqui para visualizar esta região.

O serviço Land Viewer, da EOS, possui facilidades de visualização do acervo semelhantes às do Remote Pixel para as câmeras PAN, MUX e WFI. É possível também realizar, entre outras funções, a comparação entre imagens da mesma região adquiridas em datas distintas. Abaixo, um exemplo para a região de São José dos Campos.


Região de São José dos Campos

Comparação em GIFs

Um projeto de código aberto desenvolvido pela AMS Kepler permite a construção de GIFs animados que mostram como uma região foi imageada pelas câmeras do CBERS-4 em um intervalo de tempo. Assim, é possível comparar as mudanças na região naquele período.


Exemplo de desmatamento detectado pelo Projeto Monitoramento Cerrado do INPE


Exemplo de região agrícola no Mato Grosso

Clique aqui e saiba mais sobre o CBERS-4 e suas câmeras.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.