Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Diretor convida ministro Marcos Pontes para visita ao INPE

por INPE
Publicado: Jan 07, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 07 de janeiro de 2019

Imagem Diretor convida ministro Marcos Pontes para visita ao INPE

O ministro Marcos Pontes foi convidado a visitar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) pelo diretor Ricardo Galvão, que prestigiou a posse do novo titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no dia 2 de janeiro, em Brasília.

Ao diretor do INPE, o ministro manifestou seu apreço ao Instituto e disse que fará o possível para realizar a visita enquanto acontecem os testes dos satélites CBERS-4A e Amazonia-1.

O CBERS-4A é o sexto satélite desenvolvido em parceria com a China e sua montagem, integração e testes são feitos no Brasil. Ele será transportado em maio para o lançamento, que acontece neste ano a partir de uma base chinesa.

Já o Amazonia-1, primeiro satélite de Observação da Terra totalmente nacional, deve ser lançado em 2020. Esta é a primeira vez que o Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE realiza, ao mesmo tempo, atividades para dois satélites do programa espacial brasileiro.

Além do desenvolvimento de satélites, o INPE é pioneiro e líder em pesquisas e aplicações espaciais, especialmente para observação da Terra, monitoramento do meio ambiente e previsões meteorológicas e climáticas. Também possui papel de destaque em estudos sobre geofísica espacial, astrofísica e ciências espaciais. Por meio do INPE, o Brasil é o único país do hemisfério sul capaz de monitorar fenômenos solares, que podem afetar sistemas de comunicação e o controle do tráfego aéreo no planeta.



Ministro Marcos Pontes e diretor Ricardo Galvão, durante a posse no MCTIC.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.