Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pesquisador do INPE recebe comenda da Ordem do Mérito Cartográfico

por INPE
Publicado: Out 19, 2018
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de outubro de 2018

Por unanimidade, Waldir Renato Paradella foi admitido na Ordem do Mérito Cartográfico em reconhecimento ao seu trabalho para mapear a Amazônia com imagens orbitais, especialmente dados de radar, que realiza desde que ingressou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 1974.

Concedida pela Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (SBC), a comenda será entregue no dia 9 de novembro nas instalações do 5º Centro de Geoinformação do Exército, na cidade do Rio de Janeiro.

Mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE e doutor em Geologia Geral e Aplicações pela Universidade de São Paulo, Paradella realizou pós-doutorado sobre imagens de radar de abertura sintética (SAR) no Canadá. Desde 1980, atua na formação de mestres e doutores no Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto do INPE.

Paradella atua nas áreas de sensoriamento remoto geológico (espectro óptico e microondas) e aplicação de dados SAR em geologia, cartografia e geomorfologia na Amazônia. Realizou mapeamentos geológicos e pesquisa mineral com sensores remotos e aerogeofísica em Carajás (Pará) e no Vale do Curaçá (Bahia), cartografia por estereoscopia SAR (radargrametria) na Amazônia e no semiárido brasileiro.

Representou o Brasil, na área de Geociências, em diversos programas internacionais de satélites, como SPOT-1 (França, 1985-1988), RADARSAT-1 (Canadá, 1997-2002), ALOS-PALSAR (Japão, 2001- 2011), TerraSAR-X (Alemanha, 2007- 2015) e RADARSAT-2 (Canadá, 2006 - 2011). É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) desde setembro de 2012.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.