Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE leva ciência e tecnologia a escolas e parque de São José dos CamposSNCT

por INPE
Publicado: Out 16, 2018
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 16 de outubro de 2018

Imagem INPE leva ciência e tecnologia a escolas e parque de São José dos Campos<span style='display:none;'>SNCT</span>

Cientistas e engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizam exposições, palestras e oficinas no Parque Vicentina Aranha e instituições de ensino, em São José dos Campos (SP), como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018).

As atividades servem para aproximar a ciência da sociedade, incentivar o conhecimento tecnológico para jovens e promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável do país.

De terça (16) a sexta-feira (19), o INPE estará em escolas de ensino fundamental e médio para falar sobre o Sistema Solar e a influência da astronomia no cotidiano, satélites artificiais para o conhecimento da Terra, entre outros temas. Também haverá atividades práticas nas áreas de clima espacial, cubesats e mudanças ambientais globais, conforme a programação disponível aqui.

Às 19 horas desta terça-feira (16), uma palestra aberta ao público deve estimular a participação da mulher no desenvolvimento da ciência e tecnologia. Será no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

No Parque Vicentina Aranha, “O que são buracos negros” será o tema do encontro “Astronomia para Todos” às 19h30 de quinta-feira (18). Haverá observação de astros se o céu estiver limpo.

Na quinta-feira (18), das 14h às 17h, o Parque receberá diversas instituições científicas e da área de educação para apresentações acerca do tema da SNCT 2018: “Ciência para a Redução das Desigualdades”. O INPE levará maquetes do SCD, o primeiro satélite desenvolvido pelo Brasil, e do CBERS, resultado da parceria com a China que permitirá ao País lançar, em 2019, o satélite de observação da Terra CBERS-4A.

Também será exposta uma réplica do Tancredo-1, um microssatélite construído por alunos de uma escola pública de Ubatuba (SP) com o suporte de engenheiros do INPE, além do aplicativo Space-Time Quest, que simula a construção de um detector de ondas gravitacionais.

As atividades abertas ao público no Parque Vicentina Aranha, na tarde de quinta-feira, são promovidas em parceria pelo INPE, Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER Brasil), Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (ICT Unesp), Associação para o Fomento de Arte e Cultura (AFAC) do Parque Vicentina Aranha, Projeto Ciência no Parque, Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos e Visiona Tecnologia Espacial.

Mais informações: www.inpe.br/snct2018


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.