Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE e Visiona assinam protocolo de intenções para desenvolvimento de nanossatélites

por INPE
Publicado: Ago 01, 2018
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 01 de agosto de 2018

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Visiona Tecnologia Espacial S.A. assinaram, na tarde desta terça-feira (31/08), um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer cooperação técnica para o desenvolvimento de nanossatélites, contemplando as áreas de engenharia de sistemas, análise térmica, montagem, integração e testes. Esta ação é parte fundamental no desenvolvimento do projeto VCUB, um nanossatélite projetado e construído no Brasil pela Visiona e seus parceiros.

O acordo reafirma o papel do INPE como indutor do crescimento da indústria espacial no Brasil. “A integração entre indústria e academia é fundamental em setores de alta intensidade tecnológica. O INPE aporta competências únicas ao projeto”, afirma João Paulo Campos, presidente da Visiona.

O nanossatélite VCUB baseia-se numa plataforma cubesat 6U de 10 kg com dimensões de 30 x 20 x 10 cm. Segundo a Visiona, a missão permitirá o desenvolvimento e validação de tecnologias espaciais e incorpora uma arquitetura de sistemas modular e escalável, que poderá ser utilizada no futuro em satélites de maior porte.

Equipado com uma câmera óptica multiespectral com resolução melhor que 4 metros e 4 bandas espectrais e de um sistema de coleta de dados reconfigurável via software, o VCUB será capaz de realizar missões antes destinadas a satélites de porte bem superior. Sua câmera deve gerar imagens com qualidades radiométrica e geométrica superiores às encontradas no mercado, fatores fundamentais para aplicações agrícolas e de proteção do meio ambiente. Poderá operar tanto no sistema SBCD (Sistema Brasileiro de Coleta de Dados) como em outros protocolos, o que torna o VCUB uma plataforma ideal para aplicações de Internet das Coisas (IoT). Para Cleber Oliveira, diretor comercial da Visiona, “O INPE tem décadas de tradição na aplicação de tecnologias espaciais e será fundamental para que o VCUB possa ser efetivo no cumprimento de missões de interesse do país”.
 


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.