Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Nações Unidas no INPE: o uso do espaço em benefício da humanidade

por INPE
Publicado: Jul 31, 2018
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 31 de julho de 2018

Imagem Nações Unidas no INPE: o uso do espaço em benefício da humanidade

Diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (Unoosa), Simonetta Di Pippo promove o uso da ciência e tecnologia espacial para o desenvolvimento sustentável e o combate a desastres naturais, entre outras questões que desafiam a humanidade e a preservação do planeta.

Na tarde desta quinta-feira (02/08) Di Pippo estará no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), onde será recebida pelo diretor Ricardo Galvão e falará sobre a “agenda 2030” da Unoosa, que reúne estratégias e políticas de cooperação internacional para o uso pacífico do espaço.

Simonetta Di Pippo supervisiona o Programa das Nações Unidas sobre Aplicações Espaciais. Antes de ingressar na Unoosa em 2014, dirigiu o Observatório Europeu de Políticas Espaciais e também atuou como diretora de Voos Espaciais Humanos da Agência Espacial Europeia de 2008 a 2011. Foi diretora de Observação do Universo na Agência Espacial Italiana de 2002 a 2008, onde iniciou sua carreira em 1986.

Um asteroide foi nomeado "Dipippo" pela União Astronômica Internacional em homenagem à diretora da Unoosa, que é mestre em Astrofísica e Física Espacial. Di Pippo também recebeu o título de Doutora Honoris Causa em Relações Internacionais pela John Cabot University, na Itália, onde foi condecorada pela Presidência da República. 

A visita às instalações do INPE encerra a programação no Brasil da diretora das Nações Unidas, que nesta semana também esteve em Brasília e conheceu a Base de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.