Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE adota projeto de alunos do ensino médio

por INPE
Publicado: Ago 23, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 23 de agosto de 2004

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, dará prosseguimento ao projeto Balão de Estudos Atmosféricos, desenvolvido por dois alunos do ensino médio, Gustavo Guerra Fernandes e Bruno Muta Vivas, do Colégio Poliedro. O projeto consiste em verificar o perfil de temperatura na baixa atmosfera.
Para o INPE, este projeto poderá auxiliar o monitoramento da dispersão de poluentes na região do Vale do Paraíba, principalmente aqueles causados por indústrias de papel e celulose. O estudo é abrangente e pode ser útil em outras áreas, como estudos do clima, vegetação, cartografia, entre outras.
A dificuldade encontrada pelos autores do projeto está na recuperação do equipamento para a posterior análise dos dados. Além do local do lançamento, que deve ser amplo, sem árvores e residências próximas, o tempo de vôo é outro fator que influencia a chance de recuperação.
Orientado pelo pesquisador do INPE, Marcelo Saba, o projeto foi apresentado e premiado em diversas partes do país e obteve Menção Honrosa no concurso First Step to Nobel Prize da Academia Polonesa de Ciências.
O trabalho terá prosseguimento em parceria com o INPE, mas sofrerá algumas modificações. Com o intuito de otimizar o experimento, será desenvolvida uma tecnologia que facilite a recuperação dos dados, eliminando as dificuldades do resgate. O INPE irá aproveitar a iniciativa dos alunos já que o equipamento é simples e de custo extremamente baixo.
Os estudantes apresentaram o projeto para 25 pesquisadores e alunos de pós-graduação do INPE no dia 18 de agosto no Seminário da Geofísica Espacial.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.