Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Alunos do ensino fundamental e médio participam da Jornada Espacial

por INPE
Publicado: Dez 11, 2017
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 11 de dezembro de 2017

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) recebe nesta segunda-feira (11) mais de 70 estudantes e 45 professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Eles estão em São José dos Campos (SP) para a 15ª edição da Jornada Espacial, que acontece até o dia 16 de dezembro.

No decorrer da semana, os participantes terão a oportunidade de conhecer as atividades espaciais desenvolvidas no País e interagir com técnicos e pesquisadores que trabalham no polo aeroespacial da região.

Composta de palestras, oficinas e visitas ao INPE, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre outros, a Jornada Espacial é realizada anualmente e destina-se a alunos que obtiveram os melhores resultados nas questões de astronáutica (foguete, satélites e aplicações) na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2017.

A OBA é uma realização da Agência Espacial Brasileira (AEB) com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) apoiada por diversas instituições públicas e privadas, como o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.  

As provas da OBA foram aplicadas no dia 19 de maio de 2017 em todos os estados brasileiros. A olimpíada contabilizou a participação de mais de 665 mil estudantes envolvendo mais de 7 mil escolas e cerca de 50 mil professores. Desde a primeira edição da OBA mais de 8 milhões de estudantes participaram da olimpíada. 


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.