Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Alunos treinados no INPE conquistam medalhas nas olimpíadas internacionais de física

por INPE
Publicado: Out 10, 2017
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 10 de outubro de 2017

O Brasil tem participado de várias olimpíadas internacionais, como as de física, com alunos de nível médio de todo o país. O objetivo é estimular nos jovens a busca por conhecimentos avançados em física e sua possível inserção nesta área de ciências tão importante para todos os países.

Nove alunos selecionados entre mais de 100 mil receberam treinamentos intensivos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), principalmente sobre aspectos experimentais em física, antes de partirem para as olimpíadas no exterior.

Como resultado, o Brasil conquistou três medalhas de ouro e duas de bronze na International Physics Olympiad (IPhO), realizada no mês de julho na Indonésia. Nesta olimpíada, o Brasil ficou em 10º lugar na pontuação geral (entre 90 participantes), à frente de países mais tradicionais em física, como Japão, França, Alemanha etc. Trata-se do melhor resultado obtido pelo país na IPhO até hoje.

Na Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), realizada em setembro na Colômbia (com participação de 19 países), foram conquistadas mais três medalhas de ouro e uma de prata. O primeiro classificado na OIbF foi um aluno brasileiro, que recebeu premiações pela melhor nota global e pela melhor nota na parte teórica das provas.

Os alunos olímpicos foram treinados por pesquisadores das coordenações de Laboratórios Associados (de Plasmas e de Sensores e Materiais) e de Ciências Espaciais e Atmosféricas do INPE, além do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeronáutica do ITA.  

Laboratório Associado de Plasmas “Agradecemos a colaboração dos pesquisadores e contamos com o apoio renovado deles nos anos vindouros para que os alunos brasileiros continuem brilhando nestas olimpíadas”, declara Mario Ueda, pesquisador do INPE e um dos integrantes da delegação brasileira na OIbF e membro do comitê internacional de olimpíadas brasileiras de física.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.