Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Sensoriamento remoto auxilia na estimativa da safra de cana

por INPE
Publicado: Set 21, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 21 de setembro de 2005

Seminário em Piracicaba mostra vantagens da tecnologia e lança site do Projeto Canasat

No Estado de São Paulo, o cultivo de cana-de-açúcar é monitorado por satélites desde 2003. A tecnologia de sensoriamento remoto passou a ser empregada graças a parceria entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Na próxima quinta-feira, 29 de setembro, estes parceiros promovem o seminário "Metodologia de estimativa e acompanhamento da safra de cana-de-açúcar: a experiência da região centro-sul do Brasil", a partir das 8h30, no auditório do Prédio do Maracanã da Esalq/USP, em Piracicaba (SP). 

Dirigido a operadores e executivos da agroindústria brasileira de cana-de-açúcar, bancos e outros agentes de mercado, o seminário irá demonstrar o papel e a importância do sensoriamento remoto na estimativa das áreas de colheita, nos indicadores de produtividade e no acompanhamento das safras.

Durante o evento, será lançado site do Projeto Canasat (http://www.dsr.inpe.br/mapdsr/), que disponibiliza mapas temáticos da cultura da cana,  localização das usinas e destilarias, mosaicos de imagens em diferentes composições coloridas e relatórios técnicos. "O projeto Canasat utiliza as imagens de sensoriamento remoto para mapear e quantificar a área plantada com a cultura da cana-de-açúcar na região centro-sul visando fornecer informações sobre a distribuição espacial da cana para diversos setores que direta ou indiretamente estão envolvidos com o agronegócio da cana", explica Bernardo Rudorff, do INPE, um dos palestrantes do seminário. 

O Canasat foi iniciado em 2003 visando desenvolver um sistema operacional de previsão e acompanhamento das safras canavieiras na região centro-sul, utilizando os recentes avanços das geotecnologias como imagens de sensoriamento remoto e sistema de informações geográficas, entre outros. 

As inscrições ao seminário podem ser feitas através do endereço www.portalunica.com.br/convite ou pelo telefone (11) 3045-3686.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.