Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Animações para crianças sobre atividades do INPE estão disponíveis na Internet

por INPE
Publicado: Out 05, 2017
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de outubro de 2017

Imagem Animações para crianças sobre atividades do INPE estão disponíveis na Internet

Cinco animações abordando a presença da luz no nosso cotidiano, relacionadas às áreas de atuação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), estão disponíveis na Internet para uso nas escolas de ensino fundamental. O material, dirigido a crianças de 7 a 10 anos, tem como objetivo apoiar atividades de professores dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) em sala de aula.

A iniciativa, pioneira nessa faixa etária, é resultado do projeto “Viva o Sol!” de popularização da ciência, desenvolvido conjuntamente pelo INPE e Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos. Também integra o projeto um caderno de orientação didática para o professor, com conceitos básicos sobre os temas abordados e sugestões de como trabalhar com os alunos.

Acesse as animações:

O ar que respiramos

Inverno & Verão

O Sol é mágico

De olho na Terra

O clima do espaço

Uma construção coletiva

Em edital inédito lançado em 2015, o governo federal, com o patrocínio do Instituto TIM, convidou as instituições de pesquisa a desenvolverem materiais de popularização da ciência dirigidos a crianças de 4 a 10 anos, tendo como tema a “Luz”. O INPE aceitou o desafio, propondo o projeto Viva o Sol!, para a produção de animações curtas abordando aspectos da interação da radiação e da atividade solar com a vida na Terra.

Tendo em vista o forte vínculo do tema com várias áreas de atuação do Instituto (Astrofísica, Meteorologia, Observação da Terra, Ciência do Sistema Terrestre, Clima Espacial), considerou-se oportuno e relevante encampar essa iniciativa, como forma de ampliar o espectro do público atingido pelas suas ações de difusão do conhecimento científico e tecnológico. Esse primeiro contato da criança com o INPE representa uma porta de entrada para seu interesse pela ciência e os benefícios que ela pode trazer à sociedade.

Para que o material fosse aproveitado da melhor forma, fornecendo resultados e subsídios que permitissem aferir a sua contribuição para a divulgação da ciência e a qualidade da recepção e da percepção por parte do público-alvo, era necessário ir além da simples publicação das animações na Internet. Assim, o INPE contou com o apoio de especialistas em Educação da Prefeitura de São José dos Campos, visando, principalmente, alinhar o conteúdo das animações e o caderno de orientação didática às expectativas e diretrizes da Matriz Curricular da Secretaria de Educação e Cidadania.

A percepção e avaliação das experiências do trabalho que está sendo desenvolvido em sala de aula neste segundo semestre de 2017, em São José dos Campos, estão sendo compartilhadas por professores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino em um blog. O material será útil para outros educadores e também para uma eventual adequação do caderno de orientação didática, em suas futuras edições.

 


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.