Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Campanha "Ar + Limpo" alerta sobre perigos das emissões veiculares

por INPE
Publicado: Set 16, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 16 de setembro de 2005

Imagem Campanha

Durante a Semana Municipal de Segurança no Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, será lançada a campanha "São José dos Campos - Ar + Limpo", uma iniciativa do Núcleo de Gestão da Qualidade do Ar, formado por pesquisadores e profissionais de diferentes instituições da região. De caráter educativo, a campanha irá esclarecer a população sobre os efeitos nocivos da poluição do ar. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia,  participa  em conjunto com as Secretarias de Transporte e Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Campos. Entre outras ações, especialistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) irão acompanhar blitz de trânsito para orientação dos motoristas sobre poluentes atmosféricos e qualidade do ar.

A campanha começa neste domingo (18) no estacionamento do Vale Sul Shopping, onde haverá exposição de veículo batido, banners explicativos e um modelo de carro seguro, radar e equipamentos. A equipe do INPE participará com a entrega de folders e esclarecimentos. No Center Vale Shopping, a mesma ação acontece na quarta-feira (21). Em outros dias da Semana de Trânsito, também serão distribuídos folders em locais de grande movimento, como calçadão e terminais de ônibus, e nas principais vias da cidade.

A quinta-feira (22) foi reservada para a I Feira Educativa "Trânsito Seguro", entre 9h e 17h, no Parque Santos Dumont. O INPE estará presente com uma "Tenda Educativa", um "Trailer Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar" e uma Plataforma de Coleta de Dados Meteorológicos. Neste dia serão medidos alguns parâmetros meteorológicos e indicativos da qualidade do ar. Os visitantes poderão observar como são feitas essas medidas e quais as correlações com a qualidade do ar.

"Tanto nas ações nos shoppings e ruas, como em nossa Tenda no Parque, vamos trabalhar em prol do esclarecimento. O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de reduzir as emissões de poluentes", contam as pesquisadoras Maria Paulete Martins Jorge e Rauda Lúcia Mariane, da Divisão de Clima e Meio Ambiente do CPTEC/INPE. "Monitorar é conhecer para agir".

"Ainda não temos uma análise completa de todos os poluentes no ar em São José dos Campos. A CETESB mede o ozônio, dióxido de enxofre e material particulado. O ozônio tem apresentado altas concentrações e ultrapassado, com freqüência, o nível estipulado como padrão de qualidade do ar. O ozônio é formado pelos óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis na presença do sol. O problema é que temos apenas uma única estação de monitoramento, que está incompleta", lamentam as pesquisadoras do INPE, lembrando que a cidade tem quase 600 mil habitantes e mais de 200 mil veículos, sendo que só o trânsito pela via Dutra é de 80 mil veículos ao dia. "É preciso reivindicar uma rede de monitoramento completa na cidade. A melhoria na coleta de dados atmosféricos é essencial não somente à pesquisa, mas também para manter a população informada sobre os níveis da qualidade do ar no dia-a-dia". 

O excesso de ozônio no ar causa irritação nos olhos, no nariz e na garganta, dores de cabeça, redução de funções pulmonares, envelhecimento precoce e diminuição da capacidade do organismo de resistir a infecções respiratórias.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.