Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE participa de cruzeiro científico na costa amazônica

por INPE
Publicado: Ago 16, 2017
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 16 de agosto de 2017

Imagem INPE participa de cruzeiro científico na costa amazônica

Dados geofísicos, físico-químicos, biológicos e radiométricos sobre a região do recém-descrito sistema recifal da Foz do Amazonas foram obtidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e outras instituições brasileiras (UFRJ, UFES, UNIFESP, UFRRJ, INPE e JBRJ), em parceria com o Woods Hole Ocenographic Institution (EUA).

Concluído na semana passada, o cruzeiro completou 15 dias de atividades a bordo do navio oceanográfico Alucia, que percorreu mais de quatro mil quilômetros pela margem equatorial brasileira, entre o Amapá e o Maranhão.

"O mapeamento e a caracterização oceanográfica da costa amazônica são fundamentais para o gerenciamento ambiental e dos recursos marinhos. Ter a oportunidade de coletar dados in-situ para a validação de produtos de sensoriamento remoto é muito relevante”, declara Milton Kampel, pesquisador do INPE.

Durante a expedição, foram realizadas mais de 20 horas de observações a bordo de dois submersíveis, em profundidades de até 400 metros.

Dentre os principais resultados desse esforço está a caracterização de vales e cânions ainda não mapeados, registros de esponjas e peixes até então desconhecidos na região, estudos do plâncton associado à mistura das águas do mar e do maior rio do planeta, imageamento das bioconstruções carbonáticas e algas calcáreas, e caracterização bio-óptica da região.

As atividades foram complementadas por imagens de satélites enviadas pelo INPE e recebidas no navio em tempo real. Os resultados, ainda inéditos, fornecerão um panorama detalhado sobre a estrutura dos recifes e das comunidades biológicas a eles associadas.

De acordo com Rodrigo Moura, professor da UFRJ e coordenador da expedição, “os dados obtidos alteram significativamente a visão que tínhamos sobre a Margem Equatorial e trarão elementos importantes para subsidiar medidas para sua conservação e manejo”.


Submersível pronto para o mergulho
Submersível pronto para o mergulho


Resgate noturno de submersível
Resgate noturno de submersível


Coleta de água na pluma do Amazonas
Coleta de água na pluma do Amazonas


Navio Alucia na foz do Amazonas
Navio Alucia na foz do Amazonas


Análises biológicas e físico-químicas a bordo do navio
Análises biológicas e físico-químicas a bordo do navio


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.