INPE promove curso para discutir avanços em Cosmologia

Publicado: Set 09, 2005

São José dos Campos-SP, 09 de setembro de 2005

Com o objetivo de trazer para o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, uma discussão sobre as atualidades e os rumos da pesquisa em Cosmologia, o Instituto promove o "INPE Advanced Course I: a Roadmap for Cosmology", entre os dias 12 e 16 de setembro.

Voltado para pós-graduandos e pesquisadores em Astrofísica e Física que trabalhem na área da Cosmologia, o curso pretende discutir os avanços teóricos e observacionais nesta área. "A Cosmologia vem se desenvolvendo sobremaneira. Exemplo disso são os telescópios cada vez maiores, que contribuem para o aspecto observacional desta ciência", afirma Dra. Claudia Vilega Rodrigues, da Divisão de Astrofísica do INPE.

Serão cinco dias em que 100 participantes brasileiros, mexicanos, italianos e americanos terão aulas com pesquisadores renomados, como Dr. Robert R. Caldwell (Dartmouth College - USA), Dr. Pìero Madau (University of California - USA) e Dr. Scott Dodelson (Fermilab & University of Chicago - USA). Ainda, o curso irá homenagear o físico brasileiro, Dr. Jayme Tiomno, importante contribuidor nos estudos da "física fraca" - um dos tipos de forças que existem na natureza, como a interação fraca, a gravitacional e a eletromagnética.

Mais informações na página http://www.das.inpe.br/school/index2.htm