Fale Conosco
:: Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
English | Português You Tube RSS Facebook Twitter
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Notícias

Compartilhe:
AGU concede prêmio de Clima Espacial a pesquisador do INPE
Sexta-feira, 30 de Junho de 2017

A American Geophysical Union (AGU) anunciou Walter Gonzalez, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), como o vencedor do Space Weather Prize. Concedido a cada quatro anos pela prestigiada entidade científica, o prêmio será entregue durante a próxima reunião anual da AGU, no mês de dezembro, em New Orleans.

Reconhecido por suas pesquisas na área de Clima Espacial, Walter Gonzalez é um dos pioneiros no estudo de fenômenos como tempestades geomagnéticas, que acontecem quando partículas muito energéticas e campos magnéticos intensos emitidos pelo Sol atravessam o meio interplanetário e interagem com o campo geomagnético da Terra, podendo causar danos no espaço e na superfície terrestre. Dependendo da intensidade, o fenômeno pode causar graves prejuízos nas telecomunicações e na estabilidade de grandes sistemas, como usinas nucleares.

“Acredito que a comissão do prêmio considerou as pesquisas que realizei ao longo de mais de 30 anos sobre dois assuntos fundamentais no campo de Space Weather: tempestades geomagnéticas e reconexão magnética. Como vários colegas do INPE têm colaborado nessas pesquisas, acho que este prêmio da AGU também está dedicado a todos eles”, diz Gonzalez.

Bacharel em Física pela Universidade Nacional de Engenharia do Peru, Walter Gonzalez é mestre em Física Espacial pelo INPE e PhD em Física pela Universidade da Califórnia.

Desde 1969 na Divisão de Geofísica Espacial do INPE, é cientista visitante distinto da NASA, titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro da Academia de Ciências do Peru, seu país de origem.


Compartilhe:
Busca Notícias



Links Relacionados
Número 08
Informativo INPE
05 de Janeiro de 2017