Fale Conosco
:: Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017
English | Português You Tube RSS Facebook Twitter
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Notícias

Compartilhe:
INPE obtém registro de softwares de meteorologia e gerenciamento de projetos
Quarta-feira, 28 de Junho de 2017

Seis certificados de “registro de programas de computador” foram concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Quatro se referem aos aplicativos “MapSAT” e “SOS Chuva”, em versões para as plataformas Android e iOS, outro para o “Scantec”, um sistema comunitário de avaliação de modelos numéricos de tempo e clima, e o último destinado ao “Lincras”, uma ferramenta de software que otimiza o gerenciamento de projetos.

“Alguns dos sistemas são usados há tempos no próprio instituto e por milhares de usuários, como os aplicativos para celulares. Mas ainda não tinham registro”, explica João Ávila, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NUINT) do INPE, que atua em questões sobre propriedade intelectual (patentes, programas de computador etc.), além de parcerias e convênios nacionais.

Ávila destaca que o 1º Workshop de Inovação, evento realizado pelo INPE em agosto de 2016, foi fundamental para conscientizar autores e inventores sobre o registro do conhecimento desenvolvido na instituição, além de avaliar a oferta e demanda de tecnologia através da interação com universidades, empresas e sociedade. “Pretendemos realizar em setembro a segunda edição do workshop, com o objetivo de identificar e divulgar projetos com potencial inovador em desenvolvimento nas diversas áreas de atuação do INPE”.

MapSAT

O aplicativo para celular MapSAT serve para visualização de imagens recentes de satélites e radares. Possibilita o monitoramento, em tempo quase real, das condições meteorológicas sobre o território nacional, contribuindo para orientar tomadas de decisão pela população em geral. Apresenta imagens combinadas, índice de radiação ultravioleta, temperatura da superfície do mar, nevoeiro, entre outras informações, além de atender a demanda por informações de satélites meteorológicos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE. Confira aqui os certificados de registro do MapSAT na versão para Android e também na versão para iOS.

SOS Chuva

Este aplicativo foi concebido para auxiliar na disseminação das pesquisas realizadas pelo projeto SOS Chuva. Projetado para atender a demanda da sociedade em geral, o SOS Chuva permite a visualização de imagens de satélite no canal infravermelho e visível; da chuva em tempo real e previsão para os próximos 20 minutos a partir de informações dos radares de Campinas, São Roque, Pico do Couto, Bauru e Presidente Prudente, no estado de São Paulo; mapeamento de raios; além de animações que mostram a evolução de fenômenos meteorológicos. Confira aqui os certificados de registro do SOS Chuva na versão para Android e ainda na versão para iOS.

Scantec

O Scantec, sistema comunitário de avaliação de modelos numéricos de tempo e clima, permite a padronização das métricas estatísticas utilizadas pela comunidade meteorológica e a inclusão de todos os modelos em uso no Brasil. O software possibilita o compartilhamento de melhorias e a comparação de diferentes modelos de forma eficiente, justa e padronizada para determinar a qualidade das previsões, contribuindo com a evolução dos produtos meteorológicos. Confira aqui o certificado de registro do Scantec.

Lincras

O Lincras – junção dos termos LIN (de Linear) e CRAS (de Crashing) - é um artefato de software que faz o balanceamento entre as estimativas de tempo de duração e custos de um projeto.  O objetivo é fornecer uma ferramenta de simulação que auxilie na tomada de decisão mediante relatórios com diferentes cenários para levar o projeto ao seu final acompanhando a relação custo-benefício das otimizações. Confira aqui o certificado de registro do Lincras.

Mais informações sobre propriedade intelectual no NUINT/INPE: (12) 3208-6864 / joao.avila@inpe.br

Compartilhe:
Busca Notícias



Links Relacionados
Número 08
Informativo INPE
05 de Janeiro de 2017