Você está aqui: Página Principal / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Patenteada nova tecnologia para redução de gases poluentes

por INPE
Publicado: Jun 08, 2017
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de junho de 2017

Tecnologia para limpeza de gases e captura de metanoacaba de receber carta patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Denominada “Associação de Tiras de Chapa e Gerador de Gotas por Eletrogiro”, foi desenvolvida por Paulo Giácomo Milani, Kim Uri Batista, Paulo de Souza Filho e Luis Antonio Waack Bambace, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Confira aqui a carta patente.

Os pesquisadores da Divisão de Mecânica Espacial e Controle do INPE utilizaram a técnica de eletrogiro para fabricar microfibras como meio de causar o choque de feixes ultrafinos de líquidos com alvos diversos e, desta forma, gerar gotas com eficiência energética muito alta em um sistema de baixa manutenção.

A nova tecnologia deve auxiliar no combate ao aquecimento global, pois vários sistemas para redução de gases poluentes poderão se beneficiar da eficiência e do baixo custo proporcionados pela tecnologia de geração de gotas.

O processo para a obtenção de patente foi conduzido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NUINT) do INPE. Mais informações sobre propriedade intelectual com João Ávila: (12) 3208-6864 / joao.avila@inpe.br
 


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.