Fale Conosco
:: Terça-feira, 25 de Julho de 2017
English | Português You Tube RSS Facebook Twitter
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Notícias

Compartilhe:
Documentário sobre expedição do INPE à gruta do Cerrado será lançado em São José dos Campos
Quinta-feira, 13 de Abril de 2017

O documentário “Expedição Científica Carneiro: Em Busca do Elo Perdido nas Profundezas do Brasil Central” será lançado no dia 19 de abril (quarta-feira), às 19h30, no Auditório do SESC de São José dos Campos. O filme mostra projeto realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em cooperação com o Museu Nacional do Rio de Janeiro.

A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do SESC uma hora antes do evento. Os pesquisadores Peter Mann de Toledo, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE, e Leandro Salles e Renato Ramos, do Museu Nacional, estarão à disposição do público para esclarecer questões relacionadas ao estudo que motivou o documentário dirigido por Fábio Rubinato (AGF-Doc).

Dentre as mais de 1.600 grutas registradas oficialmente no Brasil, a do Carneiro é uma das mais estudadas por fornecer informações valiosas sobre as transformações causadas no Cerrado pelas mudanças climáticas.

Com um mosaico de paisagens representativo de um dos ecossistemas mais importantes da Terra, pela sua riqueza de espécies de plantas e animais, a região possui inúmeras cavernas e grutas formadas pela ação da água nas rochas.

Segundo os pesquisadores, essas estruturas são verdadeiras câmaras do tempo, pois preservam diversos fósseis de animais e plantas que viveram há cerca de 180 mil anos. O material paleontológico das grutas e cavernas inclui bichos-preguiça gigantes e outros mamíferos.
 


Convite Expedição Carneiro

Compartilhe:
Busca Notícias



Links Relacionados
Número 08
Informativo INPE
05 de Janeiro de 2017