Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Bolsista do INPE recebe prêmio na área de dinâmica orbital

por INPE
Publicado: Dez 01, 2016
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 01 de dezembro de 2016

Bolsista de pós-doutorado e ex-aluno da Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais (ETE) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Diogo Merguizo Sanchez recebeu o Prêmio Wagner Sessin, destinado ao melhor jovem pesquisador do Brasil na área de dinâmica orbital.

O prêmio foi entregue no dia 28 de novembro no XVIII Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital, realizado em Aguas de Lindóia (SP).

O evento premia o pesquisador de até 35 anos que tenha se destacado por suas contribuições científicas e tecnológicas, em atividades realizadas principalmente no Brasil, em duas áreas: Astronomia Dinâmica e Planetária; e Mecânica Orbital e Controle.

Trata-se do quarto ex-aluno da Pós-graduação ETE do INPE, de um total de seis prêmios concedidos na área de Mecânica Orbital e Controle, a receber essa homenagem. Os anteriores foram Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado (2000), Ernesto Vieira Neto (2004) e Walkiria Schulz (2006).

Criado em 2000, o Prêmio é uma homenagem a Wagner Sessin (1946-1997), um dos mais brilhantes cientistas brasileiros na área da Mecânica Celeste e Astronomia Dinâmica, idealizador, junto a Sylvio Ferraz-Mello e Atair Rios Neto, dos Colóquios Brasileiros de Dinâmica Orbital.

Sylvio Ferraz-Mello, que comemorou seus 80 anos no evento em Águas de Lindóia, entregou o prêmio ao bolsista do INPE.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.